Budismo

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Avatar do usuário
Elias
Forista
Forista
Mensagens: 217
Registrado em: 07 Nov 2008 21:40
Localização: Curitiba

Re: Budismo

Mensagem não lida por Elias »

Fabricio escreveu:
Elias escreveu:Bom, no Budismo Zen acho interessante alguns Koans, alias poderiamos postar alguns ai né para quem quiser dar uma meditada vooar numa boa.
Bem, na minha opinião há vários fóruns sobre budismo onde poderia ser discutido isto. Se não vamos perder o foco do site, coisa que alguns ex administradores fizeram.

RONALDO!
Imagem Mario toma chá de cogumelos.
Avatar do usuário
Rogério
Forista
Forista
Mensagens: 1848
Registrado em: 15 Nov 2008 18:36

Re: Budismo

Mensagem não lida por Rogério »

Greco - Budismo


O greco-budismo consiste no sincretismo cultural entre a cultura grega e o budismo. Desenvolveu-se durante 800 anos, entre o século IV a.C. e o século V d.C. na Ásia Central, no território que atualmente constitui os estados do Afeganistão e Paquistão. O greco-budismo influenciou o desenvolvimento artístico (e possivelmente também conceitual) do budismo - em especial da escola Mahayana - antes de sua adoção no centro e no nordeste da Ásia a partir do século I d. C., e posterior chegada à China, a Coréia e o Japão.

Imagem de Buddha protegido por Hércules

Imagem

Estas informações constam na Wikipédia. Quem quiser se informar melhor sobre tal pode consultar este site de assuntos históricos:

http://www.historum.com/showthread.php?t=2929

Gasshô/Tashi delêk/Namastê :7
(^_^)
Avatar do usuário
dr.horrormentes
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 551
Registrado em: 14 Jun 2009 13:15

Re: Budismo

Mensagem não lida por dr.horrormentes »

Interessante, eu já li muito sobre o budismo até um tempo me assumi budista, tenho vários livro da Sua Santidade o Dalai Lama, parabéns pelo tópico!!

Namastê!
Verdades sustentadas por motivos irracionais podem ser mais nocivas do que erros bem pensados.
Thomas Huxley
Avatar do usuário
TheScientist
Forista
Forista
Mensagens: 1315
Registrado em: 05 Dez 2011 16:15

Re: Budismo

Mensagem não lida por TheScientist »

Após uma série de aversão à religião e seus adeptos, eu me deparei com o budismo.

Pesquisando sobre a filosofia budista, além de notar que não é centrada em deus pessoal, pude notar que não existe qualquer segregação entre membros ou não. A maioria das religiões hindus, cristãs, islâmicas e judaicas, possuem a segregação: crentes x pecadores, privilegiados e dalits, etc..

Segregação é a melhor arma de um governo para manipular uma nação.. Vimos isso na Idade Média: se vc for pecador vc vai pro inferno -> se vc não obedecer ao Rei que é um instrumento de deus vc é pecador -> logo, vc vai pro inferno.. No hinduismo também, onde os dalits já nascem nessa situação e acabam sendo a base da piramide social sem qualquer problema..

Já no Budismo não vi isso até agora, a felicidade depende do equilibro de vc com o todo que compoe o mundo (vc, as pessoas, a natureza).. Nunca vi budistas saindo atirando em escolas, colocando bombas em prédios, ou apenas dizendo que vc vai pro inferno se não aceitar a "verdade" deles.

Mesmo sendo ateu, uma das únicas religiões que merecem o meu respeito é o Budismo, e lógico, os budistas.
"O sonho acabou. O que mais eu posso dizer? O sonho acabou ontem... Deus é apenas um conceito." (John Lennon)
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: Budismo

Mensagem não lida por kooboo »

Se o budismo de hoje fosse levado tal como Sidarta ensinou, seria uma religião perfeita. O problema é que ela se tornou uma religião cheia de ritos e simbolismos.
The Scientist, isso que você disse sobre a postura deles em relação às outras religiões é verdade, porém noto isso com espíritas (kardecistas) também. As vezes vou no centro, e o que noto é que tratam a todos como irmãos, não se intitulam donos de nenhuma verdade.
O budismo seria melhor ainda se não houvesse uma descarada idolatria às figuras dos budas. Coisa que o próprio Sidarta disse que não deveria ocorrer.
No aspecto religioso, o melhor que li até hoje foi Osho, foca apenas no ser, e que cada um procure sua própria iluminação sem deuses, sem ritos, sem livros sagrados...
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
TheScientist
Forista
Forista
Mensagens: 1315
Registrado em: 05 Dez 2011 16:15

Re: Budismo

Mensagem não lida por TheScientist »

kooboo escreveu:Se o budismo de hoje fosse levado tal como Sidarta ensinou, seria uma religião perfeita. O problema é que ela se tornou uma religião cheia de ritos e simbolismos.
The Scientist, isso que você disse sobre a postura deles em relação às outras religiões é verdade, porém noto isso com espíritas (kardecistas) também. As vezes vou no centro, e o que noto é que tratam a todos como irmãos, não se intitulam donos de nenhuma verdade.
O budismo seria melhor ainda se não houvesse uma descarada idolatria às figuras dos budas. Coisa que o próprio Sidarta disse que não deveria ocorrer.
No aspecto religioso, o melhor que li até hoje foi Osho, foca apenas no ser, e que cada um procure sua própria iluminação sem deuses, sem ritos, sem livros sagrados...
Exato.. Conversando com um busdista sobre essa idolatria.. Ele disse que infelizmente, alguns súditos distorceram as virtudes principais do budismo, mas q muitos budistas filtram esses costumes, centrando apenas na iluminação do ser..

Isso lembra muito o q aconteceu com Jesus, as pessoas desvirtuaram os principios básicos de amor e compaixão em prol do controle de massas..

Sobre a doutrina espirita, embora eu não concorde com alguns conceitos (imortalidade da alma e interação com espiritos, por exemplo), é uma das religiões que mais ajudam pessoas com obras de caridade, e uma das q menos discriminam os que não são seus adeptos.. E justamente ela, é uma das mais difamadas pelos q se dizem adoradores de um deus amoroso..
"O sonho acabou. O que mais eu posso dizer? O sonho acabou ontem... Deus é apenas um conceito." (John Lennon)
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: Budismo

Mensagem não lida por kooboo »

TheScientist escreveu: Sobre a doutrina espirita, embora eu não concorde com alguns conceitos (imortalidade da alma e interação com espiritos, por exemplo), é uma das religiões que mais ajudam pessoas com obras de caridade, e uma das q menos discriminam os que não são seus adeptos.. E justamente ela, é uma das mais difamadas pelos q se dizem adoradores de um deus amoroso..
O que me incomoda no kardecismo é o excesso de catolicismo, a idolatria a Jesus e a Maria.
Eu gostaria mais dessa religião se não houvesse esse lado cristão.
[]'s
kooboo

Imagem
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 67 visitantes