Discutindo a validade de Atos 5:38,39 (Lutar contra Deus)

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Avatar do usuário
Lourisvaldo Santana
Forista
Forista
Mensagens: 6723
Registrado em: 20 Fev 2015 17:59
Localização: Guadalupe
Contato:

Discutindo a validade de Atos 5:38,39 (Lutar contra Deus)

Mensagem não lida por Lourisvaldo Santana »

Faz muito tempo que não discuto assuntos bíblicos por aqui; por vezes tento retomar minha atividade no fórum, mas não tenho conseguido, seja por falta de tempo, seja por falta do que dizer, seja - até mesmo - por já me cansar um pouco de tudo isso aqui (admiro quem está há mais de 10 anos nessa luta, simplesmente não sei como conseguem).

Por hoje quero discutir a validade do texto abaixo, muito citado pela Torre de Vigia.

Imagem

Foi uma declaração de um influente judeu, líder no Sinédrio, um doutor na lei judaica. A Torre de Vigia não diz que as palavras de Gamaliel são inspiradas, mas as coloca como uma revelação de sabedoria, sinal de uma atitude "tolerante e liberal" de Gamaliel, como se ler abaixo:
*** w96 15/7 p. 28 Gamaliel: instrutor de Saulo de Tarso ***
No entanto, Gamaliel, em geral, era conhecido pela atitude mais tolerante e liberal nos seus decretos jurídicos, religiosos. Por exemplo, ele tinha consideração para com as mulheres, ao decidir que ele “permitiria a uma esposa casar-se de novo à base da atestação [da morte do seu marido] por uma única testemunha”. (Ievamot 16:7, the Mishnah) Além disso, para proteger a divorciada, Gamaliel introduziu diversas restrições na emissão da carta de divórcio.

Esse espírito é também percebido na maneira de Gamaliel tratar os primeiros seguidores de Jesus Cristo. O livro de Atos relata que, quando outros líderes religiosos procuravam matar os apóstolos de Jesus...[aí cita-se a declaração tema deste tópico]
Agora vale perguntar: As palavras de Gamaleil eram realmente sábias? São válidas em nossa época? São aplicáveis em algum aspecto de nossa vida?

Dizer que uma "obra" - se fruto da mente humana - terá o seu fim por si mesmo não parece fazer nenhum sentido. Em se tratando de religiões e seitas, sejam cristãs ou pagãs, nós as vemos aos milhares, algumas até existem há milênios - e sem qualquer evidência de terem origem divina. Por outro lado, se se começa a espalhar uma "doutrina" que nos incomoda, que nos assusta, que nos parece prejudicial, não me parece sensato calar a respeito, com a esperança de que, se não for algo divino, a "obra", a doutrina, vai morrer por si só. Naturalmente que não podemos usar de extremos para silenciar vozes contrárias, embora tenha sido exatamente isso que se fez durante a história e é o que muito se faz hoje, tanto nas igrejas como em campos diversos da sociedade.

As palavras de Gamaliel são muito apreciadas pelas Testemunhas de Jeová porque são favoráveis ao cristianismo e, por conseguinte, servem muito bem aos caprichos argumentativos dos redatores da Sentinela, quando requerem da sociedade 'tolerância e liberalidade' para elas próprios, a propósito da atitude de Gamaliel para com as mulheres e os cristãos. Afinal, quem quer se arriscar a pecar por lutar contra Deus ao se opor à "obra" das Testemunhas?

Em sentido contrário, a Torre de Vigia não dar qualquer valor às palavras de Gamaliel quando o assunto é outras religiões e seitas. A sua literatura, por mais de um século, tem atribuído todo tipo de adjetivo pejorativo às demais religiões, e destila ódio extremo ao que chama "seitas da cristandade", sem nenhum sinal de que pode um dia ser condenada por lutar contra Deus, não pensa nem um pouco que, se as tais "seitas da cristandade" são obras de homens, serão extintas por si só.

Mas apesar de a atitude da Torre de Vigia ser contraditória, se levarmos em conta que as palavras de Gamaliel não contem em si mesmo qualquer indício de sabedoria, então a Torre está certa quando procura, por diversos meios, expor o que considera desvios do "Caminho". Se ela se propõe a guiar as pessoas até Cristo, até Deus, então faz muito bem em apontar o que considera ser "caminhos" errados.

Nesse aspecto, se se pode encontrar algum indicio de sabedoria nas palavras de Gamaliel, é justamente ler o que ele disse e fazer o contrário do que disse. Se há por aí alguma "doutrina" que consideramos errada, que possui claros sinais de que faz mal à sociedade, à nossa comunidade, à nossa família, é apenas natural que nos insurjamos contra tais conceitos, tais ensinos, sejam eles de qualquer natureza. Neste fórum, por exemplo, lutamos contra o arcabouço doutrinário da Torre de Vigia, que tem feito muito mal a nós e a nossos familiares. Ao longo das décadas, se ninguém houvesse lutado para expor os erros da Torre de Vigia, atualmente não haveria nenhum livro apóstata para se ler, nenhum fórum na internet, nenhum site, nenhum blog, nenhum grupo de rede social. Imagine a Torre nesse cenário, imagine como estaria os seus campos para a colheita, os mesmos campos que depois viriam a ser terras fúnebres para almas arrasadas - e cadáveres também, pois os há aos milhares, em razão de suicídios, politica do sangue, etc.

Neste fórum também muito lutei para expor o que considero falsidade num livro chamado Bíblia, que é tomado como verdades inquestionáveis por lideres religiosos, e cujas palavras "divinas" são usadas para açoitar espíritos fracos. Por aqui e por outros lugares, cristãos defendem o tal livro. Nas igrejas, empurram-no goela abaixo dos fieis, geralmente à base de frequente uso de falácias, com alguns poucos argumentos sensatos em livros, disponível apenas a uns poucos que podem pagar.

Em razão de minha posição em relação à Bíblia, em razão de minha luta para expô-la como um livro que tem tornado a humanidade um pouco mais escrava de seus próprios males (segundos minhas convicções), fui taxado de ateu militante, com o desprezo típico daqueles que igualmente dizem palavras desabonadoras a Richard Dawkins - um "ateu militante" - ao passo que esbravejam pela web as suas mais profundas convicções religiosas - e estão todos certos! Mandemos às favas as palavras de Gamaliel e propaguemos nossas crenças, refutemos nossos amigos, nossos inimigos - e que a lei seja impiedosa contra o ódio religioso e a turma antivacina.
Índice do fórum: clique para pesquisar; Meus blogs: clique para acessar
Avatar do usuário
Daenerys
Administradora
Administradora
Mensagens: 2614
Registrado em: 25 Fev 2020 08:47

Re: Discutindo a validade de Atos 5:38,39 (Lutar contra Deus)

Mensagem não lida por Daenerys »

d:4

Que texto ótimo, Loury!

Realmente, lutamos contra essas injustiças.
É isso que nos motiva a estar nesse fórum há anos, acolhendo pessoas fragilizadas por uma seita que se impõe como verdade e causa tantos danos.

Como você disse, que bom que alguém teve a coragem inicial de questionar e publicar, e outras pessoas se unem diariamente a este coro que se recusa a aceitar injustiças e manipulações.

Sei do seu esforço para demonstrar as mentiras dessa seita e incoerências bíblicas por meio de pesquisas e publicações no seu blog e aqui no fórum. Um trabalho que ajudou e continua ajudando muitas pessoas a despertarem.
Imagem

"É preciso sair da ilha para ver a ilha. Não nos vemos se não saímos de nós".
José Saramago
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 396 visitantes