Lider carismático

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Avatar do usuário
jurado8
Forista
Forista
Mensagens: 3366
Registrado em: 06 Mar 2021 21:05

Lider carismático

Mensagem não lida por jurado8 »

LÍDER CARISMÁTICO

Toda seita ou regime totalitário possui um líder carismático, que é aquele sujeito que não pode ser questionado. No caso dos mórmons, Joseph Smith e a sucessão de profetas; Jim Jones foi assim também para a seita dele; Coreia do Norte são os ditadores (vejam vídeos no Youtube de como eles devem ser praticamente adorados) e por aí vai. No caso das TJs, sabemos, é o Corpo Governante. Eles dizem ser Cristo, mas quem responde por Cristo, ou é o Escravo designado por Cristo aqui na Terra é o CG, portanto, o CG é inquestionável e tem a própria autoridade de Cristo e Jeová, afinal, falam por eles. Questionar o CG é a mesma coisa de questionar a Deus.

Mas o que eu queria dizer é como eles se projetam para isso e fica muito difícil para qualquer 'apóstata' questioná-lo. O CG toda vez que aparece, aparece com virilidade, força, usando roupas de marca, aneis e relógios de ouro. Podemos vê-los sempre extremamente bem vestidos e maquiados em Betel, com cenários muito bem decorados, luz, camera, etc tudo perfeito. Eles comandam um império gráfico e de mídia/som extremamente organizado e bonito. Os salões de assembleia são muito confortáveis e bonitos, os salões do Reino são também muito bonitos e os beteis do mundo então...a sede mundial, suntuosa. Deixo abaixo algumas fotos:

Imagem

Imagem

Imagem

O cérebro humano tende a associar essas coisas com autoridade, algo que podemos confiar. Por exemplo, vamos imaginar aqui um advogado bem sucedido, bonito, com voz agradável dando sua opinião sobre algo. A maioria das pessoas tende a escutar o que esse homem tem a dizer e a dar valor à opinião dele, mesmo que esta opinião não tenha nada a ver com a área de formação dele. Podemos ver as pessoas dizerem: "Mas o Dr. tal falou", dando opiniões sobre coisas que não tem a ver com sua formação. Isso tem a ver com neurolinguística e até mesmo o apelo à autoridade.

Imagem

Vamos imaginar que o sujeito acima diga que você daria um bom arquiteto, enquanto o seu tio gordo do churrasco diga que você seria um bom psicólogo. Inconscientemente tendemos a acreditar no advogado bem sucedido e bem vestido, ao invés de nosso tio do churras. Mas se pararmos para pensar, nosso tio parece ter mais razão afinal nos conhece e é da família e o advogado nos viu algumas vezes e a formação dele é entender de leis e não carreiras de terceiros. Mas entra na questão de que associamos sucesso, boa vestimenta e boa apresentação à algo que podemos confiar, em áreas muitas vezes que não tem nada a ver com a formação do sujeito.

Agora vejamos quem deixou a seita. Ele não tem essa suntuosidade para falar. Em geral grava vídeos simples no Youtube, tem uns blogzinhos simples ou mesmo, como Raymond Franz, escreve um livro de um autor só com a opinião solitária dele. O sujeito pensa: vou acreditar nesse povinho ou no Corpo Governante que comanda Beteis pelo mundo, possui milhões de seguidores e centenas de assessores, congressos, uma organização com mais de 150 anos de história?

Imagem
Raymond Franz e sua esposa


Além disso, essa organização tem uma máquina de queimar reputações de quem sai.
É um dispositivo mental de pintar praticamente a imagem de um demônio se a pessoa conscientemente discorda da doutrina. Como a pessoa sai como a pior pessoa do mundo e sem poder se defender e nem falar nada, surgem histórias sobre sua índole, conduta, etc muitas vezes falsas...e a TJ pensa: isso que dá sair da organização de Jeová.

Essa sem dúvida é uma dificuldade que os "apóstatas" tem para serem ouvidos. Não que acho que tenhamos que fazer algo a respeito disso, até porque, com todo o respeito, se as TJs querem se lascar pelo CG que o façam. A informação já está disponibilizada na internet. Não é obrigação individual de ninguém aqui acordar o outro, se o tentamos fazer, é um gesto de amor. Se querem continuar lá, que continuem. Mas certamente esse dispositivo que nossa mente tem de associar grandeza com verdade e seguirmos aquilo que é suntuoso dificulta o trabalho da dissidência de se fazer ouvir.

"Quem come do fruto do conhecimento é sempre expulso de algum paraíso.”
Melanie Klein
Avatar do usuário
Merida
Moderadora
Moderadora
Mensagens: 1995
Registrado em: 25 Out 2020 15:23

Re: Lider carismático

Mensagem não lida por Merida »

O teatrinho da Torre tem ensaios semanais, os líderes vivem no automático, impecáveis na vestimenta e seguindo a risca o esboço. Porém algo muda quando o TJ passa por alguma situação extremamente dolorosa dentro da Torre, aí ele percebe o teatro, os TJ perdem o prumo quando sai do automático, fica meio bugado, recorre a publicações antigas, entra em contato com o escritório de Betel, parecem crianças seguindo a risca uma receita de bolo, que sem a receita não tem ideia de como fazer.

Por trás do carisma ensaiado existe um discurso vazio, sem emoção, muitas vezes apenas lido, e se nota facilmente a pouca amorosidade em ajudar, tudo se resolve com ler mais a bíblia e assinar uma petição pra ser pioneiro, colocar o reino em primeiro lugar e deixar nas mãos de Jeová, nessas horas Jeová aparece, mas no dia a dia quem rouba a cena são os membros do corpo governante, que vivem no luxo e seus seguidores vivem dedicando muitas horas para enriquecer os cofres dessa Empresa.

A treta na Torre é tão amarrada, que mesmo o TJ mediano sem vergonha como eu fui, que não tinha hábito de ler as publicações, preparar reunião, só de estar nas reuniões ouvindo tanta repetição já fica preso na lavagem cerebral, a dica que deixo aqui é: Duvide de gente boazinha demais, uma hora a conta chega!
Fomos dissociados por apostasia em 29/12/2021

:kity5:
:ol2:
m:4
Avatar do usuário
Tsubasa
Forista
Forista
Mensagens: 1422
Registrado em: 01 Fev 2021 10:40

Re: Lider carismático

Mensagem não lida por Tsubasa »

Infelizmente o ser humano deixa-se levar pelas aparências. E essas imagens fazem as pessoas depositarem confiança nesses líderes.
Contra fatos não há argumentos. A favor da fé sempre haverá.
Avatar do usuário
jurado8
Forista
Forista
Mensagens: 3366
Registrado em: 06 Mar 2021 21:05

Re: Lider carismático

Mensagem não lida por jurado8 »

Outra coisa que gostaria de acrescentar. Quem sai de uma religião como a TJ, é porque aprendeu a evitar o dogmatismo. Então, aqueles que continuam cristãos, tendem a ler mais coisas envolvendo a teologia acadêmica, ou seja, estudos sérios realizados por autoridades religiosas de diversas denominações, muitos deles cristãos sem uma denominação específica, que tendem a ser mais abertos quanto a doutrinas ao invés de dar um direcionamento claro. Isso pode deixar uma TJ confusa.

Exemplo, certa vez me envolvi discutindo com um apologista TJ no Facebook. Ele repetidamente me dizia: "Jurado 8, se lá não é o lugar, me aponte o lugar que devo ir." Também me dizia: "Quero sua opinião a respeito desse assunto. É ou não é? Pode ou não pode?" É muito difícil explicar que o cristianismo não é um lugar que voce vai e lá seguirá cegamente os líderes e suas interpretações. E, mesmo as interpretações que tenho atualmente, poucas são certeza absoluta pois a Bíblia não é clara em muitos pontos. Portanto, dentro de um cristianismo livre, muitas coisas parece que Deus quer nos ver discutindo até que Ele venha e esclareça tudo de uma vez por todas. Dentro de uma comunidade cristã, haverá pensamentos doutrinários diferentes. Porém, para o cérebro humano, é muito mais gostoso acreditar piamente que uma organização traz todas as respostas, traz A VERDADE, do que humildemente aceitar que certas coisas, infelizmente, escapam de nosso controle e interpretação exata e deveremos esperar para ver.

"Quem come do fruto do conhecimento é sempre expulso de algum paraíso.”
Melanie Klein
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 399 visitantes