Qual é o perfil da dissidência?

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Facundo
Forista
Forista
Mensagens: 155
Registrado em: 06 Set 2020 23:28

Qual é o perfil da dissidência?

Mensagem não lida por Facundo »

Sua irmã até falou de forma aparentemente solene e bonita. Só aparentemente.

Antes de falar sobre o meu perfil, gostaria de dizer que antes de perder a fé no deus bíblico e na gibíblia dele, eu primeiro tive que percorrer o longo, estreito e espinhoso caminho que me fez desacreditar na organização, cuja qual antes disso, eu entregaria a minha própria vida por ela. E digo mais, foi ela que me fez vir parar nesse fórum aqui dez anos atrás por me maltratar, agindo de modo a me fazer lembrar das palavras de cristo, quando ele citou que o amor era o sinal que identificaria os verdadeiros cristãos.

Veja bem, meu amigo Facundo, por mais que a organização seja imperfeita, o que, superficialmente falando é até compreensível, ela não pode anular o que Jesus falou. Ela deveria demonstrar esse amor, mesmo que de forma imperfeita. Mas o fato é que ela não demonstra, não! O que ela faz é torturar, esmagar e acabar com a autoestima daqueles que ela considera serem merecedores de castigo!

Agora vou falar sobre suas perguntas:
Será que o perfil dos dissidentes não é um perfil de pessoas mais críticas, com espírito livre e de desapego à religião? Será que a postura da torre é o fator principal para a nossa descrença? Quanto aos ateus e agnósticos, saímos porque somos agnósticos, ou somos agnósticos porque saímos?
No meu caso, as respostas são:

- Será que o perfil dos dissidentes não é um perfil de pessoas mais críticas: Possivelmente! Pensamento crítico. Capacidade de perceber que algo não está certo no discurso x prática;

- com espírito livre e de desapego à religião?: Eu não tinha esse espírito, não. Quem me conhece aqui de longa data, lembra de um Edu totalmente crente e esperançoso ainda de que as coisas poderiam melhorar. rsrsrrs

- Será que a postura da torre é o fator principal para a nossa descrença: no meu caso, sim, foi a postura dela que despertou em mim o alerta de que tinha bosta embaixo do tapete.

- Quanto aos ateus e agnósticos, saímos porque somos agnósticos, ou somos agnósticos porque saímos?: Eu era muito crente do ensino. Primeiro eu desacreditei da Torre. Mas depois vi que ela aplicava coisas absurdas que realmente estavam na bíblia. Então eu tive que ser honesto comigo mesmo e continuei pesquisando. É como diz o ditado, "Doa o quanto doer"! E... doeu. Doeu muito. Desacreditei em Jeová muito rápido, na verdade. Mas fiquei apegado a Jesus até meados de 2019 quando tive coragem de pesquisar melhor essa história tbm. Então... Fui virando ateu, pois contra fatos não há argumentos.

Complicado. rs
Avatar do usuário
Cosima
Forista
Forista
Mensagens: 96
Registrado em: 31 Out 2017 18:01

Re: Qual é o perfil da dissidência?

Mensagem não lida por Cosima »

No meu caso, quando eu comecei a desanimar, os anciãos vieram conversar e eu disse: estou perdendo a fé. Eu sabia de vários podres da Torre já, mas minha questão inicialmente era independente de religião. Aquelas crenças no deus da bíblia já não me cabiam mais.
Bella2020
Forista
Forista
Mensagens: 240
Registrado em: 16 Set 2020 10:04

Re: Qual é o perfil da dissidência?

Mensagem não lida por Bella2020 »

Oi gente.
Bom tópico.
Quando cai mesmo a ficha da ORG ou pelo menos não tem mais nenhuma razão "espiritual" para ficar em que consiga continuar encher o saco de tanta baboseira então direi que dissidente é alguém muito corajoso e verdadeiro que entendeu que estar dentro de ORG faz mais mal do que bem. :9
E sobretudo acho que para maioria uma construção muito mais racional sobre a vida acaba ocupando o lugar que é o meu caso. Já tinha muita tendência para essa " frieza" racional da vida mais jovem mas como para muitos aquela regularidades de droga religiosa acaba por robotizar o pensamento de alguma maneira.
Dissidente para min é conseguir depois disso tudo ver que a vida é muito mais simples muito mais lógica mas também muito mais complexa que simplesmente acredita num Deus que tem umas leis e se meninos se comporta bem tem direito a sorvete. :10 :10 Se há um " Deus" criador então ele deve rir bastante de tanta bobagem que ORG inventa mesmo e que ele há muitos anos usou alguns esquizofréneticos pastor de ovelhas para escrever o que Ele queria ou não através de vento :lol: .
Para min foi difícil colar em jovem hoje então nem me fale!! Não dá mesmo meu irmão. Que ORG como outras religiões/seitas usam essas historinhas para controlar por medo há isso sim meu irmão isso sim com certeza!! d:4
Avatar do usuário
Merida
Moderadora
Moderadora
Mensagens: 1995
Registrado em: 25 Out 2020 15:23

Re: Qual é o perfil da dissidência?

Mensagem não lida por Merida »

Sem dúvida, mentes questionadoras. Sentimento nítido de empatia, para voluntariamente dar apoio aos que saem da seita.
Fomos dissociados por apostasia em 29/12/2021

:kity5:
:ol2:
m:4
Avatar do usuário
flanders
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 21
Registrado em: 10 Set 2020 13:39

Re: Qual é o perfil da dissidência?

Mensagem não lida por flanders »

Olha, uma das características mais comuns do perfil de dissidentes é sem dúvida ter tido algum ou alguns cliques que levaram a um olhar com mais senso crítico em relação a inúmeras coisas. Discordo que a descrença de um tenha a ver com a perda de fé na Bíblia e em Deus, como tua irmã te falou. É preciso, a meu ver, enxergar as coisas como são: a parte teológica fica num extremo e o corpo de chefes e nomes de determinada religião de outro.
Tem gato demais nesse balaio em se colocar tudo como convergente, e o certo é entender que gato é uma coisa e o cesto onde o gato dorme é outra.
Fosse assim, não haveria tanto dissidente que se encontra e fica bem na Adventista ou na Congregação Cristã. Ou em qualquer outra denominação.
Pode haver, sim, abalo na fé, de modo a pessoa enxergar todo o preceito teológico com ceticismo, tanto considerando a impossibilidade de que é impossível ao homem conhecer e definir Deus pois lhe faltam atributos para tanto, como deixando de crer em tudo após um sério balanço de que orou, orou, orou, e que tudo paira na mais absoluta frivolidade, onde o que se tem é isso daqui e todo "espiritual" nada mais é do que tentativa de preencher algo que falta na vida, até para a vida fazer algum sentido, por mais absurdo que seja.
Ele cura os que têm o coração partido e trata dos seus ferimentos.
Salmos 147:3 (NTLH)
Avatar do usuário
Aquiles de Troia
Moderador
Moderador
Mensagens: 1421
Registrado em: 23 Set 2017 17:14
Localização: Tróia

Re: Qual é o perfil da dissidência?

Mensagem não lida por Aquiles de Troia »

Você sempre duvidou de várias coisas na bíblia. Não é mais fácil reconhecer que, assim como a maioria dos desassociados, você perdeu a fé na bíblia?'
Falácia. Uma defesa para proteger o rebanho. Além de uma atitude egoísta e presunçosa, do tipo "só nós estamos certos".
Será que o perfil dos dissidentes não é um perfil de pessoas mais críticas, com espírito livre e de desapego à religião?
Não. Não há um perfil único para a dissidência, simplesmente pq a dissidência não é um GRUPO, com a mesma maneira de pensar e agir (assim como os apologistas do CG querem que seja). Os que saem dá torre saem por motivos diversos, alguns por serem mais questionadores, outros por não concordar com interpretações fundamentais do CG, outros por não concordar mais com a autoridade do CG e que ele seja o "escravo", outros por terem suas saúdes mentais danificadas pelos chefões de warwick e muitos outros fatores.
Um grupo que, em sua maioria, não permaneceria em qualquer outra religião tradicional.
Não caia na armadilha de encarar a dissidência como um GRUPO, isso não existe.
Se não fosse proibido não seria motivo para ancião levar para a sala B, perca de privilégio ou ser motivo de fofoca de outras tjs
Avatar do usuário
Saran
Moderador
Moderador
Mensagens: 2463
Registrado em: 20 Nov 2015 19:48
Localização: São Paulo - SP

Re: Qual é o perfil da dissidência?

Mensagem não lida por Saran »

Facundo escreveu:Outro dia conversamos sobre o perfil atual das testemunhas de jeová, e as respostas me fizeram lembrar de uma conversa que tive em setembro, com minha irmã.

Pois bem, nesta conversa, eu (precipitadamente) falei sobre os motivos que estavam me levando a entregar os privilégios e ficar inativo. Falei, de forma precipitada, sobre os erros de interpretação bíblica da organização, sobre meu descontentamento com o fanatismo da torre e etc. Depois de me ouvir, ela disse o seguinte: ''Facundo, você simplesmente perdeu a fé na bíblia e em jeová. Seria mais honesto você admitir que não acredita mais na bíblia e no deus dela, do que culpar uma organização que, mesmo imperfeita, se esforça em reparar os erros cometidos. Você sempre duvidou de várias coisas na bíblia. Não é mais fácil reconhecer que, assim como a maioria dos desassociados, você perdeu a fé na bíblia?''.

É óbvio que eu discordo da minha irmã quanto à postura da torre. A torre é mentirosa e egoísta. Mas o que ela falou sobre o perfil dos desassociados e dissidentes me deixou pensativo. Será que o perfil dos dissidentes não é um perfil de pessoas mais críticas, com espírito livre e de desapego à religião? Será que a postura da torre é o fator principal para a nossa descrença? Quanto aos ateus e agnósticos, saímos porque somos agnósticos, ou somos agnósticos porque saímos?

Eu penso que uma experiência leva a outra. Não dá pra saber como seria o futuro se o nosso contato tivesse sido com outra religião, ao invés da torre. Mas o nosso perfil (pensando pela minha perspectiva de bolha), me parece um perfil crítico. Um grupo que, em sua maioria, não permaneceria em qualquer outra religião tradicional.

E vocês, acham o que? Qual é o perfil padrão da dissidência?
uma organização que, mesmo imperfeita, se esforça em reparar os erros cometidos. - Diga a sua irmã pra ela falar isso na cara dass vitimas de abuso sexual.


Você sempre duvidou de várias coisas na bíblia. Não é mais fácil reconhecer que, assim como a maioria dos desassociados, você perdeu a fé na bíblia?''. -

E DAÍ?

Tem que prestar contas sobre que livro sagrado ou deidade você acredita ou deixa de acreditar.

Povo intrometido dos infernos!!!
OCUPAR e RECONSTRUIR o Fórum...

E BANIR os:
- Trolls
- POMIs
- Defensores de Pseudagens
- Propagadores de Fake News
Avatar do usuário
MarcosSC
Forista
Forista
Mensagens: 819
Registrado em: 25 Dez 2019 17:10

Re: Qual é o perfil da dissidência?

Mensagem não lida por MarcosSC »

Concordo com o Aquiles ao dizer que não existe um 'grupo' dissidente, organizado. De forma geral creio mais que somos todos sobreviventes, alguns que se machucaram tanto na Torre que precisam juntar os cacos de sanidade mental que ainda restaram, outros que seguem a vida sem nunca olhar para trás.

Devo concordar que GRANDE MAIORIA (não todos) os que se tornam PIMO, no entanto, são pessoas generalistas, que conseguem enxergar além.

Eu me achava uma cara p*ta crítico desde sempre e apenas acordei no fim dos meus 20 e poucos anos. Não é pq a pessoa é crítica que vai acordar, até pq nós antes nos costumávamos confortar na falácia de 'Jeová vai resolver as coisas na hora certa'.
DON'T FEED THE TROLLS
Facundo
Forista
Forista
Mensagens: 155
Registrado em: 06 Set 2020 23:28

Re: Qual é o perfil da dissidência?

Mensagem não lida por Facundo »

Aquiles de Troia escreveu:
Não. Não há um perfil único para a dissidência, simplesmente pq a dissidência não é um GRUPO, com a mesma maneira de pensar e agir (assim como os apologistas do CG querem que seja). Os que saem dá torre saem por motivos diversos, alguns por serem mais questionadores, outros por não concordar com interpretações fundamentais do CG, outros por não concordar mais com a autoridade do CG e que ele seja o "escravo", outros por terem suas saúdes mentais danificadas pelos chefões de warwick e muitos outros fatores.
Oi, Aquiles. Acho que eu me precipitei quando me referi aos dissidentes como ''grupo''. Quis falar no sentido da ''população'' de dissidentes, não no sentido de grupo organizado, com um fim específico. Concordo quando você diz que os motivos que levam alguém a deixar a seita são variados e diversos. De fato, não dá pra nos colocar em uma caixinha específica.

O objetivo do tópico era levantar um debate sobre uma possível ''tendência'' entre os dissidentes de serem pessoas menos religiosas.
Facundo
Forista
Forista
Mensagens: 155
Registrado em: 06 Set 2020 23:28

Re: Qual é o perfil da dissidência?

Mensagem não lida por Facundo »

Saran escreveu:
Facundo escreveu:
Tem que prestar contas sobre que livro sagrado ou deidade você acredita ou deixa de acreditar.

Povo intrometido dos infernos!!!
Pois é, Saran. Sonho com o dia em que acreditar ou obedecer à algum deus seja apenas uma questão de escolha.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 400 visitantes