Jesus apoiava soldados?

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Avatar do usuário
jurado8
Forista
Forista
Mensagens: 3366
Registrado em: 06 Mar 2021 21:05

Re: Jesus apoiava soldados?

Mensagem não lida por jurado8 »

- Eu penso da seguinte forma...o conhecimento cristão foi sendo gradativo. De começo Jesus cumpria com o judaísmo e não era contra o uso de armas. Depois, fica muito claro a seus discípulos que deviam ser renovados e evitar a violência (Mateus 26:52).
- Porém, o cristianismo é uma relação individual sua com Deus através de Cristo. Como citado por Abramovich, Cornélio e o eunuco etiope são batizados e antes de serem batizados não foi feito uma consideração com ele se ele deixaria de ser soldado romano. Pedro simplesmente o batizou a seu pedido. Obviamente, ele sendo renovado através de Cristo, iria ser transformado e vide a perseguição de Roma aos cristãos, perderia seu cargo no exército. Mas isso não era imposto. Abramovich já citou os textos que citam essa questão. Sobre os primeiros cristãos não serem soldados, era porque foram expulsos do exército e eram perseguidos. Talvez se pudessem exercer sua fé enquanto exerciam seus cargos, estes o fariam obviamente que de forma cristã. Não consigo conciliar em minha mente um cristão usando uma arma para matar em casos de invasão de território mas em casos de defesa, eu consigo. Particularmente, eu considero o caso citado por Saran pontual. Desmond Doss preferiu não usar armas porém contribuiu com seu país por ser um médico na guerra.
- No final, o cristianismo é uma relação sua com Deus através de Cristo e do amor ao próximo. Você responderá diretamente a Cristo por aceitar ou não qualquer tipo de cargo ou posição no exército, bem como os atos decorrentes deste. Por isso acho que cristãos podem ter diferentes posições a este respeito. Se tem algo que Jesus ensinou é não ser como os fariseus que criam regras para tudo...cada caso é um caso. Jesus não aceitou transformar pedras em pães na tentação do Diabo mas multiplicou os pães para a multidão quando fez o milagre dos pães e peixes. No Cristianismo o que importa é a essência e não regras rígidas. Esse é o principal ensinamento do cristianismo. Acho que para as questões dar armas é igual. Você está escondido com uma arma na mão e vê um adulto estuprando uma criança. Por que não atirar para impedir isso? Agora você tem uma arma na mão e gostaria de colocar medo naquele vizinho que te xingou outro dia. Já não vejo isso como cristão.

"Quem come do fruto do conhecimento é sempre expulso de algum paraíso.”
Melanie Klein
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 403 visitantes