Jesus apoiava soldados?

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Avatar do usuário
ZillionEX
Forista
Forista
Mensagens: 214
Registrado em: 05 Mai 2019 10:51

Re: Jesus apoiava soldados?

Mensagem não lida por ZillionEX »

DrStrange escreveu:Um dos assuntos menos discutidos pela dissidência é a questão do tiro de guerra. As TJs adoram usar esse argumento de que são da paz e amor por não irem nas guerras e não segurar em armas

Porém existem duas passagens de Jesus e uma sobre Paulo que podem dizer o contrário
Bíblia Online
Mateus 8
1 E, descendo ele do monte, seguiu-o uma grande multidão.

2 E, eis que veio um leproso, e o adorou, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo.

3 E Jesus, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: Quero; sê limpo. E logo ficou purificado da lepra.

4 Disse-lhe então Jesus: Olha, não o digas a alguém, mas vai, mostra-te ao sacerdote, e apresenta a oferta que Moisés determinou, para lhes servir de testemunho.

5 E, entrando Jesus em Cafarnaum, chegou junto dele um centurião, rogando-lhe,

6 E dizendo: Senhor, o meu criado jaz em casa, paralítico, e violentamente atormentado.

7 E Jesus lhe disse: Eu irei, e lhe darei saúde.

8 E o centurião, respondendo, disse: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado há de sarar.

9 Pois também eu sou homem sob autoridade, e tenho soldados às minhas ordens; e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu criado: Faze isto, e ele o faz.

10 E maravilhou-se Jesus, ouvindo isto, e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé.
Lucas 3:14
14 Então alguns soldados lhe perguntaram: "E nós, o que devemos fazer? " Ele (Jesus) respondeu: "Não pratiquem extorsão nem acusem ninguém falsamente; contentem-se com o seu salário".
E a terceira passagem é Atos 10 sobre Cornélio
As palavras de Lucas 3:14 não foram ditas por Jesus. João Batista. De qualquer forma a Bíblia não se rebela contra as autoridades constituídas. Mas não quer dizer que os cristãos vão se secularizar.
Avatar do usuário
EduardoexTJ
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 623
Registrado em: 25 Ago 2016 21:46

Re: Jesus apoiava soldados?

Mensagem não lida por EduardoexTJ »

Vou contar uma coisa aqui. Eu me tornei TJ exatamente por causa dessa visão das TJs. Eu nunca gostei da ideia de guerra. Quando bem jovem, tinha medo de estourar uma guerra na época em que estivesse no exército. E eu ter que ir. Não entendi pq eu teria que matar um cara de outra nação só pq o meu governo mandou fazer isso. E aí quando descobri que as TJs não iam a guerra, achei que só por conta disso, tinham que ser a religião verdadeira.

E aí, hoje estou aqui. Decepcionado. rssss
Sabe de denúncias de abuso sexual infantil dentro da organização das Testemunhas de Jeová? Envie dicas investigativas, informações e documentos sobre este tópico para o Ministério Público de São Paulo: avarc@mpsp.mp.br
Avatar do usuário
ZillionEX
Forista
Forista
Mensagens: 214
Registrado em: 05 Mai 2019 10:51

Re: Jesus apoiava soldados?

Mensagem não lida por ZillionEX »

OliverQueen escreveu:Vou contar uma coisa aqui. Eu me tornei TJ exatamente por causa dessa visão das TJs. Eu nunca gostei da ideia de guerra. Quando bem jovem, tinha medo de estourar uma guerra na época em que estivesse no exército. E eu ter que ir. Não entendi pq eu teria que matar um cara de outra nação só pq o meu governo mandou fazer isso. E aí quando descobri que as TJs não iam a guerra, achei que só por conta disso, tinham que ser a religião verdadeira.

E aí, hoje estou aqui. Decepcionado. rssss
Entendo você perfeitamente. Compartilho da mesma visão. Nunca concordei com guerras. Mas há várias confissões cristãs e não cristãs que igualmente não concordam com guerras. Gandhi conseguiu a independência da Índia através da não - violência. Pelo menos esse é um ponto que eu considero bem positivo na Torre. Os governantes que se matem pelas questões belicosas deles. Todo próximo eu considero como irmão. Não importa a crença nem nação.
Avatar do usuário
Abramovich
Forista
Forista
Mensagens: 562
Registrado em: 14 Mai 2018 10:40

Re: Jesus apoiava soldados?

Mensagem não lida por Abramovich »

O fato de alguns não terem interesse na profissão militar não torna a mesma errada. Você pode até não concordar e não gostar de guerra, mas as vezes nós não a queremos mas ela vem até nós.

A maioria das nações na segunda guerra mundial não queria guerra e fizeram de tudo pela paz, mas os nazistas invadiram os países alheios. Que escolha teriam os habitantes daquelas nações a não ser defender seus lares?

Existem guerras sem propósito ou por motivos fúteis? Claro, mas o tópico trata da profissão militar ser ou não condenada por Jesus. Os motivos e a política por trás é um outro assunto. E isso afeta praticamente qualquer profissão, não apenas a militar.
“Realmente, o mundo está cheio de perigos, mas ainda há muita coisa bonita, e embora atualmente o amor e a tristeza estejam misturados em todas as terras, talvez o primeiro ainda cresça com mais força.”

Haldir - O Senhor dos Anéis
Avatar do usuário
ZillionEX
Forista
Forista
Mensagens: 214
Registrado em: 05 Mai 2019 10:51

Re: Jesus apoiava soldados?

Mensagem não lida por ZillionEX »

Abramovich escreveu:O fato de alguns não terem interesse na profissão militar não torna a mesma errada. Você pode até não concordar e não gostar de guerra, mas as vezes nós não a queremos mas ela vem até nós.

A maioria das nações na segunda guerra mundial não queria guerra e fizeram de tudo pela paz, mas os nazistas invadiram os países alheios. Que escolha teriam os habitantes daquelas nações a não ser defender seus lares?

Existem guerras sem propósito ou por motivos fúteis? Claro, mas o tópico trata da profissão militar ser ou não condenada por Jesus. Os motivos e a política por trás é um outro assunto. E isso afeta praticamente qualquer profissão, não apenas a militar.
Compreendo a sua visão. Mas o conceito sobre neutralidade, guerras e militarismo de modo algum é invenção ou exclusividade das TJs. Há citações nas publicações sobre os primitivos cristãos não se envolverem com essas coisas. Conflitos entre nações é óbvio que sempre existiu. Elas que resolvam cristãos são estrangeiros no mundo. Enfim tou afim de me alongar.não.Objetores de consciência não é exclusividade das TJs nem confissões cristãs, pagãs, deísta. Tem até ateu e agnóstico que objeta também. No mundo existe de tudo. Não sendo uma convicção nociva opto pela a tolerância. Nada de polarização. Há espaço pra carnívoros, vegans etc. Shalom!!
Avatar do usuário
Saran
Moderador
Moderador
Mensagens: 2463
Registrado em: 20 Nov 2015 19:48
Localização: São Paulo - SP

Re: Jesus apoiava soldados?

Mensagem não lida por Saran »

Não esquecendo que o primeiro objetor de consciencia foi Desmond Doss, um..... adventista.

O filme Até o Ultimo Homem mostra bem isso.

Pessoalmente acredito que a Segunda Guerra Mundial foi aquilo que eu chamo de A Ultima Guerra Justa. O resto foram conflitos impulsionados por colonialismo, politicas intervencionistas disfarçadas de humanitarismo e fake news.
OCUPAR e RECONSTRUIR o Fórum...

E BANIR os:
- Trolls
- POMIs
- Defensores de Pseudagens
- Propagadores de Fake News
Avatar do usuário
ZillionEX
Forista
Forista
Mensagens: 214
Registrado em: 05 Mai 2019 10:51

Re: Jesus apoiava soldados?

Mensagem não lida por ZillionEX »

Saran escreveu:Não esquecendo que o primeiro objetor de consciencia foi Desmond Doss, um..... adventista.

O filme Até o Ultimo Homem mostra bem isso.

Pessoalmente acredito que a Segunda Guerra Mundial foi aquilo que eu chamo de A Ultima Guerra Justa. O resto foram conflitos impulsionados por colonialismo, politicas intervencionistas disfarçadas de humanitarismo e fake news.
Eu assisti esse filme e achei excelente!! Sou fã do Andrew Garfield! Ele já fez o Homem Aranha e acho o melhor!! Excelente ator. Mas o Desmond Doss apesar de ser objeto de consciência, de modo algum foi o primeiro. O negócio vem de longe. Até na história dos israelitas existia a objeção de consciência!! A Lei até previa a dispensa pra guerras Teocráticas se o varão realmente tivesse "medo" de matar as nações que praticavam abominação contra Jeová.
Avatar do usuário
Abramovich
Forista
Forista
Mensagens: 562
Registrado em: 14 Mai 2018 10:40

Re: Jesus apoiava soldados?

Mensagem não lida por Abramovich »

Saran escreveu:Não esquecendo que o primeiro objetor de consciencia foi Desmond Doss, um..... adventista.

O filme Até o Ultimo Homem mostra bem isso.

Pessoalmente acredito que a Segunda Guerra Mundial foi aquilo que eu chamo de A Ultima Guerra Justa. O resto foram conflitos impulsionados por colonialismo, politicas intervencionistas disfarçadas de humanitarismo e fake news.
Perfeitamente, concordo com 100% do que você disse. Como eu disse antes, nada tenho contra objetores de consciência, mas não tem como colocar o cristianismo como avesso aos militares de forma generalizada. Tem outras religiões que pensam igual as TJs? claro. O que não muda o fato de biblicamente não haver nada que se oponha a quem escolhe a profissão.

Quanto aos cristãos antigos não seguirem essa carreira, vale lembrar que a perseguição de Deocleciano aos primeiros cristãos se deu inicialmente com um expurgo de cristãos do exército romano. Não se esqueçamos também que o primeiro gentio batizado foi Cornélio, justamente um oficial romano.

The Army. The first difficulties arising from the renewal of the ruler-cult were experienced in the army. Hitherto, Christian soldiers had not refused to participate in the adoratio of the emperor as Dominus, nor had they refused to take the oath of loyalty on the royal standards; and no attempt had been made to have them participate in the sacrifice to the gods. But with the emperors proclaimed as gods or the sons of gods, difficulties began. In Numidia in 295 a Christian recruit named Maximilian refused to accept the leaden tag signifying his dedication to military service because it contained the image of the emperor as god; and on July 21, 298, during the ceremony commemorating the epiphany or appearance of the emperors as Jupiter and Hercules, the centurion Marcellus threw down his sword before the standards, stating that he could acknowledge only one "sacramentum," or religious oath, that binding him to Christ. The veterans Tipasius, in 298, and Julius, at Durostorum in 302, refused to accept the imperial donativum because the coins depicted the emperors as gods; there were instances of similar insubordination on the frontiers in Africa and on the Danube between 295 and 298. Hence, the following year Diocletian instituted a purge of the military, giving soldiers and officers the choice between offering sacrifice or resigning from the army.

https://www.encyclopedia.com/religion/e ... ersecution

O Exército: As primeiras dificuldades surgidas da renovação do culto dos governantes foram experimentadas no exército. Até então, os soldados cristãos não haviam se recusado a participar do adoratio do imperador como Dominus, nem se recusaram a prestar o juramento de lealdade sobre os padrões reais; e nenhuma tentativa foi feita para que eles participassem do sacrifício aos deuses. Mas com os imperadores proclamados como deuses ou filhos de deuses, as dificuldades começaram. Na Numídia, em 295, um recruta cristão chamado Maximiliano recusou-se a aceitar a etiqueta de chumbo, significando sua dedicação ao serviço militar, porque continha a imagem do imperador como deus; e em 21 de julho de 298, durante a cerimônia de comemoração da Epifania ou aparência dos imperadores como Júpiter e Hércules, o centurião Marcellus jogou sua espada antes do momento, afirmando que ele poderia reconhecer apenas um "sacramentum", ou juramento religioso, ligando-o a Cristo. Os veteranos Tipasius, em 298, e Júlio, em Durostorum em 302, se recusaram a aceitar a donativum(recompensas pagas aos soldados em ocasiões especiais) imperial porque as moedas representavam os imperadores como deuses; houve casos de insubordinação similar nas fronteiras da África e no Danúbio entre 295 e 298. Assim, no ano seguinte, Diocleciano instituiu um expurgo dos militares, dando aos soldados e oficiais a escolha entre oferecer sacrifícios ou renunciar ao exército.
“Realmente, o mundo está cheio de perigos, mas ainda há muita coisa bonita, e embora atualmente o amor e a tristeza estejam misturados em todas as terras, talvez o primeiro ainda cresça com mais força.”

Haldir - O Senhor dos Anéis
Avatar do usuário
lynch
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 2424
Registrado em: 13 Dez 2018 22:30
Localização: Lucinda Falls

Re: Jesus apoiava soldados?

Mensagem não lida por lynch »

Up
Avatar do usuário
Kurisu
Forista
Forista
Mensagens: 1779
Registrado em: 24 Out 2020 15:26
Localização: Lucinda Falls

Re: Jesus apoiava soldados?

Mensagem não lida por Kurisu »

Up
“Por que questionar se você pode apenas obedecer?"

Entre no grupo exTJ do Telegram: https://t.me/+6d4Yn009NN9iNzI5(Não falamos de publicações antigas da Torre, é apenas para zueiras e desabafos 🍻)
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 394 visitantes