A igreja da Ciência.

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
GNR
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 136
Registrado em: 15 Mai 2010 19:47

A igreja da Ciência.

Mensagem não lida por GNR »

Pessoal criei um nome aqui para minhas crenças e até editei meu primeiro discurso para ser postado no youtube...O que acham ?

Discurso

O objetivo das religiões sempre foi consolar o homem do transtorno do envelhecimento e da morte.
Nossa palestra não tem o objetivo de tratar assuntos religiosos ou muito menos discutir com religiosos.
Iremos citar religiões apenas por alto sem citarmos placas religiosas.
As promessas de imortalidade religiosas já se estendem por 6 mil anos.
Em contra partida a ciência moderna só existe por uns 100 anos...
Antes da primeira Guerra Mundial o homem andava de carroça.
Antes da descoberta da penicilina (famoso antibiótico) a expectativa de vida eram de apenas 40 e poucos anos...
Hoje no Brasil esta expectativa ultrapassa os 70 anos.
Duvida que esta expectativa possa dobrar novamente? Então preste atenção na continuidade de nossa matéria.

É muito interessante às pessoas viverem com alguma esperança, seja ela religiosa ou agora cientifica.
Não seria bom se tivéssemos mais tempo? Tempo para fazermos viagens, tempo para aprendermos um instrumento musical, tempo para aprendermos uma nova profissão, tempo para conseguirmos uma estabilidade financeira.
A ciência, a tecnologia a computação a eletrônica não param de evoluir e nunca vão parar.
Muitos que nasceram tipo 50 ou 60 anos atrás presenciaram revoluções em todas as áreas... Nunca imaginariam ter uma rede de computadores hoje conhecida como internet, ter um telefone móvel pequeno com tela de alta resolução, Tvs extremamente finas com imagens HD. Na área da saúde tivemos grandes avanços:
1 - Vacinas
2 - Raios-X
3 - Microscópios
3 - Controles de natalidade
4 - Anestésicos
5 - Descobertas dos Antibióticos
6 - Descobertas do DNA

E tantas outras que passaríamos horas citando, que hoje nos proporcionam uma vida com maior qualidade.

Então porque as pessoas acham que estas evoluções irão parar?
Não seria lógico o conhecimento ir se expandindo?

As pessoas às vezes questionam a ciência...Dizem: nem conseguem curar o câncer e outras doenças.
Mas não se esqueçam o câncer é uma doença decorrente na maioria dos casos de mutações genéticas decorrentes do envelhecimento... E as religiões conseguem curar o câncer ? Se sim elas terão muito trabalho, pois os hospitais estão lotados...
Não é fácil a missão da ciência, decodificar o DNA humano para erradicar esta e outras doenças, mas a cada ano as pessoas aumentam suas expectativas de vida com remédios cada vez mais precisos.
A ciência não tem solução para tudo... O conhecimento é gradativo. Mas quando se chega ao pleno conhecimento de uma doença a cura vem e é real.
Iremos falar agora um pouco sobre Tecnologias que irão afetar nossas vidas em breve.

Nanotecnologia – Quando surgiu?
1 nanometro é o resultado de dividir 1mm, a menor parte da régua, por 1 milhão de vezes!
Na noite do dia 29 de dezembro de 1959, o cientista norte-americano Richard Feynman fez uma palestra sobre o que seria, no futuro, a nanotecnologia.
Essa palestra impressionou os físicos de todo o mundo, pois dizia que “há muito espaço lá em baixo” (esse era o tema da palestra).
Na palestra ele dizia coisas que, para a época, pareciam ser impossíveis, como escrever todos os 24 volumes da Enciclopédia Britânica na cabeça de um alfinete!
No começo, todos achavam que Feynman estava brincando.
Todos só perceberam que Feynman estava falando a sério, quando prosseguiu dizendo que as letras teriam dez átomos, tamanho finito, mensurável e que, portanto, podiam ser manipuladas. O que é o átomo?
Átomo é o nome dado ao formador da matéria (tudo aquilo que ocupa espaço e possui massa).

Em outras palestras abrangeremos algumas possibilidades alcançadas com a nanotecnologia.

Projeto Genoma
Os pesquisadores sempre desejaram desvendar os grandes segredos do DNA humano.
Em 1990, foi dado início ao Projeto Genoma Humano (PGH), considerado até hoje como um dos maiores projetos conduzidos pela humanidade.
O projeto genoma humano tinha como objetivo sequenciar todo o genoma do ser humano, determinando as sequências de seus pares de bases, bem como mapear todos.
Os genes existentes. O projeto, que levou 13 anos para ser concluído, custou cerca de 3 bilhões de dólares e revolucionou o conceito de genética ...., popularizando a Biotecnologia ao mostrar ao mundo os resultados da aplicação direta do que chamavam de “ciência do futuro”.

O que esta ciência do Futuro poderá nos proporcionar ?

Primeiro vejamos o que é o DNA.
Todos os organismos vivos possuem DNA em suas células. De fato, todas as células de um organismo multicelular possuem DNA.
Porém, o DNA é mais do que um complexo conjunto de moléculas com estruturas e funções específicas que existe em todos os organismos vivos –
Ele também é a unidade primária da hereditariedade em todos os tipos de organismos. Em outras palavras, sempre que um organismo se reproduz, uma parte de seu DNA é passada para os seus descendentes.
O que um humano, uma rosa e uma bactéria tem em comum? Cada um destes possui algo em comum com todos os outros organismos da terra – eles possuem uma estrutura de moléculas que codifica as suas vidas – o DNA.
O DNA codifica informações diversas, como a cor dos olhos de um humano, o tamanho dos espinhos de uma rosa, ou a maneira como uma bactéria é capaz de infectar outro organismo.



Em 2015 a edição e manipulação do DNA, foi usada pela primeira vez para "cortar e colar" os genes de um tipo de células imunitárias chave envolvidas na proteção do organismo contra uma ampla gama de doenças, que vai de diabetes, HIV e cancer.
O projeto chama-se CRISPR
Com a CRISPR/Cas9 é possível, ao menos teoricamente, modificar o genoma de qualquer animal debaixo do sol. Isso inclui humanos. A CRISPR pode um dia ser a cura para diversas doenças genéticas inclusive a doença do envelhecimento e morte, mas obviamente a manipulação genética é um assunto delicado do ponto de vista ético e algo distante de se tornar comum no nosso cotidiano. Previsão de agora até 2045, que se concretize.Tudo pode acontecer.

Ética

A grande questão que barra o avanço dessa técnica para o mundo médico é a ética por trás dos experimentos. Ao mesmo tempo que certos grupos visam
a cura de doenças genéticas, outros pensam em utilizar essa técnica para criação de bebês perfeitos… A ética é uma questão ainda a ser muito debatida.

A verdade é a seguinte, cuide-se pois daqui pra frente veremos avanços extraordinários.
Avatar do usuário
Ronildo Araujo
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 1207
Registrado em: 17 Abr 2017 20:52

Re: A igreja da Ciência.

Mensagem não lida por Ronildo Araujo »

Eu sinceramente acho que uma pessoa é mentalmente cega quando ela não percebe a mesma capacidade mental das gerações passadas comparadas com a nossa. Por mais antigas que sejam. A arqueologia é irrefutável em provar isto. E ainda tem a literatura, de pelo menos 3 mil anos atrás até os nossos dias. Ou seja, tudo que temos e realizamos devido à nossa capacidade motora, intelectual, cognitiva, racional, deve-se ao magnífico projeto do Criador.
Assim, quanto mais evolução científica houver, para o bem: Glória à Deus.
Se porém o homem usar esta capacidade que lhe foi dada para produzir o mal, como no caso da bomba atômica: aberração. Mau uso de seu livre arbítrio.
A base do Cristianismo verdadeiro, aprovado por Cristo, é o amor de Deus.
A vida e a morte de Jesus Cristo é a confirmação deste amor.
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4036
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: A igreja da Ciência.

Mensagem não lida por Mentalista »

Ronildo Araujo escreveu:Eu sinceramente acho que uma pessoa é mentalmente cega quando ela não percebe a mesma capacidade mental das gerações passadas comparadas com a nossa.
Realmente, gerações passadas tinham capacidade similar. Por outro lado o conhecimento é gradativo, é adquirido ao longo de gerações, já que numa vida só é impossível cobrir tantos assuntos. Leonardo da Vinci era muito talentoso e dinâmico, teve ideias à frente de seu tempo, mas não pode executar muitas delas porque não havia ainda tecnologia suficiente para isso. Por exemplo, recentemente descobriram por meio de técnicas atuais que ele estava certo em seus estudos sobre a aorta, que ele deduziu a partir de observações e comparando com redemoinhos de rios... E isso foi cerca de 500 anos atrás. TJs costumam dizer que as gerações atuais são menos inteligentes por estarem mais longe da perfeição do Éden. Creio que a inteligência não tenha mudado significativamente mesmo voltando milenios no tempo. O que mudou muito foram a linguagem e os objetivos dos estudos.
GNR
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 136
Registrado em: 15 Mai 2010 19:47

Re: A igreja da Ciência.

Mensagem não lida por GNR »

O grande destaque do discruso é que o homem já consegue editar o DNA, isto poderá num futuro próximo até mesmo reverter o envelhecimento...procede ? Mas o esboço ficou bom ? eu vou tentar explicar para pessoas simples...e gravar um video para postar no youtube.
Avatar do usuário
Galileu
Forista
Forista
Mensagens: 2561
Registrado em: 30 Mar 2016 11:47

Re: A igreja da Ciência.

Mensagem não lida por Galileu »

Cada dia fico mais convencido do que ele disse.

phpBB [video]
"Penso, logo existo" - Descartes
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 121 visitantes