"...foi graças a Deus!"

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4040
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: "...foi graças a Deus!"

Mensagem não lida por Mentalista »

Já vi um colega quase ser atropelado enquanto usava fone de ouvido. Eu tentei avisar mas ele não ouviu. Por sorte, já que ele não sabia que um ônibus ia passar em cima dele, um movimento brusco que ele fez o salvou. Às vezes a morte passa tão perto e por coisas tão simples. O negócio é que o ser humano não é lá muito resistente a certas formas de morrer, mas de outras formas ele é como nenhuma outra espécie na estratégia em sobreviver. Tanto que a maioria das espécies estão constantemente lutando pela sobrevivência (sofrendo risco de morte todo o tempo), mas como espécie o humano é bem diferenciado nesse sentido. Claro que existe o crime e tudo o mais, fruto da ganância, mas muita gente vive sem nunca ter passado perto da morte.
Avatar do usuário
Ronildo Araujo
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 1207
Registrado em: 17 Abr 2017 20:52

Re: "...foi graças a Deus!"

Mensagem não lida por Ronildo Araujo »

Scarlet Ohara escreveu:
Ronildo Araujo escreveu:
Scarlet Ohara escreveu:Numa empresa se as coisas vão bem, deve-se a uma série de fatores, sendo que o principal é à boa administração. Mas se as coisas vão mal, também atribui-se isso, entre outras coisas, à má administração. O mesmo acontece numa casa, numa cidade, num estado e num país!
Deus, no entanto, é um ser que, apesar de ser O administrador, não é cobrado como tal. Pois, se algo correr bem, é graças a ele, se correr mal não é CULPA dele, é culpa ou do homem ou do diabo, ou, na verdade, ele PERMITIU aquela situação pois se tratava de um meio para alcançar um determinado fim. Deus é muito safo! Ele simplesmente não se responsabiliza por NADA de ruim, mas leva todos os créditos por TUDO de bom! E até mesmo quando é para realizar algo pra ele, como por exemplo, um serviço de pregação, tem que pedir que ele ajude que ocorra tudo bem, e se não ocorrer, não foi culpa dele. Mas, não seria obrigação dele fazer com que as coisas corressem bem pelo menos num caso como esse, já que o trabalho era pra ele? Ainda tem que pedir! E ele ainda vai resolver se ajuda ou não?!!!!
Fácil né? É como se eu tomasse pra mim todo o mérito caso meu filho se torne uma pessoa de bem e brilhante, mas me esquivasse de toda responsabilidade, e ainda jogasse a culpa em outra pessoa, ou nele próprio, caso ele se torne uma pessoa ruim ou mal sucedida. Muito fácil e conveniente!
O ser humano tem medo de assumir que é forte, que é capaz de muitas realizações, ou que é fraco, ou que muitas coisas acontecem por acaso...ao invés disso, é melhor e mais fácil usar o velho bordão: foi da vontade de deus!

Para uma pessoa como eu que acredita no valor da Bíblia como instrumento para se entender a vida, as condições humanas e trazer algum conhecimento sobre Deus, este é o pior tipo de comentário: quando alguém mistura noções verdadeiramente bíblicas com crenças e práticas de organizações religiosas humanas.
Naturalmente, este não é o primeiro comentário que faz isto. Muitos e muitos comentam assim, infelizmente. Porém esta é a primeira vez que eu também critico abertamente tal forma de se raciocinar. Nada pessoal, mesmo porque é impossível que seja pessoal, já que não nos conhecemos e você usa um codnome para se identificar, Scarlet Ohara (Não estou criticando o fato de se usar codnomes, acho correto para não se expor, o porque acredito que você não deve ficar chateada com meu comentário). Porém acredito que para se fazer uma crítica consistente da Bíblia e do Deus bíblico, qualquer pessoa deveria ser bem criteriosa para não misturar estas duas coisas num só comentário: o que a Bíblia realmente afirma e o que as organizações religiosas afirmam ou praticam.
Sobre o Deus bíblico ser safo. Sim, concordo plenamente. Deus é fantasticamente safo. Ele fez as coisas tão inteligentemente que nenhuma pessoa que acredite que existe um Criador consegue arranjar palavras para o acusar de nada. Desde que a pessoa tenha noções sobre a vida natural e arranje tempo para meditar no que vê e sabe. A começar por nosso surgimento como indivíduo. Quando houve a união do esperma com o óvulo para nos formar, houve ali um impedimento, devido à nossa formação, de milhões de possíveis pessoas diferentes de nós! Só Deus sabe quantas possibilidades ali formariam uma pessoa melhor que nós! E ele não utiliza esta informação para nos humilhar! Mas é fato que quando nós surgimos, podemos ter impedido outras pessoas com mais qualidades que nós de terem surgido. Pessoas que, por causa de sua existência, poderiam trazer alegria para milhões de pessoas, como Mozart, para ficar apenas num exemplo. É claro que também podemos ter impedido psicopatas de nascerem. Mas isto só Deus sabe.
Claro, meditar em como surgimos, ensina humildade e safa à Deus apenas na mente de quem acredita num Criador. Na mente de um ateu isto não significa nada! Nada! Nada! Absolutamente nada! Ou, para não ser injusto, apenas que a natureza foi inteligente e se precaveu com muitas possibilidades!
Comparar qualquer tipo de organização humana e situação humana para tentar exemplificar a posição de Deus diante da criação é desarrazoado, na minha concepção! É incomparável a relação que surgiu a partir do momento em que Deus resolveu criar e sua respectiva criação. Principalmente porque tudo que existe provém da energia de Deus segundo a citação bíblica e tornado compreensível pelo conhecimento humano que Deus lhe conferiu capacidade de ter. Se um dia algum empresário milagrosamente criar pessoas e formar uma organização com tais para administrar, então haverá uma possibilidade de comparação.
Sobre o sofrimento que a humanidade passa, é um assunto que a Bíblia trata e concorda que há sofrimento. Porém também diz que as causas do sofrimento serão removidas no futuro.(ESPERANÇA, tão importante!) Se fosse um assunto que a Bíblia jamais mencionasse, então, acredito que haveria base para se fazer críticas, já que seria um evidente descaso. Sobre acidentes, mortes de pessoas ruins e boas, também é um assunto que a Bíblia fala.
Que bom que o ser humano é forte e resiliente! Que bom que o ser humano tem fragilidades! Se com estas fragilidades mal consegue dominar a si próprio e existe em tudo que é campo da vida uma cruel guerra de egos, com inveja, ciúmes e mentiras pra tudo que é lado, imaginem o homem sem tais fragilidades! Mas há também beleza, arte, amor... Mas isto é porque há um Criador!

Olá Romildo!

Sim eu uso pseudônimo! E por motivos óbvios! Não sou desassociada (não entremos nessa questão). Não, não me importo que você questione esse fato ou nenhum outro relacionado a mim ou às minhas colocações! Enfim, Scarlet O'hara é uma personagem do clássico "E o vento levou", exemplo de força e superação! Sim eu ouso a me comparar com ela! Outra comparação que ouso fazer é de deus (seja lá qual for), com seres humanos. Afinal, a própria bíblia sagrada diz que o primogênito humano foi criado à imagem e semelhança do seu criador (pra mim isso quer dizer: parecido pra caramba!), então por que não poderíamos nos comparar a ele em situações que tem a ver com a nossa realidade, como criar filhos e dirigir uma empresa?
Ou a questão aqui seria o fato de eu ser claramente ateia (parece que deixei transparecer isso nas entrelinhas) e você achar que como tal eu só tenho o direito de reafimar egoísta, categórica e ignorantemente a não existência dele e nunca usar a crença popular na existência dele para confirmar meus questionamentos absurdos!
Sim, é claro que a bíblia fala do porquê existe o sofrimento e portanto isso não deve ser questionado e tal, mas a bíblia é assim, super versátil! Ela dá margem para múltiplas interpretações sobre tudo. E, pra não deixar nenhum assunto de fora, até de "suruba" ela fala! Ora bolas!
Sim, eu também concordo que é importante se ter esperança, a esperança nos move! Mas se for frustrada, ela também pode ser tão amarga quanto à desesperança. Não é a própria escritura sagrada quem diz que "a expectativa adiada faz adoecer o coração"? ( versão da bíblia preta das tejotas). Então...ou o grandioso criador nunca desapontou uma mãe esperançosa que implorou pela vida do seu filhinho no leito do hospital? (Ixe, olha eu de novo...acho que é porque virei mãe, sei lá rsrsrs).

Um abraço meu caro! Gostei demais de falar com você!


Você pode até não acreditar Scarlet Ohara, mas gostei e apreciei muito a sua resposta bem elaborada! Sensibilidade é tudo!
A base do Cristianismo verdadeiro, aprovado por Cristo, é o amor de Deus.
A vida e a morte de Jesus Cristo é a confirmação deste amor.
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: "...foi graças a Deus!"

Mensagem não lida por TJCalado »

Mentalista escreveu:Já vi um colega quase ser atropelado enquanto usava fone de ouvido. Eu tentei avisar mas ele não ouviu. Por sorte, já que ele não sabia que um ônibus ia passar em cima dele, um movimento brusco que ele fez o salvou. Às vezes a morte passa tão perto e por coisas tão simples. O negócio é que o ser humano não é lá muito resistente a certas formas de morrer, mas de outras formas ele é como nenhuma outra espécie na estratégia em sobreviver. Tanto que a maioria das espécies estão constantemente lutando pela sobrevivência (sofrendo risco de morte todo o tempo), mas como espécie o humano é bem diferenciado nesse sentido. Claro que existe o crime e tudo o mais, fruto da ganância, mas muita gente vive sem nunca ter passado perto da morte.
Na verdade, estamos SEMPRE passando perto da morte. TODOS nós.
O que ocorre é que muitas vezes não nos damos conta, nem sequer temos ideia. Ocorre uma infinidade de eventos nas interações humanas, e cada um desses eventos pode desencadear a ocorrência de uma tragédia. Porém outra infinidade ocorre que as evitam, minimizam ou adiam.
Por exemplo, um acidente pode acontecer porque um veículo avançou o sinal em um cruzamento, porque o motorista estava atrasado para o trabalho, porque o despertador deu um defeito e não tocou, porque levou uma queda no dia anterior, por causa do esbarrão de uma criança dentro de casa. Percebe quanta coisa se junta para uma tragédia? Mas uma simples freada do outro veículo para não atropelar um cachorro alguns metros antes pode evitar tudo isso. E o motorista nem vai perceber que esteve tão perto da morte.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 91 visitantes