"...foi graças a Deus!"

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: "...foi graças a Deus!"

Mensagem não lida por kooboo »

Ronildo Araujo escreveu:...
Porém, acredito que a pessoa deve ter senso crítico e humanitário quando se expressa assim: já fiquei sabendo que uma pessoa conhecida que queria muito comprar uma determinada casa na praia. Não lembro por qual motivo, mas tinha que ser exatamente uma específica. Só que não estava à venda. Não esteve à venda por um período. Depois colocaram à venda. Motivo: doença de um membro da família proprietária e gastos com tratamento de saúde! Porém, quando tal pessoa contou como conseguiu comprar a casa e os detalhes envolvidos, deu graças à Deus! Absolutamente ridículo!
Um caso que me chamou muito a atenção nesse sentido foi do ator Norton Nascimento, em 2003 ele fez um transplante de coração e deu graças a Deus...
Total falta de noção, pois do outro lado alguém havia morrido prematuramente para ele ter aquele coração.
Nesse caso, o correto seria agradecer à família do doador e à equipe médica pelo sucesso do procedimento. Afinal, o coração que "deus" havia lhe dado não era lá assim tão grandes coisas.
Agradeçam pela vida, pela saúde que nunca adoeceu... mas a cura, a cura não, a cura só ocorre através de medicina.
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
orion
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 640
Registrado em: 12 Jun 2013 12:15

Re: "...foi graças a Deus!"

Mensagem não lida por orion »

se a sintese do argumento é
Será que as sobreviventes, conseguiram escapar por intervenção divina?
a gente percebe que se isso fosse real,ou fosse verdade só traria a tona um problema maior que é o livre arbítrio sendo quebrado.O que de certa forma,se procuramos a justificativa pelo viés religioso só encontraríamos mais conflitos e contradições lógicas.
Toda verdade passa por três estágios.
No primeiro, ela é ridicularizada.
No segundo, é rejeitada com violência.
No terceiro, é aceita como evidente por si própria.
_____________Arthur Schopenhauer
duploprazer
Forista
Forista
Mensagens: 152
Registrado em: 09 Dez 2010 16:16

Re: "...foi graças a Deus!"

Mensagem não lida por duploprazer »

baiano escreveu:A expressão "graças a Deus", o que significa? Que o livramento se deu por intervenção divina, pelas graças de Deus? Ou significa que o sujeito agraciado está dando, ou ofertando, graças ao Deus?

Seja como for, penso que esse seja um assunto difícil de se chegar a uma explicação definida, finalizada. Isso porque vai depender de provas.

Certa vez um ex viajante de circuito me informou do falecimento de um casal de irmãos viajantes. Eles estavam numa cidade e saíram cedo, pegaram estrada, se dirigindo a um congresso. Na estrada o carro deles bateu de frente com um caminhão e ambos morreram. Lembro de ter ficado confuso. Questionei no meu íntimo: eles certamente oraram a Jeová antes de pegar estrada, pediram que Deus abençoasse a viagem, enfim...
Quando eu era mais jovem , e era testemunha de jeová, quando iamos uma viagem longa, meu pai , e mais tarde meu sogro, tinham esse costume de fazer um silencio sepulcral no carro, para fazer uma oração de pedido de bençaos a Deus, para que nada acontecesse na viagem...eu na realidade nunca acreditei nestes pedidos e preces, pois se assim o fosse, teriamos de faze-los constantemente, independente de onde fossemos, ou uma viagem de 1.000.000 de quilometros, ou ir ali na esquina,pois corremos riscos em todas as ocasioes.
nao creio que Deus, va se preocupar com um grupo de pessoas dentro de um veiculo.
duploprazer
Forista
Forista
Mensagens: 152
Registrado em: 09 Dez 2010 16:16

Re: "...foi graças a Deus!"

Mensagem não lida por duploprazer »

Interessante notar, que geralmente uma situaçao que envolve algo em que se permita dizer "graças a deus", envolve também a desgraça,prejuizo,angustia ou calamidade de terceiros.
Logo, me parece extremamente improvavel, que deus tenha alguma participaçao nestes episodios .
Ao meu ver , trata-se de uma especie de "AUTO-OSTENTAÇAO" pessoal ou de familiares destes,como se, por algum motivo,fossem "ungidos",escolhidos,por serem melhores que outros,e por isso , mereciam, viver, passar num concurso,ganhar um premio,escapar de situaçao dificil,quando outros nao o conseguiram.
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4042
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: "...foi graças a Deus!"

Mensagem não lida por Mentalista »

duploprazer escreveu:Interessante notar, que geralmente uma situaçao que envolve algo em que se permita dizer "graças a deus", envolve também a desgraça,prejuizo,angustia ou calamidade de terceiros.
Logo, me parece extremamente improvavel, que deus tenha alguma participaçao nestes episodios .
Ao meu ver , trata-se de uma especie de "AUTO-OSTENTAÇAO" pessoal ou de familiares destes,como se, por algum motivo,fossem "ungidos",escolhidos,por serem melhores que outros,e por isso , mereciam, viver, passar num concurso,ganhar um premio,escapar de situaçao dificil,quando outros nao o conseguiram.
"Passei na entrevista. Graças a Deus!"
Quantos mais não pediram ajuda a Deus e não passaram? Será que sempre apenas uma pessoa era merecedora da vaga na visão de Deus? E quando um ateu passa é porque a vaga era ruim?

Outro caso comum é quando alguém sobrevive a um acidente improvável. Vamos supor que o sujeito seja da Congregação Cristã do Brasil. A TJ vai dizer: "caramba, esse é muito sortudo, nunca mais". O irmão da igreja dele vai dizer: "Deus teve misericórdia dele". Se fosse em situação contrária, diriam a mesma coisa.

Obviamente isso por si só não tira a possibilidade Deus da jogada. No máximo sugere que: Se houve uma interferência divina nas duas situações, não houve discriminação de religiões e por consequência essas religiões estão enganadas em acharem que são exclusivas. Se a interferência divina supostamente foi em apenas uma situação, a outra foi pura sorte, então o que impede de a primeira também ter sido? Se não houve interferência divina, então também estão enganados em dizer "graças a Deus". Se realmente houve interferência divina em um dos casos, mas todos morrem um dia, então a ideia é que havia um plano divino para aquela pessoa não ter morrido ainda, e isso implicaria a ideia de destino, que as TJs não concordam, e que também contradiz a ideia de que o tempo e o imprevisto sobrevem a todos. Em todas as situações se vê que as TJs não podem atribuir a Deus esses acontecimentos.
Avatar do usuário
Quero Falar
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 23
Registrado em: 27 Out 2017 20:10

Re: "...foi graças a Deus!"

Mensagem não lida por Quero Falar »

Nobre Endividada escreveu:
TJCalado escreveu:
Nobre Endividada escreveu:Talvez, quando uma pessoa escapa de um acidente incrível desses, ela acha que foi porque ela ainda tem um objetivo em relação ao plano de Deus. Acredita que ela se salvou porque não chegou a hora, e essa hora tem a ver com o que Deus planeja para a vida dela. Dependendo desse plano de Deus, algumas vão mais cedo e outras mais tarde. É por isso que numa ocasião em que acontece um acidente com um grupo - para aqueles que morreram, de certa forma 'deus os levou, ou permitiu que morressem porque havia chegado a hora deles. Pra os que sobreviveram, Deus permitiu que ficassem porque não era hora e deviam ainda cumprir algo aqui na terra; por isso, sobreviveram "graças a Deus". Não estou afirmando que creio nisto, mas é o que escuto de acordo com a crendice popular.
Cada um enxerga as coisas da forma como sua mente permite.
Com esse argumento, alguém pode acreditar até que até um pedaço de madeira é um Deus.
E de fato isso acontece..

E esse alguém tem o direito de pensar assim e deve ser repeitado.... desde que não jogue a madeira em ninguém rsrsrssr
#prontofalei
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: "...foi graças a Deus!"

Mensagem não lida por TJCalado »

Quero Falar escreveu:
Nobre Endividada escreveu:
TJCalado escreveu:
Nobre Endividada escreveu:Talvez, quando uma pessoa escapa de um acidente incrível desses, ela acha que foi porque ela ainda tem um objetivo em relação ao plano de Deus. Acredita que ela se salvou porque não chegou a hora, e essa hora tem a ver com o que Deus planeja para a vida dela. Dependendo desse plano de Deus, algumas vão mais cedo e outras mais tarde. É por isso que numa ocasião em que acontece um acidente com um grupo - para aqueles que morreram, de certa forma 'deus os levou, ou permitiu que morressem porque havia chegado a hora deles. Pra os que sobreviveram, Deus permitiu que ficassem porque não era hora e deviam ainda cumprir algo aqui na terra; por isso, sobreviveram "graças a Deus". Não estou afirmando que creio nisto, mas é o que escuto de acordo com a crendice popular.
Cada um enxerga as coisas da forma como sua mente permite.
Com esse argumento, alguém pode acreditar até que até um pedaço de madeira é um Deus.
E de fato isso acontece..

E esse alguém tem o direito de pensar assim e deve ser repeitado.... desde que não jogue a madeira em ninguém rsrsrssr
No caso de Deus, só não o jogam porque não podem pegá-lo...
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
SilviaLeticia
Forista
Forista
Mensagens: 763
Registrado em: 14 Dez 2015 12:33

Re: "...foi graças a Deus!"

Mensagem não lida por SilviaLeticia »

Numa empresa se as coisas vão bem, deve-se a uma série de fatores, sendo que o principal é à boa administração. Mas se as coisas vão mal, também atribui-se isso, entre outras coisas, à má administração. O mesmo acontece numa casa, numa cidade, num estado e num país!
Deus, no entanto, é um ser que, apesar de ser O administrador, não é cobrado como tal. Pois, se algo correr bem, é graças a ele, se correr mal não é CULPA dele, é culpa ou do homem ou do diabo, ou, na verdade, ele PERMITIU aquela situação pois se tratava de um meio para alcançar um determinado fim. Deus é muito safo! Ele simplesmente não se responsabiliza por NADA de ruim, mas leva todos os créditos por TUDO de bom! E até mesmo quando é para realizar algo pra ele, como por exemplo, um serviço de pregação, tem que pedir que ele ajude que ocorra tudo bem, e se não ocorrer, não foi culpa dele. Mas, não seria obrigação dele fazer com que as coisas corressem bem pelo menos num caso como esse, já que o trabalho era pra ele? Ainda tem que pedir! E ele ainda vai resolver se ajuda ou não?!!!!
Fácil né? É como se eu tomasse pra mim todo o mérito caso meu filho se torne uma pessoa de bem e brilhante, mas me esquivasse de toda responsabilidade, e ainda jogasse a culpa em outra pessoa, ou nele próprio, caso ele se torne uma pessoa ruim ou mal sucedida. Muito fácil e conveniente!
O ser humano tem medo de assumir que é forte, que é capaz de muitas realizações, ou que é fraco, ou que muitas coisas acontecem por acaso...ao invés disso, é melhor e mais fácil usar o velho bordão: foi da vontade de deus!
T.I.T.J
Forista
Forista
Mensagens: 801
Registrado em: 29 Ago 2016 21:24

Re: "...foi graças a Deus!"

Mensagem não lida por T.I.T.J »

"Alcides era limpador de janelas e, num dia normal de trabalho vai fazer um "serviço" em um prédio de 47 andares. Alcides vai até o topo do prédio, sobe na plataforma e começa a baixá-la quando, de repente, um dos cabos que a segurava se solta... Alcides só tem tempo de se agarrar na plataforma quando a outra corda também se solta! Alcides despenca de um prédio de 47 andares de uma altura de 150 metros, quebra 10 ossos, seus pulmões entram em colapso, precisa tomar 20 litros de sangue e plasma (se ele fosse TJ estaria na roça...) e passa 3 semanas em coma! O médico fala que a queda de Alcides desafia qualquer crença e diz que ele é “um milagre”! Alcides sobreviveu ao acidente e hoje trabalha normalmente... Só que Alcides ainda tem dificuldades em acreditar que ele é um milagre, pois não estava sozinho quando caiu. Seu irmão caçula estava na plataforma com ele e morreu no momento em que chegou ao chão”....
Ele acredita que Deus o salvou (graças a Deus...), que deu uma segunda chance a ele, mas ao mesmo tempo se pergunta “por que eu e não o meu irmão? ” Ele ainda continua tentando entender se Deus tem algum “plano” ou “propósito” para a vida dele mas também se pergunta por que ele sobreviveu quando o seu querido irmão morreu?

Será que existe uma “entidade” que faz essa escolha ou a vida é simplesmente aleatória e sem propósito? ”

Esse relato não se trata de “estória” e sim uma história real contada pelo próprio Alcides na série “Uma história de Deus com Morgan Freeman”.

Segue Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=zRPw23dpYzA

Concordo com suas palavras Nobre Endividada:
Nobre Endividada escreveu:Talvez, quando uma pessoa escapa de um acidente incrível desses, ela acha que foi porque ela ainda tem um objetivo em relação ao plano de Deus. Acredita que ela se salvou porque não chegou a hora, e essa hora tem a ver com o que Deus planeja para a vida dela. Dependendo desse plano de Deus, algumas vão mais cedo e outras mais tarde. É por isso que numa ocasião em que acontece um acidente com um grupo - para aqueles que morreram, de certa forma 'deus os levou, ou permitiu que morressem porque havia chegado a hora deles. Pra os que sobreviveram, Deus permitiu que ficassem porque não era hora e deviam ainda cumprir algo aqui na terra; por isso, sobreviveram "graças a Deus". Não estou afirmando que creio nisto, mas é o que escuto de acordo com a crendice popular.
Para quem acredita que Deus se manifesta no mundo e que a sua manifestação afeta a realidade de alguma maneira e por consequência interfere na vida das pessoas, sempre quando acontecer algum tipo de tragédia em que uma parcela morre e outra sobrevive, surgirá essas questões, e para cada resposta dada aparecerá uma nova pergunta..."Por que?"

Os sentimentos para quem passa por situações como essas devem ser muito confusos....
Cada um enxerga as coisas da forma como sua mente permite
Com certeza!
"Por vezes as pessoas não querem ouvir a verdade porque não desejam que as suas ilusões sejam destruídas".
Friedrich Nietzsche
Avatar do usuário
Ronildo Araujo
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 1207
Registrado em: 17 Abr 2017 20:52

Re: "...foi graças a Deus!"

Mensagem não lida por Ronildo Araujo »

Scarlet Ohara escreveu:Numa empresa se as coisas vão bem, deve-se a uma série de fatores, sendo que o principal é à boa administração. Mas se as coisas vão mal, também atribui-se isso, entre outras coisas, à má administração. O mesmo acontece numa casa, numa cidade, num estado e num país!
Deus, no entanto, é um ser que, apesar de ser O administrador, não é cobrado como tal. Pois, se algo correr bem, é graças a ele, se correr mal não é CULPA dele, é culpa ou do homem ou do diabo, ou, na verdade, ele PERMITIU aquela situação pois se tratava de um meio para alcançar um determinado fim. Deus é muito safo! Ele simplesmente não se responsabiliza por NADA de ruim, mas leva todos os créditos por TUDO de bom! E até mesmo quando é para realizar algo pra ele, como por exemplo, um serviço de pregação, tem que pedir que ele ajude que ocorra tudo bem, e se não ocorrer, não foi culpa dele. Mas, não seria obrigação dele fazer com que as coisas corressem bem pelo menos num caso como esse, já que o trabalho era pra ele? Ainda tem que pedir! E ele ainda vai resolver se ajuda ou não?!!!!
Fácil né? É como se eu tomasse pra mim todo o mérito caso meu filho se torne uma pessoa de bem e brilhante, mas me esquivasse de toda responsabilidade, e ainda jogasse a culpa em outra pessoa, ou nele próprio, caso ele se torne uma pessoa ruim ou mal sucedida. Muito fácil e conveniente!
O ser humano tem medo de assumir que é forte, que é capaz de muitas realizações, ou que é fraco, ou que muitas coisas acontecem por acaso...ao invés disso, é melhor e mais fácil usar o velho bordão: foi da vontade de deus!

Para uma pessoa como eu que acredita no valor da Bíblia como instrumento para se entender a vida, as condições humanas e trazer algum conhecimento sobre Deus, este é o pior tipo de comentário: quando alguém mistura noções verdadeiramente bíblicas com crenças e práticas de organizações religiosas humanas.
Naturalmente, este não é o primeiro comentário que faz isto. Muitos e muitos comentam assim, infelizmente. Porém esta é a primeira vez que eu também critico abertamente tal forma de se raciocinar. Nada pessoal, mesmo porque é impossível que seja pessoal, já que não nos conhecemos e você usa um codnome para se identificar, Scarlet Ohara (Não estou criticando o fato de se usar codnomes, acho correto para não se expor, o porque acredito que você não deve ficar chateada com meu comentário). Porém acredito que para se fazer uma crítica consistente da Bíblia e do Deus bíblico, qualquer pessoa deveria ser bem criteriosa para não misturar estas duas coisas num só comentário: o que a Bíblia realmente afirma e o que as organizações religiosas afirmam ou praticam.
Sobre o Deus bíblico ser safo. Sim, concordo plenamente. Deus é fantasticamente safo. Ele fez as coisas tão inteligentemente que nenhuma pessoa que acredite que existe um Criador consegue arranjar palavras para o acusar de nada. Desde que a pessoa tenha noções sobre a vida natural e arranje tempo para meditar no que vê e sabe. A começar por nosso surgimento como indivíduo. Quando houve a união do esperma com o óvulo para nos formar, houve ali um impedimento, devido à nossa formação, de milhões de possíveis pessoas diferentes de nós! Só Deus sabe quantas possibilidades ali formariam uma pessoa melhor que nós! E ele não utiliza esta informação para nos humilhar! Mas é fato que quando nós surgimos, podemos ter impedido outras pessoas com mais qualidades que nós de terem surgido. Pessoas que, por causa de sua existência, poderiam trazer alegria para milhões de pessoas, como Mozart, para ficar apenas num exemplo. É claro que também podemos ter impedido psicopatas de nascerem. Mas isto só Deus sabe.
Claro, meditar em como surgimos, ensina humildade e safa à Deus apenas na mente de quem acredita num Criador. Na mente de um ateu isto não significa nada! Nada! Nada! Absolutamente nada! Ou, para não ser injusto, apenas que a natureza foi inteligente e se precaveu com muitas possibilidades!
Comparar qualquer tipo de organização humana e situação humana para tentar exemplificar a posição de Deus diante da criação é desarrazoado, na minha concepção! É incomparável a relação que surgiu a partir do momento em que Deus resolveu criar e sua respectiva criação. Principalmente porque tudo que existe provém da energia de Deus segundo a citação bíblica e tornado compreensível pelo conhecimento humano que Deus lhe conferiu capacidade de ter. Se um dia algum empresário milagrosamente criar pessoas e formar uma organização com tais para administrar, então haverá uma possibilidade de comparação.
Sobre o sofrimento que a humanidade passa, é um assunto que a Bíblia trata e concorda que há sofrimento. Porém também diz que as causas do sofrimento serão removidas no futuro.(ESPERANÇA, tão importante!) Se fosse um assunto que a Bíblia jamais mencionasse, então, acredito que haveria base para se fazer críticas, já que seria um evidente descaso. Sobre acidentes, mortes de pessoas ruins e boas, também é um assunto que a Bíblia fala.
Que bom que o ser humano é forte e resiliente! Que bom que o ser humano tem fragilidades! Se com estas fragilidades mal consegue dominar a si próprio e existe em tudo que é campo da vida uma cruel guerra de egos, com inveja, ciúmes e mentiras pra tudo que é lado, imaginem o homem sem tais fragilidades! Mas há também beleza, arte, amor... Mas isto é porque há um Criador!
A base do Cristianismo verdadeiro, aprovado por Cristo, é o amor de Deus.
A vida e a morte de Jesus Cristo é a confirmação deste amor.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 110 visitantes