A Liberdade religiosa e a HIPOCRISIA das tjs

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Avatar do usuário
Aquiles de Troia
Moderador
Moderador
Mensagens: 1417
Registrado em: 23 Set 2017 17:14
Localização: Tróia

A Liberdade religiosa e a HIPOCRISIA das tjs

Mensagem não lida por Aquiles de Troia »

Bom, esse final de semana viajei para a casa de um parente em outra cidade bem distante da minha. Nessa cidade não conheço nenhuma TJ.
Durante a manhã eu estava sentado na varanda quando chegam dois irmãos TJs. Um jovem, devia ter mais ou menos a minha idade, e outro mais velho, quase um senhor, devia ter uns 45 anos. Bom, como eles não me conheciam e eu não era daquela região, eu aproveitei para fazer um pequeno teste e ver no que ia dá. O final da conversa me deixou mais desapontado do que eu já estava. Acompanhem.

Tj mais velha: Bom dia jovem, com licença! Podemos ter um minuto da sua atenção?
Eu: - Claro.

Apresentaram-se, me apresentei, os convidei para entrar e puxei mais duas cadeiras para que eles sentassem.
Então a Tj mais velha tirou da pasta o livro "Você pode entender a Bíblia", e abriu na parte "ASSUNTOS" e pediu para eu olhar e o assunto que me chamou mais atenção. Olhei todos por um bom tempo (apesar de eu já conhecer todos). Depois de um BOOOMM tempo eu escolhi o assunto do capitulo 15: ‘EXISTE UM JEITO CERTO DE ADORAR A DEUS?’. Ele abriu na pagina 159 e consideramos os pontos do quadro ‘AS PESSOAS QUE ADORAM A DEUS DO JEITO CERTO’. Conversamos bastante sobre o assunto, lemos textos bíblicos, parágrafos do livro.

Então eu fiz uma pergunta: “Gostaria de saber a opinião de vocês sobre um ponto que me deixa preocupado. Minha família toda é batista (claro que inventei essa parte). Digamos que eu aceite todos os ensinos de você e passe a não acreditar mais na religião batista, então eu deixe de frequenta-la. Com certeza a minha família, meus pai e minha mãe principalmente, não iam gostar muito, eu acho que eles iam ficar muitos desapontados comigo porque eles têm muita fé nessa religião e acreditam que estão na verdade (coloquei algo de familiar na conversa). Pode ser que eles ficassem muito tristes, ou até depressivos. Talvez me vissem como um rebelde, que abandonou a Deus para seguir uma religião falsa (novamente usei expressões familiares das tjs. Como eles são muito fieis à igreja batista, onde meu pai tem até um cargo importante lá dentro, pode ser que eles me ponham para fora de casa e pedissem para que meus irmãos não falassem mais comigo por eu ser um mal exemplo de fé. Porém eu não me tornei uma pessoa má, nem pratiquei algo errado do ponto de vista da Bíblia como sexo antes do casamento, roubo, assassinato etc, eu apenas deixei de acreditar naquela fé e passei a acreditar nesta fé, mas continho sendo uma pessoa temente a Deus, honesta e pacifica com todos. Mas mesmo assim eles me veriam como um rebelde, e me expulsassem de casa por abandonar a religião batista e dissessem: 'você só poderá voltar pra essa casa, e voltar a conversar com seus irmãos se voltar pra a igreja'. Vocês acham isso correto, sendo que eu não cometi nenhum pecado que a Bíblia condena, apenas passei a não acreditar mais nessa religião?"

O senhor Tj mais velho pareceu mais indignado e respondeu com firmeza: "De jeito nenhum! Claro que isso não está certo. Todos têm o direito de decidir que religião seguir, temos o livre arbítrio. É até compreensivo que eles fiquem tristes e desapontados, até porque eles têm muita fé nessa religião, mas chegar ao ponto de ignorar, tratar como traidor só porque você decidiu estudar e percebeu que as crenças que antes seguiam eram falsas não é certo."

Então eu disse: "Poxa, agora que você disse faz mesmo sentido. Isso até seria chantagem emocional e isso seria injusto, seria como uma punição, não é mesmo?"

Tj mais velha: "Com certeza. Não se pode usar chantagem emocional para forçar a pessoa a aceitar uma crença. Você esta estudando a Bíblia e tem todo direito de decidir que crença seguir sem qualquer empecilho. Inclusive aqui na página 161 no paragrafo 19 fala justamente sobre isso. "
Lemos o paragrafo e discutimos.

Por fora eu estava sério, mas por dentro eu estava muito ansioso, estava me segurando para não rir. Eu já tinha ouvido o bastante para confirmar o quanto as Tjs são hipócritas nesse sentido. Mas eu queria ver ate onde isso ia dar, e forcei mais um pouco.

Então eu disse finalmente: "E como acontece na religião de vocês. Por exemplo, você deve ter filhos"

Rapidamente ele fechou a cara, mas respondeu: “Tenho dois”.

Continuei: "Certo! Daí vc cria seus filhos na religião Tj, afinal vc também acredita fielmente nessa religião e quer que seus filhos acreditem também. Então quando eles estão mais velhos eles sentem que não estão felizes, e passem a não acreditar mais na religião. Então, eles decidem sair, mesmo não cometendo nenhum pecado, como sexo antes do casamento, roubo, furto, assassinato etc, mas eles continuam sendo boas pessoas, humildes pacificas, leais, se dão bem com todos, mesmo assim ainda acreditam em Deus, somente deixaram de acreditar nesta religião. Ele sofreria alguma punição?"

Rapaz nessa hora esse senhor ficou pálido, começou a gaguejar. Tentou desesperadamente contornar a conversa. “Olha nesse caso, é preciso levar em consideração alguns pontos. Tem uma diferença nesse caso.”

Vendo que ele se enrolou eu fui para a 'ofensiva'.

Eu: “Espera aí. Você tá dizendo que ele sofreria alguma punição por deixar a religião de vocês?”

Ele: “Olha como eu falei, é importante levar em conta o fato de que ele esta na religião certa.”

Eu: “Eu não tô acreditando nisso. Vc critica a atitude que meus pais teriam por eu sair da religião que eles acreditam fielmente que seja a verdade, diz que é uma injustiça, diz que é errado sofrer chantagem emocional por não acreditar mais numa religião, diz que todos são livres para decidir que religião seguir sem punições e agora você me diz que com vocês é diferente? Percebe o quanto hipócrita você está sendo? Para mim é o bastante, eu estava ate gostando dos assuntos, mas nesse ponto vocês erram feio, não ser livre para decidir que crença seguir é um absurdo. Isso é hipocrisia. Eu aconselho vocês a meditar mais nesse. Quer dizer que vocês defendem que outros são livres para abandonar as antigas religiões e entrar na sua, mas os que estão dentro da sua não são livres para acreditar que sua religião não é a verdadeira e ter outra crença? Entenda que não é questão de que religião é a verdadeira ou falsa, a questão é a liberdade que as pessoas que estão dentro da sua religião tem de tomar uma decisão”.

Já desesperado ele tentou a todo custo se justificar: “Não é assim. Você tem que entender que uma pessoa só se batiza com as tjs quando estuda e tem certeza daquilo que quer.”

Eu: “Você não entendeu o que eu disse? Vou repetir 'a questão não é qual religião é a verdadeira ou falsa, a questão é a liberdade que as pessoas têm'. Essa não é uma justificativa justa. Qualquer pessoa em qualquer momento da vida tem o direito de decidir se sua crença satisfaz sua necessidade espiritual ou não, liberdade é algo que não pode ser privado de ninguém independente da idade.”

Eu não quis entrar no assunto sobre o batismo de crianças, não queria que durasse muito. Já tinha ouvido o bastante. Era o suficiente pra mim. Terminei a conversa ali. Nos despedimos e eles foram embora. Passar por essa experiência me deixou ainda mais desapontado com a injustiça que cometem com aqueles que passam a não acreditar mais nas doutrinas do corpo governante. Como é de conhecimento de muitos aqui, existe a Despertai de 7/09 pp. 28-29 "O Conceito da Bíblia: É errado mudar de religião?" Que justamente sobre isso. Vou colocar alguns trechos do artigo e fazer alguns comentários.

g 7/09 pág. 28-29 §§ 5
“Veja por que devemos examinar a Bíblia. Sob inspiração divina, Paulo também diz: ‘Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ensinar.’ (2 Timóteo 3:16) Como parte de sua busca pela verdade, examine as evidências de que essa afirmação da Bíblia é verdadeira. Faça uma pesquisa sobre a incomparável sabedoria encontrada nela, sua exatidão histórica (o ano de 607 não tem exatidão histórica, pesquise em qualquer livro de história) e profecias que se cumpriram.” (O grifo é meu)

Então se eu decidir pesquisar as doutrinas ensinadas pela torre de vigia e o corpo governante e perceber uma incoerência no ensino da data de Jerusalém ser no ano de 607, e assim não concordar mais que a suposta vinda de cristo ocorreu em 1914, eu não sou um traidor, filho do diabo, apóstata, mau exemplo, não mereço ser ignorado ou perder o convívio com minha família. É um direito meu e a Despertai defende isso. Mas a realidade é bem diferente. Não é isso o que acontece. Por isso as Tjs são HIPÓCRITAS. Para quem é de fora da religião é tudo feito de um jeito para que se ache que as pessoas tem liberdade religiosa, mas quem está lá dentro, batizado e não concordar mais com os ensinos decide sair (mesmo não cometendo um pecado grave condenado na Bíblia) recebe sim punição! Não tem seu direito à liberdade de crença respeitada, sofre ostracismo por parte de familiares (pais, mães, filhos, sobrinhos, tios, primos, avós).

g 7/09 pág. 28-29 §§ 8
Quando alguém muda de religião, talvez decida não participar mais em certos rituais ou feriados. É compreensível que isso resulte num ambiente tenso na família. Jesus reconheceu esse fato. Ele disse a seus discípulos: “Vim causar divisão; o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a jovem esposa contra sua sogra.” (Mateus 10:35) Será que Jesus quis dizer que os ensinamentos bíblicos causariam conflitos inevitáveis? Não. Ele apenas previu o que poderia acontecer quando parentes se opusessem a alguém que aceita e defende crenças diferentes das deles.

Mais uma vez os fatos indo contra ao que a torre de vigia insinua. Se alguém que é TJ passa a não acreditar mais nas crenças ensinadas pelo corpo governante, será que os familiares dessa tj continuarão tendo um convívio pacífico com ele? Continuarão almoçando com ele, saindo para o shopping, passear na praça, visitar nos fins de semana? Quem for TJ sabe responder essas perguntas sem muita dificuldade.

Isso me lembrou de alguns comentários de TJS apologistas da torre na internet quando se depararam com uma pessoa que não concorda, não aceita e defende crenças diferentes das deles. Referindo-se a uma moça Tj que não concordava com um ensino do corpo governante, em um vídeo no youtube, veja o que alguns apologistas da torre comenteram:

Apologista da torre 1: “kkkkk a querida teu lugar está reservado grande porcaria que você é bonequinha de Satanás”

Apologista da torre 2: “Você deve ser uma prostitua, fornicadora, por isso se rebelou, filha do diabo, você vai morrer, tua hora tá guardada. Volte para Jeová ele é misericordioso.”

Apologista da torre 3: “Menina não cuspa no prato que comeu, você sabe que tua hora vai chegar apostatazinha dos infernos. O diabo é o teu pai, sabe porquê? Porque ele é o pai da mentira e você é uma mentirosa.”

(Só para constar que eu tive que corrigir os erros de gramática, sintaxe e coordenação para ficar mais “atrativo” aos olhos).

Às vezes me pergunto se o Deus amoroso que a despertai se refere fica feliz com comentários daqueles que se dizem obedecer a ELE. Ao analisar o comportamento desses apologistas da torre de vigia pude perceber que eles têm pelo menos 3 comportamento em comum:
1- A maioria são fakes; 2- Por mais verdadeira seja a informação, se falou contra a torre, dizem que é mentira; 3- Mesmo não conhecendo você, seu histórico, sua vida, sua família, seus motivos, se você não acredita mais no corpo governante é porque você fornicou, adulterou, matou, roubou (ou qualquer pecado grave), ou seja fazem tudo o que Jesus disse para não fazer julgam as pessoas sem saber.

Dá até a impressão que esses fakes são os próprios donos das paginas que defendem a torre. Pois é comum em seus comentários agressivos alguns começarem assim: “Não sou TJ, mas.....”. Realmente são dignos de pena. Mas esse não é o ponto em questão.

A Despertai (que segundo a torre é a voz de Jeová, e desobedecer as ordens da revista é como desobedecer a Jeová) dá a entender que quem iriam se opor seriam parentes não-tjs, alias é comum essas revistas criarem uma imagem demoníaca de parentes que se opõe às tjs. Mas na verdade o que vemos é que são as próprias tjs que se opõem, que criticam, que criam conflitos dentro de casa quando uma pessoa (mesmo não cometendo nenhum pecado grave condenado na Bíblia) deixa de acreditar nos ensinos e na autenticidade do corpo governante. Quem expulsa filhos de casa, quem não atende telefonemas, quem diz que são filhos do diabo, que vai ser destruídos no Armagedom (conforme apologistas da torre na internet) são as próprias TJs. Qual será a reação de Deus lá de cima ao presenciar tanta hipocrisia e falta de liberdade religiosa?

E para consolidar tamanha hipocrisia da maioria dos membros dessa religião segue a última referência ao artigo.

g 7/09 pág. 28-29 §§ 10
“Embora a Bíblia faça uma clara distinção entre ensinamentos verdadeiros e falsos, Deus permite que cada pessoa escolha livremente quais deles seguir. (Deuteronômio 30:19, 20) Ninguém deve ser obrigado a adorar a Deus de uma forma que ache inaceitável nem a escolher entre a religião e a família. ”
No artigo é citado o texto de 1 João 4:1: “Amados, não acreditem em toda declaração inspirada, mas ponham à prova as declarações inspiradas* para ver se elas se originam de Deus, pois muitos falsos profetas saíram pelo mundo afora.”


Surge então as seguintes perguntas:
Permite [a torre] que ‘ponhamos à prova as declarações [por ela] inspiradas para ver se elas se originam [mesmo] de Deus?
Permite ela [a torre] que uma tj agora adulta, mas que se batizou com 9 anos ‘não acreditem [mais] em toda declaração [por ela] inspirada’?
Está a torre obedecendo a Deus nesse sentido?


Se a própria Bíblia incentiva a fazer isso (tirar a nossa própria conclusão) não há margem para tratar com ostracismo alguém que não acredita mais no corpo governante e decide se dissociar, mesmo não cometendo nenhum pecado grave condenado na Bíblia. Sendo assim, a torre está indo em contra ao que a própria Bíblia incentiva, porque não há margem para desassociar ou tratar como apostata alguém que está fazendo exatamente o que manda o texto.

Não preciso dizer mais nada. Portanto só há uma explicação para tamanha hipocrisia: querem parecer justos e bonzinhos para os de fora já que historicamente a despertai é uma revista mais voltada para o público, quando na verdade a realidade é outra.

E podemos observar a hipocrisia disso nos comportamentos, nos comentários e nos modos como os apologistas da torre encaram alguém que não pensa mais igual a eles. De fato é como o próprio Jesus falou, “pelos seus frutos os reconhecereis” (Mt 7:16-20) Sim, por causa da doutrina de exclusivismo estimulado pelo corpo governante os frutos só poderiam ser esses, um comportamento agressivo, perverso, demoníaco, injusto. Conforme mencionei na minha apresentação, não tenho nada contra as TJs, e as respeito. Mas a minha objeção é justamente contra esse pensamento e comportamento. E ao analisar tudo isso só me fez aumentar ainda mais minha convicção de que não é Jeová quem comanda esta organização. É apenas mais uma religião, que precisa urgentemente mudar de pensamento. Mas todos sabem que são muito orgulhosos para admitir que Jesus não começou a inspeção do templo espiritual em 1914. E que Cristo não os escolheu em 1919.
Aliás, também conforme A Sentinela (Edição de Estudo de Julho de 2013) página 12, parágrafo 8, eles afirmam que “depois da morte do irmão Russell, em outubro de 1916, surgiu oposição de dentro da organização. Quatro dos sete diretores da Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados (dos EUA) se rebelaram contra a decisão de escolher o irmão Rutherford para assumir a liderança. Eles tentaram causar divisão entre os irmãos.”

O que é um erro, pois conforme uma carta (na verdade um testamento) com a assinatura do próprio Russell, em posse atualmente dos estudantes da Bíblia, está escrito que a vontade de Russell depois de sua morte era que outros seguissem na liderança e não Rutherford. Na verdade Rutherford usurpou a presidência. Taí o motivo de ‘quatro dos sete diretores da Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados (dos EUA) se rebelaram contra a decisão de escolher o irmão Rutherford para assumir a liderança’. Qualquer dúvida sobre essa carta (testamento) podem entrar em contato com os próprios estudantes da bíblia que atualmente têm um canal no youtube. Claro que as Tjs dirão que é mentira, típico delas. São treinadas a pensarem assim.
Se hoje está menos traumatizante do que antes é por causa do barulho que os de fora fazem
Avatar do usuário
KOSTA
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3751
Registrado em: 22 Set 2011 20:06
Localização: Portugal

Re: A Liberdade religiosa e a HIPOCRISIA das tjs

Mensagem não lida por KOSTA »

Você deu surra neles. Portanto, acho que nunca mais baterão na nessa porta.
Simples, teus argumentos são irrefutáveis mesmo.
Deste lhes uma grande dor de cabeça...rsrd
NÃO TEMAS AQUELES QUE BUSCAM PELA VERDADE, MAS TEME ANTES OS QUE AFIRMAM TEREM A VERDADE
Avatar do usuário
Lehh
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 1215
Registrado em: 09 Fev 2017 15:03

Re: A Liberdade religiosa e a HIPOCRISIA das tjs

Mensagem não lida por Lehh »

d:4 d:4
Excelente a sua argumentação.

Você usou a lógica, uma pena que isso não entra na cabeça da maioria das tjs, no momento ele pode ficar balançado, mas mesmo assim ele continuará acreditando cegamente nas doutrinas da torre, a menos que ele queira pesquisar e sair. A lavagem cerebral é muito forte.


As Testemunhas de Jeová são ensinadas que a argumentação lógica que refute qualquer ensino deles é artimanha de satanás para enganá-las.
"Pensei o quanto desconfortável é ser trancado do lado de fora; e pensei o quanto é pior, talvez, ser trancado no lado de dentro"-
Virginia Woolf
Avatar do usuário
Estrangeiro
Forista
Forista
Mensagens: 453
Registrado em: 14 Mar 2017 18:10

Re: A Liberdade religiosa e a HIPOCRISIA das tjs

Mensagem não lida por Estrangeiro »

Bom dia Amigo.
Extraordinário foi pouco o que você fez.
Parabéns!!!
:1
“Eu me sinto um estrangeiro, Passageiro de algum trem, Que não passa por aqui, Que não passa de ilusão”
Avatar do usuário
EduardoexTJ
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 623
Registrado em: 25 Ago 2016 21:46

Re: A Liberdade religiosa e a HIPOCRISIA das tjs

Mensagem não lida por EduardoexTJ »

Caramba!
Um dos melhores artigos que li faz um bom tempo. Fiquei com vontade de imitar isso aí!
Ontem eu tive assembleia. Vi uma menininha de uns sete anos se batizar. Era bem pequenina, tadinha. E todo mundo babando a situação. Eu fiquei sufocado.

Também um irmão veio conversar comigo e dizer que eu sei muito bem na mão de quem eu vou ficar se deixar o Jeovazito dele.
Lamentável viver assim.

:-(
Sabe de denúncias de abuso sexual infantil dentro da organização das Testemunhas de Jeová? Envie dicas investigativas, informações e documentos sobre este tópico para o Ministério Público de São Paulo: avarc@mpsp.mp.br
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: A Liberdade religiosa e a HIPOCRISIA das tjs

Mensagem não lida por kooboo »

Armou a casinha!
Foi perfeito!
Irretocável!
Exemplar!!!
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
baiano
Forista
Forista
Mensagens: 609
Registrado em: 10 Jan 2016 00:34

Re: A Liberdade religiosa e a HIPOCRISIA das tjs

Mensagem não lida por baiano »

Adorei o texto, Aquiles. Pelo que percebi, a visita deles foi inesperada e vc precisou atuar de improviso. Teve uma sacada muito boa. Parabéns!!
d:4
"Cada um lê com os olhos que tem. E interpreta a partir de onde os pés pisam. Todo ponto de vista é a vista de um ponto." Leonardo Boff
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: A Liberdade religiosa e a HIPOCRISIA das tjs

Mensagem não lida por TJCalado »

Eu ainda acredito que uma semente foi plantada nesses TJs, principalmente no mais jovem. As TJs são levadas não terem tempo de pensar. É como assistir TV. Não há telas escuras entre as atrações e comerciais, nem tecla "pause", para não dar tempo de avaliar o que se vê. O que você deu a eles foi essa oportunidade. "Bugou" as mentes deles. Se eles fossem irreversíveis, o alerta "apóstata detected" teria sido ativado.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Ana Reis
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 270
Registrado em: 09 Out 2017 10:04

Re: A Liberdade religiosa e a HIPOCRISIA das tjs

Mensagem não lida por Ana Reis »

Caramba!!!


Uns dos melhores tópicos que li aqui.
Aquiles, você arrasou d:7



Diverti-me muito lendo hahahahahaa
Avatar do usuário
BrunoBernardes
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 2097
Registrado em: 29 Jul 2016 17:21
Contato:

Re: A Liberdade religiosa e a HIPOCRISIA das tjs

Mensagem não lida por BrunoBernardes »

Aquiles d:8

Acho que as flechas acertaram os calcanhares deles.
Quer viver? Sepulte toda a literatura, apague os jargões (visto que é um gancho psíquico), junte tudo, enterre e escreva na lápide: Aqui Jaz Sentinelas e Despertais! O passado é uma roupa que não nos serve mais. Hipócrita$ Programadore$ Linguí$tico$.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 68 visitantes