O que é Deus para você?

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Avatar do usuário
Nobre Endividada
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 307
Registrado em: 16 Jun 2016 23:03

Re: O que é Deus para você?

Mensagem não lida por Nobre Endividada »

kooboo escreveu:
Deus -
Para mim é a resposta que as pessoas usam para preencher lacunas, para responder aquilo que elas não sabem responder cientificamente.
O universo é tão grandioso, que só pode ter sido criado por Deus.

Pode ser também o argumento para manipular pessoas
Se você não fizer tal coisa, Deus te castigará ou Dê me seu dinheiro para a obra de Deus!

Pode ser o argumento para justificar as coisas lindas (tal qual no primeiro item, mas agora de forma mais específica)
Veja uma borboleta, só pode ser parte de um projeto divino! ou O sorriso de um bebê ou Veja as belas flores e as abelhas que nelas pousam, tudo tão maravilhosamente perfeito!
Essa argumentação seletiva é interessante, pois mostra as coisas belas e ignora mares de lama, predadores destroçando animais fofinhos para se alimentarem, não mostra que os bebês fofinhos podem se tornar aquelas pessoas monstruosas que matam outras pessoas ...

Serve também para atender (e justificar) pedidos egoístas
Se Deus quiser vou casar ou Se Deus quiser vou passar no vestibular ou Se Deus quiser vou trocar meu chevette num Monza!


Para mim é isso, o Deus que aparece na maioria das bocas das pessoas, só demonstra isso - uma forma de explicar o que elas desconhecem, uma forma delas manipularem outras, uma forma delas justificarem e agradecerem pelo bem e o belo, ignorando o mal e o feio, ou ainda, como forma de justificar suas próprias buscas e desejos egoístas.

Sei que muitos outros que creem tem uma visão diferente, mas o que eu disse acima refere-se à maioria, portanto, isso não significa que eu esteja te incluindo - meu caro leitor que crê - no meu rol de pessoas que buscam explicações fáceis, manipuladoras, egoístas.
:conv8:
Pensamentos interessantes mas temperadas com sua inclinação negativa sobre a ideia de Deus.
Concordo com tudo o que você escreveu, mas apenas mencionou o lado ruim dessa crença arraigada no homem.
Pessoas creem em Deus não apenas para encher lacunas deixadas pela Ciência, mas também para preencher lacunas em si mesmo.
- Alguns se sentem objetivados crendo em Deus, dando mais sentido à vida
- Achar que tem compromisso com Deus, por muitas vezes se torna um motivo para abandonar práticas que são nocivas como vícios e imoralidade.
- Alguns são induzidos a tentar ser menos egoístas, achar que tem um dever de ser mais harmonioso com outras pessoas.
- Alguns ligam Deus ao que é puro, por isso 'tentam' ter um melhor senso de moralidade.
- alguns entendem que se Deus é justo, deve-se praticar a justiça tentando obedecer leis e respeitando o espaço dos outros - "Não matarás, não roubarás.." etc.
- Pela crença em um Criador dadivoso, alguns tentam apreciar e respeitar melhor as coisas da "Criação".
Existem pontos negativos e positivos na crença em Deus, vamos ser honestos. Crer em um Deus é muito mais do que desculpas para ações negativas e preencher
lacunas da Ciência.
Em certos pontos a crendice religiosa é prejudicial e em outros é até benéfica.. como um exemplo, em que nos ajudou a ICAR:
Instituiu os Hospitais modernos
Instituiu a Universidade
Criou a Primeira academia de Ciências
É a maior instituição de caridade do mundo.. e por aí vai. Tudo como base a religião e a crença em Deus.
Reintegro ( falo por mim ) de alguma forma, 'Deus faz parte do homem'.. como será esse deus dependerá da inclinação de cada indivíduo.

-
Reconhece a queda e não desanima, Levanta sacode a poeira e dá a volta por cima ♪♫ - Noite Ilustrada.
Avatar do usuário
Nobre Endividada
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 307
Registrado em: 16 Jun 2016 23:03

Re: O que é Deus para você?

Mensagem não lida por Nobre Endividada »

BrunoBernardes escreveu:Nobre Endividada...

Eu também já tive experiências no passado.

Essas experiências pararam quando eu parei de ler livros espíritas, teosóficos, etc...

Não estou afirmando que seja seu caso e hoje leio livros que me deixam com os pés no chão.

A neurociência não comprova tudo más faz seu papel de trazer ao conhecimento muitas coisas ditas sobrenaturais.

Não é fácil organizar as doutrinas e crenças.

Vamos seguindo tentando entender no campo da subjetividade.

Como comprovar algo que não podemos ver se estamos no mundo material?

É realmente difícil pois é a palavra de quem afirma, contra a palavra de quem quer confirmar.

Isso vale para ambos os lados.
As experiencias que tive com o ocultismo nada tem a ver com influencia de livros espíritas, teosóficos, etc...'
Eu simplesmente fui motiva a me envolver pela curiosidade e busca por respostas. Pra mim, ter o 'pé no chão', pelo menos sente sentido,
é não ter excesso de confiança, é abrir a mente, perder o preconceito com o pensamento livre, averiguar, investigar, experimentar, filosofar e etc.
Creio ( falo por mim ) que se eu rotular tudo, poderia estar perdendo algo muito importante do qual não me apercebi.
Reconhece a queda e não desanima, Levanta sacode a poeira e dá a volta por cima ♪♫ - Noite Ilustrada.
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: O que é Deus para você?

Mensagem não lida por kooboo »

Nobre Endividada escreveu:
kooboo escreveu:
Deus -
Para mim é a resposta que as pessoas usam para preencher lacunas, para responder aquilo que elas não sabem responder cientificamente.
O universo é tão grandioso, que só pode ter sido criado por Deus.

Pode ser também o argumento para manipular pessoas
Se você não fizer tal coisa, Deus te castigará ou Dê me seu dinheiro para a obra de Deus!

Pode ser o argumento para justificar as coisas lindas (tal qual no primeiro item, mas agora de forma mais específica)
Veja uma borboleta, só pode ser parte de um projeto divino! ou O sorriso de um bebê ou Veja as belas flores e as abelhas que nelas pousam, tudo tão maravilhosamente perfeito!
Essa argumentação seletiva é interessante, pois mostra as coisas belas e ignora mares de lama, predadores destroçando animais fofinhos para se alimentarem, não mostra que os bebês fofinhos podem se tornar aquelas pessoas monstruosas que matam outras pessoas ...

Serve também para atender (e justificar) pedidos egoístas
Se Deus quiser vou casar ou Se Deus quiser vou passar no vestibular ou Se Deus quiser vou trocar meu chevette num Monza!


Para mim é isso, o Deus que aparece na maioria das bocas das pessoas, só demonstra isso - uma forma de explicar o que elas desconhecem, uma forma delas manipularem outras, uma forma delas justificarem e agradecerem pelo bem e o belo, ignorando o mal e o feio, ou ainda, como forma de justificar suas próprias buscas e desejos egoístas.

Sei que muitos outros que creem tem uma visão diferente, mas o que eu disse acima refere-se à maioria, portanto, isso não significa que eu esteja te incluindo - meu caro leitor que crê - no meu rol de pessoas que buscam explicações fáceis, manipuladoras, egoístas.
:conv8:
Pensamentos interessantes mas temperadas com sua inclinação negativa sobre a ideia de Deus.
Concordo com tudo o que você escreveu, mas apenas mencionou o lado ruim dessa crença arraigada no homem.
Pessoas creem em Deus não apenas para encher lacunas deixadas pela Ciência, mas também para preencher lacunas em si mesmo.
- Alguns se sentem objetivados crendo em Deus, dando mais sentido à vida
- Achar que tem compromisso com Deus, por muitas vezes se torna um motivo para abandonar práticas que são nocivas como vícios e imoralidade.
- Alguns são induzidos a tentar ser menos egoístas, achar que tem um dever de ser mais harmonioso com outras pessoas.
- Alguns ligam Deus ao que é puro, por isso 'tentam' ter um melhor senso de moralidade.
- alguns entendem que se Deus é justo, deve-se praticar a justiça tentando obedecer leis e respeitando o espaço dos outros - "Não matarás, não roubarás.." etc.
- Pela crença em um Criador dadivoso, alguns tentam apreciar e respeitar melhor as coisas da "Criação".
Existem pontos negativos e positivos na crença em Deus, vamos ser honestos. Crer em um Deus é muito mais do que desculpas para ações negativas e preencher
lacunas da Ciência.
Em certos pontos a crendice religiosa é prejudicial e em outros é até benéfica.. como um exemplo, em que nos ajudou a ICAR:
Instituiu os Hospitais modernos
Instituiu a Universidade
Criou a Primeira academia de Ciências
É a maior instituição de caridade do mundo.. e por aí vai. Tudo como base a religião e a crença em Deus.
Reintegro ( falo por mim ) de alguma forma, 'Deus faz parte do homem'.. como será esse deus dependerá da inclinação de cada indivíduo.

-
Exato, mostrei o lado negativo que vejo na maioria, porém na parte que escrevi em azul, fiz questão de dizer que a maioria não significa a totalidade.
Não usei de generalização na minha opinião e deixei espaço para os sinceros e bem intencionados.
E agora, um adendo, mesmo entre os bem intencionados e sinceros há aqueles que querem impor sua visão às massas, e é isso que toda instituição faz - creia nos meus dogmas ou sofra punição
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
Apostalandia
Forista
Forista
Mensagens: 141
Registrado em: 07 Set 2017 16:58

Re: O que é Deus para você?

Mensagem não lida por Apostalandia »

Ana Reis escreveu:Apostalandia, eu consigo entender a sua visão, mas quantas pessoas já não fizeram isso?
Exemplo clássico:
Lutero por não concordar com algumas doutrinas da igreja católica a dividiu. O próprio Russel é exemplo disso, por não concordar com a religião que frequentava, criou os estudantes da bíblia que mais tarde se tornaram testemunhas de Jeová e hoje vermos a corrupção e as sujeiras. Talvez a intenção de e Russel fosse boa, mas quem o sucedeu depois não eram boas.
Suas intenções são boas, você pode até fazer isso, mas quando vc se for, outros tomarão o seu lugar e implantarão a corrupção e a distorção.
Não tem jeito!!! Alguns seres humanos são FDPs
Nessa questão Ana, você têm toda razão.
Realmente, uma religião é algo complexo.
O fundador pode até ter uma boa intenção, mas depois que ele morre, pode acontecer tudo.
Mas é importante agente se lembrar, que Deus julgará cada um INDIVIDUALMENTE.
Então: Se eu você ( hipoteticamente ) iniciássemos um novo movimento espiritual com boas intenções, mesmo que por ventura morrêssemos, Jeová jamais iria esquecer do nosso esforço.
Então, penso o seguinte: Agente não deve ficar pensando no que "o outro" vai fazer depois da gente, pois o que "o outro" fizesse, ele prestaria contas a Jeová.
Temos que pensar como "NÓS" poderíamos oferecer para as pessoas, um movimento totalmente diferente do que já foi feito até os dias de hoje.
Talvez alguém poderia até pensar:
"Eu vou fazer o meu melhor na torre de vigia, pois lá também serei julgado individualmente.
Jeová, vai valorizar o meu esforço.
" Ai eu pergunto: tem como você
servir verdadeiramente a Jeová nessa atual organização com ancião, corpo governante e companhia te pressionando e sufocando ?
Tem como incentivar alguém a entrar nessa religião, vendo que os "líderes" não demostram o espirito que Jesus cristo tinha quando esteva aqui terra ?

Não dá! O única forma de se servir verdadeiramente a Jeová e começando um novo trabalho do zero. Essa é a minha visão.

Veja como eu gostaria de fazer uma nova organização:

1) Sem nenhuma liderança doutrinal.

Como funcionaria ? Não teríamos apenas uma pessoa ou grupo de poucas pessoas interpretando a bíblia e milhões obedecendo como acontece na organização.
Se por exemplo: tivéssemos 8 milhões de membros, TODOS estudariam a bíblia juntos, e por meio de um consenso entre a MAIORIA dos membros, definiríamos as doutrinas básicas, e também doutrinas de consciência.
Dessa forma, seria quase impossível surgir um Rutherford da vida, ou um pequeno grupo para fazer o que bem entender da organização.
Você e eu, mesmo como fundadores, não teríamos nenhuma condição de aprovar uma doutrina sem a maioria dos irmãos concordarem com a mesma.
Ou seja, nem a gente mesmo teria poder de decisão sobre a organização. Essa forma de gerenciamento, é extremamente inovadora. Qual religião é gerenciada dessa forma ? ...

2) Organização sem bens patrimoniais, e sem recursos financeiros em seu nome.

As reuniões poderiam ser realizadas na casa dos irmãos, assim como acontecia no estudo de livro as terças-feiras.
Congressos e assembléias, poderíamos alugar um local,
ou realizarmos mini eventos em um sítio de um irmão.
Uma organização sem dinheiro e bens patrimoniais em seu nome, evitaria desvios de dinheiro, e até situações como beth-sarim.
Quer construir "casa dos príncipes" baseado em uma interpretação bíblica particular ? Trabalhe, e pague os custos com seu dinheiro.
Caso surgisse uma real necessidade em por exemplo, manter um site bíblico, os irmãos contribuiriam voluntariamente, mas haveria um transparência de aplicação dos
recursos. ( Com documentação externa de empresas. )

3) Não teríamos sedes e muito menos batéis da vida.

Cada um iria trabalhar remotamente.
Design, jurídico , redator, todos trabalhariam em conjunto da sua própria residência via Internet.

E todos teriam um emprego secular para se sustentar. Se até Jesus trabalhou, por que agora: alguns não querem trabalhar ?

4) Anciãos atuais não teriam poder para julgar ninguém.

O objetivo dos anciões seria divulgar conhecimento bíblico, e até poderia ser dado conselhos sem obrigar ou precionar ninguém a obedecer tal conselho ou instrução.
Quer obedecer uma doutrina ? obedece, não quer ? Só Jeová pode julgar. Com isso, evitaríamos muitas injustiças no meio dos irmãos.

Enfim, acredito que tenho uma visão "diferenciada" de como poderíamos fazer algo realmente dedicado a Jeová. Penso muito sobre essa ideia, mas sou sozinho.
Precisaria de alguém para me ajudar, precisaria de alguém que acredita na ideia de que podemos SIM!, fazer a diferença. Basta ACREDITAR, TER FÉ E AGIR.
Eu tenho conhecimento em desenvolvimento de sites e aplicativos, o outro tem conhecimento no jurídico, redação e tantas outras profissões. JUNTOS PODEMOS CONSEGUIR criar uma "espécie" de alternativa a torre de vigia, trazendo muitas pessoas de lá, para a nossa congregação.
Pare e pense: Já imaginou duas congregações divulgando o nome de Deus, Jeová, e seu reino ?
Uma extremamente restritiva e sufocante, a outra extremamente
leve.
Quem estivesse de saco cheio do corpo governante ( e sem nenhum impedimento ) poderia vim para o nosso lado, servir a Jeová sem um peso nas costas.
Você ai que tem família lá dentro:
Já imaginou seu familiar servindo a Jeová em uma organização que o respeite e o valorize ? Essa é o meu grande sonho. Tenho parentes na organização, gostaria muito de ver eles realmente servindo a Jeová sem serem sufocados como são na organização.

Aproveitando o gancho, já vi pessoas no fórum dizer que não gostariam de estar na pele dos atuais membros do corpo governante, eu já penso diferente:

Se eu tivesse uma oportunidade,
gostaria de me tornar presidente da torre de vigia. FARIA ISSO AGORA.
Mas não iria me tornar presidente dela como sendo uma organização de Deus, mas sim: para usá lá com interesses espirituais. ( o que é diferente. ) e também não gostaria de me tornar presidente dela
pelo o cargo em si, mas com o
objetivo de
dar "uma vida melhor" as pessoas sinceras lá dentro. Os mais de 8 milhões não são apenas numeros, são pessoas que podem sofrer muito por causa de uma simples atitude do corpo governante.
Gostaria de ter a oportunidade de como presidente da torre de vigia de bíblias e tratados, me ajoelhar perante os irmãos para pedir desculpas pelo os erros anteriores, e gostaria de investir partes dos donativos em obras de caridade.
Eu como presidente, me esforçaria muito em ser humilde, amoroso, e teria um gerenciamento da organização 100% espiritual.

Enfim, sou muito sonhador. Tenho muitos sonhos, planos e objetivos. Penso que
Jeová fez muito por todos nós, então: o mínimo que ele merecia era uma organização que realmente o representasse aqui na terra, e honrasse o seu nome.
Pois não é com Chevrolet kobalt e sede na beira de um lago que o nome de Deus será honrado.

Pra Jeová: eu tenho uma vontade enorme dentro de mim de realizar uma grande obra dedicada a ele.
De verdade: pra mim seria um prazer muito grande trabalhar para Jeová.

Agora: trabalhar pra sustentar marmanjo, tô fora.
Querem vida boa ?
Querem andar de carro zero ?
Querem andar de avião ?
TRABALHEM!

Nem eu tenho carro.
Direto estou andando a pé nesse sol quente. ..
e os bacanas lá nos EUA andando de carro e vivendo com todo conforto as cultas
do meu dinheiro... Comigo não.

Espero que um dia esse meu grande sonho se torne realidade.
SÓ DEPENDE DA GENTE.

Jeová merece um trabalho honroso.

ANA: Tenha um bom dia.
Avatar do usuário
BrunoBernardes
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 2097
Registrado em: 29 Jul 2016 17:21
Contato:

Re: O que é Deus para você?

Mensagem não lida por BrunoBernardes »

Nobre Endividada.

Também falo por mim e eu só posso usar as coisas que tive contato.

Depois da torre descobri que somos facilmente induzidos.

Já tive a mente livre nesse sentido e rodei muitos lugares.
Quer viver? Sepulte toda a literatura, apague os jargões (visto que é um gancho psíquico), junte tudo, enterre e escreva na lápide: Aqui Jaz Sentinelas e Despertais! O passado é uma roupa que não nos serve mais. Hipócrita$ Programadore$ Linguí$tico$.
Habiru
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 154
Registrado em: 10 Ago 2015 03:19
Localização: Santo André

Re: O que é Deus para você?

Mensagem não lida por Habiru »

Olá a todos!!!

A existência de Deus hoje não faz sentido algum no meu caso. Sempre fui questionador, não para encontrar falhas propositalmente, mas, encontrar aquilo que seja mais próximo do que é verdade. E Deus não faz parte deste aproximar da verdade, nele não há resoluções das questões mais importantes da vida, conforme você vai avançando no questionamento, sempre resta algo para esclarecer, e Deus e a Bíblia Sagrada (pretensa palavra deste Deus) abrem mais caminho para confusão do que a resoluções nos mais variados aspectos. Comentarei um pouco de tudo que li neste tópico.

Origem do Universo: A magnitude e complexidade do Universo não provam de modo algum sua existência. Se o Universo teve uma origem, e se esta origem é Deus, qual a origem de Deus? Talvez você responda: “Deus não teve princípio, sempre existiu...”. Então crentes e descrentes empatam aqui, porque se Deus não teve principio, eu posso perfeitamente acreditar que o Universo também não teve, e o contrário também. Ambos não são empiricamente comprováveis. A diferença reside justamente ai: o que muda saber a origem do Universo, ou que existe um criador que lhe deu origem? Muito simples: Há nenhuma diferença, independente desta ou daquela proposição a vida segue.

Bíblia Sagrada: Há uma vastidão de informações sobre este livro, inclusive as que apontam os fracassos proféticos, contradições, anacronismos, imoralidade travestida de moralidade, etc. Um dos argumentos que se usam para atribuir o divino a este livro é sua sobrevivência a diversos ataques para eliminá-lo, etc. Porém, seria um milagre maior sobreviver a estes ataques sendo estes escritos todos originais, não acha? Apenas temos cópias de cópias tardias, algumas fragmentadas, interpoladas ao passar do tempo e conforme a necessidade, o que nos abre uma enorme margem a questionamentos: será que era isto que rezava os originais? Se é que existiram os tais “originais” algum dia.

O Mundo é Melhor Com Deus: Será mesmo? Há tantos suicídios na religião cristã e, nas demais, quanto há fora deste círculo. A cristandade é fragmentada, rivaliza entre confissões, tem participação massiva em guerras e conflitos étnicos, histórico de matanças infames pela causa de Deus e pelo o que a tal palavra inspirada prevê como correto (por exemplo, as intermináveis Cruzadas e Santa Inquisição), Deus e sua palavra foi a causa do obscurecimento da ciência e impediu durante quase toda a Idade Média seu progresso (e tem ainda quem a rejeite por motivos bíblicos), incontáveis casos de pedofilia envolvendo “ministros da parte de Deus” que são acobertados ou que não serão descobertos antes das vítimas ficarem maiores ou antes de serem não pouco molestadas, etc. A pedra de toque nesta questão é a própria Bíblia, no relato da “nação” israelita, com o seu código legislativo, penal e sagrado, veja o fiasco moral e espiritual, e outras atrocidades narrados no pentateuco e em outras partes também. "Ah, mas isto não é culpa de Deus...", então me perdoe por Deus ser um fracasso em tudo que criou: desde o Universo (porque é um verdadeiro caos), Satã e os demônios, você e eu, etc.

O que Deus é para mim? Considerando a nula confiabilidade das pretensas “revelações” escritas dele, eu digo que ele não se importa, não fez contato pessoal e indubitável comigo, percebo que o que há de bom ou ruim é obra do acaso, e sendo eu bom ou não acontecerá tanto coisas boas como ruins comigo, sem variação. Acredito que há motivos mais nobres que derivem o sentido da vida, do que este que Deus dá, é só usar o intelecto que verá que há muito mais para se fazer na vida do que ser religioso ou crente.
“...e pela lei natural dos encontros, eu deixo e recebo um tanto”.
Avatar do usuário
Fenix Gladiadora
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 14
Registrado em: 27 Ago 2016 10:10

Re: O que é Deus para você?

Mensagem não lida por Fenix Gladiadora »

Deus ou os deus... no meu conceito são personagens fictícios tais quais Homem Aranha, Super Homem, Papai Noel, etc... ou seja: super-herói para Adultos.
Filminhos e muitas historinhas contadas sobre o personagem, mas na vida real nenhuma ação fatídica.
Avatar do usuário
Debora
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8443
Registrado em: 21 Dez 2010 11:07
Localização: Santana

Re: O que é Deus para você?

Mensagem não lida por Debora »

um dia sairei escreveu:Olá galera. Neste tópico falarei sobre o que acho de Deus.
Bem eu sou agnóstico, por que sou agnostico?
Pois ainda acredito que alguma coisa grande existe ela pode ser diferente do Deus cristão agora como essa criatura é se ela existe mesmo eu não sei explicar, por que acredito nisto? Pois o Universo com essa grandeza, a Terra com essa impressionante natureza, os animais e até insetos, o nosso corpo e muitas outras coisas ser causado por um Big Bang ou algo do gênero e depois Evolução sem NADA é meio difícil acreditar em nada, eu até acho que o Big Bang e Evolução tenha acontecido mas não do nada de uma hora pra outra.
Então no fundo eu acredito em algum ser Superior agora se isso realmente existe :?: e você o que acha do Deus ou Deuses?
Com os meus 62 anos penso exatamente como você. A única diferença é que não me preocupa nem um pouco obter respostas. Simplesmente toco minha vida da forma que considero a mais apropriada e íntegra.
Não sei se serei recompensada ou punida pelos meus atos, o que tenho convicção é de que assim como todos seres humanos, eu não ficarei para semente. m:4
Sabe de denúncias de abuso sexual infantil dentro da organização das Testemunhas de Jeová? Envie dicas investigativas, informações e documentos sobre este tópico para o Ministério Público de São Paulo: avarc@mpsp.mp.br
Mente Independente
Forista
Forista
Mensagens: 1664
Registrado em: 01 Jan 2014 19:33
Localização: Não quero responder
Contato:

Re: O que é Deus para você?

Mensagem não lida por Mente Independente »

Não tenho opinião formada sobre Deus. Pra mim ele tanto pode existir como não, e, como a Débora, tbm não estou ansioso para obter a resposta. Agora, no caso de ele existir, como imagino q ele seria: basicamente o contrário do q a Bíblia e as religiões pregam. Ele não desejaria adoração, pois não sentiria necessidade (é oq eu pondero), e talvez nem desse leis para os humanos seguirem. E se ele não desse leis, poderíamos tbm supor q ele não iria inspirar livro sagrado nenhum; os livros sagrados q a humanidade conhece hj no final das contas seriam apenas livros de homens.
Avatar do usuário
Ronildo Araujo
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 1207
Registrado em: 17 Abr 2017 20:52

Re: O que é Deus para você?

Mensagem não lida por Ronildo Araujo »

Habiru escreveu:Olá a todos!!!

A existência de Deus hoje não faz sentido algum no meu caso. Sempre fui questionador, não para encontrar falhas propositalmente, mas, encontrar aquilo que seja mais próximo do que é verdade. E Deus não faz parte deste aproximar da verdade, nele não há resoluções das questões mais importantes da vida, conforme você vai avançando no questionamento, sempre resta algo para esclarecer, e Deus e a Bíblia Sagrada (pretensa palavra deste Deus) abrem mais caminho para confusão do que a resoluções nos mais variados aspectos. Comentarei um pouco de tudo que li neste tópico.

Origem do Universo: A magnitude e complexidade do Universo não provam de modo algum sua existência. Se o Universo teve uma origem, e se esta origem é Deus, qual a origem de Deus? Talvez você responda: “Deus não teve princípio, sempre existiu...”. Então crentes e descrentes empatam aqui, porque se Deus não teve principio, eu posso perfeitamente acreditar que o Universo também não teve, e o contrário também. Ambos não são empiricamente comprováveis. A diferença reside justamente ai: o que muda saber a origem do Universo, ou que existe um criador que lhe deu origem? Muito simples: Há nenhuma diferença, independente desta ou daquela proposição a vida segue.

Bíblia Sagrada: Há uma vastidão de informações sobre este livro, inclusive as que apontam os fracassos proféticos, contradições, anacronismos, imoralidade travestida de moralidade, etc. Um dos argumentos que se usam para atribuir o divino a este livro é sua sobrevivência a diversos ataques para eliminá-lo, etc. Porém, seria um milagre maior sobreviver a estes ataques sendo estes escritos todos originais, não acha? Apenas temos cópias de cópias tardias, algumas fragmentadas, interpoladas ao passar do tempo e conforme a necessidade, o que nos abre uma enorme margem a questionamentos: será que era isto que rezava os originais? Se é que existiram os tais “originais” algum dia.

O Mundo é Melhor Com Deus: Será mesmo? Há tantos suicídios na religião cristã e, nas demais, quanto há fora deste círculo. A cristandade é fragmentada, rivaliza entre confissões, tem participação massiva em guerras e conflitos étnicos, histórico de matanças infames pela causa de Deus e pelo o que a tal palavra inspirada prevê como correto (por exemplo, as intermináveis Cruzadas e Santa Inquisição), Deus e sua palavra foi a causa do obscurecimento da ciência e impediu durante quase toda a Idade Média seu progresso (e tem ainda quem a rejeite por motivos bíblicos), incontáveis casos de pedofilia envolvendo “ministros da parte de Deus” que são acobertados ou que não serão descobertos antes das vítimas ficarem maiores ou antes de serem não pouco molestadas, etc. A pedra de toque nesta questão é a própria Bíblia, no relato da “nação” israelita, com o seu código legislativo, penal e sagrado, veja o fiasco moral e espiritual, e outras atrocidades narrados no pentateuco e em outras partes também. "Ah, mas isto não é culpa de Deus...", então me perdoe por Deus ser um fracasso em tudo que criou: desde o Universo (porque é um verdadeiro caos), Satã e os demônios, você e eu, etc.

O que Deus é para mim? Considerando a nula confiabilidade das pretensas “revelações” escritas dele, eu digo que ele não se importa, não fez contato pessoal e indubitável comigo, percebo que o que há de bom ou ruim é obra do acaso, e sendo eu bom ou não acontecerá tanto coisas boas como ruins comigo, sem variação. Acredito que há motivos mais nobres que derivem o sentido da vida, do que este que Deus dá, é só usar o intelecto que verá que há muito mais para se fazer na vida do que ser religioso ou crente.

Bem Habiru, como este fórum é lido por muitos, vou
procurar rebater suas colocações e defender a crença em Deus.

Sobre sua declaração: "E Deus não faz parte deste aproximar da verdade, nele não há resoluções das questões mais importantes da vida, conforme você vai avançando no questionamento, sempre resta algo para esclarecer, e Deus e a Bíblia Sagrada (pretensa palavra deste Deus) abrem mais caminho para confusão do que a resoluções nos mais variados aspectos."
A questão mais importante na humanidade é a moralidade. Se a pessoa procurar ser moral, ela vai procurar fazer o certo em tudo. Porém, quem dará um padrão moral para o mundo? Um padrão onde a infância será protegida? Um padrão onde o forte não explorará o mais fraco? Até hoje no Afeganistão existe a prática de famílias pobres venderem meninos para serem brinquedos sexuais de homens ricos. De onde eles tiraram estas idéias? Não é de um padrão moral que eles próprios criaram? Ao contrário, na Bíblia existe o mandamento de tratar "as mulheres mais jovens, como a irmãs, com toda a castidade". ISTO QUE CITEI ESTÁ NA BÍBLIA, VEIO DO DEUS BÍBLICO!

Sobre a questão da origem do universo e a existência de Deus: O que é mais lógico? Que haja uma mágica com mágico ou sem mágico? Quem acredita em Deus acredita que a mágica foi produzida pelo Mágico e quem não acredita em Deus acredita que a mágica aconteceu sozinha! Daí o milagre é maior ainda! E muita coisa muda sim por se acreditar que foi Deus quem criou o Universo. Acreditaremos que tem um propósito. A esperança de dias melhores continua! Esta visão fortalece o ser humano para enfrentar dificuldades em benefício dos que ama.

Você diz: "Há uma vastidão de informações sobre este livro, inclusive as que apontam os fracassos proféticos, contradições, anacronismos, imoralidade travestida de moralidade, etc. Um dos argumentos que se usam para atribuir o divino a este livro é sua sobrevivência a diversos ataques para eliminá-lo, etc. Porém, seria um milagre maior sobreviver a estes ataques sendo estes escritos todos originais, não acha? Apenas temos cópias de cópias tardias, algumas fragmentadas, interpoladas ao passar do tempo e conforme a necessidade, o que nos abre uma enorme margem a questionamentos: será que era isto que rezava os originais? Se é que existiram os tais “originais” algum dia."
Aí você foi super genérico, não dá para saber do que você está falando! Parece apenas acusações, crenças suas. Fracassos proféticos? O que dizer das reverente à Jesus? O que dizer do sonho de Nabucodonosor interpretado por Daniel? Contradições? Onde? Anacronismos? Quais? Imoralidade travestida de moralidade? Ao que você se refere? É incrível uma pessoa colocar em xeque a lisura do texto bíblico com tanta informação que temos hoje e tanto pedaço de textos achados para se comparar com os atuais! Principalmente os textos cristãos que se espalharam rapidamente mundo afora!

Aí quando você pergunta se o mundo é melhor com Deus, você comete o mesmo erro absurdo de esquecer que Jesus avisou que o cristianismo seria deturpado. Isto está mais de uma vez escrito e PROFETIZADO (fracasso profético?) na Bíblia: o cristianismo seria deturpado!
Daí você diz: " A cristandade é fragmentada, rivaliza entre confissões, tem participação massiva em guerras e conflitos étnicos, histórico de matanças infames pela causa de Deus e pelo o que a tal palavra inspirada prevê como correto (por exemplo, as intermináveis Cruzadas e Santa Inquisição), Deus e sua palavra foi a causa do obscurecimento da ciência e impediu durante quase toda a Idade Média seu progresso (e tem ainda quem a rejeite por motivos bíblicos), incontáveis casos de pedofilia envolvendo “ministros da parte de Deus” que são acobertados ou que não serão descobertos antes das vítimas ficarem maiores ou antes de serem não pouco molestadas, etc." Eu te digo: CITE APENAS UMA COISA QUE JESUS DISSE QUE DEU MARGEM A ISTO! CITE APENAS UMA COISA ESCRITA PELOS APÓSTOLOS QUE DEU MARGEM OU INCENTIVO A ISTO!
Você se considera um fracasso?
Eu não! Eu vejo, escuto, falo, sei ler, aprecio a natureza, tenho uma linda filha, e muito mais! E o mais importante: eu posso usar meu livre arbítrio para fazer o bem ao próximo! Isto é maravilhoso!
Israel não foi um fracasso. Leia o livro de Rute e verá o porquê digo isto! E novamente, qual ensino de Cristo incentiva o suicídio? Bem ao contrário do que acontece no Japão onde culturalmente o suicídio é encarado como uma saída honrosa!
Você fecha seu comentário dizendo: "Acredito que há motivos mais nobres que derivem o sentido da vida, do que este que Deus dá, é só usar o intelecto que verá que há muito mais para se fazer na vida do que ser religioso ou crente."
Para mim, você erra no foco. A questão não é ser religioso ou crente. A questão é MORAL. Quem implantará um código moral generalizado para o mundo todo que proteja os mais frágeis? De tudo que eu já vi no mundo, quem tem a solução para isso é o Cristianismo, não a Cristandade, muito menos o ateísmo!
A base do Cristianismo verdadeiro, aprovado por Cristo, é o amor de Deus.
A vida e a morte de Jesus Cristo é a confirmação deste amor.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 125 visitantes