O Dilúvio Global de Noé - parte II

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Avatar do usuário
Lourisvaldo Santana
Forista
Forista
Mensagens: 6719
Registrado em: 20 Fev 2015 17:59
Localização: Guadalupe
Contato:

O Dilúvio Global de Noé - parte II

Mensagem não lida por Lourisvaldo Santana »

Oi, pessoas!

Voltando a postar no blog, depois de uma pausa que eu estava precisando.

Esta postagem não é exatamente uma continuação da postagem anterior, que é uma tradução do JWFacts.

Trata-se de uma resposta a um artigo postado pelo tjcurioso em sua página Desperta.

Há cerca de 10 dias postei um questionamento bíblico no facebook e na sequência dos comentários, em razão de eu ter mencionado minha descrença no dilúvio global, ele me indicou esse artigo de sua página. Não foi escrito por ele, diga-se de passagem, mas é uma repostagem de outro blog.

Em razão de eu ter encontrado incorreções já na leitura inicial, ele me convidou a apontar tais incorreções.

Como disse a ele lá nos comentários do facebook, eu achei uma perda de tempo ler um artigo tão extenso e enfadonho (como se revelou depois) para mostrar incorreções para uma só pessoa. Em razão disso, decidi escrever um artigo para o blog e aqui apresento a todos.

Foram 10 dias de trabalho e talvez mais de 50 horas dedicado a isso, ontem liguei o computador às 4 da manhã e desliguei quase à meia-noite, com poucos intervalos. A dor nas costas estava insuportável.

Bom, pessoas, é isso, espero que gostem!

http://pontosdefe.blogspot.com.br/2017/ ... .html#more

Para uso da moderação---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Marcadores: Dilúvio;
Ver índice geral
Editado pela última vez por Lourisvaldo Santana em 25 Mai 2018 21:58, em um total de 1 vez.
Razão: Inserir marcadores
Índice do fórum: clique para pesquisar; Meus blogs: clique para acessar
Avatar do usuário
Lehh
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 1215
Registrado em: 09 Fev 2017 15:03

Re: O Dilúvio Global de Noé - parte II

Mensagem não lida por Lehh »

:fof0:


Obrigada por compartilhar, irei ler.

Parabéns pelo trabalho e dedicação.
"Pensei o quanto desconfortável é ser trancado do lado de fora; e pensei o quanto é pior, talvez, ser trancado no lado de dentro"-
Virginia Woolf
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: O Dilúvio Global de Noé - parte II

Mensagem não lida por kooboo »

Excelente analise!!!

O que mais me surpreendeu é que apelam até para um darwinismo disfarçado para explicar e suportar o dilúvio -
Seu espanto aumenta consideravelmente quando ler as seguintes palavras da Torre de Vigia:

Alguns pesquisadores têm dito que, se tivesse havido apenas 43 “espécies” de mamíferos, 74 “espécies” de aves e 10 “espécies” de répteis na arca, elas poderiam ter produzido a variedade de espécies conhecidas atualmente (Estudo Perspicaz das Escrituras, volume 1, página 179)

...

Alguns pesquisadores têm dito que, caso houvesse tão poucos exemplares na arca, quanto quarenta e três “tipos básicos” de mamíferos, setenta e quatro “tipos básicos” de aves, e dez tipos básicos de répteis na arca, eles poderiam produzir a variedade de espécies, gêneros e famílias que conhecemos atualmente.

[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
Lourisvaldo Santana
Forista
Forista
Mensagens: 6719
Registrado em: 20 Fev 2015 17:59
Localização: Guadalupe
Contato:

Re: O Dilúvio Global de Noé - parte II

Mensagem não lida por Lourisvaldo Santana »

Quem já pesquisou sobre o dilúvio em sites de língua portuguesa, sabe o quanto é difícil encontrar alguma coisa em meio aos dilúvios de sites e canais do youtube em que apologistas apregoam esse mito.

Mas eventualmente a gente encontra alguma coisa, como o link abaixo.

Ele não é muito abrangente, mas pode ser útil esclarecer para alguns assuntos que no meu post pode não ter ficado tão claro.

“GEOLOGIA” DO DILÚVIO – AFUNDANDO A ARCA DE NOÉ.
Índice do fórum: clique para pesquisar; Meus blogs: clique para acessar
Avatar do usuário
feliciapink
Forista
Forista
Mensagens: 2993
Registrado em: 02 Fev 2015 08:47
Localização: não quero dizer

Re: O Dilúvio Global de Noé - parte II

Mensagem não lida por feliciapink »

Estou lendo aos pouquinhos o artigo conforme o tempo que consigo ter. Adoro seu blog Lourisvaldo.
Parabéns d:4
E se a cada escolha, você optar pela leveza?

Imagem
Avatar do usuário
Ronildo Araujo
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 1207
Registrado em: 17 Abr 2017 20:52

Re: O Dilúvio Global de Noé - parte II

Mensagem não lida por Ronildo Araujo »

Oi Lourisvaldo. Tudo bem? Eu tenho um profundo respeito por você e por toda a sua história. Certamente lerei seu livro algum dia.
Porém sinto que nossos objetivos estão se distanciando. Eu sinto uma responsabilidade enorme de trabalhar pela causa cristã, de fazer algo em prol de algo tão valioso que multidões de pessoas deram suas próprias vidas, muitos como mártires. Homens, mulheres, idosos, adolescentes... Para isso preciso melhorar muito em alguns aspectos.
Li seu texto e também este que você coloca o link.

Embora estes textos indiquem que não houve um Dilúvio global, salvo que Deus tenha realizado muitos milagres no caso do Dilúvio ter sido global, eles não excluem a noção de que o Dilúvio tenha sido uma grande catástrofe local que Deus causou milagrosamente para acabar com circunstâncias extremamente nocivas como no caso dos relatos de Sodoma e Gomorra.
Porém seu texto e o outro seguem a linha de: "A Bíblia afirma que o Dilúvio foi global e nós provamos que o Dilúvio não foi global, portanto declaramos que o relato é um mito, de modo que podemos concluir que muitos relatos da Bíblia são mitos".
Porém considero um grande engano pensar, escrever e ensinar propondo esta relação de circunstâncias. Embora o relato bíblico do Dilúvio pareça que se refere ao globo inteiro, está noção é apenas de quem lê! Não tem como alguém provar que o escritor tinha isto em mente! E mesmo que o escritor, por falta de noção do tamanho do globo terrestre tenha pensado que o Dilúvio abrangeu toda a terra habitada, temos que levar em consideração o conhecimento que ele tinha do assunto, porque sabemos que 15 séculos adiante, Saulo de Tarso cometeu este mesmo erro (aos nossos olhos, com o conhecimentos que temos 20 séculos depois) ao dizer que as boas novas foram pregadas em "toda a terra habitada". Porém sabemos que esta "toda a terra habitada", não estavam incluídas centro-sul da África, America, ilhas britânicas, Escandinávia, as grandes regiões onde hoje estão a Rússia e a China e todos os territórios envolvendo Indonésia, Japão e Austrália. Infelizmente as pessoas ficam tão envolvidas com uma causa, que não se apercebem das várias falhas que sua explicação tem ou de pelo menos uma falha gravíssima que mexe com toda a estrutura da tese defendida.
Ora, eu tenho certeza que no primeiro século no minimo dois terços da terra habitada não haviam ouvido as boas novas. Seria correto eu declarar que foi um mito esta pregação por causa disto? Não seria mais sensato relativizar e aceitar que Paulo se referiu ao mundo conhecido por ele e da cultura da qual ele era parte?
Do mesmo modo esta noção pode se aplicar ao Dilúvio bíblico. A região abrangida pelo Dilúvio pode ter sido sim apenas a Mesopotâmia e regiões vizinhas, mesmo o escritor pensando que era toda a terra habitada. De modo que o erro não está no relato, mas em quem explica o relato. É evidente que o Dilúvio não foi global, mas isto de modo nenhum desqualifica o texto bíblico!
Isto resolve todo o problema da temática animais na arca, visto que apenas as espécies necessárias para salvar a fauna locam entram nela. Enquanto isto os pinguins continuaram na Antártica, os ursos polares no Ártico e os cangurus na Austrália! Talvez nem elefante, girafa ou rinoceronte tenham entrado nesta arca!
De modo que achei muito precipitado sua afirmação de que ou Jesus não fez a tal afirmação sobre o Dilúvio, ou se fez simplesmente não é quem os cristãos dizem que é. Jesus simplesmente se referiu ao Dilúvio bíblico, não ensinou que abrangeu todo o globo terrestre!
É com muito pesar que tenho que lhe avisar que preciso remover você da minha lista de amigos do meu face. É triste que tenha que fazer isso, mas eu não posso ser instrumento de propaganda, mesmo que indiretamente, de alguém que está convencido que há mitos e fraudes no texto bíblico, porque isto é uma noção deturpada. Por outro lado é um dos assuntos mais sérios que existe na humanidade. E alguém pode acessar seu texto por consultar meus amigos no face. Sinto que se fosse uma influência neste sentido estaria trabalhando pela causa contrária ao motivo da morte de Cristo!
Abraços e desejo-lhe muita paz.
A base do Cristianismo verdadeiro, aprovado por Cristo, é o amor de Deus.
A vida e a morte de Jesus Cristo é a confirmação deste amor.
Avatar do usuário
KOSTA
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3751
Registrado em: 22 Set 2011 20:06
Localização: Portugal

Re: O Dilúvio Global de Noé - parte II

Mensagem não lida por KOSTA »

Romildo

O louro tem feito um óptimo trabalho.

Trollar ele é desonesto.

Se calhar é mais cristão do ke muitos que se armam em santinhos.

Quando você fizer o mesmo que ele poderá criticar.

In felizmente você não fez nem metade do Lourisvaldo em defesa do cristianismo.
NÃO TEMAS AQUELES QUE BUSCAM PELA VERDADE, MAS TEME ANTES OS QUE AFIRMAM TEREM A VERDADE
Avatar do usuário
Sra Winchester
Forista
Forista
Mensagens: 213
Registrado em: 06 Fev 2017 10:53

Re: O Dilúvio Global de Noé - parte II

Mensagem não lida por Sra Winchester »

Ronildo,
Para que serviu o diluvio? Se a maldade foi herdada de Adão e Eva, Deus não sabia que não adiantaria destruir tudo e deixar um humano imperfeito vivo?

Não faz sentido crer na lenda do diluvio.
Avatar do usuário
Ronildo Araujo
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 1207
Registrado em: 17 Abr 2017 20:52

Re: O Dilúvio Global de Noé - parte II

Mensagem não lida por Ronildo Araujo »

KOSTA escreveu:Romildo

O louro tem feito um óptimo trabalho.

Trollar ele é desonesto.

Se calhar é mais cristão do ke muitos que se armam em santinhos.

Quando você fizer o mesmo que ele poderá criticar.

In felizmente você não fez nem metade do Lourisvaldo em defesa do cristianismo.

Oi Kosta. Difícil responder este seu comentário. Especialmente porque você se concentrou na pessoa do Lourisvaldo ao invés de ter se concentrado nos argumentos que usei em meu comentário. Eu sinceramente não consigo entender o porquê você está usando palavras tão duras, não usei estas palavras duras para o Lourisvaldo.
Bem, mas já que você levantou estas questões vamos lá:
Como eu tinha falado anteriormente, tenho o maior respeito pelo Lourisvaldo. Ele certamente seria uma pessoa que eu faria questão de conhecer melhor e tomar uma refeição com ele. Aliás nem se trata de respeito, é carinho mesmo. Me identifico com a sua vida, sua história. Ele foi o primeiro do fórum que fiz questão de estabelecer um contato, pessoa super honesta e transparente. Eu espero muito que o Lourisvaldo me entenda no que estou discordando dele. Mas como suas palavras são duras Kosta, vale à pena analisar cada frase.

Você disse: O Louro tem feito um ótimo trabalho.
Eu digo: Bem, isto depende do ponto de vista e do que você está falando. Se você está dizendo que ele é honesto, transparente, que tem ajudado muitas pessoas a se libertarem da Torre, nisto você tem razão. Eu concordo plenamente e acho que ele é um exemplo correto entre nós.

Você disse: trollar ele é desonesto.
Eu digo: Onde e como eu trollei o Lourisvaldo e como estou sendo desonesto com ele?

Você disse: Se calhar, ele é muito mais cristão do que muitos que se armam de santinhos.
Eu digo: Bem, isto pode ser um julgamento seu. Ma você não está afirmando né? Este se calhar tem o sentido de talvez, daí fica assim: talvez ele seja muito mais cristão do que muitos que se armam de santinhos. Pode ser Kosta, você pode ter razão. Mas daí fica a questão, já que você escreveu para mim: será que eu estou me armando ou fazendo-se parecer de santinho, de justo aos olhos dos outros? Bom, se este for o caso, com certeza não estarei dando exemplo perante Cristo.

Você disse: Quando você fizer o mesmo que ele poderá criticar.
Eu digo: Taí uma questão importante Kosta. Jesus nunca expressou uma frase deste tipo. Nem qualquer outro escritor bíblico. Nem todos fazem a mesma coisa ou num mesmo grau, disso Cristo falou. Mas em que sentido você usa a palavra criticar Kosta? Eu não critiquei adversamente a pessoa do Lourisvaldo, eu critiquei adversamente o texto que ele escreveu. Se há algum erro no que escrevi quando critiquei adversamente o texto dele sobre o dilúvio, me mostre, por favor!

Você disse:Infelizmente você não fez nem metade do Lourisvaldo em defesa do cristianismo.
Eu digo: Mas onde está esta questão Kosta? Quem está querendo competir? Se o Lourisvaldo já fez muita coisa em prol do cristianismo, parabéns para ele! Que continue fazendo e receba a aprovação de Deus e de Cristo!

A Bíblia é fantástica! toda vez que eu tenho um embate com alguém, me lembro de uma ou mais observações que ela faz! Desta vez me lembrei da parte que fala: "Todo homem tem de ser rápido no ouvir, vagaroso no furor e vagaroso no falar".

Que trabalhemos em prol do cristianismo também Kosta!
A base do Cristianismo verdadeiro, aprovado por Cristo, é o amor de Deus.
A vida e a morte de Jesus Cristo é a confirmação deste amor.
Avatar do usuário
Ronildo Araujo
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 1207
Registrado em: 17 Abr 2017 20:52

Re: O Dilúvio Global de Noé - parte II

Mensagem não lida por Ronildo Araujo »

Sra Winchester escreveu:Ronildo,
Para que serviu o diluvio? Se a maldade foi herdada de Adão e Eva, Deus não sabia que não adiantaria destruir tudo e deixar um humano imperfeito vivo?

Não faz sentido crer na lenda do diluvio.
Bem Sra Winchester, embora eu não seja um mensageiro de Deus ou alguém que tenha algum tipo de conhecimento especial, acredito que dá para responder satisfatoriamente estas questões.
Só gostaria de ratificar que o Dilúvio fica parecendo uma lenda de a pessoa explicar ele como sendo global, exatamente como o Lourisvaldo aborda. Porém, se entendermos que o escritor bíblico estava se referindo ao mundo conhecido deles, aí a coisa muda totalmente de figura. Daí vira um milagre da parte de Deus semelhante à separação do Mar Vermelho, destruição de Sodoma e Gomorra, maná caindo do céu, destruição milagrosa de um milhão de etíopes que vieram lutar contra Israel, entre tantos outros eventos anti científicos citados na Bíblia, sendo maior proporcionalmente, claro.
Quanto à para que serviu o Dilúvio, como acredito que Deus não criou a humanidade para ficar matando por esporte, acredito que ele usou medidas severas para acabar de vez com alguma circunstância que se por acaso ele tivesse deixado a coisa rolar, o mundo teria se tornado muito pior do que é hoje. No caso, seriam medidas de contenção, paliativas, até chegar o momento de resolver o problema de uma vez por todas! Apenas citando um exemplo: vamos supor que Deus não tivesse destruído as nações cananéias. Vamos supor que Deus tivesse levado seu povo para outra área, mesmo distante daquela região, como li num artigo que certa pessoa desdenhosamente escreveu recentemente. Quem pode garantir que aos poucos eles não uniriam aqueles reinos e fariam um grande império, conquistando o Egito, Babilônia e mudando drasticamente tudo o que realmente aconteceu? Espalhando sua cultura e seus valores permanentemente mundo afora? Neste caso poderíamos assistir sacrifícios de bebês à Baal pela pela TV a cabo ou até mesmo na TV aberta! E haveriam muitas pessoas que gostariam de ver, já que toda a cultura mundial havia mudado! Simplificando Sra Winchester: Deus, sendo Deus, tem o poder de calcular: Que situação miserável, se eu matar tudo agora, o sofrimento causado e até o número de mortes será bem menor do que se eu deixar esta situação persistir por 40 séculos adiante! Ou seja, se Ele agir, recebe duras críticas, se não agir, fica pior ainda! Acredito que o mundo seria bem pior se ele não tivesse tomado qualquer uma das ações drásticas que tomou no passado! Mas tudo se resolverá, porque Deus não desistiu de nós! Jesus já forneceu o resgate!
A base do Cristianismo verdadeiro, aprovado por Cristo, é o amor de Deus.
A vida e a morte de Jesus Cristo é a confirmação deste amor.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 117 visitantes