Carta de um ex-crente para um crente.

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
André Felix
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 3906
Registrado em: 01 Nov 2008 09:42

Carta de um ex-crente para um crente.

Mensagem não lida por André Felix »

Fonte: http://agnosticismos.blogspot.com/2008/ ... rente.html

Bem kra! Eu não queria 'discutir' isso contigo, porque sei como vc pensa a respeito! Só te digo uma coisa. Eu mudei bastante desde aquela época! Algumas coisas ficaram outras foram embora e outras se modificaram.

A vida me moldou assim! Sei em que vc crê e no que pensa que é certo, mas conceitos existem muitos, o seu certo pode não ser o certo pra alguém (embora vc possa dizer q é o ‘certo geral’ e tal, do único deus, isso vai longe se eu for falar!), mas vc tem q ter argumentos para mostrar q está certo! Não estou duvidando de deus (?), apenas de uma forma de deus, criada para manter a mente das pessoas bem pequenas.

Eu tenho ‘deus’ dentro de mim. Embora eu esteja fazendo algo que ñ seja 'certo', posso até mudar minhas atitudes, mas não minha personalidade e quem eu sou por dentro, isso ñ pode ser mudado! Não venha me dizer q Jesus faz isso. Senão ele teria feito na época em que eu o servia firmemente! Pelo contrário... acho q ele até me ajudou a me tornar o q sou! kra, desculpa, eu ñ queria falar sobre isso...

Nós temos idéias diferentes! Respeito sua opinião e agradeço sua preocupação.
Mas quero q saiba que eu estou feliz e bem comigo mesmo.

O q nos resta é respeitarmos a opinião um do outro e o tempo é o 'grande mestre' da sabedoria. Espero que vc esteja bem, isso é tudo o q mais desejo! Todos bem com seus pensamentos e escolhas.

'A vida é feita de escolhas. E toda ação tem uma reação!'

Bahhh... kra, isso é muito complexo... Eu nem tenho mais neurônios pra queimar... hehehe

Mas o mais importante é q estejamos bem e agradando a deus, ou a si mesmo, cada um de sua forma! Mesmo assim ore por mim... Se eu estiver errado, quem sabe, ele ñ se lembre da época em q eu o servia 'cegamente' e me tome novamente como servo... E ainda mude meus pensamentos ne, já q ele é contra! Sei q ele tem poder pra isso... ;)
O pensamento é o ensaio da ação.
Sigmund Freud
Avatar do usuário
Alessandra
Forista
Forista
Mensagens: 783
Registrado em: 01 Nov 2008 14:03
Localização: São Paulo, SP

Re: Carta de um ex-crente para um crente.

Mensagem não lida por Alessandra »

Acho interessante a forma com que ele deixa claro que não está sendo categórico. Isso é importante, pelo simples fato de vc não excluir nenhuma teoria e se autoafirmar (não sei se essa porra tem ou não hífen) dono da verdade.
Eu sempre tive um pouco de cuidado ao afirmar que não acreditava em Deus. Sempre deixei margem pra que a "metamorfose ambulante" agisse.
E ela agiu... :oops:
"Ame a Deus de todo o coração. Ame ao próximo como a si mesmo. Ame os seus inimigos e ore pelos que o perseguem." Todo o resto, é conversa fiada.
André Felix
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 3906
Registrado em: 01 Nov 2008 09:42

Re: Carta de um ex-crente para um crente.

Mensagem não lida por André Felix »

Alessandra escreveu: Acho interessante a forma com que ele deixa claro que não está sendo categórico. Isso é importante, pelo simples fato de vc não excluir nenhuma teoria e se autoafirmar (não sei se essa porra tem ou não hífen) dono da verdade.
Eu sempre tive um pouco de cuidado ao afirmar que não acreditava em Deus. Sempre deixei margem pra que a "metamorfose ambulante" agisse.
E ela agiu... :oops:

Eu acho interessante a parte que ele diz:
posso até mudar minhas atitudes, mas não minha personalidade e quem eu sou por dentro, isso ñ pode ser mudado! Não venha me dizer q Jesus faz isso. Senão ele teria feito na época em que eu o servia firmemente! Pelo contrário... acho q ele até me ajudou a me tornar o q sou! kra, desculpa, eu ñ queria falar sobre isso...
Ele afirma que mudou suas atitudes, não a sua personalidade, "quem eu sou por dentro" permanece, conclui.
Meu irmão que continua TeJota disse recentemento ao meu respeito:
O André nunca muda. É sempre o mesmo.
Eu deixei de ser testemunha de Jeová. Passei por uma fase muito difícil, de desesperança, de abuso de bebidas alcoólicas, chorei e fiquei muito chateado com o suícidio do meu irmão (aliás, hoje está completando um ano que ele foi encontrado morto num quarto de um hotel), mas nunca deixei de ser "eu mesmo". As atitudes mudam mas a personalidade permanece? Ou será que a personalidade, "o que somos por dentro", às vezes perde o controle sobre as atitudes exteriores? Será uma questão de comando? "O que somos por dentro" deve estar no comando das nossas atitudes?
Gostei também do seu comentário:
Alessandra escreveu: Isso é importante, pelo simples fato de vc não excluir nenhuma teoria e se auto-afirmar dono da verdade.
Acho que deve ter hífen ...
Como foi comentado pelo ex-crente o conceito de Deus pode mudar, a palavra "deus" é carregada de conceitos culturais, temporais, mas eu também acho ser arriscado descartar totalmente a possibilidade de existir algum tipo de inteligência. Nós conceituamos a realidade, criamos rótulos, teorias, explicações e acabamos confundindo essas representações com a realidade. E as representações conceituais, o nosso mundo simbólico, não são suficientemente amplos para descrever toda a realidade. Simplesmente não abarcam tudo.
Eu conversei com meu irmão muitas e muitas vezes sobre essa idéia fixa que ele tinha de se matar. Nada parecia funcionar. Ele não parecia sequer escutar. Ele abraçou uma idéia e continuou com ela até as últimas consequencias. O "dono da verdade" se apega a ela, a abraça, afunda com o peso dela e mantem os seus braços imobilizados, segurando o objeto do seu apego?
Mas e se eu tivesse uma verdade, se eu posasse como dono de uma "verdade"... Eu teria sido mais convincente? Ele se matou por ter seguido atitudes exteriores, falsas e preciptadas? Tudo isso criou uma crosta que afastou ele dele mesmo?
Não sei.
Mas e seu eu tivesse posado com ares de quem sabe?
Editado pela última vez por André Felix em 11 Jun 2009 08:59, em um total de 1 vez.
O pensamento é o ensaio da ação.
Sigmund Freud
Avatar do usuário
Pássaro
Forista
Forista
Mensagens: 10692
Registrado em: 01 Nov 2008 08:45
Localização: bahia
Contato:

Re: Carta de um ex-crente para um crente.

Mensagem não lida por Pássaro »

As coisas que nos afligem em determinados momentos nós fazem crescer! Não no sentido cristão da coisa, mas como pessoas, como entender situações, depois que superamos qualquer adversidade!
O barco da torre tá afundando?
Avatar do usuário
pascoalnaib
Administrador
Administrador
Mensagens: 7567
Registrado em: 31 Out 2008 16:34
Localização: Fortaleza-CE
Contato:

Re: Carta de um ex-crente para um crente.

Mensagem não lida por pascoalnaib »

Mas quero q saiba que eu estou feliz e bem comigo mesmo.
Acho essa frase um resumo de uma vida saudável! Aquele mandamento de amar o seu irmão como a si mesmo era para ser o primeiro...o amar a Deus seria uma consequência desse.
Avatar do usuário
pascoalnaib
Administrador
Administrador
Mensagens: 7567
Registrado em: 31 Out 2008 16:34
Localização: Fortaleza-CE
Contato:

Re: Carta de um ex-crente para um crente.

Mensagem não lida por pascoalnaib »

André cita:
Eu conversei com meu irmão muitas e muitas vezes sobre essa idéia fixa que ele tinha de se matar. Nada parecia funcionar. Ele não parecia sequer escutar. Ele abraçou uma idéia e continuou com ela até as últimas consequencias. O "dono da verdade" se apega a ela, a abraça, afunda com o peso dela e mantem os seus braços imobilizados, segurando o objeto do seu apego?
Mas e se eu tivesse uma verdade, se eu posasse como dono de uma "verdade"... Eu teria sido mais convincente?
André...um dono da verdade contra outro dono da verdade em que resulta?
Acredito que você agiu da forma mais adequada e na minha opinião (diante de todos os depoimentos desde quando ocorreu o suicídio) você tenha conseguido até adiar várias vezes o intento dele. Minha opinião é que se você posasse como um outro dono da verdade talvez tivesse ocorrido esse trágico acontecimento até mais cedo. :|
André Felix
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 3906
Registrado em: 01 Nov 2008 09:42

Re: Carta de um ex-crente para um crente.

Mensagem não lida por André Felix »

Pássaro escreveu:As coisas que nos afligem em determinados momentos nós fazem crescer! Não no sentido cristão da coisa, mas como pessoas, como entender situações, depois que superamos qualquer adversidade!
Tem razão.
O sentido extritamente cristão envolve em boa parte das vezes a culpa, o medo e interesses pessoais, principalmente os de salvar a própria pele. A pessoa deixa de fazer algo para não "desagradar a Deus", para não "perder o seu direito de vida eterna", para não ser alvo da desaprovação e do desagrado dos outros crentes, para não ser desassociado, expulsa, excluída, esculachada, esculhambada. Ela não cresce pois apenas passa a imitar o que parece ser uma atitude madura, correta, adequada. Não que o cristianismo necesariamente seja assim ou exija isso das pessoas. Mas as lideranças cristãs acabam levando muitas pessas à esse tipo de comportamento. Pessoas maduras, que crescem por si, superando adversidades, aprendendo mediante as próprias situações, alegadamente colocam em risco a existência das igrejas, dos seus ministros, das suas gráficas, produtoras, do seu comércio. Existe a necessidade de se manter sempre um vínculo de dependência por isso não interessa às igrejas que os seus seguidores 'avancem à madureza', mas que continuem apenas no 'alicerce', conforme Hebreus 6:1 na TNM.
O pensamento é o ensaio da ação.
Sigmund Freud
André Felix
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 3906
Registrado em: 01 Nov 2008 09:42

Re: Carta de um ex-crente para um crente.

Mensagem não lida por André Felix »

pascoalnaib escreveu:André...um dono da verdade contra outro dono da verdade em que resulta?
Acredito que você agiu da forma mais adequada e na minha opinião (diante de todos os depoimentos desde quando ocorreu o suicídio) você tenha conseguido até adiar várias vezes o intento dele. Minha opinião é que se você posasse como um outro dono da verdade talvez tivesse ocorrido esse trágico acontecimento até mais cedo. :|
Pode ser.
A coisa foi se encaminhando para uma direção em que as ações dele se tornavam cada vez mais fora de controle. Mas, embora possa parecer o contrário, eu não me martirizo pelo ocorrido. Apenas lamento. Acho que é do ser humano ficar especulando "e se"...
Mas passa.
Obrigado pelas palavras.
O pensamento é o ensaio da ação.
Sigmund Freud
Avatar do usuário
shurelambers
Forista
Forista
Mensagens: 1717
Registrado em: 03 Nov 2008 10:18
Localização: São Paulo - Capital

Re: Carta de um ex-crente para um crente.

Mensagem não lida por shurelambers »

André Felix escreveu:Tem razão.
O sentido extritamente cristão envolve em boa parte das vezes a culpa, o medo e interesses pessoais, principalmente os de salvar a própria pele. A pessoa deixa de fazer algo para não "desagradar a Deus", para não "perder o seu direito de vida eterna", para não ser alvo da desaprovação e do desagrado dos outros crentes, para não ser desassociado, expulsa, excluída, esculachada, esculhambada. Ela não cresce pois apenas passa a imitar o que parece ser uma atitude madura, correta, adequada. Não que o cristianismo necesariamente seja assim ou exija isso das pessoas. Mas as lideranças cristãs acabam levando muitas pessas à esse tipo de comportamento. Pessoas maduras, que crescem por si, superando adversidades, aprendendo mediante as próprias situações, alegadamente colocam em risco a existência das igrejas, dos seus ministros, das suas gráficas, produtoras, do seu comércio. Existe a necessidade de se manter sempre um vínculo de dependência por isso não interessa às igrejas que os seus seguidores 'avancem à madureza', mas que continuem apenas no 'alicerce', conforme Hebreus 6:1 na TNM.
Verdade.
É triste ver que algumas pessoas precisam de uma muleta, precisam de algo ou alguém que diga a elas o que deve ser feito. Me lembra muito a brochura "O Que Deus Requer". Poxa, Deus precisa de uma gráfica no Brooklin pra dizer pra mim o que ele quer? Oras!!! Algumas atitudes já são implícitas no ser humando. A vontade de ajudar o próximo, o amor entre amigos, a sacralidade da vida! A honestidade. Não é um livro ou uma religião que tem que dizer pra mim o que eu tenho que fazer. Mas é mais cômodo, é mais fácil, abrir um livro e dizer: "Olha... Deus tá falando.. é o que ele quer que façamos!". Assim a gente não precisa pensar, não precisa arcar com o peso das nossas decisões. Tá tudo ali.. bonitinho, escritinho.
Hoje eu sou exatamente o mesmo que eu era quando estava na Torre. Não é participando ou não de uma religião que a gente deixa de ser quem é no íntimo.
Lembro bem de um amado irmão que dizia: Filho... a bíblia pode até ajudar a personalidade.. mas não muda o nosso "gênio". Por gênio entenda-se a essência do ser humano, ou alma, afinal antes de ser tj ele tinha sido espírita e ainda carregava alguns conceitos com ele.

É lamentável ver que muitos acham que quando deixamos um grupo religioso, vamos passar a ser bandidos, desonestos, promíscuos, etc. Somos o que somos. Devemos nos aceitar, independente de estarmos ou não numa religião.
É mais triste ainda a imposição que muitos fazem dizendo que "temos que ter Jesus no coração", precisamos "aceitar a Deus", como se pra isso fosse necessário se reunir semanalmente, "cantar louvores", etc..

Gosto muito das obras do tão criticado José Maria Escrivá, fundador do Opus Dei. Ele diz que uma das melhores maneiras de se louvar a Deus não é "orando incessantemente", nem "cantando louvores", ou se reunindo com outros crentes. É sim, trabalhando, dando o melhor de si no dia a dia. Trabalhando muito. Dando duro. Afinal cabeça vazia é oficina do Diabo. O trabalho duro (quando falo isso não falo de quebrar pedras) enche a mente, produz riquezas, distribui dividendos, traz reconforto.
Os beneditinos a muito tempo já dizem isso : Ora et Labora. Sendo que o "labora" mais que o "ora".

Quando será que veremos a necessidade de "avançar a madureza" sem a necessidade de muletas religiosas?
Avatar do usuário
AGNOSTICO
Forista
Forista
Mensagens: 350
Registrado em: 17 Nov 2008 18:08
Localização: fortaleza

Re: Carta de um ex-crente para um crente.

Mensagem não lida por AGNOSTICO »

André,

Seu irmão era tj?

Desculpe mas não conheço a sua Historia!
"O pensamento sobrenatural no adulto é o resíduo dos erros conceituais da infancia que não foram devidamente eliminados".
Trancado

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes