Deus e Eli: Diferentes, mas iguais?

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Avatar do usuário
Rafidhi
Forista
Forista
Mensagens: 250
Registrado em: 17 Jul 2015 18:22

Deus e Eli: Diferentes, mas iguais?

Mensagem não lida por Rafidhi »

Estava lendo há pouco o primeiro livro de Samuel. Estive pensando ontem nisso há noite toda e hoje pela manhã tive vontade de dar uma conferida. Neste livro, lemos a história do sacerdote Eli que embora fosse um homem muito bom e justo, tinha dois filhos pecadores. Eles não levavam a sério seus deveres nem o de seu pai. Cometiam iniquidades de todo tipo (inclusive imoralidade sexual). Deus mandou um profeta anônimo avisar ao velho pai que seus filhos morreriam e sua descendência seria destruída. Num único dia, morreram não só os dois filhos rebeldes, como também o pai e a nora dele. A explicação para o castigo do velho é que ele não repreendia os filhos; sabia dos pecados deles e deixava pra lá. Mas tem um detalhe: alguns versículos atrás, podemos ler que Eli chamou a atenção dos filhos e pediu que eles mudassem de atitude.
Eu nunca havia pensado nisso, mas a ideia me veio à cabeça ontem a noite e está martelando até agora: porque há tanto sofrimento no mundo? Porque as pessoas pecam? Porque os homens estupram as mulheres? Porque as mulheres matam ou abandonam seus filhos pequenos? Porque os filhos que escapam maltratam seus pais na velhice? Porque tem gente que mata gente só porque deu vontade?
Não seria porque o pai da humanidade permite? Não seria porque ele vê e não faz nada? Eli era já um homem muito idoso, fraco e cego. O que ele poderia fazer contra seus dois filhos? Se ele fosse corrigi-los severamente, se daria muito mal. Mas o Pai da Humanidade nunca envelhece, nunca fica cansado, nunca fica cego. Qual é a desculpa para não agir e deixar o mal sempre prevalecendo? Só para que a gente saiba que Adão pecou um dia? Mas quem foi Adão? Porque eu preciso saber da história de um homem que (supostamente) viveu há milênios atrás? Se eu não testemunhei nada disso, Deus não teria necessidade de me provar nada. A explicação TJ para a existência do mal no mundo é muito falha, mas como eu nunca fui TJ, refiro-me aqui a todas as religiões em geral. Qual é a verdadeira finalidade de deixar o mundo continuar sendo a zona que é? Afinal de contas, quanto mais o tempo passa, mais gente peca e mais gente vai ser destruída (ou queimada eternamente) pelo Deus que só nos ama e só quer o nosso bem.
Deus e Eli (de acordo com a Bíblia, ou com a versão TJ dela) são iguais. Mas por razões diferentes. O pai humano era por pura fraqueza. O pai espiritual era porque... porque sim!
Deusmeodeia
Troll desativado
Mensagens: 106
Registrado em: 26 Jun 2017 19:48

Re: Deus e Eli: Diferentes, mas iguais?

Mensagem não lida por Deusmeodeia »

Veja meu tópico DEUS NÃO DEVIAM TER CRIADO O MUNDO.Olha,essa de provar pra nós que governos humanos não funcionam, a questão da soberania, etc..não engulo mais!; mesmo porque quando eles iam construir a torre de babel, Deus interveio, alegando que o objetivo deles seria alcançado..realmente não sei, e compartilho sua dúvida.
Avatar do usuário
Ronildo Araujo
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 1207
Registrado em: 17 Abr 2017 20:52

Re: Deus e Eli: Diferentes, mas iguais?

Mensagem não lida por Ronildo Araujo »

Bem Fafidhi, sua postagem é parecida com a que saiu ontem da mente do forista deusmeodeia com o tópico: Deus não deveria ter criado o mundo. Com a diferença que você fez um paralelo com Eli. Como podemos ter certeza que se Eli fosse procurar ajuda com outros homens nobres de Israel ele não seria bem sucedido em aplicar a Lei de Israel sobre seus filhos? Agora com respeito a tanto sofrimento que o mundo produz com a permissão de Deus, é uma coisa que me incomoda muito também, é cada crime! Mas você não concorda que a medida que o tempo passa também ocorre coisas boas? Foi o que falei ontem. Eu acredito no amor de Deus pelas coisas boas que eu vejo no mundo. Você é uma prova disso, à medida que procura ser uma pessoa boa e odeia estas injustiças, assim como também o deusmeodeia. A questão é: o quão sábio é fazer uma pregação desqualificando o único que pode fazer o final ser feliz? Sim, porque se nós dependêssemos única e exclusivamente do homem e sua "racionalidade", estaríamos literalmente sem futuro. O passado e o presente comprovam isso. Ou você acha que foi Deus que criou a bomba atômica? Só para citar uma de várias "atividades" nefastas que houveram na humanidade. Sinceramente, sugiro que você faça uma pesquisa séria sobre inferno para você decidir se acredita ou não em tormento eterno, isso será benéfico para você.
A base do Cristianismo verdadeiro, aprovado por Cristo, é o amor de Deus.
A vida e a morte de Jesus Cristo é a confirmação deste amor.
Avatar do usuário
Rafidhi
Forista
Forista
Mensagens: 250
Registrado em: 17 Jul 2015 18:22

Re: Deus e Eli: Diferentes, mas iguais?

Mensagem não lida por Rafidhi »

Deusmeodeia escreveu:Veja meu tópico DEUS NÃO DEVIAM TER CRIADO O MUNDO.Olha,essa de provar pra nós que governos humanos não funcionam, a questão da soberania, etc..não engulo mais!; mesmo porque quando eles iam construir a torre de babel, Deus interveio, alegando que o objetivo deles seria alcançado..realmente não sei, e compartilho sua dúvida.
Acabei de ver seu tópico; é parece que concordamos em algumas coisas.
Mudando de assunto, como é que faz pra deixar a letra assim mais escura? Fica mais confortável aos meus olhos rsrs
Deusmeodeia
Troll desativado
Mensagens: 106
Registrado em: 26 Jun 2017 19:48

Re: Deus e Eli: Diferentes, mas iguais?

Mensagem não lida por Deusmeodeia »

Rafidhi escreveu:
Deusmeodeia escreveu:Veja meu tópico DEUS NÃO DEVIAM TER CRIADO O MUNDO.Olha,essa de provar pra nós que governos humanos não funcionam, a questão da soberania, etc..não engulo mais!; mesmo porque quando eles iam construir a torre de babel, Deus interveio, alegando que o objetivo deles seria alcançado..realmente não sei, e compartilho sua dúvida.
Acabei de ver seu tópico; é parece que concordamos em algumas coisas.
Mudando de assunto, como é que faz pra deixar a letra assim mais escura? Fica mais confortável aos meus olhos rsrs
aqu inão tá escura, sei lá.. Deve ser cada celular é diferente.. Vc usa Facebook?
Avatar do usuário
Rafidhi
Forista
Forista
Mensagens: 250
Registrado em: 17 Jul 2015 18:22

Re: Deus e Eli: Diferentes, mas iguais?

Mensagem não lida por Rafidhi »

Ronildo Araujo escreveu:Bem Fafidhi, sua postagem é parecida com a que saiu ontem da mente do forista deusmeodeia com o tópico: Deus não deveria ter criado o mundo. Com a diferença que você fez um paralelo com Eli. Como podemos ter certeza que se Eli fosse procurar ajuda com outros homens nobres de Israel ele não seria bem sucedido em aplicar a Lei de Israel sobre seus filhos? Agora com respeito a tanto sofrimento que o mundo produz com a permissão de Deus, é uma coisa que me incomoda muito também, é cada crime! Mas você não concorda que a medida que o tempo passa também ocorre coisas boas? Foi o que falei ontem. Eu acredito no amor de Deus pelas coisas boas que eu vejo no mundo. Você é uma prova disso, à medida que procura ser uma pessoa boa e odeia estas injustiças, assim como também o deusmeodeia. A questão é: o quão sábio é fazer uma pregação desqualificando o único que pode fazer o final ser feliz? Sim, porque se nós dependêssemos única e exclusivamente do homem e sua "racionalidade", estaríamos literalmente sem futuro. O passado e o presente comprovam isso. Ou você acha que foi Deus que criou a bomba atômica? Só para citar uma de várias "atividades" nefastas que houveram na humanidade. Sinceramente, sugiro que você faça uma pesquisa séria sobre inferno para você decidir se acredita ou não em tormento eterno, isso será benéfico para você.
Oi Ronildo Araújo, tudo bem?
Então, concordo com você em algumas partes e discordo em outras. Primeiro, eu sei sim que tem muitas coisas boas no mundo. Eu mesma conheço o amor das pessoas sinceras, e já fui beneficiada com isso. Mas vemos muito mais coisas ruins do que coisas boas. Não estou fazendo pregação, até porque não gosto disso e nem tenho esse hábito. Você pode procurar no meu perfil que minhas postagens são bem escassas. Mas sua resposta abre caminho para outras pergunta: "o quão sábio é fazer uma pregação desqualificando o único que pode fazer o final ser feliz?" Se Ele é o único que pode fazer o final ser feliz, significa que Ele é muito poderoso. Então porque não agora? Porque só no final? Além disso, essa pergunta dá a entender que se não falarmos bem dele, ele não fará o final feliz NUNCA. O homem é irracional, eu sei. Mas aprendemos que fomos criados à imagem e semelhança de Deus. Quando preguntamos "como assim?" somos respondidos que Deus nos deu capacidade de amar, de diferenciar o certo do errado, etc, etc. Então porque é que somos assim tão irracionais? Deus não criou a bomba atômica, é certo. Ainda bem que não foi Ele quem a criou. Porque quando Ele resolveu tirar vidas, destruiu o mundo inteiro, preservando apenas uma família. A Terra só ficou porque ele usou água. Imagina se Ele tivesse criado uma bomba super ultra mega atômica? A Terra seria reduzida a bilhões de partículas de poeira vagando no Universo. Quem criou tal artefato, como você mesmo disse, o fez com permissão de Deus. E porque o homem teve tamanha ânsia de destruir tantas vidas de uma só vez (duas cidades inteiras e mais um bocado de gente)? Porque o homem foi criado à imagem e semelhança do Deus que matou a população da Terra inteira, e depois "se arrependeu". Novamente traçando um paralelo entre Deus e suas criaturas, a única diferença que vejo neste caso é o tamanho do poder. Os caras que detonaram a bomba tinham poder para tirar inúmeras vidas, mas não tinham poder para substituí-las. Deus, depois de matar todos, encheu a Terra novamente, através de Noé. Simples, assim, como se as pessoas fossem objetos descartáveis, que podem ser substituídos. Como se aquelas pessoas merecessem morrem AFOGADAS. Deve ser terrível, não? Mães vendo seus filhos morrendo afogados, maridos vendo suas espoas morrendo afogadas e ninguém podendo salvar ninguém.
Já me recomendaram ler a Bíblia para entender melhor a Deus, mas cada vez que a leio, e vejo os absurdos que estão ali, me sinto cada vez pior... :2
Eu respeito muito a sua opinião, você se expressa muito bem. d:8 Mas esses questionamentos, creio que nunca mais sairão de minha cabeça...
Avatar do usuário
Rafidhi
Forista
Forista
Mensagens: 250
Registrado em: 17 Jul 2015 18:22

Re: Deus e Eli: Diferentes, mas iguais?

Mensagem não lida por Rafidhi »

Rafidhi escreveu:
Deusmeodeia escreveu:Veja meu tópico DEUS NÃO DEVIAM TER CRIADO O MUNDO.Olha,essa de provar pra nós que governos humanos não funcionam, a questão da soberania, etc..não engulo mais!; mesmo porque quando eles iam construir a torre de babel, Deus interveio, alegando que o objetivo deles seria alcançado..realmente não sei, e compartilho sua dúvida.
Acabei de ver seu tópico; é parece que concordamos em algumas coisas.
Mudando de assunto, como é que faz pra deixar a letra assim mais escura? Fica mais confortável aos meus olhos rsrs
Ah, já vi! Acho que meu navegador é quem tava com frescura kkkk
Avatar do usuário
Rafidhi
Forista
Forista
Mensagens: 250
Registrado em: 17 Jul 2015 18:22

Re: Deus e Eli: Diferentes, mas iguais?

Mensagem não lida por Rafidhi »

Deusmeodeia escreveu:
Rafidhi escreveu:
Deusmeodeia escreveu:Veja meu tópico DEUS NÃO DEVIAM TER CRIADO O MUNDO.Olha,essa de provar pra nós que governos humanos não funcionam, a questão da soberania, etc..não engulo mais!; mesmo porque quando eles iam construir a torre de babel, Deus interveio, alegando que o objetivo deles seria alcançado..realmente não sei, e compartilho sua dúvida.
Acabei de ver seu tópico; é parece que concordamos em algumas coisas.
Mudando de assunto, como é que faz pra deixar a letra assim mais escura? Fica mais confortável aos meus olhos rsrs
aqu inão tá escura, sei lá.. Deve ser cada celular é diferente.. Vc usa Facebook?
Não uso porque não tenho internet (apenas no celular jurássico s40 com net da TIM :D ).
Avatar do usuário
Ronildo Araujo
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 1207
Registrado em: 17 Abr 2017 20:52

Re: Deus e Eli: Diferentes, mas iguais?

Mensagem não lida por Ronildo Araujo »

Rafidhi escreveu:
Ronildo Araujo escreveu:Bem Fafidhi, sua postagem é parecida com a que saiu ontem da mente do forista deusmeodeia com o tópico: Deus não deveria ter criado o mundo. Com a diferença que você fez um paralelo com Eli. Como podemos ter certeza que se Eli fosse procurar ajuda com outros homens nobres de Israel ele não seria bem sucedido em aplicar a Lei de Israel sobre seus filhos? Agora com respeito a tanto sofrimento que o mundo produz com a permissão de Deus, é uma coisa que me incomoda muito também, é cada crime! Mas você não concorda que a medida que o tempo passa também ocorre coisas boas? Foi o que falei ontem. Eu acredito no amor de Deus pelas coisas boas que eu vejo no mundo. Você é uma prova disso, à medida que procura ser uma pessoa boa e odeia estas injustiças, assim como também o deusmeodeia. A questão é: o quão sábio é fazer uma pregação desqualificando o único que pode fazer o final ser feliz? Sim, porque se nós dependêssemos única e exclusivamente do homem e sua "racionalidade", estaríamos literalmente sem futuro. O passado e o presente comprovam isso. Ou você acha que foi Deus que criou a bomba atômica? Só para citar uma de várias "atividades" nefastas que houveram na humanidade. Sinceramente, sugiro que você faça uma pesquisa séria sobre inferno para você decidir se acredita ou não em tormento eterno, isso será benéfico para você.
Oi Ronildo Araújo, tudo bem?
Então, concordo com você em algumas partes e discordo em outras. Primeiro, eu sei sim que tem muitas coisas boas no mundo. Eu mesma conheço o amor das pessoas sinceras, e já fui beneficiada com isso. Mas vemos muito mais coisas ruins do que coisas boas. Não estou fazendo pregação, até porque não gosto disso e nem tenho esse hábito. Você pode procurar no meu perfil que minhas postagens são bem escassas. Mas sua resposta abre caminho para outras pergunta: "o quão sábio é fazer uma pregação desqualificando o único que pode fazer o final ser feliz?" Se Ele é o único que pode fazer o final ser feliz, significa que Ele é muito poderoso. Então porque não agora? Porque só no final? Além disso, essa pergunta dá a entender que se não falarmos bem dele, ele não fará o final feliz NUNCA. O homem é irracional, eu sei. Mas aprendemos que fomos criados à imagem e semelhança de Deus. Quando preguntamos "como assim?" somos respondidos que Deus nos deu capacidade de amar, de diferenciar o certo do errado, etc, etc. Então porque é que somos assim tão irracionais? Deus não criou a bomba atômica, é certo. Ainda bem que não foi Ele quem a criou. Porque quando Ele resolveu tirar vidas, destruiu o mundo inteiro, preservando apenas uma família. A Terra só ficou porque ele usou água. Imagina se Ele tivesse criado uma bomba super ultra mega atômica? A Terra seria reduzida a bilhões de partículas de poeira vagando no Universo. Quem criou tal artefato, como você mesmo disse, o fez com permissão de Deus. E porque o homem teve tamanha ânsia de destruir tantas vidas de uma só vez (duas cidades inteiras e mais um bocado de gente)? Porque o homem foi criado à imagem e semelhança do Deus que matou a população da Terra inteira, e depois "se arrependeu". Novamente traçando um paralelo entre Deus e suas criaturas, a única diferença que vejo neste caso é o tamanho do poder. Os caras que detonaram a bomba tinham poder para tirar inúmeras vidas, mas não tinham poder para substituí-las. Deus, depois de matar todos, encheu a Terra novamente, através de Noé. Simples, assim, como se as pessoas fossem objetos descartáveis, que podem ser substituídos. Como se aquelas pessoas merecessem morrem AFOGADAS. Deve ser terrível, não? Mães vendo seus filhos morrendo afogados, maridos vendo suas espoas morrendo afogadas e ninguém podendo salvar ninguém.
Já me recomendaram ler a Bíblia para entender melhor a Deus, mas cada vez que a leio, e vejo os absurdos que estão ali, me sinto cada vez pior... :2
Eu respeito muito a sua opinião, você se expressa muito bem. d:8 Mas esses questionamentos, creio que nunca mais sairão de minha cabeça...
Eu compreendo suas questões Rafidhi, mas não compactuo com qualquer uma que possa imputar qualquer indiferença, maldade ou algo semelhante à Deus
Como disse, fora a maldade que Deus tem permitido que o homem faça por enquanto, no mundo há várias provas de seu bom Caráter. Acredito que um dia saberemos exatamente porque Deus permitiu que o mal imperasse por tanto tempo. Relacionado à isso em breve quero criar um tópico com o tema: A Diferença do Cristianismo num Mundo Cheio de Religiões. O Cristianismo tem algumas singularidades que outras religiões não tem. Mas parece que poucas pessoas percebem isso. Os críticos dizem que toda religião é igual e o crente, geralmente tá contaminado com alguma forma de cristianismo apóstata. Seja catolicismo, protestantismo, adventismo, mormonismo ou jeovismo. Você citou a Bíblia. Mas lembre-se que Jesus disse aos hebreus: "Vocês pesquizam detidamente as escrituras porque PENSAIS que por meio dela obtereis vida eterna. E elas é que testificam sobre mim". Relacionado a isso ele disse: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida." Você não acha que estas palavras nos induzem a raciocinar que a fé verdadeira é simplesmente acreditar do sacrifício de Cristo e no amor de seu Pai, praticando boas obras? Eu costumo me perguntar: Será que Paulo ficava relendo suas cartas para se edificar à medida que os anos passavam? Não que eu desconsidero a Bíblia, só estou dizendo que o cristianismo transcende à tudo. Quando me refiro a Cristianismo me reporto aos ensinos simples de Cristo, sem nenhuma contaminação posterior. Com respeito ao sofrimento, veja se este link é de ajuda:

http://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/ ... 21d88b4eg4
A base do Cristianismo verdadeiro, aprovado por Cristo, é o amor de Deus.
A vida e a morte de Jesus Cristo é a confirmação deste amor.
Avatar do usuário
Ronildo Araujo
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 1207
Registrado em: 17 Abr 2017 20:52

Re: Deus e Eli: Diferentes, mas iguais?

Mensagem não lida por Ronildo Araujo »

Por favor Rafidhi, me diga, se for possível, o que achou do texto do link.
A base do Cristianismo verdadeiro, aprovado por Cristo, é o amor de Deus.
A vida e a morte de Jesus Cristo é a confirmação deste amor.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 63 visitantes