Deus nos deve?

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Avatar do usuário
Galileu
Forista
Forista
Mensagens: 2561
Registrado em: 30 Mar 2016 11:47

Re: Deus nos deve?

Mensagem não lida por Galileu »

Episcopos escreveu:A questão do por que Deus permite o sofrimento tem a muito incomodado a humanidade a ponto de conduzir muitos à descrença. Sobre isso C.S. Lewis escreveu um livro muito interessante chamado " O Problema do Sofrimento", o qual recomendo. Meditar no drama bíblico de Jó, as razões e consequências do sofrimento em sua vida também ensina-nos lições importantes. (Rom. 5:3-5)

Na Bíblia há realmente algumas coisas difíceis de se entender, mas é preciso também reconhecer nossa limitação de compreensão. (2 Ped. 3:16) Por vezes conseguimos resolver quaisquer aparentes contradições por situar os relatos no devido espaço-tempo, levando em consideração fatores importantes como por exemplo: a quem esse relato se dirigia? Qual o nível de compreensão das pessoas daquela época? Etc...

Mesmo após profunda análise podemos ainda ter algumas questões não resolvidas. Nesse caso, devemos lembrar de que não temos todos os fatos. (Isa 55:9; Rom. 9:19-23) É bom lembrar que quem promete respostas fáceis e prontas para tudo é a Torre, não Deus ou a Bíblia.
Episcopos, definitivamente o que a Torre se arroga a explicar sobre porque Deus permite o sofrimento é de uma estupidez imensa ! Não há diferença deste ensino com o ensino do inferno de fogo , ambos pintam Deus como indiferente e egoista, torturador, masoquista, algo que não aceito como verdadeiro, mas sim como uma ofensa ao Criador.

Agora, convenhamos, o silencio e falta de clareza da parte do Criador neste assunto é para mim uma incoerencia tambem , partindo de um Deus que acredito ser, todo justo todo sabio, todo amoroso, Todo poderoso, não compreendo esta ausencia.


Acho que os seres humanos tem sim o direito de questionar, de quererr saber afinal qual a razão da nossa existencia !

Um grande abraço amigo !
"Penso, logo existo" - Descartes
Avatar do usuário
Nikolas Lessa
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 50
Registrado em: 06 Jun 2017 20:05

Re: Deus nos deve?

Mensagem não lida por Nikolas Lessa »

Me perdoe amigos, mas tudo aqui é especulação pois a bíblia é inspirada por deus?, o quanto a bíblia foi modificada? Existe um Criador?O quanto ele é corresponsável por tudo?, Quem tem a procuração de Deus para falar em nome dele?
"Quanto mais próximo o homem estiver de um desejo, mais o deseja; e se não consegue realizá-lo, maior dor sente."
Maquiavel
Avatar do usuário
KOSTA
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3751
Registrado em: 22 Set 2011 20:06
Localização: Portugal

Re: Deus nos deve?

Mensagem não lida por KOSTA »

Nikolas Lessa escreveu:Me perdoe amigos, mas tudo aqui é especulação pois a bíblia é inspirada por deus?, o quanto a bíblia foi modificada? Existe um Criador?O quanto ele é corresponsável por tudo?, Quem tem a procuração de Deus para falar em nome dele?
Ninguem.
Mas se alguma religião tem essa procuração sem dúvida é...a Católica.
NÃO TEMAS AQUELES QUE BUSCAM PELA VERDADE, MAS TEME ANTES OS QUE AFIRMAM TEREM A VERDADE
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Deus nos deve?

Mensagem não lida por TJCalado »

Muitos ateus agem como se estivessem chateados com Deus. O que é um contrassenso, pois, como poderiam emitir qualquer sentimento por algo que acreditam não existir?
Eu não acredito que deus me deva algo, justamente porque perdi a lógica que me fazia acreditar em um ser como é descrito por aqueles que acreditam em um Deus.
Mas, existindo Deus, a única dívida que eu atribuiria a ele seria uma manifestação convincente, inequívoca e universal da sua existência. Algo que ninguém pudesse contestar.
Prometendo destruição eterna, não somente para aqueles que duvidam da sua existência, mas também para os que, mesmo crendo, o desobedecem, não deixar nenhum resquício de dúvida sobre a sua existência era o mínimo que poderia fazer na sua condição de Todo-Poderoso.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: Deus nos deve?

Mensagem não lida por kooboo »

Deusmeodeia escreveu:Os pais comeram as uvas, e os dentes dos filhos ficaram embotados. Sim,sofremos pelo pecado daquele fdp do Adão! Não somos culpados! Agora, será que foi por amor mesmo que ele quer nos "salvar "? Ou é por um ego divino, que quer consertar tudo? Pra dizer,opa aqui não Lúcifer. Deus amou a humanidade que enviou seu filho. Serio? Precisa de 6000 anos pra prova pros anjos que o governo de Satanás não funciona? se é que foi isso mesmo. 6,000 ou mais de puro SOFRIMENTO! Como se o Criador devesse algo a algum de nós ou anjos! Parece contradição com o título, mas não é, por que não matou apenas Adão e Eva, como disse ;certamente morrereis? Em relação ao planeta Terra, temos tamanho de MINUTO! Ou seja. Tão pequenos que o criador pouco se importa com o teu sofrimento causado por ele mesmo... Considerações por favor.
Crer na bíblia leva a profundas reflexões.

Não crer pode ser mais simples.
[]'s
kooboo

Imagem
Deusmeodeia
Troll desativado
Mensagens: 106
Registrado em: 26 Jun 2017 19:48

Re: Deus nos deve?

Mensagem não lida por Deusmeodeia »

TJCalado escreveu:Muitos ateus agem como se estivessem chateados com Deus. O que é um contrassenso, pois, como poderiam emitir qualquer sentimento por algo que acreditam não existir?
Eu não acredito que deus me deva algo, justamente porque perdi a lógica que me fazia acreditar em um ser como é descrito por aqueles que acreditam em um Deus.
Mas, existindo Deus, a única dívida que eu atribuiria a ele seria uma manifestação convincente, inequívoca e universal da sua existência. Algo que ninguém pudesse contestar.
Prometendo destruição eterna, não somente para aqueles que duvidam da sua existência, mas também para os que, mesmo crendo, o desobedecem, não deixar nenhum resquício de dúvida sobre a sua existência era o mínimo que poderia fazer na sua condição de Todo-Poderoso.
Tj calado, ótima reflexão! Do modo como ele não se manifesta, eyu acho realmente estranho e desnecessário. Por que a necessidade de ter FÉ pra crer na sua existência? ? Por que simplesmente não se mostra, afinal o que tem de mais? Não somos a sua criação??
Avatar do usuário
Episcopos
Forista
Forista
Mensagens: 359
Registrado em: 06 Dez 2012 13:27

Re: Deus nos deve?

Mensagem não lida por Episcopos »

Como uma uma manifestação convincente, inequívoca e universal da sua existência, acho que ele poderia vir em forma de Humano como a gente, daí o registro histórico de sua existência eliminaria a razoabilidade de qualquer contestação.

Ele poderia provar seu conhecimento por tirar nossas dúvidas, e seria legal se ele humilhasse esse pessoal que professa falar em nome dele. Ele poderia aproveitar a oportunidade para ensinar lições importantes, poderia curar doentes, alimentar multidões, ressuscitar mortos, predizer o futuro, demonstrar seu poder e controle sobre as forças naturais, seria útil também que ele ensinasse como conversar com ele e desse algumas garantias do que vai fazer no futuro.
Além disso, se ele nos ama mesmo, deveria dar uma prova clara desse amor como se ele estivesse disposto a morrer por nós, de uma forma que isso ainda nos beneficiasse de alguma maneira.

Se ele fizesse tudo isso acho que seria um marco, ele mudaria a história da humanidade pra sempre. As pessoas, mais que isso, as nações poderiam se espelhar em tudo que ele dissesse ou fizesse e imitando seu exemplo, nossa vida se tornaria melhor hoje mesmo, e com a certeza da existência dele, ficaríamos tranquilos com respeito ao nosso futuro.
Claro, ele precisaria deixar tudo isso bem registrado, vai que as próximas gerações não acreditassem né? ;)
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: Deus nos deve?

Mensagem não lida por kooboo »

No facebook eu tenho vários amigos que são cuidadores de cães e gatos. Entre eles existe uma regra - Se uma pessoa compra, resgata ou adota um pet, passa a ser responsável por ele.
A responsabilidade envolve abrigo, medicação, alimentação e até carinho. Animal sente e tem necessidades. Não se pode deixar um animal morrendo de fome ou na solidão.
Ah, mas e se o cachorrinho for desobediente, latir muito, mijar no sofá... bom, nesse caso lembre-se - Você o adotou e é responsável por ele! Responsável, como já dito acima, pela alimentação, segurança, carinho, medicação... e porque não - Educação.
O pet vai aprender sozinho? - Não!

----------------
Chegamos ao século xxi e é assim que as pessoas tratam os animais - com respeito, cuidado, carinho... No século xxi as pessoas acham que abandonar um animal, por qualquer razão que seja, é crime. Em alguns países existem leis que protegem os animais.

---------------

Vamos para de pensar em animais - vamos falar de gente - Nossas leis evoluiram, e hoje é abominável tirar a vida de alguém, escravizar, abandonar...

------------------
Com bicho ou com gente, estamos nos tornando responsáveis, cuidadores - de bicho ou gente!
------------------

Você acha que Deus te ouve, te alimenta, te dá abrigo, saúde...?
Ótimo, então você acredita que Deus cuida de você.

Ou você acha que Deus não está nem aí e que talvez nem exista?
Sinal que você não está sendo bem cuidado.

Mas vamos supor que você esteja sendo bem cuidado, seja uma pessoa de sucesso e atribua isso a Deus. Ótimo! Deus gosta de você!
Mas quando você olha ao redor vê pessoas abandonadas, sem comida, se drogando, com comportamentos inadequados à sociedade, doentes, violentas...
Pense - Porque Deus cuida de uns - tem gente que diz até que ganhou um Monza Dele - e abandona outros?

Será que Deus é responsável pelo sucesso de alguns pets e pelo fracasso de outros? Poderíamos esperar isso de um cuidador humano - Olha gente, o José dos Cães, só cuida dos poodles e pastores alemães, mas abandona e deixa passar fome os vira-latas!

------------------------

Será que Deus nos Deve?
Bom, aqui entre os seres humanos, quem resgata, acolhe, pega para criar - não pode abandonar!
Será que nos tornamos mais justos que os deuses?
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
Episcopos
Forista
Forista
Mensagens: 359
Registrado em: 06 Dez 2012 13:27

Re: Deus nos deve?

Mensagem não lida por Episcopos »

Bem, não posso falar muito de cães, pois eu não os tenho.

Mas tenho um vizinho que tem dois cachorros. Eles tem comportamentos distintos e recebem tratamento distinto. Naturalmente ele alimenta, presta cuidados de saúde a ambos, mas devido a um deles ser agressivo, o dono mantem-no preso. Esse vizinho é um cara bem legal, ele até coloca comida e água do lado de fora do portão pra que os cãezinhos desabrigados venham até ele e tenham ao menos algum conforto. Claro que seria desarrazoado querer responsabilizar esse vizinho por todos os cães desabrigados, e que por uma razão ou outra não chegam ao portão dele.

Bem, nós não somos como cães. (Gen. 1:26) Temos o livre-arbítrio de nos aproximarmos de Deus ou não. (Tia. 4:8) Ainda assim ele faz provisões básicas que estabelecem iguais condições a todos.(Mat. 5:45) Ele não privilegia uns sobre outros. (Rom. 2:11) Assim o sucesso de uns e o desastre de outros nada tem a ver com a intervenção divina. (Gên. 3:19) Certamente é mais fácil responsabilizar Deus por tudo, mas precisamos reconhecer nossa parcela de responsabilidade, tanto a dividual quanto coletiva, pelo que fazemos ou deixamos de fazer. (Gálatas 6:7) Na maioria das vezes falhamos por desconsiderar as orientações do nosso dono. (Isa. 48:18) Ele enviou um tutor que apresentou um modo de vida que temos desconsiderado, e isso tem gerado sofrimento. Ademais, por mais treinados que os cães sejam, eles nunca alcançarão o nível de entendimento do seu Dono.

Essa é minha opinião.
Avatar do usuário
Prior Dissidente
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 786
Registrado em: 03 Jan 2017 13:34

Re: Deus nos deve?

Mensagem não lida por Prior Dissidente »

Na boa...
Se deus existe ele nos deve no mínimo uma explicação coerente do porquê abandonou a bagaça e deu ao ser humano tanto potencial intelectual se era para apenas seguir regras da antiguidade sem questionar.
Se Deus existe, ou se omite frente a todo o sofrimento que vemos ao nosso redor ou é indiferente à ele.
Se Deus existe e abençoa e protege uns e maltrata, castiga ou permite que sejam injustiçados ou fiquem doentes, salva a vida de uns e deixa outros morrer, no mínimo é um mau pai.
A explicação da jw? É só o homem tentando explicar Deus.
A Bíblia? Pode até fazer algum sentido para os povos antigos que atribuiam fracasso ou sucesso, vitórias ou derrotas, chuva ou seca, guerra ou paz, a Deus.
Faz sentido pra mim?
Não nenhum.
Alguém pode dizer: mas Deus não nos deve explicações, ele é maior do que nossos corações, seus pensamentos são mais elevados do que o nosso....
Jura?
E age deste jeito?
A tradição de todas as gerações mortas oprime como um pesadelo o cérebro dos vivos.
-MARX
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 74 visitantes