Deus existe?

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Avatar do usuário
AlexeMih
Forista
Forista
Mensagens: 86
Registrado em: 08 Set 2016 23:40

Deus existe?

Mensagem não lida por AlexeMih »

Olá pessoal tudo bem?

Preciso de ajuda.

Eu gosto muito de um podcast teológico chamado BiboTalk (#BTCast). Me peguei, esses dias ouvindo o programa número 201 sobre um livro chamado Teologia da Revelação. O livro apresenta uma tese interessante sobre teologia sistemática. E foi com esse programa que um caminhão de dúvidas começaram.

Bom vamos partir do início.

A pergunta à qual eu preciso da resposta é: “como provar que um deus existe sem o uso das Escrituras?

Espera eu sei que parece estranho, mas deixa eu explicar. Depois de abandonar a teologia TJ, se é que posso chamar assim aquela trolha, tive contato com fontes mais liberais que me explicaram muita coisa, mas que me fizeram perder a fé nas Escrituras como sendo da parte de Deus, e se elas não são, tornan-se indignas de serem usadas como autoridade para moral e relacionamento com o ser divino. No fim, perdi a confiança na Bíblia e, consequentemente, no Deus que ela apresenta.
Depois de uns meses sem ter qualquer contato com religião ou bíblia, fui e escutei esse podcast que eu citei, mais a título de curiosidade do que interesse mesmo. Nele ouvi um resumo de uma tese bem interessante que diz qual deve ser a ordem ideal de estudo sistemático da teologia. Normalmente, começa-se uma teologia sistemática com uma bibliologia, que mostra para o estudante que a bíblia é verdadeira, fonte de autoridade e confiável, em seguida, geralmente, introduz-se a doutrina de Deus. E porque isso é importante? Bom, depois de se dizer que o que está na bíblia é lei, logo não se tem nenhuma dúvida se Deus existe ou não, isso por sua vez eleva o texto das escrituras á um nível tão alto a ponto de diminuir Deus ao que está nas páginas da bíblia. Até mesmo eu já vi um reflexo negativo disso, quase uma bibliolatria. Certa feita, enquanto eu ia em uma Assembléia de Deus, aos 14 pra 15 anos talvez, no encerramento da escola dominical o pastor presidente disse todo entusiasmado que uma aluna do discipulado todo fim de aula beijava a bíblia e agradecia por tê-la para conhecer a Deus. Claro que a bíblia é boa, mas ela não contém Deus em sua plenitude, mas sim é uma carta de apresentação dele.

A tese propõe um caminho diferente: “Deus existe, criou todas as coisas, e escolheu se apresentar á humanidade por meio das Escrituras”. Dessa forma, inverteríamos a ordem de estudo das escrituras, partindo do pressuposto que Deus existe, e que não precisamos provar a bíblia verdadeira para daí provar que Deus existe. Então, em uma sistemática, iríamos direto para a doutrina de Deus e depois para a bibliologia.

Bom acho que isso serve como introdução para a minha pergunta no início. Agora posso apresentar a conclusão á qual cheguei: as pessoas não devem acreditar em Deus porque a bíblia prova que ele exite, mas Deus, por existir, manobrou a história para que tivessemos a bíblia, que é a sua revelação, a sua carta de apresentação para a humanidade. Devemos assumir Deus como um pressuposto, um axioma, uma verdade por si mesmo, ou seja, Deus existe e a bíblia é um resultado da ação desse ser que existe e age.

Isso é bem interessante mas... e sempre tem um mas... um fato, um pouco de ceticismo da minha parte, me atingiu como um pedrada. A bíblia nada mais é que um amontado de papel, e papel aceita qualquer coisa, logo pressupor que Deus existe pela simples presença de papel que diz que ele existe é muita ingenuidade (estou sendo o mais simplista possível para que possa me fazer entender).

Depois disso eu pensei, pensei, pensei e me lembrei do que aconteceu com Paulo. Ele estava em Atenas pregando o evangelho, e foi levado ao Aerópago para esclarecer o que de tão diferente ele estava ensinando ali. Ele, astutamente, disse que viu que os atenienses tinham um altar dedicado ao DEUS DESCONHECIDO (Atos 17:1-31). Segundo um comentário que li, os atenienses tinham um panteon de deuses extremamente numeroso, com deuses pra todos os gostos, e que faziam esse tipo de altar por medo de não estarem mostrando reverencia a algum deus que eles por ventura ainda não tivessem conhecido. Paulo, aproveitando-se disso, falou basicamente, assim:”Sabe esse Deus desconhecido de vocês? Então, eu estou apresentando ele a vocês e ensinando sobre ele, ele é o criador do mundo e da humanidade. Ele vai julgar todo o mundo por meio de um homem que ele ressucitou.”

Ok, porque que eu contei essa história de Paulo? Os atenienses, acreditavem que deus, até mesmo deuses existem, tanto que foi fácil para Paulo usar essa crença e preencher com o Deus da bíblia. De maneira similar, seria fácil para mim recuperar a confiança em Deus e acreditar na apresentação que ele faz de si mesmo na bíblia se eu tivesse como acreditar na existencia de um deus sem a necessidade de recorrer a argumentos bíblicos, a final de contas, os atenienses nunca tinham ouvido falar de bíblia e mesmo assim acreditavam que um deus existia.

Quando digo que preciso de provas de que deus existe fora da bíblia, não quero dizer um deus assim como os cristãos concebem, cheio de detalhes, como os seus atributos (amor, justiça, poder...). Eu preciso de provas fora da bíblia, sem usar um argumento bíblico como, por exemplo, o de Romanos 1:20 (revelação natural), de que “UM SER SUPERIOR E TRANSCENDENTE” exista.

Trocando em miúdos. Quero provas de que deus existe, para creditar que ele exista, para acreditar no que a bíblia diz sobre ele, para voltar a ter um relacionamento com ele.

Preciso de provas extra-bíblicas da existencia de um deus.

Preciso recuperar a confiança nele.

Preciso me livrar do limbo teológico no qual as TJ me lançaram.

Preciso da ajuda de vocês aqui do fórum.

Então vou terminar repetindo a pergunta:

“Como provar que um deus existe sem o uso das Escrituras?

Serei grato eternamente pela ajuda.
"A "Verdade" teme a real VERDADE"
Avatar do usuário
BrunoBernardes
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 2097
Registrado em: 29 Jul 2016 17:21
Contato:

Re: Deus existe?

Mensagem não lida por BrunoBernardes »

Você tem dois caminhos para Tentar Provar ou não se ele existe...

Um caminho é a Razão e o outro é a Fé, nos dois caminhos você tenta por que você usa a Razão e se a Razão não adiantar você usará a Fé por que ainda precisa dela para poder prosseguir.

Dois caminhos e ninguém pode bater o martelo por você, se duvidas use a Razão, se tem esperança use a Fé.

Não me permito mais ser atalho para escolhas, pois no final a decisão é sua.

Boas pesquisas, boas caminhadas, pensar nos liberta e acorrenta também, tudo é dual a não ser que assassinem a dúvida...
Quer viver? Sepulte toda a literatura, apague os jargões (visto que é um gancho psíquico), junte tudo, enterre e escreva na lápide: Aqui Jaz Sentinelas e Despertais! O passado é uma roupa que não nos serve mais. Hipócrita$ Programadore$ Linguí$tico$.
Deusmeodeia
Troll desativado
Mensagens: 106
Registrado em: 26 Jun 2017 19:48

Re: Deus existe?

Mensagem não lida por Deusmeodeia »

Precisamos de experiências REAIS. Deus não se mostra, só a bíblia não basta. Só acreditooo porque tive experiências com demônios. O mundo espiritual é real.
Avatar do usuário
AlexeMih
Forista
Forista
Mensagens: 86
Registrado em: 08 Set 2016 23:40

Re: Deus existe?

Mensagem não lida por AlexeMih »

BrunoBernardes escreveu:Você tem dois caminhos para Tentar Provar ou não se ele existe...

Um caminho é a Razão e o outro é a Fé, nos dois caminhos você tenta por que você usa a Razão e se a Razão não adiantar você usará a Fé por que ainda precisa dela para poder prosseguir.

Dois caminhos e ninguém pode bater o martelo por você, se duvidas use a Razão, se tem esperança use a Fé.

Não me permito mais ser atalho para escolhas, pois no final a decisão é sua.

Boas pesquisas, boas caminhadas, pensar nos liberta e acorrenta também, tudo é dual a não ser que assassinem a dúvida...
Poxa, obrigado mesmo pela resposta.
Não sei se me expressei errado mas n quis jogar a decisão para ser tomada por outra pessoa... eu pedi informações (argumentos extra-bíblicos que indiquem a existencia de alguma transcendencia). A decisão é minha.
Outro detalhe: na minha humilde opnião, fé e razão são indissociaveis. Razão pura produz um ser humano mecanico e fé pura produz um ser humano supersticioso.
Sem razão é impossivel ter fé, e fé é um subproduto da razão.ˋÉ por isso que pedi argumentos (razão) para no fim desenvolver as bases, ou não, da fé.
Mas enfim, muito obrigado.

Paz
Avatar do usuário
AlexeMih
Forista
Forista
Mensagens: 86
Registrado em: 08 Set 2016 23:40

Re: Deus existe?

Mensagem não lida por AlexeMih »

Deusmeodeia escreveu:Precisamos de experiências REAIS. Deus não se mostra, só a bíblia não basta. Só acreditooo porque tive experiências com demônios. O mundo espiritual é real.
Oloko, como assim???? fiquei curioso.

obrigado pela resposta

paz
"A "Verdade" teme a real VERDADE"
Avatar do usuário
BrunoBernardes
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 2097
Registrado em: 29 Jul 2016 17:21
Contato:

Re: Deus existe?

Mensagem não lida por BrunoBernardes »

AlexeMih escreveu:
BrunoBernardes escreveu:Você tem dois caminhos para Tentar Provar ou não se ele existe...

Um caminho é a Razão e o outro é a Fé, nos dois caminhos você tenta por que você usa a Razão e se a Razão não adiantar você usará a Fé por que ainda precisa dela para poder prosseguir.

Dois caminhos e ninguém pode bater o martelo por você, se duvidas use a Razão, se tem esperança use a Fé.

Não me permito mais ser atalho para escolhas, pois no final a decisão é sua.

Boas pesquisas, boas caminhadas, pensar nos liberta e acorrenta também, tudo é dual a não ser que assassinem a dúvida...
Poxa, obrigado mesmo pela resposta.
Não sei se me expressei errado mas n quis jogar a decisão para ser tomada por outra pessoa... eu pedi informações (argumentos extra-bíblicos que indiquem a existencia de alguma transcendencia). A decisão é minha.
Outro detalhe: na minha humilde opnião, fé e razão são indissociaveis. Razão pura produz um ser humano mecanico e fé pura produz um ser humano supersticioso.
Sem razão é impossivel ter fé, e fé é um subproduto da razão.ˋÉ por isso que pedi argumentos (razão) para no fim desenvolver as bases, ou não, da fé.
Mas enfim, muito obrigado.

Paz
"Talvez" você tenha "Razão" ou "Talvez" você tenha "Fé"...
Quer viver? Sepulte toda a literatura, apague os jargões (visto que é um gancho psíquico), junte tudo, enterre e escreva na lápide: Aqui Jaz Sentinelas e Despertais! O passado é uma roupa que não nos serve mais. Hipócrita$ Programadore$ Linguí$tico$.
Avatar do usuário
AlexeMih
Forista
Forista
Mensagens: 86
Registrado em: 08 Set 2016 23:40

Re: Deus existe?

Mensagem não lida por AlexeMih »

BrunoBernardes escreveu:
AlexeMih escreveu:
BrunoBernardes escreveu:Você tem dois caminhos para Tentar Provar ou não se ele existe...

Um caminho é a Razão e o outro é a Fé, nos dois caminhos você tenta por que você usa a Razão e se a Razão não adiantar você usará a Fé por que ainda precisa dela para poder prosseguir.

Dois caminhos e ninguém pode bater o martelo por você, se duvidas use a Razão, se tem esperança use a Fé.

Não me permito mais ser atalho para escolhas, pois no final a decisão é sua.

Boas pesquisas, boas caminhadas, pensar nos liberta e acorrenta também, tudo é dual a não ser que assassinem a dúvida...
Poxa, obrigado mesmo pela resposta.
Não sei se me expressei errado mas n quis jogar a decisão para ser tomada por outra pessoa... eu pedi informações (argumentos extra-bíblicos que indiquem a existencia de alguma transcendencia). A decisão é minha.
Outro detalhe: na minha humilde opnião, fé e razão são indissociaveis. Razão pura produz um ser humano mecanico e fé pura produz um ser humano supersticioso.
Sem razão é impossivel ter fé, e fé é um subproduto da razão.ˋÉ por isso que pedi argumentos (razão) para no fim desenvolver as bases, ou não, da fé.
Mas enfim, muito obrigado.

Paz
"Talvez" você tenha "Razão" ou "Talvez" você tenha "Fé"...
Obrigado pelas respostas. Elas foram inuteis e desnecessarias. Mas respeito suas opnioes.

Abraços.
"A "Verdade" teme a real VERDADE"
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: Deus existe?

Mensagem não lida por kooboo »

Este tópico - http://extestemunhasdejeova.net/forum/v ... =20&t=8359 - que rendeu muiiiito, dá uma ideia do que é discutir ou tentar provar a existência de Deus - às vezes com o uso da bíblia, outros momentos com argumentação filosófica... olha... o tópico é imenso, acho que conseguiram discutir tudo o que havia para discutir, confira e tire suas conclusões.
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
BrunoBernardes
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 2097
Registrado em: 29 Jul 2016 17:21
Contato:

Re: Deus existe?

Mensagem não lida por BrunoBernardes »

AlexeMih escreveu:
BrunoBernardes escreveu:
AlexeMih escreveu:
BrunoBernardes escreveu:Você tem dois caminhos para Tentar Provar ou não se ele existe...

Um caminho é a Razão e o outro é a Fé, nos dois caminhos você tenta por que você usa a Razão e se a Razão não adiantar você usará a Fé por que ainda precisa dela para poder prosseguir.

Dois caminhos e ninguém pode bater o martelo por você, se duvidas use a Razão, se tem esperança use a Fé.

Não me permito mais ser atalho para escolhas, pois no final a decisão é sua.

Boas pesquisas, boas caminhadas, pensar nos liberta e acorrenta também, tudo é dual a não ser que assassinem a dúvida...
Poxa, obrigado mesmo pela resposta.
Não sei se me expressei errado mas n quis jogar a decisão para ser tomada por outra pessoa... eu pedi informações (argumentos extra-bíblicos que indiquem a existencia de alguma transcendencia). A decisão é minha.
Outro detalhe: na minha humilde opnião, fé e razão são indissociaveis. Razão pura produz um ser humano mecanico e fé pura produz um ser humano supersticioso.
Sem razão é impossivel ter fé, e fé é um subproduto da razão.ˋÉ por isso que pedi argumentos (razão) para no fim desenvolver as bases, ou não, da fé.
Mas enfim, muito obrigado.

Paz
"Talvez" você tenha "Razão" ou "Talvez" você tenha "Fé"...
Obrigado pelas respostas. Elas foram inuteis e desnecessarias. Mas respeito suas opnioes.

Abraços.
Outro.
Quer viver? Sepulte toda a literatura, apague os jargões (visto que é um gancho psíquico), junte tudo, enterre e escreva na lápide: Aqui Jaz Sentinelas e Despertais! O passado é uma roupa que não nos serve mais. Hipócrita$ Programadore$ Linguí$tico$.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 73 visitantes