VT x NT Incompatíveis !?

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Avatar do usuário
Grantynn
Forista
Forista
Mensagens: 602
Registrado em: 16 Jan 2009 10:00

VT x NT Incompatíveis !?

Mensagem não lida por Grantynn »

Senhores

O tema não trata de analisar o aspecto literário da bíblia, tampouco visa estabelecer autenticidade aos escritos, nem se Deus existe, não se trata de Teísmo ou Ateísmo. Não analisaremos a santidade bíblica. Embora argumentos e comentários sob e sobre esses aspectos sejam livres, não é o foco desse diálogo. (Não vejo aqui motivos para debates, daí o convite ao diálogo).

Esse tema acredito que estamos iniciando com pioneirismo, pois todo material que eu já vi por aí até hoje analisa a bíblia como verdade ou mentira. Porém eu gostaria de focar na incompatibilidade dos dois blocos, VT e NT.

Para dar esse pontapé inicial tive que descartar vários autores, que em sua maioria são tendenciosos ou maniqueístas, e lançar um diálogo exclusivo do fórum.

Se nos situarmos nos primeiros 100 anos, temos que, existiam alguns rolos sagrados que continham as leis do (e para o) antigo Israel (não desse Israel atual, criado pela ONU). Falamos de leis exclusivas de um povo, que não tinha alcance a quaisquer outros povos, lembrando que a maioria dos países atuais sequer existia.

No que acreditavam as pessoas daquela época, nos 3 primeiros séculos? Depende da origem das pessoas. O ponto comum é que ninguém acreditava na bíblia, pois ela não existia como a conhecemos.

Os livros que compõem o NT foram escritos anos após a morte de Jesus e pode ter se estendido até o ano 105 aproximadamente. Alguns autores afirmam que as pessoas faziam uso desses escritos na época. Quem eram essas pessoas? Judeus? Como seria isso ao judeu? Usavam os rolos do VT e agora juntaram o NT, apesar de conflitante? O NT sequer existia.

Outra questão é que as profecias, do VT, diziam que as leis divinas seriam escritas no coração e na mente do indivíduo, não havia necessidade de Deus inspirar e criar outra coleção de livros e novas normas, nem tampouco criar novas comunidades e congregações, o que seria contraditório por parte de Deus.

A diáspora ocorrida na época (dispersão dos judeus pela destruição do templo e por forte pressão e perseguição) mostra que tudo foi um plano bem elaborado de afastamento dos judeus do status “povo de Deus” e a substituição pelos romanos neste posto. Foi, portanto, ação clara contra os judeus.

Ouro ponto é a linguagem do NT se referindo aos judeus na terceira pessoa, o que leva à conclusão de que não foi escrito por judeus nem para os judeus (têm muitos exemplos no NT, inclusive alguns escritores dos livros do NT que traduzem, sem necessidade, palavras e expressões que eram de pleno domínio dos judeus).

Não foi escrito pelo povo de Deus, nem os judeus deixaram de ser povo de Deus. Porém, atualmente, paira a crença de que os judeus foram rejeitados por Deus e criou-se o, grande fiasco, chamado Israel Espiritual.

Eu poderia citar alguns escritores, mas seria pensamento de terceiros, alheios ao fórum, por isso resolvi dialogar baseado no nosso próprio raciocínio (dos integrantes do fórum).

Decorridos alguns séculos, os romanos continuavam dominando, e eram opositores dos judeus e sua crença no seu Deus.

Depois de tanto tempo, a religião romana, resolve montar um apanhado de livros e juntá-los em um formato que distingue o antes e o depois. O antes da influência romana e o depois do seu surgimento no cenário judaico.

É como se Deus, a partir de certo momento, rejeitasse o seu povo (sem declarar) e o substituísse pelos romanos e suas diferentes crenças.

É como se Deus dissesse que judeus seriam o seu povo escolhido enquanto existissem as leis do VT, e suas obrigações, e o rigor no seu cumprimento. É como se Deus, de repetente, resolvesse extinguir as leis e não manter o mesmo povo como a menina dos olhos, transferindo esse privilégio a outros, e pior, aos que eram perseguidores do seu povo. É como se Deus descumprisse a sua própria profecia e não mais transferisse as leis aos corações dos judeus, ao invés, faria novas leis escritas, novos rolos, e as daria a outros povos, descartando os judeus como seu povo escolhido. É como se Deus dissesse: “enquanto acatavam minhas leis duras e faziam a minha vontade vocês eram o meu povo, agora que eu extingui as leis, agora que criei a liberdade da lei vocês deixam de ser o meu povo, estão rejeitados por mim”.

Escolhido é escolhido, se não houver rejeição e substituição expressa do próprio Deus eles continuam sendo escolhidos. Ou esse raciocínio está equivocado?

A meu ver a história nos contada, dos primeiros séculos, é um conjunto de historinhas de cunho infantil.

Além de tudo, para aceitar a bíblia como a conhecemos, especialmente o NT, é necessário aceitar a cúpula católica como o verdadeiro instrumento de Deus, capaz de montar o Seu livro sagrado, definir o que é de Deus ou não, e de estabelecer a autenticidade; a canonicidade de cada livro.

Os integrantes do corpo governante das Tjs nem se comparam aos cardeais católicos, pois pegaram um livro que tinha a marca do catolicismo, maquiaram, deram uns retoques e se declararam representantes de Deus na terra.

Portanto, em tese, fica preservado o VT aos judeus e sua cultura (que permanece viva até hoje), e o NT espúrio ao Deus Judeu e incompatível ao VT.


(estou viajando, só poderei ler as respostas semana que vem)
De que valem as luzes da cidade, se no meu caminho a luz é natural! - Hyldon
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: VT x NT Incompatíveis !?

Mensagem não lida por kooboo »

Grantynn,

Opinião pessoal --- A continuação do VT é o Alcorão.
O NT, embora faça referências ao VT, parece tratar de outro deus. O deus pregado por Cristo não é Jeová. Talvez JC tenha feito referencias ao VT para que a platéia entendesse o discurso dele.
A melhor forma de compreender o NT é lendo os outros evangelhos que não foram escolhidos pela cúpula católica para compor a 'bíblia'. Outra forma é uma pesquisa nas religiões monoteístas do período entre o VT e o NT, que possuem deuses interessantes e mais pacíficos.
Não consigo achar muita relação entre judaísmo e cristianismo... até porque, o que JC fez na prática foi excluir o judaísmo e criar algo novo, dessa forma ele invalidou o VT por completo.
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
KOSTA
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3751
Registrado em: 22 Set 2011 20:06
Localização: Portugal

Re: VT x NT Incompatíveis !?

Mensagem não lida por KOSTA »

Jesus invalidou o comportamento e regras dos fariseus e não dos judeus como um todo.

Acho que chegámos a um ponto da historia humana no qual cada vez mais enxergamos a realidade.

O forista acima disse algo muito acertado: o VT foi escrito para judeus e eles seguem como povo escolhido ou no minimo priveligiado. A maior parte deles sao ricos. O Israel atual é centenas de vezes menor ke o Brasil mas é mais rico.
A profecia disse: Jerusalem será motivo de embriagues para todas as naçoes.
Não é isso ke vemos agora? Aquela cidade internacional só tem trazido problemas às naçoes! É um facto, não é suposição, ke algo de sobrenatural se passa naquela região.
Como um país mais pequeno ke meu Portugal consegue sobreviver rodeado de inimigos islamicos?

E sim! A europa e o Brasil zão uma especie de consequencia do Imperio.Romano. (antes dos portugueses não havia nenhum imperio brasileiro tipo aztecas ou maias, outro misterio...nunca entendi como a melhor zona da America do Sul nunca foi densamente povoada) . A propria Igreja Catolica é o antigo imperio romano na sua forma religiosa. Os deuses foram substituidos por Santos, inventaram a biblia escolhendo os livros que mais apelavam à .moral e ordem pública (nos primeiros seculos não existia policia, só soldados). As cartas de Paulo foram escolhidas porque dão mais enfase ao racional do que o espiritual. Sua educação foi de fariseu portanto gostava de impor regras. A maior parte das religioes americanas parecem dar mais importancia doutrinal a Paulo do que ao proprio Jesus.
Todas mas mesmo TODAS as doutrinas de castigo são justificadas com base nos escritos de Paulo.

Espero não me ter enganado...
Abraço
NÃO TEMAS AQUELES QUE BUSCAM PELA VERDADE, MAS TEME ANTES OS QUE AFIRMAM TEREM A VERDADE
Habiru
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 154
Registrado em: 10 Ago 2015 03:19
Localização: Santo André

Re: VT x NT Incompatíveis !?

Mensagem não lida por Habiru »

kooboo escreveu: A melhor forma de compreender o NT é lendo os outros evangelhos que não foram escolhidos pela cúpula católica para compor a 'bíblia'.
Kooboo, pode dar uma dica de qual evangelho começar, sempre me interessei pelo "pseudo" ou "proto" evangelhos, mas, não sei bem por onde começar. Qual você me indica?

Abração!!!
“...e pela lei natural dos encontros, eu deixo e recebo um tanto”.
Avatar do usuário
Agnostico Reverente
Forista
Forista
Mensagens: 373
Registrado em: 19 Ago 2016 17:08

Re: VT x NT Incompatíveis !?

Mensagem não lida por Agnostico Reverente »

Sei que vc não quis citar autores, mas acabei de ler ZELOTA, de Reza Aslan, e não posso deixar de contribuir com as visões sobre o Jesus Histórico que o livro apresenta. Segundo o autor, o Jesus de Nazaré Histórico (diferente do Jesus Cristo da fé) era um judeu zeloso da Leu e das tradições judaicas em todos os sentidos, muito embora rejeitasse a corrupção sacerdotal e seu templo, apoiadores de Roma. Segundo o autor ainda, Tiago, o Justo, meio irmão de Jesus, era a principal coluna do primitivo Cristianismo após a morte de seu irmão, defendendo os oprimidos e as tradições judaicas, ao mesmo tempo que pregava o messienado de Jesus (prova disso é que quando ele foi morto em 62 EC, por um sumo sacerdote corrupto, a comunidade judaica não cristã protestou por sua morte). Mas já desde o começo, a comunidade Cristã estava rachada, entre aqueles que apoiavam o templo e os costumes judaicos (como Pedro e Tiago) e aqueles que rejeitavam completamente a Lei e o Templo (como Estevão e Paulo). O resultado foi que, com a morte de Tiago e a posterior destruição do Templo, as ideias de Paulo prevaleceram sobre as de Tiago (essa rivalidade é clara na carta aos Romanos, onde o homem é declarado justo pela fé, não por obras, e na carta de Tiago, onde a fé sem obras está morta). De modo que os cristãos mais letrados, filósofos propagaram a leitura de Paulo, suas cartas se tornando grande parte do NT. Visto que as cartas de Paulo, segundo os eruditos, são os primeiros documentos que temos da Igreja primitiva, os próprios evangelhos receberam influência Paulina. Em resumo, no final das contas o NT e o Cristianismo se tornou um Religião Paulina, não de Jesus. Tivesse Tiago, o Justo, sobrevivido mais tempo e o templo sido preservado, teríamos então um Cristianismo mais Fiel a sua herança judaica e as ideias do seu fundador, Jesus de Nazaré. E então, nesse caso, haveria mais harmonia entre NT e VT.
Avatar do usuário
KOSTA
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3751
Registrado em: 22 Set 2011 20:06
Localização: Portugal

Re: VT x NT Incompatíveis !?

Mensagem não lida por KOSTA »

Bolas...
Dá que pensar...
não existe nenhuma religiao que siga o exempko de Cristo
NÃO TEMAS AQUELES QUE BUSCAM PELA VERDADE, MAS TEME ANTES OS QUE AFIRMAM TEREM A VERDADE
Avatar do usuário
Galileu
Forista
Forista
Mensagens: 2561
Registrado em: 30 Mar 2016 11:47

Re: VT x NT Incompatíveis !?

Mensagem não lida por Galileu »

Que tema excelente !!
Vou meditar e pesquisar a respeito
Se me for possivel contribuirei com algumas observaçoes.

Parabens Grantynn !!
"Penso, logo existo" - Descartes
Avatar do usuário
Grantynn
Forista
Forista
Mensagens: 602
Registrado em: 16 Jan 2009 10:00

Re: VT x NT Incompatíveis !?

Mensagem não lida por Grantynn »

O NT, embora faça referências ao VT, parece tratar de outro deus. O deus pregado por Cristo não é Jeová. Talvez JC tenha feito referencias ao VT para que a platéia entendesse o discurso dele.

Tanto que, em resultado do NT nasceu um deus trino, o deus do cristianismo. Verdadeiros contorcionismos do intelecto e da história para, agora, quase dois milênios mais tarde, tornar a trindade cristã falsa e substituí-la por um deus único, e, além disso, associar esse deus atual ao deus judeu.
De que valem as luzes da cidade, se no meu caminho a luz é natural! - Hyldon
Avatar do usuário
Grantynn
Forista
Forista
Mensagens: 602
Registrado em: 16 Jan 2009 10:00

Re: VT x NT Incompatíveis !?

Mensagem não lida por Grantynn »

Jesus invalidou o comportamento e regras dos fariseus e não dos judeus como um todo.
Isso reforça ainda mais a linha de raciocínio de que houve manobras. Veja que os livros escolhidos pelos católicos foram aqueles em que o personagem jesus atua contra escribas, fariseus e saduceus, os com alto poder de influência e persuasão para os judeus comuns. Escribas era versados na lei judaica, fariseus eram judeus mais zelosos que exigiam o cumprimento integral da lei escrita do deus judeu, já os saduceus eram sacerdotes judeus que estavam abertos a influência grega. Portanto jesus aparece criticando tanto os “conservadores” como os “progressistas”. Condena tanto a continuidade do judaísmo como a influência de outras culturas. Essa ação, associada a outras dos outros livros (repito) escolhidos pelos cardeais, deixa aberto um caminho para o cristianismo romano, como se existira a transição do judaísmo paro o cristianismo. Hoje sabemos que tal transição legal nunca existiu, trata-se de um evento arranjado. A partir daí a bíblia continua domínio da cúpula católica e as pessoas passam a ser obrigadas ao cumprimento das novas leis e diretrizes. Além disso, a cristologia teve início em Nicéia, foi neste concílio que decidiram que jesus é deus e colocaram isto no credo católico, que é uma das orações centro da fé católica, chamada de “confissão de fé”, e é a mais repetidas hoje em dia
De que valem as luzes da cidade, se no meu caminho a luz é natural! - Hyldon
Avatar do usuário
Grantynn
Forista
Forista
Mensagens: 602
Registrado em: 16 Jan 2009 10:00

Re: VT x NT Incompatíveis !?

Mensagem não lida por Grantynn »

o VT foi escrito para judeus e eles seguem como povo escolhido ou no minimo priveligiado. A maior parte deles sao ricos. O Israel atual é centenas de vezes menor ke o Brasil mas é mais rico.
A profecia disse: Jerusalem será motivo de embriagues para todas as naçoes.
Não é isso ke vemos agora? Aquela cidade internacional só tem trazido problemas às naçoes! É um facto, não é suposição, ke algo de sobrenatural se passa naquela região.
Quanto à riqueza, à terra santa e ao poder, sim, parece que tudo leva a esse pensamento. Até hoje disputam um espaço nessa terra, que eu não consigo ver o que ela tem de especial. Desde a babilônia já se registrava o enriquecimento dos judeus, são hábeis negociadores. Veja o holocausto alemão, possivelmente a riqueza dos judeus foi a origem do evento. Se houver transação entre eles não são cobrados juros pelo princípio heter-iská, mas se for entre judeu e não-judeu eles praticam a usura. Lembrando que, apesar dos movimentos que tentam provar o contrário, os judeus são considerados os mais inteligentes do planeta, especialmente os ashkenazi, com os seus, nada modestos, 160 prêmios nobel, os rothschild, os rockefeller, e por aí vai.
As guerras pela terra santa evidencia o interesse de posse de Jerusalém, foi o que aconteceu no primeiro século, os romanos tomaram Jerusalém. Mais tarde foi tomada pelos muçulmanos quando aconteceram as cruzadas “santas” para a sua retomada.
A posse de Jerusalém é a causa mais provável da invenção dessa pseudo transição do judaísmo ao cristianismo. Não tem nada a ver com religiosidade, santidade, profecias ou planos do deus judeu.
De que valem as luzes da cidade, se no meu caminho a luz é natural! - Hyldon
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 95 visitantes