Seria possível um mundo sem religião?

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Avatar do usuário
Lehh
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 1215
Registrado em: 09 Fev 2017 15:03

Seria possível um mundo sem religião?

Mensagem não lida por Lehh »

Tenho uma conhecida da Congregação Cristã do Brasil, e ela tem horror às Testemunhas de Jeová e acredita que a religião dela é a única verdadeira.
Eu fui criada nos ensinos da torre e também discordo de praticamente tudo hoje, embora tenha sentido raiva de muitas pessoas lá dentro (incluindo minha própria família em alguns momentos), consegui superar um pouco e ver que a culpa não é de todos lá dentro, tem pessoas boas também, muitas enganadas.Não sinto ódio e nem quero sentir.

Então, comecei a procurar sobre os ensinos da Congregação Cristã, já que a moça vivia querendo me converter. Respeito as crenças e as pessoas da religião, mas eu jamais entraria numa religião daquelas, ainda mais machista, que também acredita ser a única verdade , etc..

Estou citando a congregação c. mas todas as demais que eu fui procurar conhecer alguns ensinos me deixaram inconformada.
Essas religiões costumam ter uma visão negativa dos t.js, mas na verdade, todas as que eu conheço são parecidas, intolerantes, cheia de ensinos errados, atrasadas e bitoladas... (peço desculpas se alguém aqui acredita em outra religião, inclusive, se for o caso, peço que fale um pouco sobre para que possamos conhecer)

Eu acabei ficando um pouco preconceituosa, tenho tentado evitar isso, hoje em dia, a pessoa fala que é cristã e eu já penso: vish kkkk
Prefiro a amizade dos ateus, ou dos católicos não praticantes, pessoas que apenas acreditam em um deus, etc...

Sempre pensei que algumas pessoas precisam de religião para terem ao que temer, e evitarem cometer atos monstruosos. Acreditar em um ser superior e obedecê-lo pode ser bom para alguns, e até temê-lo, dependendo da pessoa. Por exemplo: se a divindade deixa expresso que não pode tirar a vida dos outros, roubar, violar etc... Portanto, sem a religião, talvez fosse ainda pior, porque a humanidade teria que ser muito evoluída para criar regras de controle.
O Direito se beneficia da religião também.

Embora eu não acredite na bíblia como livro inspirado, reconheço que ela ajuda em muitos aspectos... mas em outros aspectos, prejudica.

É possível viver sem religião? ou permitir que elas existam, mas como frear essas loucuras todas?
https://www.youtube.com/watch?v=xXyoBHXliMY
"Pensei o quanto desconfortável é ser trancado do lado de fora; e pensei o quanto é pior, talvez, ser trancado no lado de dentro"-
Virginia Woolf
Avatar do usuário
KOSTA
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3751
Registrado em: 22 Set 2011 20:06
Localização: Portugal

Re: Seria possível um mundo sem religião?

Mensagem não lida por KOSTA »

Sigo crente mas nao creio nas religioes.

Como um Pai visita seu filho eu quero que Ele me visite e ampare.

Nao necessito de humanos para gostar Dele(a).
NÃO TEMAS AQUELES QUE BUSCAM PELA VERDADE, MAS TEME ANTES OS QUE AFIRMAM TEREM A VERDADE
Avatar do usuário
servosolitario
Forista
Forista
Mensagens: 59
Registrado em: 02 Jan 2017 15:26

Re: Seria possível um mundo sem religião?

Mensagem não lida por servosolitario »

Não acho que seria necessário um mundo sem religião. Penso que, melhor seria um mundo onde ninguém é discriminado por seguir essa ou aquela religião. As pessoas tem todo o direito acreditar naquilo que elas quiseram. Hoje posso dizer que não acredito em nada, e sim, acho o cristianismo e a bíblia uma tremenda babaquice. Mas não preciso sair falando para os cristãos o que acho da religião deles sem que eles me perguntem. Sei que é difícil para a religião se livrar do proselitismo, porque o mesmo é um dos alicerces do seu crescimento, mas enfim, se a humanidade quiser evoluir rumo a ser civilização de fato, teremos que aprender a conviver com as diferenças.
Avatar do usuário
KOSTA
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3751
Registrado em: 22 Set 2011 20:06
Localização: Portugal

Re: Seria possível um mundo sem religião?

Mensagem não lida por KOSTA »

servosolitario escreveu:Não acho que seria necessário um mundo sem religião. Penso que, melhor seria um mundo onde ninguém é discriminado por seguir essa ou aquela religião. As pessoas tem todo o direito acreditar naquilo que elas quiseram. Hoje posso dizer que não acredito em nada, e sim, acho o cristianismo e a bíblia uma tremenda babaquice. Mas não preciso sair falando para os cristãos o que acho da religião deles sem que eles me perguntem. Sei que é difícil para a religião se livrar do proselitismo, porque o mesmo é um dos alicerces do seu crescimento, mas enfim, se a humanidade quiser evoluir rumo a ser civilização de fato, teremos que aprender a conviver com as diferenças.
Um mundo onde ninguem descrimine a religiao dos outros? Nem pensar.. Existem muitos intetesses economicos em jogo.

Quando surgir uma religiao que siga verdadeiramente Cristo e distribua os recursos materias equativamente e proporcional ao sofrimento do seu irmao entao acteditarei nela.

Supostamente as religioes deveriam servir e nao ser servidas.
Nesse ponto a Catolica esta a anos luz das tjs.
NÃO TEMAS AQUELES QUE BUSCAM PELA VERDADE, MAS TEME ANTES OS QUE AFIRMAM TEREM A VERDADE
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: Seria possível um mundo sem religião?

Mensagem não lida por kooboo »

Lehh,

Muito válida essa pergunta e discussão.

O fato é que crenças, adoração e todo esse misticismo sempre acompanhou a espécie humana, desde quando habitávamos as savanas e cavernas... talvez até para os ancestrais humanos.
Sempre houve o desejo de crer em algo além.
SE crer em algo além é uma necessidade humana ou se isso é apenas uma forma de suprir a ignorância humana, é um tema que geraria acaloradas discussões, então vamos ao que interessa, já que o sistema está instituído e ninguém vai acabar com ele tão cedo, o ponto é - Religião é bom ou ruim?

Vou tentar sintetizar alguns pontos com a posição de cada um dos lado

Moral -
1) A religião impõe limites às pessoas, e isso impede que o mundo vire uma baderna.
2) A religião causa castrações psicológicas e limita o ser humano.

Organização -
1) Organiza e uniformiza os pensamentos, ritos e ações.
2) Robotiza as pessoas.

Ação Social -
1) As religiões agem de forma a ajudar seus membros e algumas ajudam até os que não o são.
2) os benefícios trazidos são apenas focados no interesse da organização em fortalecer o seu nome.

A religião explica o pensamento de Deus -
1) A religião traz para as pessoas o pensamento de Deus
2) Ela simplesmente diz o que quer e fala que foi Deus que disse

União -
1) Une os que querem adorar a Deus
2) Separa estes dos outros.

Moral 2 -
1) Explica como Deus quer que as pessoas hajam
2) Não acompanha as novas descobertas cientificas e psicologicas sobre comportamento sexual e humano.

Fora isso, podemos imputar às religiões a culpa por atentados, guerras, cura-gay, embargo a direitos humanos como aborto, eutanásia, atraso em pesquisas científicas - como as pesquisas com clonagem e células-tronco - proibição a certos alimentos, transfusão de sangue, uso de preservativos...


E claro, o famoso "se você não é da minha religião, será destruído por Deus".
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
cotrim01
Forista
Forista
Mensagens: 271
Registrado em: 09 Set 2015 22:26

Re: Seria possível um mundo sem religião?

Mensagem não lida por cotrim01 »

As religiões de um modo geral possuem seus problemas, umas mais que as outras e algumas realmente fazem algum bem às pessoas, umas menos que as outras. Mas um defeito que está presente em todas é como gostam de apontar os erros das outras e esconder os próprios. Um praticante dificilmente nota os problemas de sua religião pois possui a mente engessada pela fé mas com certeza conhece ao menos um dos defeitos das demais. O resultado disso são as divisões causadas entre as pessoas, os mais radicais até mesmo se isolam como é o caso da Congregação Cristã e JW.
Ironicamente, quanto mais radical forem, menos contribuem para a humanidade.
Quanto a sua pergunta:
É possível viver sem religião? Costuma-se confundir Religião com religiosidade e muitas vezes os benefícios da religiosidade acabam sendo atribuídos à religião. É a religião que causa exclusão, preconceito, divisão, engano, depressão, guerras, mortes... (sem generalizar). A religiosidade por outro lado evita todas essas coisas, está muito mais ligada com a libertação de que o fechamento em si, é a religiosidade que cultiva o "fazer o bem ao próximo".
para finalizar parafraseio Mario Sergio Cortella: "Não há religião sem religiosidade mas há religiosidade sem religião".
Ou seja, é sim possível viver sem religião, inclusive teríamos um mundo melhor.
O grande problema é realmente existir religião sem religiosidade.
Não há sentimento mais triste do que ver uma pessoa te provando que ela é tudo aquilo que os outros sempre alertaram enquanto você a defendia.


Avatar do usuário
cotrim01
Forista
Forista
Mensagens: 271
Registrado em: 09 Set 2015 22:26

Re: Seria possível um mundo sem religião?

Mensagem não lida por cotrim01 »

cotrim01 escreveu: O grande problema é realmente existir religião sem religiosidade.
O grande problema é realmente existir religião sem com pouca religiosidade.
Perdão pela incoerência.
Não há sentimento mais triste do que ver uma pessoa te provando que ela é tudo aquilo que os outros sempre alertaram enquanto você a defendia.


Avatar do usuário
Mind Games
Forista
Forista
Mensagens: 865
Registrado em: 23 Mai 2012 00:11

Re: Seria possível um mundo sem religião?

Mensagem não lida por Mind Games »

eu estou desacreditada de religiao, nao pretendo pertencer a nenhuma, mas respeito quem tem fé sincera.
no geral eles pecam nos mesmos erros : intolerancia com aqueles que nao partilham de sua fé, mas tbm sao intolerantes
com quem partilha da mesma fé, tipo : escreveu não leu..., mas são tolerantes com os da dianteira cujas acoes sao sempre justificaveis,
em todas são assim. eu tenho medo de sentir falta de uma doutrina, uma referencia pq nao sou ateia e nem agnostica mas me
afastei da torre ( ainda nao escrevi minha carta me dissociando, mas é questao de tempo )
"Acredito em tudo aquilo que Jesus disse - amor, bondade, caridade - mas não acredito naquilo que os homens dizem que ele disse." John Lennon
Avatar do usuário
Cappuccina
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 706
Registrado em: 27 Jan 2017 19:46
Localização: Com o Boli'

Re: Seria possível um mundo sem religião?

Mensagem não lida por Cappuccina »

Não creio que é necessário ter uma religião. Ela não faria-me falta'.

E queria muito que minha família não tivesse religião.

Eu era preconceituosa, e vejo que é geralmente isso que a religião causa'.
"Nada é mais importante que sua felicidade. Se você consegue fazer o que ama e ser quem você é, você é feliz."
Avatar do usuário
Lipe
Forista
Forista
Mensagens: 1072
Registrado em: 04 Out 2016 12:59

Re: Seria possível um mundo sem religião?

Mensagem não lida por Lipe »

Imagem
"A ridícula situação de alguém que critica o que confessa nunca ter lido, já é suficiente para desqualificar a sua crítica."
- Voltaire -
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 90 visitantes