Sociedade Torre de Vigia vs. Igreja SUD

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Avatar do usuário
Rafidhi
Forista
Forista
Mensagens: 250
Registrado em: 17 Jul 2015 18:22

Sociedade Torre de Vigia vs. Igreja SUD

Mensagem não lida por Rafidhi »

Voltei, meus amores. :D1 Depois de comemorar calorosamente meu retorno, peço que olhem as anotações que estou fazendo ao comparar a Sociedade Torre de Vigia com a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. :2
Estas comparações dizem respeito especialmente às crenças, embora eu também mencione algumas diferenças (e semelhanças) organizacionais.

Observem que, isto é apenas um esboço. Não é um trabalho completo e eu não cito nenhuma fonte para não dobrar o tempo de preparação do post. Entretanto, tenho os artigos de onde tirei estas informações todos em PDF. Eles encontram-se em sua maioria nos sites 4witness e 4mormons. Se encontrarem qualquer coisa errada, uma informação equivocada, seja o que for, avisem para que eu corrija. Lembrando, são apenas observações MINHAS sobre as semelhanças e diferenças entre as duas organizações.

O Mormonismo é mais antigo que o "Jeovismo". A Igreja de Joseph Smith foi fundada oficialmente em 1830, sendo que anos antes seu fundador já estava moldando suas doutrinas junto com um seleto grupo de amigos. Charles Russel começou a organizar estudos da Bíblia em 1870, e creio eu que a Sociedade ainda não havia surgido nessa época (corrijam-me se eu estiver errada).

Muitos dos originais Estudantes da Bíblia abandonaram a Sociedade APÓS a morte de seu líder, por não aceitar as mudanças feitas pelo sucessor deste. A maioria das testemunhas do Livro de Mórmom, cujos nomes estão escritos nas primeiras páginas do Livro e que ajudaram Joseph Smith a fundar sua igreja, abandonaram a SUD AINDA DURANTE A LIDERANÇA DE SMITH, alegando que ele era um charlatão, mentiroso e falso profeta.

Joseph Smith fundou sua Igreja depois de ter passado por outras e ser rejeitado por elas por causa de suas condutas (envolvimento com ocultismo, práticas pagãs, etc). Charles Russel, embora hoje saibamos que seus ensinamentos eram em grande parte ocultistas, parecia mais sincero em sua busca pelas verdades divinas. Smith chegou a ser preso e processado mais de uma vez por práticas consideradas criminosas na época (leitura de bola de cristal, caça a tesouros, etc).

Russel tinha fé na existência de uma Igreja Cristã que sobreviveu ao tempo e à perseguição; Smith ensinava que a Igreja de Cristo havia literalmente MORRIDO após a morte dos apóstolos e que a missão dele era restaurá-la.

Russel foi casado por um período aparentemente curto, com uma mulher apenas e segundo li, eles praticavam um matrimônio sem intimidades. Smith teve simultaneamente 48 esposas e teve até uma "revelação" de que assim é que deveria ser e que seus seguidores deveriam fazer o mesmo.

A Religião das TJs originou-se pelo interesse de norte americanos em aprender a verdade sobre a Bíblia, e hoje em dia, a Sociedade alega que tudo o que ensina tem base bíblica. Embora saibamos que as coisas não são bem assim, a Sociedade tem muito mais base bíblica que a Igreja Mórmom. Esta surgiu e mantém-se sustentada até hoje na crença de que Joseph Smith é um Profeta de Deus e que teve revelações e visões. Depois dele, vieram outros profetas e muitos deles também tiveram as suas revelações.

Como já disse antes, a religião TJ busca a Bíblia para provar suas doutrinas e embora tenha distorcido alguns significados, alega preservar e defender a Bíblia como o melhor e mais confiável livro. Já a religião Mórmom ensina que a Bíblia perdeu preciosas verdades durante o processo de tradução e que o Livro de Mórmom é a verdade absoluta, o Livro Sagrado, etc.

Assim como as TJs, os Mórmons tem sua própria versão da Bíblia, só que a escondem muito bem. O motivo é que ela é facilmente ridicularizada por qualquer pessoa que de fato conheça a Bíblia. A Tradução do novo mundo possui alguns cortes e adições (que são explicadas entre parêntesis). Já a Bíblia Mórmom, que chama-se Versão INSPIRADA da Bíblia, teve cerca de 85% de seu texto copiado palavra por palavra da Bíblia King James Version. Smith também acrescentou versículos inteiros para sustentar seus ensiamentos mucho lokos. Por exemplo, em um certo capítulo de Gênesis, ele adicionou uns versículos dizendo que surgiria um vidente chamado José (Joseph, em Inglês ¬¬) que traria restauração e blá blá blá. Pelo que soube essa Bíblia pode ser comprada na lojinha de artigos mórmons, de um comerciante mórmom, situada na capital mórmon do Estado Mórmon de Utah (que ladainha, não?)

O pisca pisca de "Novas Luzes" existe nas duas organizações. Por exemplo: na Torre, afirmou-se e depois negou-se que Adão, os sodomitas e outros personagens ressuscitariam. Antes aceitar e doar órgãos era canibalismo. Jesus morreu numa cruz e agora foi numa estaca. Na Igreja SUD, os pisca piscas são bem mais evidentes (parece que lhes falta o cuidado que a Torre tem em esconder suas antigas crenças). Existem muitas contradições no Mormonismo sobre primeira visão de Joseph Smith. Diferanças de idade, de conteúdo e de personagens. Em uma versão dizia-se que ele tinha 14 anos. Outra dizia que tinha 15. Fazendo os cálculos, parece mais óbvio que ele tinha 17... Em uma visão ele viu dois anjos, em outra ele viu o Pai e o Filho, etc... O Livro de Mórmom foi a primeira escritura inspirada do Mormonismo, mas hoje, a maioria dos livros de doutrinas mórmons contradizem esse livro. Quando recebi os Élderes em minha casa, tinha a certeza de que o Livro de Mórmom era a doutrina central deles, porque assim é que eles me afirmaram: "este livro é inspirado; ele contém a verdade; todas as pessoas deveriam lê-lo; etc, etc, etc" Mas analisando outros livros de doutrinas Mórmons (Doutrinas e Convênios, Pérola de Grande Valor, Ensinamentos de Joseph Smith) e outras "revelações" dos profetas mais recentes, fica claro que o Livro de Mórmom está meio obsoleto dentro de sua própria Igreja. A maioria de seus ensinamentos é desmentida por outras publicações. A questão é: porque eles ainda o publicam e oferecem de presente ao público se não o seguem?? A Torre parece ser mais cautelosa quanto a ensinamentos antigos...

A Torre ensina que quem não faz parte dela será destruído. A Igreja SUD prega que todas as pessoas serão "salvas". Para eles, existem 3 céus, ou 3 graus de glória. O primeiro, onde mora o Pai, é reservado apenas aos Mórmons que obedeciam todos os mandamentos e ordenanças da Igreja, que podiam ir ao Templo, etc. O segundo, é para os Mórmons "relaxados" e para os crentes de outras denominações. E o terceiro céu, o grau mais baixo da glória, é onde ficarão as pessoas que blasfemavam, os descrentes, zombadores, etc. Um élder me disse que um de seus profetas teve uma revelação mostrando que o "inferno" mórmom, isto é, o 3º céu, é um lugar tão prazeroso que ninguém na Terra nunca teve uma vida tão boa quanto os habitantes de lá terão.

As TJs creem que seremos (quer dizer, ELAS serão) servos de Jeová por toda a eternidade no Paraíso. Os mórmons ensinam que quem alcançar o 1º grau de glória, continuará evoluindo e progredindo até se tornarem deuses e poderem governar seus próprios mundos. Creem que os profetas antigos (incluindo Abraão, Isaque e Jacó) já tornaram-se deuses.

Sim, é isso mesmo que você está pensando: os Mórmons acreditam que Deus (o Pai) já foi homem um dia, e que ele teve um Pai que era seu Deus, e que foi evoluindo até atingir o grau de divindade. Dizem que ele é um homem exaltado, com corpo de carne e osso igual ao nosso. As TJs acham isso um absurdo cabeludo.

Agora sobre a questão social/organizacional:

A Igreja Sud às vezes junta-se à outras Igrejas para realização de obras sociais; a Torre não faz isso.

Existe um clero bem hierarquizado dentro da Igreja SUD com ministros (pastores), bispos, sacerdotes, apóstolos e profetas. Embora saibamos que há sim hierarquia na Torre, ela nega e gaba-se de não possuir um clero.

Os Mórmons pagam dízimo, as TJs, não.

Os mórmons possuem Universidades e muitos de seus membros mais importantes e famosos formados nas mais diversas áreas. TJs opõem-se ao ensino superior.

Os mórmons participam ativamente da vida pública, participando inclusive da política. As TJs condenam esse envolvimento, porque preferem se afastar das coisas "do mundo".

As TJs tem um Corpo Governante, e os Mórmons tem um Corpo de Apóstolos, com um presidente (o profeta da Igreja).

Isso foi o que me lembrei por agora.
Avatar do usuário
Cappuccina
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 706
Registrado em: 27 Jan 2017 19:46
Localização: Com o Boli'

Re: Sociedade Torre de Vigia vs. Igreja SUD

Mensagem não lida por Cappuccina »

Eu achava que, na parte de organização, eram mais parecidos. Mas aparentemente os Mómons são mais lights, porém ainda mais contraditórios'.

Eu sei que tem uma certa quantia de gente, pelo menos aqui onde moro, que reclama dos mórmons, mas eu nunca entendi 100%. Aliás, nem 2%. -q

Mas o que eu percebi é: apesar de ser uma seita mais nova, que surgiu mais recentemente, a organização JW conseguiu ser mais bem sucedida, pelo menos na parte de fama e financeira. Ela se tornou a maior potência gráfica do mundo, como ela mesmo se autodomina'.
"Nada é mais importante que sua felicidade. Se você consegue fazer o que ama e ser quem você é, você é feliz."
Avatar do usuário
Lipe
Forista
Forista
Mensagens: 1072
Registrado em: 04 Out 2016 12:59

Re: Sociedade Torre de Vigia vs. Igreja SUD

Mensagem não lida por Lipe »

Eu não consigo levar a sério os ensinamentos dos mórmons. :lol:

Uma vez eu falei com um mórmon, ele era muito inteligente. Eu tive dificuldades em argumentar o papel de Judas Iscariotes dentro da visão TJ como traidor. O mórmon me mostrou textos alegando que Judas era o único Apóstolo que de fato conhecia a Cristo, ele na verdade "traiu" Jesus pensando no bem que a morte dele traria. Ele sabia das profecias e fez o que era necessário!

Eu achei interessante a visão deles sobre Judas, é uma interpretação que algumas outras igrejas também.
"A ridícula situação de alguém que critica o que confessa nunca ter lido, já é suficiente para desqualificar a sua crítica."
- Voltaire -
Avatar do usuário
Rafidhi
Forista
Forista
Mensagens: 250
Registrado em: 17 Jul 2015 18:22

Re: Sociedade Torre de Vigia vs. Igreja SUD

Mensagem não lida por Rafidhi »

Cappuccina escreveu:Eu achava que, na parte de organização, eram mais parecidos. Mas aparentemente os Mómons são mais lights, porém ainda mais contraditórios'.

Eu sei que tem uma certa quantia de gente, pelo menos aqui onde moro, que reclama dos mórmons, mas eu nunca entendi 100%. Aliás, nem 2%. -q

Mas o que eu percebi é: apesar de ser uma seita mais nova, que surgiu mais recentemente, a organização JW conseguiu ser mais bem sucedida, pelo menos na parte de fama e financeira. Ela se tornou a maior potência gráfica do mundo, como ela mesmo se autodomina'.

Reclamam dos mórmons? Meus parentes dizem "esse povo não presta!" Mas quando eu pergunto o motivo, ninguém sabe dizer o porquê. Isso é o que me faz detestar algumas pessoas que demonstram querer nos proteger de algo que elas nem mesmo sabem o que é.
Meu pai fala que os mórmons não usam cueca e que dentro da Igreja eles ficam todos pelados. Detalhe, meu pai que se diz católico, raramente põe os pés na sua igreja. Jamais entrou numa igreja mórmom. Talvez essa ideia dele venha do fato de os mórmons usarem um tipo de roupa íntima bem diferente, que eles acreditam protegê-los de todo o mal. Creio que ele ouviu isso e resolveu mudar a história um pouquinho...

Acho interessante o seguinte: no documentário Fabricantes de Deuses, legendado pelo Estudante da Bíblia, os mórmons aparecem como as Testemunhas de Jeová, fazendo pregação batendo na porta das pessoas. Um dos élderes que me visitou também mencionou que às vezes eles chegam na porta das pessoas e são enxotados. Só que eu só vi um mórmom na minha vida quando os chamei à minha casa porque queria o Livro deles e de quebra, ainda fazer umas perguntas sobre a religião que professam. Eles tem uma forte campanha missionária, mas nunca os vi batendo na porta de ninguém, exceto na minha e como já disse, foi porque eu os chamei. Nesse ponto, as TJs parecem ser bem mais eficientes...
Avatar do usuário
Rafidhi
Forista
Forista
Mensagens: 250
Registrado em: 17 Jul 2015 18:22

Re: Sociedade Torre de Vigia vs. Igreja SUD

Mensagem não lida por Rafidhi »

Lipe escreveu:Eu não consigo levar a sério os ensinamentos dos mórmons. :lol:

Uma vez eu falei com um mórmon, ele era muito inteligente. Eu tive dificuldades em argumentar o papel de Judas Iscariotes dentro da visão TJ como traidor. O mórmon me mostrou textos alegando que Judas era o único Apóstolo que de fato conhecia a Cristo, ele na verdade "traiu" Jesus pensando no bem que a morte dele traria. Ele sabia das profecias e fez o que era necessário!

Eu achei interessante a visão deles sobre Judas, é uma interpretação que algumas outras igrejas também.
Lipe, eu achei os ensinamentos mórmons bem coerentes quando eles leram alguns versículos bíblicos para me mostrar que tinham base para suas crenças. Essa coerência caiu por terra quando descobri que nos tornaremos deuses, que existem vários planetas governados por seus respectivos deuses que um dia já foram humanos como nós, que Deus fez sexo com Maria, e que se usarmos uma roupa semelhante a um pano de saco por baixo de nossas roupas normais, estaremos protegidos de influência demoníaca :?
Avatar do usuário
Lipe
Forista
Forista
Mensagens: 1072
Registrado em: 04 Out 2016 12:59

Re: Sociedade Torre de Vigia vs. Igreja SUD

Mensagem não lida por Lipe »

Rafidhi escreveu: Lipe, eu achei os ensinamentos mórmons bem coerentes quando eles leram alguns versículos bíblicos para me mostrar que tinham base para suas crenças. Essa coerência caiu por terra quando descobri que nos tornaremos deuses, que existem vários planetas governados por seus respectivos deuses que um dia já foram humanos como nós, que Deus fez sexo com Maria, e que se usarmos uma roupa semelhante a um pano de saco por baixo de nossas roupas normais, estaremos protegidos de influência demoníaca :?
Kkkkkk.. Parece aquelas estórias de mitologia grega!
"A ridícula situação de alguém que critica o que confessa nunca ter lido, já é suficiente para desqualificar a sua crítica."
- Voltaire -
Avatar do usuário
Caronte Vitalzole
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 1896
Registrado em: 30 Jan 2011 11:41

Re: Sociedade Torre de Vigia vs. Igreja SUD

Mensagem não lida por Caronte Vitalzole »

Para quem quiser saber mais sobre os mórmons, recomendo September Dawn (Setembro Negro), filme canadense de 2006, assim como To Verdener (Worlds Apart) para os que se interessam pelas TJ.
"Com alguns bons amigos bebendo de bem com a vida
De uma América a outra consigo passar num segundo"
Avatar do usuário
Rafidhi
Forista
Forista
Mensagens: 250
Registrado em: 17 Jul 2015 18:22

Re: Sociedade Torre de Vigia vs. Igreja SUD

Mensagem não lida por Rafidhi »

Caronte Vitalzole escreveu:Para quem quiser saber mais sobre os mórmons, recomendo September Dawn (Setembro Negro), filme canadense de 2006, assim como To Verdener (Worlds Apart) para os que se interessam pelas TJ.
Grata pela indicação!
Avatar do usuário
Estudante da Bíblia
Forista
Forista
Mensagens: 2545
Registrado em: 22 Jan 2009 02:12
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Re: Sociedade Torre de Vigia vs. Igreja SUD

Mensagem não lida por Estudante da Bíblia »

Bom, caso alguém não conheça, traduzi os dois documentários abaixo, feitos pela mesma produtora, um sobre as TJ's e outro sobre os Mórmons.

Até hoje são um dos melhores documentários a respeito.



Imagem
10 fatos não aceitos pelas Testemunhas de Jeová
PDF da brochura disponível para download!
Avatar do usuário
Dunha
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 693
Registrado em: 17 Abr 2016 10:02

Re: Sociedade Torre de Vigia vs. Igreja SUD

Mensagem não lida por Dunha »

"Russel foi casado por um período aparentemente curto, com uma mulher apenas e segundo li, eles praticavam um matrimônio sem intimidades. Smith teve simultaneamente 48 esposas e teve até uma "revelação" de que assim é que deveria ser e que seus seguidores deveriam fazer o mesmo."

Bem, existem rumores de que Charles Russel teria traído a esposa com a governanta e esse seria um dos fatores do divórcio, embora a própria esposa tenha negado tal fato.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 73 visitantes