Há como crer em um deus único sem crer na Bíblia?

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Avatar do usuário
Discípulo de Cristo
Forista
Forista
Mensagens: 280
Registrado em: 04 Nov 2008 21:58
Localização: Manaus/AM

Re: Há como crer em um deus único sem crer na Bíblia?

Mensagem não lida por Discípulo de Cristo »

Dependendo da forma que for feita, esse tipo de pergunta acaba tendo um resposta óbvia.

É possível crer em um deus único sem nunca ter lido a Bíblia? Acho que sim, do mesmo modo que é possível crer numa infinidade de deuses sem nunca ter lido qualquer livro que fale da existência de deuses.

Agora, será possível alguém, sem a Bíblia, crer num Deus único e pessoal, com as mesmas características do Deus da Bíblia? Acho tal possibilidade improvável.
Avatar do usuário
jBrother
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 556
Registrado em: 27 Jan 2009 17:10
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Há como crer em um deus único sem crer na Bíblia?

Mensagem não lida por jBrother »

Por outro lado podemos crer que a raça humana é fruto de uma colonização de seres de outro planeta muito mais evoluído e que fez muitas visitas na fase inicial de nossa evolução neste planeta e estes encontros eram encarados como encontros com seres superiores que chamáva-mos de deuses. Mas estes seres estavam em conflitos com outros que passamos a chamar de demônios pois nosso colonizadores não queriam que nós déssemos atenção a estes e num futuro próximo quando chegarmos a um grau de evolução esperada, estes seres se manifestarão e então faremos parte da aliança intergaláctica e passaremos a fazer parte do processo de exploração espacial e colonização de novos planetas.
Capitão Kirk, Enterprise, Data estrelar ano 2009 depois de Cristo. Eu e o comandante Spock hoje tivemos nosso primeiro contato com a aliança intergaláctica onde fomos incubidos em levar nossos representantes terrestres para assinar os termos desta aliança. "Um pequeno passo para o homem mas um grande passo para a humanidade". Ainda não encontramos a resposta a existência de Deus, pois nossos contatos com estas raças mais evoluidas nos fizeram crer que mesmo entre eles não há concenso sobre este assunto. Spock pela sua visão racional não acredita nesta possibilidade, mas esta visão racional dele não foi eficiente para a preservação de sua própria raça, eu por outro lado procuro seguir minha intuição. Computador, finalizar diário !
jBrother
Blog: http://www.reflexoestj.blogspot.com

I Want to Belive !
Avatar do usuário
Rogério
Forista
Forista
Mensagens: 1848
Registrado em: 15 Nov 2008 18:36

Re: Há como crer em um deus único sem crer na Bíblia?

Mensagem não lida por Rogério »

Há como crer em um deus único sem crer na Bíblia?
Sim, pode-se crer no alcorão!

Salam Aleikon :10
(^_^)
Avatar do usuário
Nanda Lima
Forista
Forista
Mensagens: 2500
Registrado em: 08 Abr 2009 15:01
Localização: ZOO STATION - BERLIN
Contato:

Re: Há como crer em um deus único sem crer na Bíblia?

Mensagem não lida por Nanda Lima »

Mas a idéia Alá parece ser uma outra interpretação para Iaweh, o deus dos judeus. Ou seja, para mim é o mesmíssimo deus, só que com algumas diferenças.
"Somos os filhos da revolução
Somos burgueses sem religião
Nós somos o futuro da nação
Geração Coca-Cola." - Legião Urbana
Avatar do usuário
Rogério
Forista
Forista
Mensagens: 1848
Registrado em: 15 Nov 2008 18:36

Re: Há como crer em um deus único sem crer na Bíblia?

Mensagem não lida por Rogério »

Mas a idéia Alá parece ser uma outra interpretação para Iaweh, o deus dos judeus. Ou seja, para mim é o mesmíssimo deus, só que com algumas diferenças.
Então creio que, na verdade, você queria perguntar: Há como se crer em um deus único sem levar em consideração nenhum livro considerado sagrado?

Gasshô (^_^)
(^_^)
Avatar do usuário
Nanda Lima
Forista
Forista
Mensagens: 2500
Registrado em: 08 Abr 2009 15:01
Localização: ZOO STATION - BERLIN
Contato:

Re: Há como crer em um deus único sem crer na Bíblia?

Mensagem não lida por Nanda Lima »

Bom, eu não achei necessário citar o Alcorão, mas vamos lá: incluímos aqui o Alcorão. No entanto, como não há nenhum mulçumano aqui, e o islamismo tem paralelos com o judaímo e veio depois deste, acho que a forma como formulei a pergunta ainda é válida.

Gasshô :7
Abraços, :11
"Somos os filhos da revolução
Somos burgueses sem religião
Nós somos o futuro da nação
Geração Coca-Cola." - Legião Urbana
Gustavo
Forista
Forista
Mensagens: 962
Registrado em: 05 Nov 2008 18:05
Contato:

Re: Há como crer em um deus único sem crer na Bíblia?

Mensagem não lida por Gustavo »

Há possibilidade sim. É por isto que vemos sempre pessoas criando seus próprios deuses por aí.
Meu site sobre religião: http://www.e-cristianismo.com.br
Meu blog de eletrônica e games: http://eletronicaegames.blogspot.com/
Avatar do usuário
Nanda Lima
Forista
Forista
Mensagens: 2500
Registrado em: 08 Abr 2009 15:01
Localização: ZOO STATION - BERLIN
Contato:

Re: Há como crer em um deus único sem crer na Bíblia?

Mensagem não lida por Nanda Lima »

Como assim Gustavo?
"Somos os filhos da revolução
Somos burgueses sem religião
Nós somos o futuro da nação
Geração Coca-Cola." - Legião Urbana
Gustavo
Forista
Forista
Mensagens: 962
Registrado em: 05 Nov 2008 18:05
Contato:

Re: Há como crer em um deus único sem crer na Bíblia?

Mensagem não lida por Gustavo »

Eu tentei escrever alguma coisa para explicar... Mas acho que não sou capaz de explicar nada... talvez nunca tenha sido... :?
Meu site sobre religião: http://www.e-cristianismo.com.br
Meu blog de eletrônica e games: http://eletronicaegames.blogspot.com/
Avatar do usuário
Rogério
Forista
Forista
Mensagens: 1848
Registrado em: 15 Nov 2008 18:36

Re: Há como crer em um deus único sem crer na Bíblia?

Mensagem não lida por Rogério »

No entanto, como não há nenhum mulçumano aqui, e o islamismo tem paralelos com o judaímo e veio depois deste, acho que a forma como formulei a pergunta ainda é válida.
Na verdade, se indagado, um muçulmano dirá que surgiu junto com o Judaísmo, sendo religiões irmãs. Ele teria "surgido" De um dos filhos de Abraão, não lembro qual. Eles se veem como um ramo a parte do Judaísmo.

Agora como ficou "dormindo" até 600 e tanos D.C., ae não sei explicar :shock:

Ademais, pelo que entendi nos estudos, Allá teria enviado um sem número de profetas (incluindo Buddha, Krishna e Zaratrusta) sendo Mohamed o último deles e o definitivo. Os Muçulmanos não utilizam apenas o Alcorão: o ramo Sunita, se vale também das Sunas e há uma religião pré islâmica, da minoria Curda chamada Izdanismo, que reverenciam o Anjo-Pavão como enviado de Allá.

Mas ok chega de desviar o tópico...

Gasshô (^_^)
(^_^)
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 77 visitantes