Há como crer em um deus único sem crer na Bíblia?

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Avatar do usuário
Nanda Lima
Forista
Forista
Mensagens: 2500
Registrado em: 08 Abr 2009 15:01
Localização: ZOO STATION - BERLIN
Contato:

Há como crer em um deus único sem crer na Bíblia?

Mensagem não lida por Nanda Lima »

Algumas pessoas (não estou me referindo a ninguém do fórum, mas TALVEZ alguém se enquadre) professam crer em um Deus único, pessoal e com as características do deus judaico-cristão, mas dizem que não crêem na Bíblia. Mas, se pensarmos bem, isso é uma grande discrepância. Como crer no deus bíblico sem crer na Bíblia, que é justamente a fonte da crença na existência desse ser?
Acho que seria a mesma coisa que dizer que Shakespeare existiu, sem contudo acreditar que algum livro que ele escreveu ou que o menciona é histórico/confiável/verdadeiro.
Gostaria das opiniões dos foristas (todos).

Abs :4
Editado pela última vez por Nanda Lima em 21 Mai 2009 10:38, em um total de 1 vez.
"Somos os filhos da revolução
Somos burgueses sem religião
Nós somos o futuro da nação
Geração Coca-Cola." - Legião Urbana
Avatar do usuário
Pássaro
Forista
Forista
Mensagens: 10692
Registrado em: 01 Nov 2008 08:45
Localização: bahia
Contato:

Re: Há como crer na em Deus sem crer na Bíblia?

Mensagem não lida por Pássaro »

Se a pessoa só acreditar no deus cristão, nos ensinos mesopotâmios, nas lendas passadas de geração em geração, creio que não, pois, o porta-voz, o arauto da crença cristã é o que conhecemos como Biblia!
O barco da torre tá afundando?
Avatar do usuário
Adriano
Forista
Forista
Mensagens: 666
Registrado em: 18 Mai 2009 14:56

Re: Há como crer na em Deus sem crer na Bíblia?

Mensagem não lida por Adriano »

Mas com certeza é possivel e viavel crer em Deus sem a biblia....afinal muito antes da formatação dos compendios reunidos como de inspiração divina, já existiam diversas formas de manifestações espirituais, pra não usar o termo religiao. É da nossa natureza procurar o divino, desde nossos primordios fazemos isso, o problema é nossa mania de "institucionalizar" as coisas, formatar, criar lideranças, regras, escritos sagrados e por ai vai. Mas Deus, o divino, esse ser superior, ele é muito mais antigo do que a biblia ou qualquer outro livro sagrado e quando eu uso aqui o termo "sagrado" é para dar uma conotação de especial mesmo para esses escritos. Pessoalmente creio na inspiração, porém, nao acredito na biblia como a palavra final, até por que o que muitas vezes chamamos de "palavra final da biblia referente a determinado assunto" nada mais é do que o resultado de uma interpretação de uma ou um grupo de pessoas. No entanto o mau uso dela não desqualifica seu conteudo e nem dá pra minimizar o beneficio que pode advir de ler suas paginas. A Biblia assim como outros escritos sagrados são de excepcional ajuda pras insconsistencias da vida.
E nisso eu acho ela fabulosa, costumo dizer que ela é excepcional por que ela vai te dizer sempre o que vc quer ouvir, ela diz qua a alma não morre, mas ela também diz que a alma morre, diz que o esp. santo é uma pessoa, mas diz que ele não passa de uma energia. Ela te dá o que vc precisa pra deixar vir pra fora o que vc precisa pra ser feliz, mesmo que isso signifique não crer nela como importante.

Mas o assunto era outro não?! Em suma acredtio que sim é possivel:)
Tudo é questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo
Avatar do usuário
Nanda Lima
Forista
Forista
Mensagens: 2500
Registrado em: 08 Abr 2009 15:01
Localização: ZOO STATION - BERLIN
Contato:

Re: Há como crer em um deus único sem crer na Bíblia?

Mensagem não lida por Nanda Lima »

Adriano escreveu:Mas com certeza é possivel e viavel crer em Deus sem a biblia....afinal muito antes da formatação dos compendios reunidos como de inspiração divina, já existiam diversas formas de manifestações espirituais, pra não usar o termo religiao. É da nossa natureza procurar o divino, desde nossos primordios fazemos isso, o problema é nossa mania de "institucionalizar" as coisas, formatar, criar lideranças, regras, escritos sagrados e por ai vai. Mas Deus, o divino, esse ser superior, ele é muito mais antigo do que a biblia ou qualquer outro livro sagrado e quando eu uso aqui o termo "sagrado" é para dar uma conotação de especial mesmo para esses escritos.

Antes da Bíblia existiam sim VÁRIAS DIVINDADES, mas um deus com o molde judaico-cristão, tal qual você cita, não existia não.
Adriano escreveu:E nisso eu acho ela fabulosa, costumo dizer que ela é excepcional por que ela vai te dizer sempre o que vc quer ouvir, ela diz qua a alma não morre, mas ela também diz que a alma morre, diz que o esp. santo é uma pessoa, mas diz que ele não passa de uma energia. Ela te dá o que vc precisa pra deixar vir pra fora o que vc precisa pra ser feliz, mesmo que isso signifique não crer nela como importante.
Eu chamo isso de CONTRADIÇÕES! Como vou atribuir inspiração divina a um livro que se contradiz inúmeras vezes? Imagine um escritor que enche o seus livros de discrepâncias e contradições sem nexo, sem fins literários, só por falta de talento mesmo. Esse escritor ganharia o Nobel de Literatura?
"Somos os filhos da revolução
Somos burgueses sem religião
Nós somos o futuro da nação
Geração Coca-Cola." - Legião Urbana
Avatar do usuário
Adriano
Forista
Forista
Mensagens: 666
Registrado em: 18 Mai 2009 14:56

Re: Há como crer em um deus único sem crer na Bíblia?

Mensagem não lida por Adriano »

Antes da Bíblia existiam sim VÁRIAS DIVINDADES, mas um deus com o molde judaico-cristão, tal qual você cita, não existia não.

Tenho uma amiga que diz não suportar cultos afros, orixás e essas coisas, digo pra ela que não dá pra condenar esse tipo de manifestação religiosa, pois essa era a maneira que eles acharam pra explicar manifestações que eles viam na natureza, da mesma forma como o judaismo e depois o cristianismo explicavam sua visão do espiritual, assim deus sempre existiu, nossa explicação dele é que varia, mas é sempre ele no cristianismo, no islamismo, na umbanda e pro ai vai e se vc perguntar pra qualquer um deles, vão dizer que sentem deus, de forma diferentes é claro, mas o sentem na sua vida. Complicado é tentar amarrar Deus nos nossos moldes.

Eu chamo isso de CONTRADIÇÕES! Como vou atribuir inspiração divina a um livro que se contradiz inúmeras vezes? Imagine um escritor que enche o seus livros de discrepâncias e contradições sem nexo, sem fins literários, só por falta de talento mesmo. Esse escritor ganharia o Nobel de Literatura?[/quote]

Contradição ou interpretação??? e ainda mais, o pacote que nos foi entregue como A Biblia Sagrada é a reunião de livros que foram juntados segundo criterios humanos, e quando falo em inspiração falo exatamente nisso, não falo de um manual infalivel.
A questão inicial era se posso crer em Deus sem a biblia, sim eu posso...Acho a biblia, assim como outros livro, excepcional, não posso desqualificar o livro pelo mau uso que foi feito dele. Se as TJ's, se a Igreja catolica também fez o que fez, com a biblia de baixo dos braços a culpa não é do livro e sim de quem o usou mau.
Nanda, não estou defendendo a biblia como um livro sagrado, essencial para a minha vida, mas o defendo por suas caracteristicas positivas intrinsecas, pelo valor historico, pelos seus textos que muitas vezes podem inspirar e por ai vai.

Como disse em minha apresentação, tenho liberdade, não tenho mais medo de seja lá qual for o livro ou o culto...medo esse que tive durante anos como tj, hj posso ver, avaliar e decidir se determinada coisa vai fazer bem pra mim ou não; se fizer maravilha, se não, descarto, mas como uma ação puramente pessoal, pois o que não é bom pra mim pode ser muito util pro outro...
Tudo é questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo
Avatar do usuário
Discípulo de Cristo
Forista
Forista
Mensagens: 280
Registrado em: 04 Nov 2008 21:58
Localização: Manaus/AM

Re: Há como crer em um deus único sem crer na Bíblia?

Mensagem não lida por Discípulo de Cristo »

Entendo que o Deus dos judeus, cristãos e mulçumanos é o mesmo. Na realidade, conforme consta nos primeiros livros das Escrituras, ele se revela como ser pessoal e o único Deus. Acho que se esses primeiros livros não existissem, a crença num deus único ficaria um pouco vaga, pois somente a tradição oral não seria capaz de transmitir tal crença de modo tão amplo.

Acho que essa é a principal diferença do Deus único dos judeus, cristãos e mulçumanos, em comparação a inúmeros deuses: o Deus da Bíblia é apresentado como um ser que se revelou pessoalmente, interferindo em vidas e no curso da História.

Quanto a pergunta do tópico, acho que não existe uma resposta precisa.
Avatar do usuário
jBrother
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 556
Registrado em: 27 Jan 2009 17:10
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Há como crer em um deus único sem crer na Bíblia?

Mensagem não lida por jBrother »

Vou falar tendo por base o Cristianismo.

Paulo quando escreveu sua segunda carta a Timóteo menciona no capítulo 3:14-17
Tu, porém, continua nas coisas que aprendeste e ficaste persuadido a crer, sabendo de que pessoas as aprendeste 15 e que desde a infância tens conhecido os escritos sagrados, que te podem fazer sábio para a salvação, por intermédio da fé em conexão com Cristo Jesus. 16 Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ensinar, para repreender, para endireitar as coisas, para disciplinar em justiça, 17 a fim de que o homem de Deus seja plenamente competente, completamente equipado para toda boa obra.
Ele menciona "escritos sagrados" e "Toda a Escritura". A que escritos ele deve estar se referindo ?

Vejam que interessante os versículos finais de sua carta no capítulo 4:13
Quando vieres, traze o manto que deixei em Trôade com Carpo, e os rolos, especialmente os pergaminhos.
Certamente Paulo se refere a estes rolos e pergaminhos que estão com Carpo, que ele deve usar em seu Ministério. Pelos ensinos de Paulo notamos muita referencia aos Profetas, certamente ele se refere a estes quando os cita como inspirados, pois os profetas escreviam avisos recebidos sob inspiração.

Mas os ensinamentos e avisos divinos não eram apenas transmitidos de forma escrita, a escrita era apenas uma das formas, provavemente a forma oral seja a mais comum naquela época. Cristo mesmo não escreveu nenhum livro ou carta. Paulo por outro lado, escreveu várias cartas, principalmente por causa do seu ministério abranger uma região bem extensa, então ele escrevia áqueles que não podia ver face a face, e também durante os períodos em que ficou preso, escrevia a seus irmãos.

Mas o que chamamos hoje de Escritura é o mesmo que Paulo ou os cristãos antigos usaram no seus ensinos ?

Um livro muito interessante que recomendo é Evangelhos Perdidos de Bart D. Ehrman. Ele fala sobre um período em que o cristianismo era diversos, existiam várias faces do cristianismo e nesta época existiam muitos escritos e ensinamentos muito diferentes do que conhecemos hoje por cristianismo. O que chamamos hoje de Bíblia nada mais é do que uma coleção de escritos que foi descidido por um grupo de cristãos conhecidos como ortodoxos, ou como o escritor chama, proto-ortodoxo.
jBrother
Blog: http://www.reflexoestj.blogspot.com

I Want to Belive !
Avatar do usuário
Nanda Lima
Forista
Forista
Mensagens: 2500
Registrado em: 08 Abr 2009 15:01
Localização: ZOO STATION - BERLIN
Contato:

Re: Há como crer em um deus único sem crer na Bíblia?

Mensagem não lida por Nanda Lima »

Adriano escreveu:...assim deus sempre existiu, nossa explicação dele é que varia, mas é sempre ele no cristianismo, no islamismo, na umbanda e pro ai vai e se vc perguntar pra qualquer um deles, vão dizer que sentem deus, de forma diferentes é claro, mas o sentem na sua vida. Complicado é tentar amarrar Deus nos nossos moldes.
Nas religiões monoteístas é que existe o conceito de DEUS, único, todo-poderoso, etc e etc.
No entanto, há religiões politeístas, religiões que dão um caráter divino a seres humanos, religiões que cultuam a natureza ou fenômenos dela, que cultuam animais etc etc, extraterrestres ou um ser impessoal qualquer. Ou seja, se você não crer na Bíblia ou no Alcorão, fica difícil crer em deus único, pessoal, todo-poderoso. Se a pessoa crer é porque ainda há os conceitos bíblicos em sua mente.
Realmente, a própria Ciência diz que há muito os seres humanos usam os conceitos de seres mais poderosos, mais evoluídos, sobrenaturais para tentar explicar coisas inexplicáveis, como fenômenos da natureza, a morte e outras coisas mais. Então, o conceito do sobrenatural acompanha a raça humana há muito, muito tempo.
Mas o conceito de UM DEUS é bem recente do ponto de vista histórico.
E, sem a Bíblia, dá para crer NESSE DEUS???
"Somos os filhos da revolução
Somos burgueses sem religião
Nós somos o futuro da nação
Geração Coca-Cola." - Legião Urbana
Avatar do usuário
jBrother
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 556
Registrado em: 27 Jan 2009 17:10
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Há como crer em um deus único sem crer na Bíblia?

Mensagem não lida por jBrother »

Nanda,

Será que é por que no passado achávamos que o Sol, o Trovão, a Chuva, o Vulgão e outros eram os deuses e depois conforme fomos evoluindo, passamos a atribuir estes fenômenos a uma manifestação destes deuses e depois numa forma mais racional passamos a atribuir personalidade a este DEUS ? E como estes deuses passaram a ter características humanas passamos a eleger entre eles o DEUS ? Que representaria a figura do Pai, do Chefe ou do Rei ?

Ou seja, DEUS foi se construindo conforme evoluia nosso pensamento, até chegar num ponto que achamos que não precisamos mais dele, então passamos a destruílo ?

Se assim for será que DEUS não esta dentro da gente e manifestá-lo ou não depende do nosso bel-prazer ou conveniencia ?
Editado pela última vez por jBrother em 21 Mai 2009 12:57, em um total de 2 vezes.
jBrother
Blog: http://www.reflexoestj.blogspot.com

I Want to Belive !
Avatar do usuário
Nanda Lima
Forista
Forista
Mensagens: 2500
Registrado em: 08 Abr 2009 15:01
Localização: ZOO STATION - BERLIN
Contato:

Re: Há como crer em um deus único sem crer na Bíblia?

Mensagem não lida por Nanda Lima »

jBrother escreveu:Nanda,
Será que é por que no passado achávamos que o Sol, o Trovão, a Chuva, o Vulgão e outros eram os deuses e depois conforme fomos evoluindo, passamos a atribuir estes fenômenos a uma manifestação destes deuses e depois numa forma mais racional passamos a atribuir personalidade a este DEUS ? E como estes deuses passaram a ter características humanas passamos a eleger entre eles o DEUS ? Que representaria a figura do Pai, do Chefe ou do Rei ?

Ou seja, DEUS foi se construindo conforme evoluia nosso pensamento, até chegar num ponto que achamos que não precisamos mais dele, então passamos a destrílo ?
Sinceramente, não descarto essa possibilidade. Aliás, se analisarmos a História, parece ter sido isto mesmo que aconteceu. Os seres humanos não tinham como explicar os fenômenos naturais, físicos, a morte, as doenças, e começaram à atribuir a outros seres - os sobrenaturais. Mas agora que a Ciência está bem evoluída, e podemos explicar muita coisa, parece que deus, ao invés de evoluir juntamente conosco, está ficando para trás, como uma idéia ultrapassada, ilógica. Hoje sabemos porque acontecem as chuvas - e como - , porque os vulcões entram em erupção, porque os terremotos acontecem, etc e etc. E, mesmo os fenômenos que ainda não têm explicação racional, um dia certamente terão, porque a Ciência só evolui.
"Somos os filhos da revolução
Somos burgueses sem religião
Nós somos o futuro da nação
Geração Coca-Cola." - Legião Urbana
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 70 visitantes