Os Estudantes da Bíblia e a Homossexualidade

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Avatar do usuário
silvinho
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 68
Registrado em: 22 Jul 2016 13:38
Localização: Santos, SP

Os Estudantes da Bíblia e a Homossexualidade

Mensagem não lida por silvinho »

Olá Amigos,

Há algum tempo atrás, um grupo conhecido como Estudantes da Bíblia começou a ser divulgado tanto nas redes sociais, à exemplo do facebook e do youtube, bem como aqui no fórum.

O grupo, historicamente, parece estar associado originalmente com Charles Taze Russell. E que no Brasil, tem estado ativo com alguns adeptos incluindo Ex-Testemunhas de Jeová.

Uma das alegações do grupo é de que não são dogmáticos. Mas... o que é ser dogmático religiosamente falando? É justamente acreditar em valores que julgam ser o padrão do qual não abrem mão e, quando necessário, utilizam para a admissão ou demissão de um adepto.

Quando entrei em contato com os Estudantes da Bíblia no Brasil perguntei a opinião deles sobre a homossexualidade. Fui informado de que o grupo não é homofóbico. Apresentei então uma situação: Digamos que um homossexual se torne Estudante da Bíblia, aprecie os Estudos, a comunhão cristã e queira dedicar-se pelo batismo para ser parte do corpo cristão. A resposta foi:

Seguimos a Bíblia. Não fazemos acepções de pessoas, mas de comportamento. Tudo que é condenado pela Bíblia, evitamos. Como o homossexualismo, por exemplo.

"O quê! Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus?+ Não sejais desencaminhados. Nem fornicadores,+ nem idólatras,+ nem adúlteros,*+ nem homens mantidos para propósitos desnaturais,+ nem homens que se deitam com homens,*+ 10 nem ladrões, nem gananciosos,+ nem beberrões,+ nem injuriadores, nem extorsores herdarão o reino de Deus.+ 11 E, no entanto, isso é o que fostes alguns de vós.+" (1 Coríntios 6:9-11)

Quem pensa que pode ser cristão praticando essas coisas, francamente, está sendo "desencaminhado"...

Não sou homofóbico, não lhe odeio, não lhe quero o mal. Apenas estou falando a verdade.


É triste saber que um grupo que propõe ser diferente da Torre de Vigia pareça ao mesmo tempo ser tão idêntica a ela nesse ponto.

Embora façam menção ao amor em palavras, ao mesmo tempo fazem menção à acepção de comportamento quanto à orientação sexual, recorrendo inclusive, à textos conhecidos utilizados pela Organização.

Particularmente, esperava sim, esse posicionamento das Testemunhas de Jeová, mas não dos Estudantes da Bíblia, os quais advogam ser não dogmáticos e promotores da liberdade cristã e de pensamento.

No final das contas meus amigos, as pessoas saíram da organização, mas a organização ainda não saíram delas.
Avatar do usuário
Little Rooster
Forista
Forista
Mensagens: 938
Registrado em: 29 Mar 2012 09:18

Re: Os Estudantes da Bíblia e a Homossexualidade

Mensagem não lida por Little Rooster »

Bom dia, Silvinho.

Posts como esse são muito esclarecedores . Mas aqui no fórum eles tem o poder de atrair espiritos de porco que gostam de fiscalizar a bunda e o cristianismo alheio, que pra reforçar a respectiva salvação precisa condenar o outro. E ja ja eles estarão aqui. Aguarde.


Bom, 4 evangelhos. 3 iguais e um meio loko (João): não vejo menções ali sobre a homossexualidade. O que eu vejo é um Cristo falando com mulheres (nós gays, estamos numa posição eclesiástica muito parecida com a das mulheres há dois mil anos) e todo tipo de gente. É possível supor, sem medo de heresia, que Cristo hoje estaria sim acolhendo gays (não necessariamente aprovando seu modo de vida, é verdade).

Nas cartas paulinas, 1 Cor e 1 Tim referenciam ao comportamento gay e a sua condenação. Minha hipótese inicial era que Paulo era uma bichona e (como todo homofóbico) inseguro das suas preferências e por isso saiu atirando pra todo lado. Mas há uns 3 ou 4 anos o cristianismo me tocou de uma forma muito contundente e fui me reconciliar com Paulo e estudar esses dois textos. Nas raízes gregas, os dois estão se referindo a comportamentos desregrados da sexualidade (em 1 Tim, Paulo alude a um tipo de estupro-gay).
Não acho que Paulo (apesar de ser cidadão de Roma) tinha consciência de alterações neurológicas ou hormonais que fazem um homossexual. Essas pessoas serão apartadas da possibilidade de comunhão? Tem que fazer teste de DNA pra ser cristão? Tem que sentar na farinha pra ver se pode ou não ser tocado pela paixão a Cristo?
Acho uma mesquinhez absurda. Nós não sabemos quem será salvo e acho que tem muita escatologia no cristão moderno. A principal salvação apresentada por Jesus era te fazer uma pessoa melhor, uma sociedade mais justa, humana e preocupada com os pobres.

Bicha não pode amar o próximo?

Se vai pro céu ou não, é com vcs heteros .

Eu gay, cristão, talvez não vá (se assim Ele quiser) mas não tô mudando minha vida pra ir pro céu, quero ser um filho melhor, um colega melhor, um funcionário melhor, e quero que as pessoas vejam que esse comportamento remete a uma crença (mas também não precisaria). Minha relação não é mercadológica. Cristianismo não é plano de previdência. Não tô pagando meu spa pós-morte. To vivendo aqui, mudando aqui minhas atitudes de acolhimento ao meu semelhante (e não vejo sentido no argumento de que como eu durmo (se de bruços ou não) afete o outro).

Tenho algumas sugestões de livros , filmes, trabalhos acadêmicos sobre o assunto. Me procura se quiser ler mais.

E sobre o antigo testamento... Ah, gente. Vão ser hipócrita na casa da sogra, né. Brasileiro come FEIJOADA e quer levar Deuteronômio a sério?
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: Os Estudantes da Bíblia e a Homossexualidade

Mensagem não lida por kooboo »

Silvinho e little roster,
Excelente tópico e comentário.
O roster colocou um ponto importante, que eu desconhecia, sobre a palavra usada no original referir a um estupro, seria muito legal se esplanasse melhor o tema.
Na minha visão, a bíblia era clara na sua condenação aos gays, mas pelo que começo a entender, a palavra refere a um comportamento promíscuo.
Recentemente postaram aqui no fórum um vídeo do Caio Fábio falando sobre isso também.

Se tiverem um estudo mais aprofundado para nos trazer, agradecemos!!!
[]'s
kooboo

Imagem
T.I.T.J
Forista
Forista
Mensagens: 801
Registrado em: 29 Ago 2016 21:24

Re: Os Estudantes da Bíblia e a Homossexualidade

Mensagem não lida por T.I.T.J »

Pensem na bíblia como um grande "super mercado" onde você pega apenas aqueles "produtos" que precisa ou lhe convém...Quer condenar o homossexuais? Então pegue o seu carrinho de compras e vá até a "sessão" "antigo testamento" e leia textos como Levítico 12:22 ou Levítico 20:13 ( esses são só alguns exemplos). Ah! Na "sessão" "novo testamento" também temos "produtos homofóbicos" leia Romanos1:26-28,
Romanos 1:31-32, 1 Coríntios 6:9-10 ou 1Timotio 1:10. Quer que a bíblia corrobore com a homossexualidade? Continue com o seu carrinho de compras na "sessão" "novo testamento" e leia Mateus 22:39 ou Mateus 7:12. Pessoal qual é? Vamos parar de se basear num livro que começou a ser escrito por pessoas que viveram na era do Bronze onde achavam que o céu era tão duro quanto um espelho, um livro cheio de contradições, alegorias... Somos melhores que isso!
"Por vezes as pessoas não querem ouvir a verdade porque não desejam que as suas ilusões sejam destruídas".
Friedrich Nietzsche
Avatar do usuário
EduardoexTJ
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 623
Registrado em: 25 Ago 2016 21:46

Re: Os Estudantes da Bíblia e a Homossexualidade

Mensagem não lida por EduardoexTJ »

Entendo bem o desejo de ser aceito, e talvez até a vontade de abrir a mente dos outros. É decepcionante constatar que sim, essas instituições são dogmáticas. E, não se iludam: sempre serão!!

Nesse respeito, o que aprendi da vida é que não devemos esperar demais dos outros. Como assim? Eu espero que o fulano, ou o grupo x, vejam o mundo da maneira como eu vejo. Isso é receita pro rancor e pra decepção. É aí que começam os problemas. Tanto de uma parte, quanto da outra.

É interessante a questão acima. Ser ou não aceito como membro de uma religião/instituição.

Opa! Aceitos onde? Numa espécie de clube do bolinha?! O que é uma igreja, uma religião, senão um clube? E como todo clube, têm suas regras loucas. Uma coisa que já percebi há muito tempo é que Jesus não veio aqui morrer e sofrer o quanto sofreu pra entregar milhões, bilhões, de humanos, nas mãos de algum tipo de papa, seja o próprio, ou um "papa-grupal" (que bacanal!) como é na Torre de Vigia.

O cristianismo, a meu ver, se parece muito mais com o que é pregado no clube dos espíritas: Amar o próximo! Amar a si mesmo! Praticar a caridade! Evoluir! E para isso, vamos combinar? Religião só atrapalha!!

Se o assunto aqui é ser cristão, lembrem-se do ensinado por ele: Nas religiões vocês só vão encontrar cegos guiando outros cegos. Ainda mais se a religião adorar aquele deus mimado com um pirulitão na mão do velho testamento, um certo tal chamado Jeovazito, Jeová!

Independente de como você faz sexo (exclua-se aqui as formas criminosas) importe-se muito mais com o quanto você é bom! Que coisas boas você já fez hoje na sua vida? Pela sua família? Ajudou alguém? (Não! Isso não é um dogma! Isso é o que de fato importa. Foi o que Jesus ensinou)

Quanto as religiões aceitarem certos comportamentos da sociedade? Eu, particularmente, acho mais fácil a Torre que vigia a vida dos outros admitir que a desassociação é errada. Infelizmente! :oops:
Sabe de denúncias de abuso sexual infantil dentro da organização das Testemunhas de Jeová? Envie dicas investigativas, informações e documentos sobre este tópico para o Ministério Público de São Paulo: avarc@mpsp.mp.br
Perspicaz
Forista
Forista
Mensagens: 785
Registrado em: 17 Jul 2016 19:45

Re: Os Estudantes da Bíblia e a Homossexualidade

Mensagem não lida por Perspicaz »

Da minha parte, me reservo as palavras do Kooboo esse tema é interessante, eu também mim apegava ao texto bíblico isolado, por outro lado não comentava esse tipo de assunto com ninguém, exceto a minha esposa, pois ela era a única pessoa que eu poderia abrir meu coração e falar que eu nunca engoli ou sequer entendia o motivo do tal texto bíblico, sendo os homossexuais os quais conhecia serem gente finíssima e não ter sido opção a escolha do sexo e sim uma condição intrínseca da pessoa, assim, não entendia como alguém poderia ser destruído no tal Armagedom ou terem o direito ao tal perdão Divino caçado simplesmente por ele conviver com um desejo natural a ela, assim como o meu por mulher, o qual não se pode arranca-lo, assim como não se pode arrancar o coração. , não encaixa um Deus causar mal a essas pessoas, as quais todas as que conheci até hoje só procuram fazer o bem a sua família e são bastantes respeitosas com seus amigos e conhecidos, sem contar na diligência e qualidade no que fazem.
Dessa feita, a minha pergunta é: e se na bíblia estivesse escrito que o homem que se deita com mulher não herdará o reino de Deus, quem dos heterosexuais aqui deixaria de bulinar em mulher rsrsrsrsrssr.
Editado pela última vez por Perspicaz em 24 Set 2016 10:43, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
carlosmota
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 17
Registrado em: 22 Ago 2014 16:11

Re: Os Estudantes da Bíblia e a Homossexualidade

Mensagem não lida por carlosmota »

Oi Silvinho, tudo bom? :D

Eu mantinha boas impressões desse grupo, os Estudantes da Bíblia até entrar em contato com eles acredito que entre o final de 2014 e início de 2015, onde relatei minhas opiniões pessoais sobre o assunto até depois compartilhar com eles a possibilidade de me tornar Estudante da Bíblia, ser batizado com eles e ser parte do grupo deles. A resposta? Você já sabe, não é? Não foram as Testemunhas de Jeová, foram os Estudantes da Bíblia, pois é, um grupo que faz a propaganda de não ser dogmático, de conviver em fraternidade cristã, amor com opiniões diferentes e de que há liberdade de pensamento.

Foi então quando parei definitivamente meu contato com eles, pois entendi que eles não amam como Jesus amou, que eles não acolhem como Jesus acolheu, que eles não vivem o Evangelho como Jesus viveu. Dizer que não é homofóbico e que ama homossexuais e ao mesmo tempo não permitir que um homossexual se torne Estudante da Bíblia, seja batizado no grupo e parte do grupo, não é amor. Aliás pessoal, não é isso justamente o que a Torre de Vigia faz?

É como o nosso amigo OliverQueen destacou: "É decepcionante constatar que sim, essas instituições são dogmáticas. E, não se iludam: sempre serão!!" O pior gente, é que esses Estudantes da Bíblia querem transmitir a impressão para nós aqui do fórum que aceitam todos, são livres para expressar as opiniões, mas na verdade não são.

Em primeiro lugar eles dizem que a Bíblia condena a homossexualidade (se atualizem e utilizem os termos corretos!). Onde? Onde a Bíblia condena? Em I Coríntios 6:9-11? Estudantes da Bíblia, vocês já leram lá também que os mentirosos não vão? que os adúlteros não vão? Os avarentos também não vão? Os idólatras não vão? Mas o destaque é só para homossexuais.

Quando o jovem rico foi para Jesus que não era homossexual, Jesus disse... quão dificilmente entrarão os ricos no Reino dos Céus! E agora? Ah... mas o contexto lá é outro - vocês dirão. Mas aqui em I Coríntios 6:9-11 o contexto é o que vocês definem não é? Vocês podem entrar em um grupo cristão, se batizarem só porque são héteros? Cadê a liberdade de pensamento que vocês propagam aqui e o amor CRistão de não apenas respeitar e dizer que não é homofóbico mas também de acolher, batizar e receber como parte do grupo? Estudantes da Bíblia vocês são hipócritas mesmo... gente, sempre achei muito estranho esse grupinho do nada surgir assim e simpartizar tanta gente! Eles são dogmáticos.

Pessoal, tenham cuidado quando saírem da Torre. Não porque sou Homossexual. O meu caso foi esse. Mas por outras questões, você pode estar iludido, porque não tem relatórios para prestar, porque não tem mais o Corpo Governante, porque não tem o alimento espiritual com o cardápio já definido para você e se juntar aos Estudantes da Bíblia. Eles também são dogmáticos. Como os Estudantes da Bíblia tem muito contato com americanos, pelo menos é que percebemos nos vídeos deles do youtube, você pode estar aí se iludindo, só porque são americanos, afinal, brasileiro fica besta com estrangeiros! Mas no final das contas dá no mesmo. Não é Torre de Vigia, mas é Russellismo, as raízes da árvore nunca serão cortadas, e você poderá estar entrando em outra furada.

Se enxerguem Estudantes da Bíblia! De Bíblia, de amor Cristão, de companheirismo, de fraternidade... vocês não tem nada! :ugeek:

Os Estudantes da Bíblia não entendem o drama que passamos, o preconceito que enfrentamos, a exclusão de participação até mesmo de um grupo cristão! Para os Estudantes da Bíblia, nós, homossexuais, não merecemos a coroa! Não merecemos ser parte do pequeno rebanho!
Avatar do usuário
Dunha
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 693
Registrado em: 17 Abr 2016 10:02

Re: Os Estudantes da Bíblia e a Homossexualidade

Mensagem não lida por Dunha »

O nome disso é relativismo. É o sujeito forçando uma adaptação de algo a si, quando toda a Bíblia deixa claro que o homem imperfeito é que deve buscar pela santidade.
Não que ele vá alcançá-la, mas o esforço é nesse sentido.

É desonestidade intelectual e homolatria achar que cristianismo é compatível com homossexualismo e deturpar textos pra provar suas interpretações lembra muito uma religião que tanto criticamos aqui...
Avatar do usuário
silvinho
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 68
Registrado em: 22 Jul 2016 13:38
Localização: Santos, SP

Re: Os Estudantes da Bíblia e a Homossexualidade

Mensagem não lida por silvinho »

kooboo escreveu:Se tiverem um estudo mais aprofundado para nos trazer, agradecemos!!!
Kooboo acabei encontrando um estudo sobre isso. Gostaria de ter a sua opinião sobre.

Nesta passagem, temos dois termos que chamam a atenção. O primeiro, “malakoi”, foi traduzido pela versão de Ferreira de Almeida, da Bíblia em Português, como “efeminados” e o segundo na mesma versão “arsenokoitai”, como “sodomitas”. Duas palavras equivocadamente traduzidas, em uma clara operação de adulteração das Sagradas Escrituras.

Também, existem duas versões da Bíblia que fazem traduções para estas duas palavras que podemos chamar de abomináveis, tratam-se da “Bíblia na linguagem de hoje” que traduz “malakoi” como “adúlteros” e “arsenoitoitai” como “homossexuais”; já a “Nova Versão Internacional” – NVI traduz “malakoi” e “arsenoitoitai” como: “homossexuais ativos” e “passivos” respectivamente, o que configura um exercício semântico criminoso e abusivo, ressaltando que estas são as versões da Bíblia preferidas dos homofóbicos religiosos.

Recomendamos que jamais comprem estas duas versões ou caso vocês já as tenham, risquem em seus exemplares as palavras falsamente traduzidas e coloquem as corretas, como mostraremos neste estudo.

Veja como é fácil perceber a manipulação Bíblica. As Escrituras Sagradas datam de mais de 2000 anos; como seria possível ter na Bíblia a palavra homossexual se o termo surgiu apenas em 1869, criado pelo escritor e jornalista austríaco Karl-Maria Kertheby?

Para esclarecermos estas dúvidas precisamos estudar os textos bíblicos em seus idiomas originais. É fácil comprar em qualquer loja de artigos bíblicos, uma versão original da Bíblia, do Novo Testamento em grego e verificar estas palavras. Compre também um dicionário, veja as raízes das palavras no grego e constate o que mencionamos aqui.

Estas duas palavras podem, de acordo com o contexto em que são utilizadas, ter mais de um significado. Mas, esteja certo que jamais terão qualquer sentido real aplicado ao termo homossexual. Neste sentido elas jamais se aplicarão a um relacionamento de amor e fidelidade entre duas pessoas do mesmo sexo.

O termo grego “malakoi” literalmente pode ser traduzido como “mole”. E dentro daquela cultura misógina do primeiro século, podemos dizer que uma associação com a feminilidade era vista como negativa em termos morais. Assim, “mole” poderia ser uma descrição de qualquer tipo de comportamento de vaidade exacerbada ou fraqueza de caráter. Um outro sentido para esta palavra poderia ser a referência à prostituição cúltica masculina, que também era muito forte na época e na cultura romanas .

O termo “arsenokoitai” que foi traduzido como “sodomita” na versão de Ferreira de Almeida, só passou a se referir a prática homossexual na Alta Idade Média. Provavelmente, alguns homossexuais poderiam estar incomodando alguns religiosos que não entendiam o que era de fato ser homossexual!

“Arsenokoitai” consiste em uma palavra de significado por demais obscuro, lembrando que é grande a quantidade de termos e palavras no grego clássico que significavam “comportamento homossexual”. É preciso lembrar ainda que o Apóstolo Paulo não utilizou nenhuma delas, de onde podemos concluir que ele se referia realmente a algo muito específico.

Etimologicamente, podemos dizer que o radical linguístico “arsen”, quer dizer macho e “koitos”, quer dizer cama. Este termo não possui nenhum registro na literatura grega antes de ser utilizado pelo apóstolo Paulo. Isto parece ser, portanto um neologismo do próprio Paulo, elaborado na composição desta epístola. Como o significado original deste neologismo pode ter se perdido no tempo, isto favorece interpretações grosseiras, sendo esta a palavra predileta para o arsenal homofóbico e tendencioso. No passado esta palavra antes de “sodomita” foi usada como “masturbadores” por algumas traduções bíblicas.

Por outro lado, é bom sabermos que nem tudo está perdido, pois hoje temos algumas traduções bíblicas, mais fiéis aos textos no idioma original. Em Português, temos a “Bíblia de Jerusalém” que é atualmente a melhor tradução das Sagradas Escrituras no mundo, onde teólogos judeus, cristãos e protestantes traduziram do hebraico, aramaico e grego para o francês sem intermediações pretensamente tradutológicas que acarretariam em qualquer distorção. Assim, quando queremos uma tradução mais fiel recorrermos à Bíblia de Jerusalém. As palavras que mencionamos de 1 Coríntios 6, 9 foram traduzidas pela Bíblia de Jerusalém da seguinte forma: “malakoi” como “depravados” e “arsenokoitai” como “pessoas de costumes infames”. Já em 1 Timóteo 1,10 a palavra “arsenokoitai” se repete e veio na versão da Bíblia de Jerusalém como “pederastas”, ou seja, adultos que fazem sexo com crianças.
Perspicaz
Forista
Forista
Mensagens: 785
Registrado em: 17 Jul 2016 19:45

Re: Os Estudantes da Bíblia e a Homossexualidades

Mensagem não lida por Perspicaz »

carlosmota escreveu:
Em primeiro lugar eles dizem que a Bíblia condena a homossexualidade (se atualizem e utilizem os termos corretos!). Onde? Onde a Bíblia condena? Em I Coríntios 6:9-11? Estudantes da Bíblia, vocês já leram lá também que os mentirosos não vão? que os adúlteros não vão? Os avarentos também não vão? Os idólatras não vão? Mas o destaque é só para homossexuais.
Eita %&#$-@%&-#- se ninguém que pratica tais coisas citdas acima herdarão o reino de Deus, ninguém será salvo, todo mundo tomado no churrasco, rsrss.
E em que lugar se encontra o valor do sangue di possível Jesus Cristo?
Na verdade eu não acredito na bíblia então sendo assim, não ponho fé em nada que digam sobre ela a menos que a história comprove.
Agora nascer condenado a morte por ser homosexual é igual a condenar uma criança a morte só pelo fato de ser filho de um criminoso, pois ela nascera com o gene de alguém não aceito pela sociedade.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 79 visitantes