Os Estudantes da Bíblia e a Homossexualidade

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Os Estudantes da Bíblia e a Homossexualidade

Mensagem não lida por TJCalado »

kooboo escreveu:Uma pessoa não é obrigada a aceitar gays.... mas cá pra nós, esse comportamento esta perdendo espaço na sociedade atual, e todos tem que aprender que "gay" não é uma escolha.
Ainda bem que você, Kooboo, tem uma mente aberta. Por isso, continuo expondo o meu pensamento aqui:
A mudança certamente está ocorrendo, e acredito que o comportamento de pessoas homossexuais é que proporciona isso. Quando digo comportamento, não me refiro à imposição da aceitação. Creio que esta imposição, na verdade, freia essa mudança. Há amigos meus, a quem revelei a minha condição homossexual, que se surpreenderam ao saber, e eliminaram o pensamento estereotipado a respeito do assunto. Achavam que gays se resumiam ao que conheciam como "viados" e "bichas". Primeiro conheceram todas as minhas outras características, que aproximaram eles de mim. Depois o detalhe. E viram que eu sou muito mais do que descreve a palavra gay. Há homossexuais que fazem questão de serem conhecidos apenas como "o viado". Eu nunca quis isso. Portanto, as vezes nem acho necessário dizer isso. Na maioria dos casos, nem é esconder o que sou. É simplesmente não revelar. Do mesmo jeito que normalmente não se fica dizendo a todo mundo por quem se está apaixonado, ou o que fez na noite anterior.
Posso garantir que, todas as pessoas a quem revelei, começaram a ter uma visão mais positiva a respeito da homossexualidade, mesmo aquelas que continuaram não se sentindo muito a vontade com o assunto. E algumas delas eram o que chamam de "homofóbicas". E, mesmo não intencionalmente, consegui que alguns se interessassem por mim.
Creio que a sociedade começará a aceitar naturalmente os homossexuais, quando ser homossexual deixar de ser a característica principal do indivíduo, tornando-se apenas um detalhe pessoal, assim como ser hétero não é cartão de visita de ninguém também. E eu estou fazendo a minha parte nisso.
Mas sei também que isso não é para os nossos dias. Ainda levará muitos anos para isso. Tempo que será adiado ainda pela imposição de alguns.
É o meu ponto de vista.

Ah! Aplico isso também com respeito ao preconceito racial, apenas com uma diferença que dificulta um pouco as coisas: não tenho como escolher quando revelar que sou negro. Mas posso tornar o "ser negro" outro simples detalhe dentre todas as minhas outras características.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
silvinho
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 68
Registrado em: 22 Jul 2016 13:38
Localização: Santos, SP

Re: Os Estudantes da Bíblia e a Homossexualidade

Mensagem não lida por silvinho »

phpBB [video]
Avatar do usuário
Estudante da Bíblia
Forista
Forista
Mensagens: 2545
Registrado em: 22 Jan 2009 02:12
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Re: Os Estudantes da Bíblia e a Homossexualidade

Mensagem não lida por Estudante da Bíblia »

Trazer atenção a este assunto foi bem interessante! Estou tentando encontrar dentro da literatura original de Russell qualquer referência à homossexualidade, mas até agora não estou encontrando nada. Seria bem curioso que Russell, o mais destacado dos Estudantes da Bíblia, não tenha comentado nada a respeito. Se bem que Russell viveu numa época onde homossexuais eram bem escondidos, mas certamente sabia da existência dessas pessoas o suficiente pra ter comentado algo, se tivesse achado relevante o fazê-lo.

Da era Rutherford também desconheço como a questão era tratada. Por hora só me lembro da figura da crucificação no livro Criação (1927), onde estranhamente aparece um casal gay... Não é incomum essa página estar rasgada nos exemplares que estão nas bibliotecas de alguns Salões do Reino.
Spoiler!
Imagem
No Proclamadores, a Torre de Vigia parece indicar que começou a tratar do assunto por volta da década de 1960, e que as Testemunhas de Jeová nunca tiveram dúvidas sobre como tratar a questão. Eu, particularmente, fico com uma pulga atrás da orelha...
*** jv cap. 13 pp. 174-175 Somos reconhecidos pela nossa conduta ***

A partir da década de 60, quando os homossexuais passaram a assumir mais suas práticas, muitas igrejas debateram o assunto e daí os aceitaram como membros. Algumas igrejas agora até mesmo ordenam homossexuais como clérigos. Para ajudar as pessoas sinceras que tinham perguntas sobre esses assuntos, as publicações das Testemunhas de Jeová consideraram também essas questões. Mas, entre as Testemunhas, nunca houve dúvida sobre como considerar o homossexualismo. Por quê? Porque não consideram os requisitos da Bíblia como se fossem meramente opiniões de homens de outra época. (1 Tes. 2:13) Comprazem-se em dirigir estudos bíblicos com homossexuais para que estes possam aprender os requisitos de Jeová, e tais pessoas podem assistir às reuniões das Testemunhas de Jeová para ouvir, mas ninguém que continue a praticar o homossexualismo pode ser Testemunha de Jeová. — 1 Cor. 6:9-11; Judas 7.
Imagem
10 fatos não aceitos pelas Testemunhas de Jeová
PDF da brochura disponível para download!
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Os Estudantes da Bíblia e a Homossexualidade

Mensagem não lida por TJCalado »

silvinho escreveu:
phpBB [video]
Se dúvida, é uma interpretação bem moderna. Não posso ir além disso, uma vez que não reconheço a bíblia como fonte válida para mim. Assisto os vídeos de Caio Fábio somente por achar a abordagem dele bastante interessante. É uma boa direção para quem insiste em acreditar na bíblia e quer conciliá-la com a condição homossexual. Lembrando que ele põe a homossexualidade no mesmo patamar do adultério e da mentira, por exemplo. Ele só acha hipocrisia condenar uma coisa e tolerar outra, sendo todos esses igualmente pecados que requerem a "graça".
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
silvinho
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 68
Registrado em: 22 Jul 2016 13:38
Localização: Santos, SP

Re: Os Estudantes da Bíblia e a Homossexualidade

Mensagem não lida por silvinho »

TJCalado escreveu:Lembrando que ele põe a homossexualidade no mesmo patamar do adultério e da mentira, por exemplo. Ele só acha hipocrisia condenar uma coisa e tolerar outra, sendo todos esses igualmente pecados que requerem a "graça".
Assisto o Caio desde quando estava na organização.
Ele já respondeu umas três perguntas minhas, uma delas, inclusive, sobre homo afetividade.
O que acho interessante nele é a sinceridade e a relação prática que ele faz com as Escrituras e a nossa existência.

O Caio não é um líder de um movimento, embora seja o fundador de um movimento de amigos cristãos chamado Caminho da Graça que não é dogmático e se reúnem semanalmente para adoração, com grupos espalhados em todo o Brasil, nos Estados Unidos e na Europa, reunindo-se em teatros, salões de eventos e residências.

Embora não seja do Caminho da Graça, tenho dois amigos lá, por sinal, ex-Testemunhas de Jeová que eram de uma congregação da Zona Leste que conheceram o Caminho da Graça de São Paulo. Ambos são homoafetivos e não foram apenas aceitos, mas também batizados, por livre e espontânea vontade. Por isso acho muito estranho o Caio Fábio pôr a homossexualidade no mesmo patamar do adultério e da mentira, principalmente pelo que ele aconselha nesse vídeo. Caso ele ponha a homossexualidade no mesmo patamar de outros pecados, pelo menos na Comunidade da Graça ele não apenas ama em palavras, mas em atitudes também, aceitando essas pessoas e agregando como parte do grupo.

phpBB [video]
sabrepoderoso
Forista
Forista
Mensagens: 1476
Registrado em: 07 Mai 2015 11:23
Localização: duque de caxias

Re: Os Estudantes da Bíblia e a Homossexualidade

Mensagem não lida por sabrepoderoso »

que tópico legal !!! d:8

interessante o significado das palavras no grego :D2

para mim não importa a preferencia sexual de uma pessoa , mas , sim quem esta pessoa é como ser humano , sua contribuição para o lugar e as relações entre todos ser melhor . d:5

tenho amigos gays que são seres humanos que fariam falta se não existissem , amorosos ,amigos , alegres, honestos , mas, que mesmo sendo assim sofrem discriminação , até dentro das suas familias :( .

estes que dizem que aceitam as pessoas como são , que não são dogmaticos etc e tal , e discriminam são tão falsos como uma nota de 3 reais , quero ver é se realmente houver um acerto de contas seja onde for se eles serão aprovados , pois quem cobra bem , paga mal d:5

tds tem direito a ser feliz seja onde , como ou com quem seja , amar faz bem .

abrs a mayra, Litlle Rooster , carlosmota , silvinho e tds os amigos foristas que tem sua sexualidade desrespeitada por estes farizeus FDP

:7 :D1 :fr1end:
que a luz que há dentro de cada um de nós ilumine nosso caminho quando todas as outras luzes se apagarem
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Os Estudantes da Bíblia e a Homossexualidade

Mensagem não lida por TJCalado »

silvinho escreveu:Por isso acho muito estranho o Caio Fábio pôr a homossexualidade no mesmo patamar do adultério e da mentira, principalmente pelo que ele aconselha nesse vídeo. Caso ele ponha a homossexualidade no mesmo patamar de outros pecados, pelo menos na Comunidade da Graça ele não apenas ama em palavras, mas em atitudes também, aceitando essas pessoas e agregando como parte do grupo.
Porque estranho? A abordagem que ele faz do pecado é diferente das outras religiões. Acho até bem mais realista. Enquanto as outras religiões dizem que, para serem puros, as pessoas precisam parar de pecar, ele diz que não há como tornar-se puro sem a graça de Deus. Logo, segundo ele, qualquer desvio de conduta é natural ao ser humano pecador, que necessita da "graça". O que ele faz - e por isso o admiro - é não selecionar quais pecados são mais vergonhosos do ponto de vista tradicional.
A bíblia é clara quando coloca beberrões, adúlteros, mentirosos e homossexuais em um mesmo pacote. Mas grande parte das religiões, e das pessoas, vão além e colocam a homossexualidade como aberração. Para entender melhor, pense em como um pai reage quando sabe que o filho TORNOU-SE viciado em álcool, TRAIU a mulher ou mesmo MENTIU. Agora pense em como ele reage quando descobre que o filho se apaixonou pelo amigo, MESMO QUE AINDA NÃO TENHA FEITO NATA.
É com essa hipocrisia que Caio Fábio parece não concordar.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
silvinho
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 68
Registrado em: 22 Jul 2016 13:38
Localização: Santos, SP

Re: Os Estudantes da Bíblia e a Homossexualidade

Mensagem não lida por silvinho »

TJCalado escreveu:É com essa hipocrisia que Caio Fábio parece não concordar.
Agora entendi TJCalado, desculpe. Nesse ponto de vista realmente o Caio Fábio é muito diferente dos Estudantes da Bíblia, das Testemunhas de Jeová e de muitas outras religiões concernente ao tema aqui discutido.
Avatar do usuário
NoitesBrancas
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 29
Registrado em: 21 Dez 2013 17:59

Re: Os Estudantes da Bíblia e a Homossexualidade

Mensagem não lida por NoitesBrancas »

Falando do ponto de vista de uma Testemunha de Jeová, esse assunto da homossexualidade é outro ponto crítico que me faz questionar sobre a (sic) racionalidade da Bíblia e da atuação de Deus, sendo Ele supostamente perdoador e misericordioso.
Como Ele poderia proibir algo sobre o qual nós não tivéssemos nenhum tipo de controle? Que razão há, ou que tipo de misericórdia é essa, que permite que alguém nasça homossexual, sem dar a esta pessoa o direito de escolha, e em contra-partida, como numa grande jogada de mau-gosto, proíbe sumariamente que esta pessoa faça uso do "presente" que recebeu?
Faço a seguinte comparação: pegue uma criança que está com muita fome, agora coloque-a sentada à mesa na frente de um apetitoso bolo. Proíba-a de comer o bolo e faça-a sentir-se culpada em desejar comê-lo. Saia de cena. Volte após algumas horas, e se a criança comeu o bolo, puna-a severamente.

Penso que é mais ou menos assim.
A verdadeira verdade é sempre inverossímil
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Os Estudantes da Bíblia e a Homossexualidade

Mensagem não lida por TJCalado »

NoitesBrancas escreveu:Falando do ponto de vista de uma Testemunha de Jeová, esse assunto da homossexualidade é outro ponto crítico que me faz questionar sobre a (sic) racionalidade da Bíblia e da atuação de Deus, sendo Ele supostamente perdoador e misericordioso.
Como Ele poderia proibir algo sobre o qual nós não tivéssemos nenhum tipo de controle? Que razão há, ou que tipo de misericórdia é essa, que permite que alguém nasça homossexual, sem dar a esta pessoa o direito de escolha, e em contra-partida, como numa grande jogada de mau-gosto, proíbe sumariamente que esta pessoa faça uso do "presente" que recebeu?
Faço a seguinte comparação: pegue uma criança que está com muita fome, agora coloque-a sentada à mesa na frente de um apetitoso bolo. Proíba-a de comer o bolo e faça-a sentir-se culpada em desejar comê-lo. Saia de cena. Volte após algumas horas, e se a criança comeu o bolo, puna-a severamente.

Penso que é mais ou menos assim.
Às pessoas que, como eu, acreditam que a homossexualidade é uma característica natural, eu pergunto: se é assim, porque a necessidade da aprovação da bíblia? Se realmente acreditamos que a natureza nos fez assim, nossa característica é a prova [para nós] de que a bíblia está errada em condenar homossexuais. Porque então ficar conjecturando interpretações sobre ela?
Tentar ficar procurando brechas na bíblia, como que necessitando de uma aprovação para ser quem se é. Esse é um caminho muito perigoso, porque passa-se a vida inteira buscando uma resposta que não existe de forma definitiva.
É muito mais inteligente tomar uma decisão e viver segundo ela:
1. Acredita que Jeová vai te curar da homossexualidade? Agarre essa ideia e viva com essa esperança enquanto ela fizer sentido para você.
2. Acha que é natural ser gay e que Deus não liga para isso? Viva a sua vida tranquilamente.
Trabalhe nisso primeiro. Essa dúvida causa mais sofrimento do que o preconceito de outras pessoas.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 103 visitantes