Suicídio – É um pecado sem perdão? (Parte I)

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Avatar do usuário
AntonioMadaleno
Forista
Forista
Mensagens: 2686
Registrado em: 15 Nov 2008 18:03
Localização: Lisboa
Contato:

Suicídio – É um pecado sem perdão? (Parte I)

Mensagem não lida por AntonioMadaleno »

Imagem

Este é um dos temas mais controversos de analisar do ponto de vista religioso. Em quase todas as culturas, o suicídio é encarado como uma grave falta pessoal porque atenta contra a própria vida e provoca na família e comunidade uma sensação de abandono e impotência.

São raras as pessoas que não conhecem alguém ou o familiar de alguém que cometeu suicídio. Em Portugal, por exemplo, a taxa de mortalidade por suicídio passou para 11,7 por 100 mil habitantes, em 2014, quando em 2012 e 2013 tinha sido de 10,1, por 100 mil habitantes.A nível mundial é a décima causa de morte, com cerca de um milhão de pessoas mortas por suicídio anualmente.

Sendo um tema tão sensível, existem interpretações diferentes quanto ao destino daqueles que se suicidam, indo desde a crença de que estes irão direitos para o Inferno ou para a aniquilação total, sem direito a ressurreição (dependendo da crença).

Visto que a Bíblia não apresenta um ensino ou lei específicos sobre o suicídio e os exemplos de suicidas na Bíblia são apresentados de modo isento e sem qualquer tipo de juízo por parte do escritor inspirado, resta-nos tirar ilações do quadro geral que a Bíblia apresenta, mas nunca podendo ser dogmáticos quanto ao assunto.

Leia o artigo e entenda melhor como encarar o suicídio à luz da Bíblia e do amor de Deus:

https://www.desperta.net/reflexotildees ... ao-parte-i

Para uso da moderação---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Marcadores: Suicídio
Ver índice geral
Editado pela última vez por Lourisvaldo Santana em 07 Jan 2022 13:42, em um total de 1 vez.
Razão: Inserir marcadores
Avatar do usuário
Lourisvaldo Santana
Forista
Forista
Mensagens: 6719
Registrado em: 20 Fev 2015 17:59
Localização: Guadalupe
Contato:

Re: Suicídio – É um pecado sem perdão? (Parte I)

Mensagem não lida por Lourisvaldo Santana »

Li o artigo no site.

Show de bola, Carlos! Para mim, que já premeditou em detalhes o suicídio, é bom saber que, de alguma forma, ainda teria alguma esperança, a depender a vontade e sabedoria do Criador.
Índice do fórum: clique para pesquisar; Meus blogs: clique para acessar
Avatar do usuário
Ermioni
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 1133
Registrado em: 27 Jun 2016 15:38
Localização: São Paulo

Re: Suicídio – É um pecado sem perdão? (Parte I)

Mensagem não lida por Ermioni »

A pessoa que se suicida não está bem. Como pode alguém julgar uma pessoa que não está no seu estado " normal "?!
Nunca saberá quem realmente são as pessoas, se vc nunca for vc mesmo.
Avatar do usuário
AntonioMadaleno
Forista
Forista
Mensagens: 2686
Registrado em: 15 Nov 2008 18:03
Localização: Lisboa
Contato:

Re: Suicídio – É um pecado sem perdão? (Parte I)

Mensagem não lida por AntonioMadaleno »

Obrigado Lourisvaldo. Penso que é uma análise equilibrada do assunto e onde sobressai o amor e misericórdia divinos.
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Suicídio – É um pecado sem perdão? (Parte I)

Mensagem não lida por TJCalado »

Não acredito nas abordagens religiosas a respeito do suicídio. Mas acho válidas pelo menos para inibir os casos. Só que esse efeito de inibição está diminuindo, até porque a própria religião está se tornando cada vez mais as causas do suicídio, de forma direta e indireta.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
Bruce D.
Forista
Forista
Mensagens: 3112
Registrado em: 05 Nov 2008 17:12
Localização: ABC - SP

Re: Suicídio – É um pecado sem perdão? (Parte I)

Mensagem não lida por Bruce D. »

Li o artigo e adorei a forma como ele foi escrito. Infelizmente eu já escutei muita abobrinha sobre o assunto - como já disse em outros posts, minha mãe cometeu suicídio ha 18 anos devido a grave depressão.

Eu acredito que realmente o único que pode ler o coração da pessoa é Deus e que portanto cabe a ele o julgamento e ninguém mais.

Na minha visão a pessoa que comete tal ato extremo é como se ela estivesse num beco sem saída, ela não consegue mais expandir seus horizontes e ver uma luz no fim do tunel. Ela enxerga na morte a unica saída para os seus problemas sem levar em conta a lacuna que jamais será fechada ao deixar seus familiares e amigos.
Quicksand Jesus I need you
Quicksand Jesus I believe you
Quicksand I'm so far away

- Skid Row
Avatar do usuário
Cod23
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 41
Registrado em: 29 Jul 2016 16:12

Re: Suicídio – É um pecado sem perdão? (Parte I)

Mensagem não lida por Cod23 »

O dono da vida que decida se ela deve ou não continuar ninguém deve ser obrigado a manter uma vida de merda só pra não fazer meia duzia ou - chorar :|
Não faço nada que não preciso fazer. E o que eu preciso fazer, faço rapidamente.
expat
Forista
Forista
Mensagens: 148
Registrado em: 16 Jun 2016 21:05

Re: Suicídio – É um pecado sem perdão? (Parte I)

Mensagem não lida por expat »

Não pude deixar de comentar neste post. Infelizmente um familiar meu cometeu suicidio há alguns anos. E outro, quase também teve sucesso. A morte já é trituradora mas quando ocorre suicidio é uma ferida que nunca se cura. Lembro que as tj's ensinavam que nestes casos a pessoa não tem mais esperança, mas parece (não tenho certeza) que agora o ensinamento mudou.
Sei de um caso também de dois irmãos carnais (não tj's) que cometeram suicidio em questão de poucos meses, acho que 6 meses de diferença. Eu sinceramente não tenho opinião formada neste respeito. Nem tenho certeza quanto a ressurreição, quanto mais sobre nestes casos. Mas como já comentado pela Ermioni, a pessoa que toma tal atitude extrema não pode ser julgada, pois o desespero deve ser muito grande para além de ter o desejo da morte, cometer o suicidio.

Triste, muito triste :|
Na vida, não existe nada a temer, mas a entender (Marie Curie)
Avatar do usuário
AntonioMadaleno
Forista
Forista
Mensagens: 2686
Registrado em: 15 Nov 2008 18:03
Localização: Lisboa
Contato:

Re: Suicídio – É um pecado sem perdão? (Parte I)

Mensagem não lida por AntonioMadaleno »

Imagem


A segunda e última parte está pronta e com conselhos para todos em como agir caso nos confrontemos com uma situação em que existe um possível suicída.


Suicídio – O que os cristãos podem fazer para ajudar alguém com tendências suicidas? (Parte II)
http://desperta.weebly.com/reflexotilde ... s-parte-ii
Avatar do usuário
orion
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 640
Registrado em: 12 Jun 2013 12:15

Re: Suicídio – É um pecado sem perdão? (Parte I)

Mensagem não lida por orion »

Ermioni escreveu:A pessoa que se suicida não está bem. Como pode alguém julgar uma pessoa que não está no seu estado " normal "?!
dizer que essas pessoas suicidas vão para o inferno ,não ajuda...piora,e já vi muito isso.Para algumas religiões é um pecado sem perdão e essas religiões pioram a situação para pessoa.Não é atoa que se deve procurar profissionais.
Toda verdade passa por três estágios.
No primeiro, ela é ridicularizada.
No segundo, é rejeitada com violência.
No terceiro, é aceita como evidente por si própria.
_____________Arthur Schopenhauer
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 69 visitantes