Deus, Até Quando?

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Avatar do usuário
Ermioni
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 1133
Registrado em: 27 Jun 2016 15:38
Localização: São Paulo

Re: Deus, Até Quando?

Mensagem não lida por Ermioni »

No meu face, curti várias páginas do osho. Ele eh o cara, o filósofo.
Cada frase eh uma reflexão.
Nunca saberá quem realmente são as pessoas, se vc nunca for vc mesmo.
Avatar do usuário
EstPer
Forista
Forista
Mensagens: 158
Registrado em: 31 Jan 2014 13:44

Re: Deus, Até Quando?

Mensagem não lida por EstPer »

Ermioni escreveu:
exatoverdade escreveu:A pergunta deve ser: Homens, Até Quando?

DEPENDE DO PONTO DE VISTA.

PODE SER HOMENS PQ NÃO CREIO EM DEUS, E QUEM FAZ O MAL É O HOMEM.
E SE CASO DEUS EXISTIR, A CULPA NÃO É DO HOMEM, E SIM DE DEUS QUE DEIXA TD MALDADE DO MUNDO EXISTIR POR VAIDADE.
Vamos lá.

O grande cerne desse questionamento parte da premissa de que Deus realmente existe e é exatamente como relatado na Blíblia, o que leva a precisar que a Bíblia seja 100% verdadeira, juntamente com as interpretações teológicas tradicionais que você mencionou(incluindo as das TJs), como a Questão da Vaidade na Soberania de Deus, o Pecado e a Salvação, etc.

Pense agora por este lado: E se Deus realmente existir mas não tiver nada a ver com a descrição bíblica? E se a bíblia for mero devaneio de escritores judaicos? Isso abre um gigante leque de possibilidades, que até mesmo explicam melhor o porquê da maldade no mundo.

Podemos criar uma hipótese sobre Deus muito mais plausível do que na bíblia, em face do conhecimento científico que temos do Cosmos. Esse Deus não necessariamente precisa ser todo-poderoso, onisciente, infalível e justo conforme descrito na bíblia, isso é o que os judeus do passado achavam.

Creio que primeiro devamos receber com ressalvas as conclusões religiosas sobre Deus e sobre a visão bíblica. Será que realmente o ser humano foi criado "à imagem e semelhança de Deus"? Até porque este projeto humano poderia ter sido feito melhor, do que baseado na estrutura primata de que fomos feitos. Poderíamos ter o olho binocular e muito mais preciso do polvo, a regeneração de membros amputados da salamandra, a estabilidade bípede da avestruz, o canal de alimentação separado da respiração para evitar morrermos engasgados como nos golfinhos, a resistência imune à doenças do cavalo, a audição apurada do cachorro, a ecolocalização do morcego, o faro preciso do urso, etc.

As atrocidades humanas não são exclusivas dos homens, mas é uma característica animal:
http://noticias.uol.com.br/ciencia/ulti ... fotoNav=46
https://www.greenme.com.br/informar-se/ ... -antartida
https://www.theguardian.com/world/2012/ ... -antarctic

Assim, tenho duas opiniões para o "até quando":

1) Se o Criador não existe e evoluímos dos primatas, ainda não evoluímos a nossa civilidade o suficiente para reprimirmos a nossa características animais encaradas como "más".

2) Se o Criador existe, precisamos entender melhor quem é ele, porque ele sumiu e porque fomos deixados à própria sorte(sem apelar para a Bíblia, pelamor...). Até lá, precisamos evoluir a nossa civilidade o suficiente para reprimirmos as nossas características más para termos uma vida mais pacífica até o dia deste Criador se manifestar novamente e esclarecermos as dúvidas que temos dele.
"A Curiosidade é a base do ser humano para compreender"
Avatar do usuário
baiano
Forista
Forista
Mensagens: 609
Registrado em: 10 Jan 2016 00:34

Re: Deus, Até Quando?

Mensagem não lida por baiano »

Lourisvaldo Santana escreveu:E tem os animais também...

Os nossos, de estimação, quando têm sorte, dispõem de um veterinário, e os da floresta?

Quando adoecem, não sofrem eles tanto quanto os humanos?

Quando estamos a morrer no hospital, pode-se dispor de um sedativo, e os animais que estão a morrer na floresta?

Se Deus existe de fato, o que torna a gente merecedora de sua atenção, enquanto os animais ficam abandonados à própria sorte?
Só fui saber o que é ter um cachorro em casa há dois anos, mesmo assim, por causa de minha filha. Hoje vejo os animais de outra maneira. Olho para os cães de rua com dó, com um sentimento que eu não sabia que pudesse existir. Faz uns três dias comentei com minha esposa sobre o que nos é ensinado a respeito de os animais não serem contemplados com nenhuma esperança. Triste isso.
"Cada um lê com os olhos que tem. E interpreta a partir de onde os pés pisam. Todo ponto de vista é a vista de um ponto." Leonardo Boff
Avatar do usuário
baiano
Forista
Forista
Mensagens: 609
Registrado em: 10 Jan 2016 00:34

Re: Deus, Até Quando?

Mensagem não lida por baiano »

Por enquanto lendo os comentários e os absorvendo. Só sei que nada sei.
"Cada um lê com os olhos que tem. E interpreta a partir de onde os pés pisam. Todo ponto de vista é a vista de um ponto." Leonardo Boff
Avatar do usuário
Ermioni
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 1133
Registrado em: 27 Jun 2016 15:38
Localização: São Paulo

Re: Deus, Até Quando?

Mensagem não lida por Ermioni »

baiano escreveu:Por enquanto lendo os comentários e os absorvendo. Só sei que nada sei.
Essa é a única certeza que tenho.
Nunca saberá quem realmente são as pessoas, se vc nunca for vc mesmo.
Avatar do usuário
RafaelCioran
Forista
Forista
Mensagens: 1757
Registrado em: 18 Set 2015 15:31
Localização: Ribeirão Preto

Re: Deus, Até Quando?

Mensagem não lida por RafaelCioran »

Dr. Schultz escreveu:Fico com a opinião do Carl Sagan no livro "Variedades da Experiência Científica - Uma visão pessoal da busca por Deus"
Deixe-me dar uma ideia de dois opostos da definição de Deus. Um é a visão de Spinoza e Einstein, por exemplo, que é mais ou menos a de que Deus é a soma das leis da física. Seria burrice negar que existem leis da física. Se é isso o que queremos dizer com Deus, certamente Deus existe. Tudo que temos de fazer é observar maçãs caindo... se é isso que você quer dizer com Deus, eu diria que já temos excelentes provas de que Deus existe.

Mas analise o extremo oposto: o conceito de Deus como um grande homem de longas barbas brancas, sentado num trono no céu e controlando cada andorinha. Para esse tipo de deus, sustento que não há provas. E, embora eu esteja aberto a sugestões de provas para esse tipo de deus, pessoalmente duvido que haja provas contundentes, não só no futuro próximo, mas até no futuro distante.
Entre as duas eu prefiro a primeiro porque nessa eu encontro evidências claras.
Algo que me faz crer seriamente em Deus, não como foi nos ensinados através da Biblia talvez, mas que sim, que de fato exista um criador. Não que esse criador seja o Deus dos Judeus.

Digo que acredito que haja um criador justamente por causa do tempo! Os cientistas concordam que mesmo antes do big bang, o Tempo sempre existiu!!!
Eles afirma que o tempo não foi criado naquela singularidade, mas que ele sempre existiu.
Isso me faz acreditar que houve um criador que projetou as leis da física.

Cada dia é descoberto coisas novas, recentemente 2 cientistas americanos descobriram uma matéria que não tem peso (como um fóton), essa matéria talvez possa mostrar a existência da 5 força da natureza. O que poderia explicar o que é a matéria escura.

E isso nos levaria a novas descobertas.

Mas enfim, acho ser mais insano não crer num criador, do que acreditar que não exista um de fato.
How did it ever come to this?
I can't pretend that nothing's changed any longer
I've drowned the doubts and chewed the lies
Avatar do usuário
Ermioni
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 1133
Registrado em: 27 Jun 2016 15:38
Localização: São Paulo

Re: Deus, Até Quando?

Mensagem não lida por Ermioni »

RafaelCioran escreveu:
Dr. Schultz escreveu:Fico com a opinião do Carl Sagan no livro "Variedades da Experiência Científica - Uma visão pessoal da busca por Deus"
Deixe-me dar uma ideia de dois opostos da definição de Deus. Um é a visão de Spinoza e Einstein, por exemplo, que é mais ou menos a de que Deus é a soma das leis da física. Seria burrice negar que existem leis da física. Se é isso o que queremos dizer com Deus, certamente Deus existe. Tudo que temos de fazer é observar maçãs caindo... se é isso que você quer dizer com Deus, eu diria que já temos excelentes provas de que Deus existe.

Mas analise o extremo oposto: o conceito de Deus como um grande homem de longas barbas brancas, sentado num trono no céu e controlando cada andorinha. Para esse tipo de deus, sustento que não há provas. E, embora eu esteja aberto a sugestões de provas para esse tipo de deus, pessoalmente duvido que haja provas contundentes, não só no futuro próximo, mas até no futuro distante.
Entre as duas eu prefiro a primeiro porque nessa eu encontro evidências claras.
Algo que me faz crer seriamente em Deus, não como foi nos ensinados através da Biblia talvez, mas que sim, que de fato exista um criador. Não que esse criador seja o Deus dos Judeus.

Digo que acredito que haja um criador justamente por causa do tempo! Os cientistas concordam que mesmo antes do big bang, o Tempo sempre existiu!!!
Eles afirma que o tempo não foi criado naquela singularidade, mas que ele sempre existiu.
Isso me faz acreditar que houve um criador que projetou as leis da física.

Cada dia é descoberto coisas novas, recentemente 2 cientistas americanos descobriram uma matéria que não tem peso (como um fóton), essa matéria talvez possa mostrar a existência da 5 força da natureza. O que poderia explicar o que é a matéria escura.

E isso nos levaria a novas descobertas.

Mas enfim, acho ser mais insano não crer num criador, do que acreditar que não exista um de fato.
Rafa, aprecio suas informações.
Estudei muito anatomia e fisiologia dos sistemas, realmente é td muito perfeito.
Eu pouco sei de física, mas achei interessante.
Bom, qt a um criador eu não tenho opinião feita, ainda esta em construção.
Mas esse Deus tão comentado em muitas crenças ( Cristã ), eu sei q nele eu não creio.
Alguns chamam isso de ateísmos, outros de agnosticismo. Eu só sei que ainda estou na analise dos fatos. kkk Mas sou um ser pensante e posso mudar de opinião. Pois eu era Tj fervorosa, e hoje não mais.
Nunca saberá quem realmente são as pessoas, se vc nunca for vc mesmo.
Avatar do usuário
Galileu
Forista
Forista
Mensagens: 2561
Registrado em: 30 Mar 2016 11:47

Re: Deus, Até Quando?

Mensagem não lida por Galileu »

EstPer escreveu:
Ermioni escreveu:
exatoverdade escreveu:A pergunta deve ser: Homens, Até Quando?

DEPENDE DO PONTO DE VISTA.

PODE SER HOMENS PQ NÃO CREIO EM DEUS, E QUEM FAZ O MAL É O HOMEM.
E SE CASO DEUS EXISTIR, A CULPA NÃO É DO HOMEM, E SIM DE DEUS QUE DEIXA TD MALDADE DO MUNDO EXISTIR POR VAIDADE.
Vamos lá.

O grande cerne desse questionamento parte da premissa de que Deus realmente existe e é exatamente como relatado na Blíblia, o que leva a precisar que a Bíblia seja 100% verdadeira, juntamente com as interpretações teológicas tradicionais que você mencionou(incluindo as das TJs), como a Questão da Vaidade na Soberania de Deus, o Pecado e a Salvação, etc.

Pense agora por este lado: E se Deus realmente existir mas não tiver nada a ver com a descrição bíblica? E se a bíblia for mero devaneio de escritores judaicos? Isso abre um gigante leque de possibilidades, que até mesmo explicam melhor o porquê da maldade no mundo.

Podemos criar uma hipótese sobre Deus muito mais plausível do que na bíblia, em face do conhecimento científico que temos do Cosmos. Esse Deus não necessariamente precisa ser todo-poderoso, onisciente, infalível e justo conforme descrito na bíblia, isso é o que os judeus do passado achavam.

Creio que primeiro devamos receber com ressalvas as conclusões religiosas sobre Deus e sobre a visão bíblica. Será que realmente o ser humano foi criado "à imagem e semelhança de Deus"? Até porque este projeto humano poderia ter sido feito melhor, do que baseado na estrutura primata de que fomos feitos. Poderíamos ter o olho binocular e muito mais preciso do polvo, a regeneração de membros amputados da salamandra, a estabilidade bípede da avestruz, o canal de alimentação separado da respiração para evitar morrermos engasgados como nos golfinhos, a resistência imune à doenças do cavalo, a audição apurada do cachorro, a ecolocalização do morcego, o faro preciso do urso, etc.

As atrocidades humanas não são exclusivas dos homens, mas é uma característica animal:
http://noticias.uol.com.br/ciencia/ulti ... fotoNav=46
https://www.greenme.com.br/informar-se/ ... -antartida
https://www.theguardian.com/world/2012/ ... -antarctic

Assim, tenho duas opiniões para o "até quando":

1) Se o Criador não existe e evoluímos dos primatas, ainda não evoluímos a nossa civilidade o suficiente para reprimirmos a nossa características animais encaradas como "más".

2) Se o Criador existe, precisamos entender melhor quem é ele, porque ele sumiu e porque fomos deixados à própria sorte(sem apelar para a Bíblia, pelamor...). Até lá, precisamos evoluir a nossa civilidade o suficiente para reprimirmos as nossas características más para termos uma vida mais pacífica até o dia deste Criador se manifestar novamente e esclarecermos as dúvidas que temos dele.
EstPer,bons argumentos.


Creio que nem tudo na biblia é divinamente inspirado e acho que sua segunda proposição para a pergunta : Deus ate quando seja a que mais aproxima-se do que penso

Ermioni

Sem duvida, ver crianças inocentes sofrendo e morrendo traz profunda dor no coração

Creio que não podemos fechar os olhos para esta dura realidade , sem duvida as explicações que tentam dar para isso são de fato sem logica !

Um abraço , parabens pelo topico proposto
"Penso, logo existo" - Descartes
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4042
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: Deus, Até Quando?

Mensagem não lida por Mentalista »

RafaelCioran escreveu:Mas enfim, acho ser mais insano não crer num criador, do que acreditar que não exista um de fato.
Será que é por isso que me chamam de insano às vezes? :D
Avatar do usuário
EstPer
Forista
Forista
Mensagens: 158
Registrado em: 31 Jan 2014 13:44

Re: Deus, Até Quando?

Mensagem não lida por EstPer »

RafaelCioran escreveu:
Digo que acredito que haja um criador justamente por causa do tempo! Os cientistas concordam que mesmo antes do big bang, o Tempo sempre existiu!!!
Eles afirma que o tempo não foi criado naquela singularidade, mas que ele sempre existiu.
Isso me faz acreditar que houve um criador que projetou as leis da física.

Cada dia é descoberto coisas novas, recentemente 2 cientistas americanos descobriram uma matéria que não tem peso (como um fóton), essa matéria talvez possa mostrar a existência da 5 força da natureza. O que poderia explicar o que é a matéria escura.

E isso nos levaria a novas descobertas.

Mas enfim, acho ser mais insano não crer num criador, do que acreditar que não exista um de fato.
RafaelCioran, permita-me discordá-lo. Segundo a Teoria da Relatividade Restrita de Einstein (TRR), amplamente sustentada e apoiada pela comunidade científica, o Espaço-Tempo está intimamente interligado. Assim não é possível a um corpo se mover nas dimensões espaciais sem se deslocar no tempo, e vice-versa. Portanto, o mais provável é que, na ausência de qualquer matéria que possa gerar qualquer tipo de campo gravitacional, não há o meio necessário para que o tempo se desloque. Porque, segundo a Relatividade, quanto maior o campo gravitacional, mais rápido o tempo tende a passar, e, na ausência de qualquer campo gravitacional, o passar do tempo tende a zero. É por isso que o passar do tempo se altera perto ou longe de um buraco negro ou perto da velocidade da luz. Por isso é plausível concluir que antes da criação do universo, o tempo não passava, por isso não existe um tempo para se mensurar antes da existência de um universo.

Mesmo assim não descarto a possibilidade de um Criador Inteligente Metafísico ter causado a nossa existência, pois mesmo com todo o nosso conhecimento científico, ele ainda é insuficiente para entender a nossa origem. Até lá, a hipótese de Deus ainda estará de pé.
Mentalista escreveu:
RafaelCioran escreveu:Mas enfim, acho ser mais insano não crer num criador, do que acreditar que não exista um de fato.
Será que é por isso que me chamam de insano às vezes? :D
Mentalista, também sou constantemente chamado de insano por duvidar da existência de Deus, como se questionar a nossa própria origem fosse um absurdo.
"A Curiosidade é a base do ser humano para compreender"
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 161 visitantes