Deus, Até Quando?

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Avatar do usuário
LUCIUS
Forista
Forista
Mensagens: 158
Registrado em: 20 Mar 2016 14:41

Re: Deus, Até Quando?

Mensagem não lida por LUCIUS »

Minha opinião tem mudado ao longo do tempo, como o de muitos aqui. Mas neste momento, me considero um cristão. Então, nesta visão, considero adequado os questionamentos do livro de Jó.

Na minha opinião, o ponto central não é a questão do homem passar por sofrimento(doenças e morte), e nem tampouco o desafio lançado por Satanás. Considero que o mais importante é a questão de confiar em DEUS, mesmo que não se entenda o por quê de certas coisas (sofrimento, doenças e mortes) acontecerem.

Ou seja, confiança de que o Criador não criou nada por mera futilidade, mas com um objetivo amoroso, justo e correto. E baseado nesta confiança, ter coragem de agir como ser humano digno, que ama o próximo como a si mesmo, e não como animais irracionais. Esse é o ponto central: confiança, apesar de não entender o por quê de muitas coisas. Foi por essa razão que DEUS fez inúmeras perguntas a Jó, pois se ele não entendia aquilo, como poderia questionar a DEUS? Até hoje não conhecemos muitos processos (químicos, fisico-químicos, biológicos, mentais etc...) que ocorrem em nosso corpo, e a lista de coisas que não sabemos explicar, que não entendemos, é infinita.

Depois que passei a refletir sobre isso, deixei de questionar, e passei a refletir em como uma criança confia cegamente em sua mãe, do nascimento ao final da infância. Ela pode até ter medo(pois não entende que a mãe pode levá-la em segurança) de atravessar a rua andando mesmo segurando na mão da mãe. Mas com um pouco de conversa, carinho ou mesmo no colo, ela acaba confiando em que nada de ruim vai acontecer e se deixa levar pela mãe. Ou no caso clássico de precisar tomar um remédio, mesmo que "doce", e se recusa ao máximo em tomá-lo, por mais explicações lógicas que se forneça para convencê-la, dificilmente ela tomará, pois não tem capacidade de entender. Ela só tomará o remédio, sem ser forçada, se confiar nos pais.

Refletindo sobre essa relação de confiança, sobre o fato de uma criança aceitar as explicações ou regras dos pais, mesmo sem entender o por quê de certas coisas, me fez ver DEUS de outra forma, me fez ver que sou como uma "criança" que mesmo que se me explique logicamente as coisas, ainda não terei capacidade de entender. Tudo que resta a uma criança é esperar crescer, para que só então começar a entender. Experimente explicar a uma criança na fase do "por quê" como a planta se alimenta, dando uma explicação em nível universitário. Ela simplesmente não entenderá nada, até mesmo um adulto mediano não entenderá de primeira.

O fato da criança não entender, não invalida a sabedoria dos pais em tomar certas atitudes, não invalida em ela ser levada no colo ou tomar o remédio.

De modo similar, passei a aceitar que neste momento eu não entendo o por quê de DEUS ter agido deste jeito e não do outro, mas confio que Ele fez isso ou aquilo por um motivo justo e correto.

Não posso usar como desculpa o fato de não entender, e passar a agir como uma criança que faz birra ou é mal educada, em por exemplo, no momento de tomar um remédio. A criança está com febre alta, necessita tomar o remédio para baixá-la, mas está com medo, grita, foge e se recusa a engolir(cuspindo ou forçando o vômito). Mas mesmo que ela não entenda, você como pai ou mãe sabe que terá de tomar uma decisão mais firme, pelo próprio bem dela. Então, faz uma escolha e age. No final de tudo ela toma o remédio. Mas a criança no íntimo, ficará com raiva por ter tido que passar por aquele sofrimento.

Não entender os motivo de DEUS agir desta ou daquela forma, não é justificativa para alguém matar ou roubar uma pessoa. Não é desculpa para deixar os instintos animalescos dominarem.

Por outro lado, o questionamento "Deus, Até Quando?", ao meu ver, pode e deve ser feito todos os dias, até que a justiça Dele seja feita.
Avatar do usuário
Ermioni
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 1133
Registrado em: 27 Jun 2016 15:38
Localização: São Paulo

Re: Deus, Até Quando?

Mensagem não lida por Ermioni »

EstPer escreveu:
RafaelCioran escreveu:
Digo que acredito que haja um criador justamente por causa do tempo! Os cientistas concordam que mesmo antes do big bang, o Tempo sempre existiu!!!
Eles afirma que o tempo não foi criado naquela singularidade, mas que ele sempre existiu.
Isso me faz acreditar que houve um criador que projetou as leis da física.

Cada dia é descoberto coisas novas, recentemente 2 cientistas americanos descobriram uma matéria que não tem peso (como um fóton), essa matéria talvez possa mostrar a existência da 5 força da natureza. O que poderia explicar o que é a matéria escura.

E isso nos levaria a novas descobertas.

Mas enfim, acho ser mais insano não crer num criador, do que acreditar que não exista um de fato.
RafaelCioran, permita-me discordá-lo. Segundo a Teoria da Relatividade Restrita de Einstein (TRR), amplamente sustentada e apoiada pela comunidade científica, o Espaço-Tempo está intimamente interligado. Assim não é possível a um corpo se mover nas dimensões espaciais sem se deslocar no tempo, e vice-versa. Portanto, o mais provável é que, na ausência de qualquer matéria que possa gerar qualquer tipo de campo gravitacional, não há o meio necessário para que o tempo se desloque. Porque, segundo a Relatividade, quanto maior o campo gravitacional, mais rápido o tempo tende a passar, e, na ausência de qualquer campo gravitacional, o passar do tempo tende a zero. É por isso que o passar do tempo se altera perto ou longe de um buraco negro ou perto da velocidade da luz. Por isso é plausível concluir que antes da criação do universo, o tempo não passava, por isso não existe um tempo para se mensurar antes da existência de um universo.

Mesmo assim não descarto a possibilidade de um Criador Inteligente Metafísico ter causado a nossa existência, pois mesmo com todo o nosso conhecimento científico, ele ainda é insuficiente para entender a nossa origem. Até lá, a hipótese de Deus ainda estará de pé.
Mentalista escreveu:
RafaelCioran escreveu:Mas enfim, acho ser mais insano não crer num criador, do que acreditar que não exista um de fato.
Será que é por isso que me chamam de insano às vezes? :D
Mentalista, também sou constantemente chamado de insano por duvidar da existência de Deus, como se questionar a nossa própria origem fosse um absurdo.
Não entendi nada do q vc falou, só sei q achei bonito. kkkkkkkkkkkkkkk.
Depois que esse período de trabalhos e provas da minha facul terminarem, eu vou procurar entender melhor os comentários de vcs.
Nunca saberá quem realmente são as pessoas, se vc nunca for vc mesmo.
Avatar do usuário
Ermioni
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 1133
Registrado em: 27 Jun 2016 15:38
Localização: São Paulo

Re: Deus, Até Quando?

Mensagem não lida por Ermioni »

Galileu escreveu:
Ermioni escreveu: Ermioni

Sem duvida, ver crianças inocentes sofrendo e morrendo traz profunda dor no coração

Creio que não podemos fechar os olhos para esta dura realidade , sem duvida as explicações que tentam dar para isso são de fato sem logica !

Um abraço , parabens pelo topico proposto
[/quote]

Vindo tais palavras de vc ao meu tópico........ me sinto muito feliz e lisonjeada,
Nunca saberá quem realmente são as pessoas, se vc nunca for vc mesmo.
Avatar do usuário
Ermioni
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 1133
Registrado em: 27 Jun 2016 15:38
Localização: São Paulo

Re: Deus, Até Quando?

Mensagem não lida por Ermioni »

Lucius, obrigada tbm pelo seu ponto de vista. Tbm concordo em relação de não usarmos de desculpas certas coisas, e agir igual monstros.
Pois acredito na lei do amor e do retorno, msm q exista Deus ou não, msm que seja do modo como aprendemos ou não. A bondade tem q estar em nós não importa o q aconteça.
:bjo9:
Nunca saberá quem realmente são as pessoas, se vc nunca for vc mesmo.
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4043
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: Deus, Até Quando?

Mensagem não lida por Mentalista »

O tempo é algo totalmente relativo, é mais uma abstração humana. Cada coisa tem seu próprio tempo, por assim dizer. Se algo nunca muda suas características físicas, poderíamos até dizer que o tempo não passou para ele. Só é útil pensar em tempo quando pensamos nas propriedades que mudam com o tempo. Quando dizemos que o tempo passa mais rápido ou mais devagar para um objeto/corpo, conforme a sua velocidade aumenta, estamos fazendo uma comparação com algum objeto com outra velocidade, maior ou menor. Para seres vivos isso faz mais sentido, já que as suas mudanças com o tempo são muito significativas. O interessante é que podemos marcar intervalos de tempo justamente porque algumas coisas são periódicas (por exemplo, a volta da Terra em torno de si mesma). Por isso, o nosso universo ter surgido com o Big Bang, sendo que no ponto zero não havia eventos periódicos, leva a pensar que não havia tempo, simplesmente porque não faz sentido pensar em tempo quando tudo é estático, não muda. O tempo está totalmente ligado a coisas físicas, ou seja, do nosso universo. É apenas uma referência que usamos para encontrar padrões e por alguns outros motivos humanos mal compreendidos.

É por isso que eu acho impossível coisas como viagem do tempo e afins. O máximo que poderia acontecer é alguém viajar para o futuro no sentido de envelhecer mais rápido. É isso o que acontece, por exemplo, quando você viaja de avião, embora seja muito pequeno o salto para o futuro. Viajar para o passado seria reverter tudo o que aconteceu com todo o resto do universo, exceto com você mesmo, uma grande violação da, acho, Segunda Lei da Termodinâmica (a que tem a ver com Entropia). A seta da entropia aponta sempre para a frente.
Avatar do usuário
Galileu
Forista
Forista
Mensagens: 2561
Registrado em: 30 Mar 2016 11:47

Re: Deus, Até Quando?

Mensagem não lida por Galileu »

Amigos foristas sinceramente a cada dia aprecio este forum , pelo discernimento, franqueza e sabedoria que muitos de voces demostram ter ao comentar , topicos como estes !

Tenho percebido como foi limitada nossa percepção da realidade que nos cerca, por acreditarmos nos dogmas torreanos !
"Penso, logo existo" - Descartes
Avatar do usuário
Ermioni
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 1133
Registrado em: 27 Jun 2016 15:38
Localização: São Paulo

Re: Deus, Até Quando?

Mensagem não lida por Ermioni »

Rafa, mentalista e Estper.... De onde vcs vieram?
Falo mais mais nada. Vcs são fod4$ticos.
Nunca saberá quem realmente são as pessoas, se vc nunca for vc mesmo.
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Deus, Até Quando?

Mensagem não lida por TJCalado »

Deus está para o homem como a bola Wilson está para Chuck Nolan...

Imagem

Ele não precisa fazer ou falar nada para que se lhe sejam atribuídas motivações e pensamentos.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
Estudante da Bíblia
Forista
Forista
Mensagens: 2545
Registrado em: 22 Jan 2009 02:12
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Re: Deus, Até Quando?

Mensagem não lida por Estudante da Bíblia »

Só acho que, admitindo a explicação bíblica como verdadeira, teríamos muita, muuuita sorte de o único Deus existente no Universo ser bom.

Ora, por qual motivo ele não é mau? Ou por qual motivo ele não é bom e mau ao mesmo tempo?

Não parece muita sorte o único Criador que existe ser 100% bom?

Eu não consigo distinguir a propaganda que a Bíblia faz de Deus da propaganda que a Coréia do Norte faz de seus líderes, por exemplo. Kim Il-Sung, Kim Jong-Il e Kim Jong-un são descritos em qualquer obra norte-coreana como repletos de bondade, amor, benevolência, paz e justiça, quando na verdade, todos os fatos sobre esses líderes revelam exatamente o contrário: os três foram ditadores cruéis e absolutamente desumanos.

Eu só consigo imaginar que a Bíblia segue exatamente o mesmo princípio humano tendencioso ao descrever Deus. Sempre retratando-o como misericordioso, justo e benevolente ao passo que trás ao mesmo tempo citações detalhadas de carnificina e derramamento de sangue por ele incentivadas ou ordenadas. É o que torna o relato bíblico absolutamente parcial, muito mais semelhante ao que se esperaria de uma obra da mente humana do que de uma obra da mente divina.
Imagem
10 fatos não aceitos pelas Testemunhas de Jeová
PDF da brochura disponível para download!
Avatar do usuário
Estudante da Bíblia
Forista
Forista
Mensagens: 2545
Registrado em: 22 Jan 2009 02:12
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Re: Deus, Até Quando?

Mensagem não lida por Estudante da Bíblia »

RafaelCioran escreveu:Digo que acredito que haja um criador justamente por causa do tempo! Os cientistas concordam que mesmo antes do big bang, o Tempo sempre existiu!!!
Eles afirma que o tempo não foi criado naquela singularidade, mas que ele sempre existiu.
Isso me faz acreditar que houve um criador que projetou as leis da física.
Rapaz, eu sempre achei que a maioria dos cientistas dissesse exatamente o contrário, ou seja, que o tempo teve sim um início e que surgiu após o Big-Bang. Acho que eu não apostaria minhas fichas da crença em Deus nessa ideia.
Mas enfim, acho ser mais insano não crer num criador, do que acreditar que não exista um de fato.
Por qual razão "crer num criador" e não "em vários criadores"? Se a Bíblia não for a base pra crença, então, o leque de opções que temos é infinito!

Por isso discordo que a descrença seja insana. Muito pelo contrário, acreditar em algo específico cuja existência não pode ser comprovada, parece-me algo muito mais insano do que a descrença.
Imagem
10 fatos não aceitos pelas Testemunhas de Jeová
PDF da brochura disponível para download!
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 394 visitantes