"não quero perder minha fé"

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

"não quero perder minha fé"

Mensagem não lida por kooboo »

Sempre ouço palavras similares a estas, e eu mesmo já as disse no passado -

"Preciso cuidar da minha fé"
"Não quero perder minha fé em Deus"
"Não quero deixar de crer"

E ouvindo isso me pergunto - Por que ter fé é algo exige tanto esforço?

A pessoa tem que focar o pensamento num mantra "eu acredito" "Deus vai me ajudar" "Deus está me ajudando" "isso só pode ter sido por intervenção divina" "vou orar mais"

E eu que já orei até pedindo para ter mais fé? E agora me pergunto - qual a necessidade disso?
Porque essa necessidade de programação neuro linguística para que a fé engrene e se torne a resposta natural de todas as coisas?

Se a fé lhe parece natural, pode ter certeza que nem sempre foi assim. Em um tempo passado alguém lhe induziu e disse para tê-la.
Alguém - pai, mãe, sacerdote - o instigou a crer a algo que não estava ao seu alcance (ou até estava) só iria acontecer se você acreditasse... e você (e eu) passamos a crer que algo místico movia a máquina a nosso favor.

Daí, por que não crer em outras coisas que talvez nunca veremos - paraísos, vidas eternas, felicidade, casamento perfeito, passar no vestibular ... ?

A fé pode soar natural, mas não é!
Exigiu-lhe uma PNL lá no passado.


Daí a necessidade de às vezes dizermos "não quero deixar de crer"

Existe fé sem PNL?
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: "não quero perder minha fé"

Mensagem não lida por kooboo »

Aviso aos navegantes ---

Se você tem fé, parabéns!
Esse tópico é direcionado a quem questiona, a quem se esforça para ter, a quem perdeu ;)
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
mayhra
Forista
Forista
Mensagens: 3140
Registrado em: 14 Dez 2011 22:12

Re: "não quero perder minha fé"

Mensagem não lida por mayhra »

A fé tem a ver com esperança, com se sentir protegido do desamparo total e daí ter forças para prosseguir sozinho. A fé tem a ver com a percepção de que somos muito pequenos e o mundo é grande e cheio de riscos. A fé é uma arma poderosa nos momentos mais difíceis.

Contudo, ter fé não é difícil, desde que seja uma fé em sintonia com os seus anseios e com a sua crença verdadeira, não aquela imposta sob ameaça da família, chantagem emocional ou por imposição de terceiros.

Há muitos tipos de fé, mas a essência dela é a mesma para todos, é ter esperança, é acreditar que as coisas vão melhorar, é confiar que não estamos sozinhos.

Ter fé, ao contrário de que alguns dizem, não é achar que tudo cai do céu, mas é lutar acreditando que vai dar certo, apesar de todos os obstáculos e dificuldades. É confiar que a luta vai valer a pena e o bem vai prevalecer. Quem sente a fé não está entregue à desperança e nem derrotado por antecipação.
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: "não quero perder minha fé"

Mensagem não lida por TJCalado »

De qual tipo de fé estamos falando aqui?
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
baiano
Forista
Forista
Mensagens: 609
Registrado em: 10 Jan 2016 00:34

Re: "não quero perder minha fé"

Mensagem não lida por baiano »

O tipo de fé descrita por mayhra, os ateus e agnósticos também possuem. Acho que kooboo provoca a fé num Criador e em suas promessas.
"Cada um lê com os olhos que tem. E interpreta a partir de onde os pés pisam. Todo ponto de vista é a vista de um ponto." Leonardo Boff
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: "não quero perder minha fé"

Mensagem não lida por kooboo »

TJCalado escreveu:De qual tipo de fé estamos falando aqui?
Fé em Deus.
Fé em que algo místico favorece os nossos esforços, nos orienta, nos ajuda...

Aquela fé pedida através de preces ou orações a algum ser divino.
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
baiano
Forista
Forista
Mensagens: 609
Registrado em: 10 Jan 2016 00:34

Re: "não quero perder minha fé"

Mensagem não lida por baiano »

Fé é uma coisa, crença é outra. Alguém crê que Deus exista. Ter esse alguém fé em Deus, é possuir a expectativa de que o que Deus prometeu, vai se cumprir. Quando digo: "preciso cuidar da minha fé", ou "não quero perder minha fé em Deus", não estou dizendo que minha crença na existência de Deus decaiu. Estou dizendo que preciso fortalecer minha expectativa nas promessas de Deus, para não perdê-las de vista.
"Cada um lê com os olhos que tem. E interpreta a partir de onde os pés pisam. Todo ponto de vista é a vista de um ponto." Leonardo Boff
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: "não quero perder minha fé"

Mensagem não lida por TJCalado »

baiano escreveu:Fé é uma coisa, crença é outra. Alguém crê que Deus exista. Ter esse alguém fé em Deus, é possuir a expectativa de que o que Deus prometeu, vai se cumprir. Quando digo: "preciso cuidar da minha fé", ou "não quero perder minha fé em Deus", não estou dizendo que minha crença na existência de Deus decaiu. Estou dizendo que preciso fortalecer minha expectativa nas promessas de Deus, para não perdê-las de vista.
Apesar de a sua definição exigir a existência de Deus, ela anula qualquer intervenção divina nas vidas dos humanos. Entendi?
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
baiano
Forista
Forista
Mensagens: 609
Registrado em: 10 Jan 2016 00:34

Re: "não quero perder minha fé"

Mensagem não lida por baiano »

TJCalado escreveu:
baiano escreveu:Fé é uma coisa, crença é outra. Alguém crê que Deus exista. Ter esse alguém fé em Deus, é possuir a expectativa de que o que Deus prometeu, vai se cumprir. Quando digo: "preciso cuidar da minha fé", ou "não quero perder minha fé em Deus", não estou dizendo que minha crença na existência de Deus decaiu. Estou dizendo que preciso fortalecer minha expectativa nas promessas de Deus, para não perdê-las de vista.
Apesar de a sua definição exigir a existência de Deus, ela anula qualquer intervenção divina nas vidas dos humanos. Entendi?
Desculpa. Não consegui associar o destacado com o que escrevi.
"Cada um lê com os olhos que tem. E interpreta a partir de onde os pés pisam. Todo ponto de vista é a vista de um ponto." Leonardo Boff
Avatar do usuário
Dabura
Forista
Forista
Mensagens: 259
Registrado em: 13 Mai 2016 11:43

Re: "não quero perder minha fé"

Mensagem não lida por Dabura »

Eu particularmente nao tenho fe em deus, apenas acredito q ele existe mas nao acredito na biblia e nem em religioes. A minha fe é essa descrita por mayhra, eu nao questiono quem tem fe. Porem a fe é diferente de fanatismo, uma pessoa fanatica na minha opiniao nao aceita sua imperfeicao e a morte, isso é uma ilusao q o fanatico cria pra preencher esse vazio, sao pessoas q tem medo de morrer e nao aceitam sua natureza imperfeita.
Do rio que tudo arrasta, diz-se que é violento. Mas ninguém chama violentas às margens que o comprimem. (Bertolt Brecht)
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 94 visitantes