O Evangelho Segundo Jesus Cristo - Saramago

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Avatar do usuário
Jerry
Forista
Forista
Mensagens: 6540
Registrado em: 01 Nov 2008 02:37
Localização: Vitória da Conquista, Bahia
Contato:

O Evangelho Segundo Jesus Cristo - Saramago

Mensagem não lida por Jerry »

É a esta leitura que estou me dedicando agora - com prazer, diga-se, uma vez que as outras, acadêmicas, estão me matando.

Mas vamos ao que interessa. A partir de hoje postarei trechos deste livro do Saramago, numa reconstrução bastante peculiar do que deve ter sido a Boa Nova. Ficção por ficção...


Sobre a "sagrada família":
José Saramago escreveu:... a afligida mulher é a viúva de um carpinteiro chamado José e mãe de numerosos filhos e filhas, embora só um deles, por imperativos do destino ou de quem o governa, tenha vindo a prosperar, em vida mediocremente, mas maiormente depois da morte (p. 09).
Sobre a concepção através de um suposto Espírito Santo, mas nem por isso menos erótica:
José Saramago escreveu:José, perplexo, olhou o vulto da mulher, estranhando-lhe o sono pesado, ela que o mais ligeiro ruído fazia despertar, como um pássaro. Era como se uma força exterior, descendo, ou pairando sobre Maria, lhe comprimisse o corpo contra o solo, porém não tanto que a imobilizasse por completo, notava-se mesmo, apesar da penumbra, que a percorriam súbitos estremecimentos, como a água de um tanque tocada pelo vento (p. 16).
Em seguida, outra possibilidade de concepção, a mais certa, através de seu esposo, José, depois de este ter se levantado para dar uma mijada:
José Saramago escreveu:... e Maria, entretanto, abrira as pernas, ou as tinha aberto durante o sonho e desta maneira as deixara ficar, fosse por inusitada indolência matinal ou pressentimento de mulher casada que conhece os seus deveres. Deus, que está em toda a parte, estava ali, mas, sendo aquilo que é, um puro espírito, não podia ver como a pele de um tocava a pele do outro, como a carne dele penetrou a carne dela, criadas uma e outra para isso mesmo e, provavelmente, já nem lá se encontraria quando a semente sagrada de José se derramou no sagrado interior de Maria, sagrados ambos por serem a fonte e a taça da vida, em verdade há coisas que o próprio Deus não entende, embora as tivesse criado (p. 19).
Reação de José, após o sexo:
José Saramago escreveu:... ele, de pé no meio da casa, de mãos levantadas, olhando o tecto, pronunciou aquela sobre todas terrível bênção, aos homens reservada, Louvado sejas tu, Senhor, nosso Deus, rei do universo, por não me teres feito mulher (p. 19).
Reação de Maria, após o sexo:
José Saramago escreveu:Apenas, pela primeira vez, se ouviu Maria, e humildemente dizia, como de mulheres se espera que seja sempre a voz, Louvado sejas tu, Senhor, que me fizeste conforme a tua vontade, ora, entre estas palavras e as outras, conhecidas e aclamadas, não há diferença nenhuma, repare-a, Eis a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra, está patente que quem disse isto podia, afinal, ter dito aquilo (p. 19).
Sobre qualidades que não cabem a uma mulher, mesmo ela sendo Maria:
José Saramago escreveu:Ao contrário de José, seu marido, Maria não é piedosa nem justa, porém não é sua a culpa dessas mazelas morais, a culpa é da língua que fala, senão dos homens que a inventaram, pois nela as palavras justo e piedoso, simplesmente, não têm feminino (p. 22).
Sobre a fidedignidade do Evangelho escrito por Saramago, diante de outros, os mais famosos:
José Saramago escreveu:... nomes que aqui se deixam registados para estorvar qualquer suspeita de fraude histórica que possa, acaso, perdurar no espírito de todas aquelas pessoas que destes factos e suas versões tenham obtido conhecimento através doutras fontes, porventura mais acreditadas pela tradição, mas não por isso mais autênticas (p. 29).
Obs: Todas as citações são da seguinte edição:

SARAMAGO, José. O evangelho segundo Jesus Cristo. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
"Quando chegará, Senhor, o dia em que virás a nós para reconheceres os teus erros perante os homens?" - Saramago

Meu Blog: Oritameji
Twitter: http://twitter.com/jerryguima
Avatar do usuário
Vitor Nascimento Sá
Forista
Forista
Mensagens: 566
Registrado em: 21 Nov 2008 21:56

Re: O Evangelho Segundo Jesus Cristo - Saramago

Mensagem não lida por Vitor Nascimento Sá »

Gostei....


Posta mais.
Nada pode perturbar mais do que "olhar para fora e aguardar de fora respostas a perguntas a que talvez somente seu sentimento mais íntimo possa responder na hora mais silenciosa." Rainer Maria Rilke
Avatar do usuário
Jerry
Forista
Forista
Mensagens: 6540
Registrado em: 01 Nov 2008 02:37
Localização: Vitória da Conquista, Bahia
Contato:

Re: O Evangelho Segundo Jesus Cristo - Saramago

Mensagem não lida por Jerry »

Sobre César e Deus, quando Ananias, suposto vizinho de José, lhe avisa que ele terá de fazer uma viagem de recenseamento até sua cidade natal, a distante Belém:
José Saramago escreveu:... e Ananias, sem baixar a voz, Sim, ao Senhor nada é impossível, tudo conhece e tudo alcança, assim na terra como nos céus, louvado seja Ele por toda a eternidade, mas neste caso de agora, que Ele me perdoe, não sei se te poderá valer, que estás em poder de César..." (p. 35)
Resposta de José:
José Saramago escreveu:É certo que Deus nem sempre quer poder o que pode César, mas César nada pode onde só Deus pode (p. 36).
"Quando chegará, Senhor, o dia em que virás a nós para reconheceres os teus erros perante os homens?" - Saramago

Meu Blog: Oritameji
Twitter: http://twitter.com/jerryguima
Avatar do usuário
Jerry
Forista
Forista
Mensagens: 6540
Registrado em: 01 Nov 2008 02:37
Localização: Vitória da Conquista, Bahia
Contato:

Re: O Evangelho Segundo Jesus Cristo - Saramago

Mensagem não lida por Jerry »

Sobre a Judéia:
José Saramago escreveu:... o deserto de Judeia queimava e requeimava a antiquíssima cicatriz duma terra que, havendo sido prometida a uns tantos, nunca viria a saber a quem entregar-se (p. 49).
Sobre a visão que um ancião tem do futuro do filho de José, ainda na barriga de Maria:
José Saramago escreveu:Não vi coisas, foi como se, de repente, tivesse a certeza de que seria melhor que os romanos não soubessem da existência do teu filho, que dele ninguém viesse a saber nunca, e que, se tem mesmo de vir a este mundo, ao menos que nele viva sem pena e glória, como aqueles homens que além vão e essas mulheres que aí vêm, ignorado como qualquer de nós até à hora da sua morte e depois dela (p. 49).
Sobre a gravidez de Maria:
José Saramago escreveu:Em verdade, assim é, mas estes são ainda os dias em que Deus partilha com a mulher a posse da criança (p. 49).
Sobre a natureza da mulher, e a mudez que a Bíblia lhe impôs:
José Saramago escreveu:Se a lei não tivesse feito calar as mulheres para todo o sempre, talvez elas, porque inventaram aquele primeiro pecado de que todos os mais nasceram, soubessem dizer-nos o que nos falta saber, (...) Que partes divina e demoníaca as compõem, que espécie de humanidade transportam dentro de si, (...) Não falava do teu filho, falava das mulheres e de como geram os seres que somos, se não será por vontade delas, se é que o sabem, que cada um de nós é este pouco e este muito, esta bondade e esta maldade, esta paz e esta guerra, revolta e mansidão (p. 49 e 50).
Da felicidade de José, após ter uma visão com o seu filho adulto, embora ainda não nascido:
José Saramago escreveu:José vai feliz por ocupar o lugar de seu filho, é ao mesmo tempo o pai e o filho, e a tal ponto este sentimento é forte que subitamente perde sentido aquele que é seu verdadeiro filho, a criança que ali vai, ainda dentro da barriga da mãe, no caminho de Jerusalém (p. 55).
Sobre a mão de Deus:
José Saramago escreveu:podemos ver a imensa mão que se retira, os longos dedos sujos de barro, a palma onde estão traçadas todas as linhas de vida e de morte dos homens e de todos os outros seres do universo, mas também, é tempo de que se saiba, a linha da vida e da morte do mesmo Deus (p. 56).
Sobre milagres:
José Saramago escreveu:... mas esta idade é dura e de ferro, o tempo dos milagres, ou já passou, ou ainda está para chegar, além disso, milagre, milagre mesmo, por mais que nos digam, não é boa coisa, se é preciso torcer a lógica e a razão própria das coisas para torná-las melhores (p. 59).
Sobre a vagina:
José Saramago escreveu:... lembremo-nos de que tudo isto é sujo e impuro, desde a fecundação ao nascimento, aquele terrífico sexo da mulher, vórtice e abismo, sede de todos os males do mundo, o interior labiríntico, o sangue e as humidades, os corrimentos, o rebentar das águas, as repugnantes secundinas, meu Deus, por que quiseste que os teus filhos dilectos, os homens, nascessem da imundície, quando bem melhor fora, para ti e para nós, que os tivesses feito de luz e transparência, ontem, hoje e amanhã, o primeiro, o do meio e o último, e assim igual para todos, sem diferença entre nobres e plebeus, entre reis e carpinteiros, apenas colocarias um sinal assustador naqueles que, crescendo, estivessem destinados a tornar-se, sem remédio, imundos (p. 60).
"Quando chegará, Senhor, o dia em que virás a nós para reconheceres os teus erros perante os homens?" - Saramago

Meu Blog: Oritameji
Twitter: http://twitter.com/jerryguima
MontMor
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 407
Registrado em: 07 Jan 2009 23:43

Re: O Evangelho Segundo Jesus Cristo - Saramago

Mensagem não lida por MontMor »

Jerry, legal o tópico.

Dá vontade de ler o livro; mesma sensação de quando vc postou falando do 'Ensaio sobre a Cegueira'.

Em meio a tanta leitura obrigada, seus tópicos mostram o prazer de ler.

Parábens, e continua se possível postando mais trechos...
"Não tá morto quem peleia!!!"
Avatar do usuário
Jerry
Forista
Forista
Mensagens: 6540
Registrado em: 01 Nov 2008 02:37
Localização: Vitória da Conquista, Bahia
Contato:

Re: O Evangelho Segundo Jesus Cristo - Saramago

Mensagem não lida por Jerry »

Sobre a travessia do deserto, rumo a Belém:
José Saramago escreveu:José, Maria e o burro tinham vindo a atravessar o deserto, pois o deserto não é aquilo que vulgarmente se pensa, deserto é tudo quanto esteja ausente dos homens, ainda que não devamos esquecer que não é raro encontrar desertos e securas mortais em meio de multidões (p. 61).
Sobre o parto de Maria:
José Saramago escreveu:Entrou a escrava [de uma família local, que permitiu que a família ficasse num estábulo], disse uma palavra animadora, Coragem, depois pôs-se de joelhos entre as pernas abertas de Maria, que assim têm de estar abertas as pernas das mulheres para o que entra e para o que sai, Zelomi [a escrava] já perdera o conto às crianças que vira nascer, e o padecimento desta pobre mulher é igual ao de todas as outras mulheres, como foi determinado pelo Senhor Deus quando Eva errou por desobediência, Aumentarei os sofrimentos da tua gravidez, os teus filhos nascerão entre dores, e hoje, passados já tantos séculos, com tanta dor acumulada, Deus ainda não se dá por satisfeito e a agonia continua (p. 64).
Sobre o nascimento de Jesus Cristo:
José Saramago escreveu:O filho de José e de Maria nasceu como todos os filhos dos homens, sujo do sangue de sua mãe, viscoso das suas mucosidades e sofrendo em silêncio. Chorou porque o fizeram chorar, e chorará por esse mesmo e único motivo (p. 65).
Sobre o estranho presente que um pastor oferece ao bebê - e que talvez diga muito sobre quem o anjo anunciador de fato é:
José Saramago escreveu:Então, o terceiro pastor chegou-se para diante, num momento pareceu que enchia a cova com a sua grande estatura, e disse, mas não olhava nem o pai nem a mãe da criança nascida, Com estas minhas mãos amassei este pão que te trago, com o fogo que só dentro da terra o cozi. E Maria soube quem ele era (p. 65).
"Quando chegará, Senhor, o dia em que virás a nós para reconheceres os teus erros perante os homens?" - Saramago

Meu Blog: Oritameji
Twitter: http://twitter.com/jerryguima
Avatar do usuário
chamusca
Forista
Forista
Mensagens: 600
Registrado em: 16 Nov 2008 13:07
Localização: Rio de Janeiro

Re: O Evangelho Segundo Jesus Cristo - Saramago

Mensagem não lida por chamusca »

"Então, o terceiro pastor chegou-se para diante, num momento pareceu que enchia a cova com a sua grande estatura, e disse, mas não olhava nem o pai nem a mãe da criança nascida, Com estas minhas mãos amassei este pão que te trago, com o fogo que só dentro da terra o cozi. E Maria soube quem ele era" (p. 65).

Jerry, esta passagem me intrigou; vc sabe do que se trata?
"Se víssemos realmente o Universo, talvez o entenderíamos." Borges
Avatar do usuário
Jerry
Forista
Forista
Mensagens: 6540
Registrado em: 01 Nov 2008 02:37
Localização: Vitória da Conquista, Bahia
Contato:

Re: O Evangelho Segundo Jesus Cristo - Saramago

Mensagem não lida por Jerry »

Chamusca,

Não tive como não me lembrar do velho ditado: "Comer do pão que o Diabo amassou"...

Um pão que foi amassado pelas mãos de quem o entregou, e que foi cozido com o fogo que há dentro da Terra...

E o interessante é que esse pastor é o mesmo anjo que, na versão de Saramago do Evangelho, anunciou a gravidez de Maria.

Não quero tirar conclusões ainda. Mas dá o que pensar...
"Quando chegará, Senhor, o dia em que virás a nós para reconheceres os teus erros perante os homens?" - Saramago

Meu Blog: Oritameji
Twitter: http://twitter.com/jerryguima
Avatar do usuário
Lilian
Forista
Forista
Mensagens: 372
Registrado em: 03 Nov 2008 10:02
Localização: Natal/RN

Re: O Evangelho Segundo Jesus Cristo - Saramago

Mensagem não lida por Lilian »

Jerry, teus posts me incentivaram a ler o livro!
Estou achando massa ler a história de Cristo sem aqueles floreios exagerados da Bíblia.Mas ainda estou no começo....
Não sei o que me aguarda....
Canto para mim qualquer coisa assim sobre você
que explique a minha paz
Tristeza nunca mais...
Avatar do usuário
Nanda Lima
Forista
Forista
Mensagens: 2500
Registrado em: 08 Abr 2009 15:01
Localização: ZOO STATION - BERLIN
Contato:

Re: O Evangelho Segundo Jesus Cristo - Saramago

Mensagem não lida por Nanda Lima »

A primeira vez que vi esse livro não me interessei, já que imaginei ser mais um livrozinho - eu não sabia ainda a grandeza do Saramago :mrgreen: - contando mais uma vez a história bíblica. Aí, não li. Preferi Ensaio sobre a Cegueira. Mas agora vou ler. :D
"Somos os filhos da revolução
Somos burgueses sem religião
Nós somos o futuro da nação
Geração Coca-Cola." - Legião Urbana
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 138 visitantes