E se não houvesse religião?

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Avatar do usuário
Kaarlo Luhtanen
Forista
Forista
Mensagens: 3015
Registrado em: 21 Mar 2014 22:04

E se não houvesse religião?

Mensagem não lida por Kaarlo Luhtanen »

Às vezes eu fico pensando e me pergunto como seria do mundo se não existisse religião. Se todas as pessoas fossem livres pra pensar sem estar ligado a uma religião, sem estar se baseando na religião a qual ela pertença. Imagino que seria um mundo menos alienado, sem vítimas da pressão de líderes religiosos e nem o medo de serem condenados eternamente. Um mundo com mais liberdade de escolha e pensamento, sem vítimas do preconceito e da discriminação religiosa, nem famílias destruídas por crenças religiosas. Acho que seria melhor... Ou não?
Soares
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 1825
Registrado em: 20 Abr 2015 13:30

Re: E se não houvesse religião?

Mensagem não lida por Soares »

phpBB [video]


Abçs
MAIS UM TIJOLO NO MURO. "[...]eu não entendi como a solidão de quem tem alguém, pode ser maior a de quem não tem ninguém[...]"
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: E se não houvesse religião?

Mensagem não lida por TJCalado »

Eu creio que é complicado responder essas perguntas do tipo "e se..". Mas mais cedo ou mais tarde algo seria utilizado para controlar massas e para tentar explicar o desconhecido. A religião faz as duas coisas ao mesmo tempo.
É como perguntar "e se não tivessem inventado a roda?".

O único risco seria terem colocado outro nome, porque as características humanas e o ambiente em que vivemos de uma forma ou de outra levaria a invenção dessas coisas.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
Herege Aprisionado
Forista
Forista
Mensagens: 761
Registrado em: 02 Abr 2015 09:47

Re: E se não houvesse religião?

Mensagem não lida por Herege Aprisionado »

Ai as pessoas viveriam mais pra evoluir o mundo com os poucos anos de vida que lhe restam, e aproveitar esses anos sendo felizes, do que viver pra agradar deus, pastor, ancião e etc.
Acho que a humanidade poderia estar mais avançada e talvez feliz.
A Fé não dá respostas , só impede perguntas.
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4036
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: E se não houvesse religião?

Mensagem não lida por Mentalista »

Luigi.
Se todas as pessoas fossem livres pra pensar sem estar ligado a uma religião, sem estar se baseando na religião a qual ela pertença.
Meu caro, a religião só existe porque as pessoas não querem ser realmente livres. Elas preferem vender sua liberdade em troca de promessas de um mundo melhor. Há também as mais sinceras, que acreditam que estão sendo gratas a Deus porque ele teria criado todas as coisas. Mas isso acontece porque elas já partem da premissa que ele fez realmente isso. E de onde veio essa ideia? Pode ser da necessidade de dar respostas prontas a tudo, da enganação que receberam etc. Está certo que muitos religiosos vão dizer que não têm respostas para tudo, mas isso geralmente acontece por causa da criação de organizações religiosas ou por influência histórica.

Com ou sem religião, o mundo continuaria tendo muitos problemas. As pessoas não suportam isso e querem respostas às perguntas naturais que todos fazem. Há também os manipuladores, geralmente pastores corruptos, o Corpo Governante das Testemunhas de Jeová, alguns dos líderes mundiais da religião católica etc.
joquan
Forista
Forista
Mensagens: 280
Registrado em: 20 Abr 2015 22:47

Re: E se não houvesse religião?

Mensagem não lida por joquan »

Herege Aprisionado escreveu: Acho que a humanidade poderia estar mais avançada e talvez feliz.
Já me disseram, porém não tenho como provar se é verdade ou não, que a humanidade está a dois mil anos de atraso por causa das religiões.
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4036
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: E se não houvesse religião?

Mensagem não lida por Mentalista »

joquan escreveu:
Herege Aprisionado escreveu: Acho que a humanidade poderia estar mais avançada e talvez feliz.
Já me disseram, porém não tenho como provar se é verdade ou não, que a humanidade está a dois mil anos de atraso por causa das religiões.
Talvez a humanidade esteja aprendendo, ou não. Mas só no futuro saberemos. Até agora a religião tem se perpetuado, mas sempre muda de contexto. Politeístas, monoteístas, panteístas... Se a religião for benéfica mesmo para os humanos (não necessariamente realista), continuará existindo. A evolução ainda está em andamento.
Avatar do usuário
Lourisvaldo Santana
Forista
Forista
Mensagens: 6719
Registrado em: 20 Fev 2015 17:59
Localização: Guadalupe
Contato:

Re: E se não houvesse religião?

Mensagem não lida por Lourisvaldo Santana »

joquan escreveu:
Herege Aprisionado escreveu: Acho que a humanidade poderia estar mais avançada e talvez feliz.
Já me disseram, porém não tenho como provar se é verdade ou não, que a humanidade está a dois mil anos de atraso por causa das religiões.

http://www.diariodeunsateus.net/2005/12 ... iros-anos/
Índice do fórum: clique para pesquisar; Meus blogs: clique para acessar
joquan
Forista
Forista
Mensagens: 280
Registrado em: 20 Abr 2015 22:47

Re: E se não houvesse religião?

Mensagem não lida por joquan »

Muito obrigado Lourisvaldo pelo link! Li rapidamente e gostei bastante. Vou reler novamente com mais calma.

Abraço
sabrepoderoso
Forista
Forista
Mensagens: 1476
Registrado em: 07 Mai 2015 11:23
Localização: duque de caxias

Re: E se não houvesse religião?

Mensagem não lida por sabrepoderoso »

com certesa na minha opinião seria muito melhor, não somente as pessoas mas tambem o mundo , como diz a letra de lennon ( imagine ) sem religião e sem paises sem bandeiras não veriamos carros bombas em portas de escolas nem de hospitais , o livro religioso que hj afasta as pessoas seja a biblia , alcorão , rig veda ou outro quaquer por não existir não provocaria odio ou distancia , ou outro sentimento negativo , me recordo de gandhi que certa vez falou durante um discurso .... '' somos todos iguais , andamos , falamos , somos pessoas seres humanos '' , é triste mas as piores guerras tiveram paises católicos ou protestantes as provocando ou alimentando , que ao invés de acalmar os animos os acirraram , hj vemos ramos diferentes do islamismo se destruindo , até mesmo atacando mesquitas !! muito triste eu li o alcorão e não encontrei lugar algum mandando maltratar um semelhante .
que a luz que há dentro de cada um de nós ilumine nosso caminho quando todas as outras luzes se apagarem
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 108 visitantes