O que leva alguém a deixar de crer que Deus existe?

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Avatar do usuário
Lourisvaldo Santana
Forista
Forista
Mensagens: 6723
Registrado em: 20 Fev 2015 17:59
Localização: Guadalupe
Contato:

O que leva alguém a deixar de crer que Deus existe?

Mensagem não lida por Lourisvaldo Santana »

Há que se dizer que uma criança nasce sem nenhuma consciência da existência de uma autoridade espiritual, que chamamos “deus”. Dependendo de questões geográficas ou da época, essa criança tem grandes chances de crescer e adotar os costumes locais sobre a existência ou não de um deus.

Considerando o mundo ocidental, que geralmente adota como divindade o deus bíblico, a criança, à medida que cresce, vai assimilando a religiosidade desses continentes, ainda que de forma inconsciente. Resultado? Um adulto que crer na existência de uma autoridade espiritual, mas cujas bases para tal crença talvez nunca lhe tenham sido plenamente apresentadas e, logicamente, também nunca sequer submetidas a provas. [Esse assunto continua em http://pontosdefe.blogspot.com.br/2015/ ... r-que.html]
Índice do fórum: clique para pesquisar; Meus blogs: clique para acessar
sabrepoderoso
Forista
Forista
Mensagens: 1476
Registrado em: 07 Mai 2015 11:23
Localização: duque de caxias

Re: O que leva alguém a deixar de crer que Deus existe?

Mensagem não lida por sabrepoderoso »

alo lorisvaldo tranquilidade ? a resposta esta na falta de bases solidas , e que tenham lógica , que façam sentido ! poxa uma criança vai crescendo e aprendendo as coisas , e descobre q por exemplo as piores guerras da história tiveram como cobustivel a relgião , e que judeus , cristãos ( protestantes , catolicos , ortodoxos , maronitas e outras denominações ) muçulmanos e outros mais tem o mesmo patriarca abraão tem o mesmo deus em sua adoração , veses com o nome diferente , como esta criança irá ter fé em um '' criador ''q ninguem ve ? se ela descobrir q as pessoas se matam tds os dias em nome dele nos 4 camtos do planeta e ele nada faz ? tbm q um lugar q se diz ''' só nós temos a verdade '' ( a torre ) esta cheia d e todo tipo de tramóia ? um criança q passa por todo este proceso visual em sua vida e se torna adulto pode ter ou manter alguma fé ? :ruim7:
que a luz que há dentro de cada um de nós ilumine nosso caminho quando todas as outras luzes se apagarem
Avatar do usuário
Lourisvaldo Santana
Forista
Forista
Mensagens: 6723
Registrado em: 20 Fev 2015 17:59
Localização: Guadalupe
Contato:

Re: O que leva alguém a deixar de crer que Deus existe?

Mensagem não lida por Lourisvaldo Santana »

sabrepoderoso escreveu:alo lorisvaldo tranquilidade ? a resposta esta na falta de bases solidas , e que tenham lógica , que façam sentido ! poxa uma criança vai crescendo e aprendendo as coisas , e descobre q por exemplo as piores guerras da história tiveram como cobustivel a relgião , e que judeus , cristãos ( protestantes , catolicos , ortodoxos , maronitas e outras denominações ) muçulmanos e outros mais tem o mesmo patriarca abraão tem o mesmo deus em sua adoração , veses com o nome diferente , como esta criança irá ter fé em um '' criador ''q ninguem ve ? se ela descobrir q as pessoas se matam tds os dias em nome dele nos 4 camtos do planeta e ele nada faz ? tbm q um lugar q se diz ''' só nós temos a verdade '' ( a torre ) esta cheia d e todo tipo de tramóia ? um criança q passa por todo este proceso visual em sua vida e se torna adulto pode ter ou manter alguma fé ? :ruim7:
Sim, Sabre, esse ponto de vista faz todo sentido; apesar de eu crer no Deus da Bíblia, há coisas sobre o cristianismo que tenho muita dificuldade de entender. Por exemplo, como você disse, as guerras travadas no seio das religiões cristãs. Na Europa, para começo de conversa, os conceitos cristãos só se proliferaram porque tomaram por proteção a retaguarda dos soldados romanos. Ganharam as Américas central e do sul porque vieram estampadas nas bandeiras do colonialismo. A África foi dividida em duas: parte para o islão, parte para os cristão (e ninguém chegou a convite). Resta-nos a Ásia: este continente, com exceção de algumas terras, nunca foi colonizado por pelos europeus - razão pela qual as crenças cristãs lá ainda não criaram raízes. Mas e o Espírito Santo? Não proclamam todas que têm o apoio do divino espírito santo na difusão do evangelho? Como então explicar essa incapacidade de pregar aos asiáticos?
Índice do fórum: clique para pesquisar; Meus blogs: clique para acessar
Soares
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 1825
Registrado em: 20 Abr 2015 13:30

Re: O que leva alguém a deixar de crer que Deus existe?

Mensagem não lida por Soares »

Lourisva, comentei no teu blog, mas deixo aqui a essência do que falei lá:

1)A descoberta de outras crenças, e que a minha era apenas uma no meio de milhares;
2)O fato de idiomas terem lógicas diferentes mas com a mesma finalidade;
3)Ser inconcebível à minha pessoa que um "Deus" bíblico que se revela como a personificação do amor, possa ser geográfico, fechando os olhos para as pessoas que vivem ou tentam sobreviver nos bolsões de miséria;
4) Crescer e entender que não posso amadurecer o meu pensamento se eu não reconhecer que existem pessoas que sabem muito...muito antes d'eu nascer já enganavam com seitas, e também praticavam o bem .
5)Que a política e a ânsia pelo poder faz a religião uma ferramenta para manipulação das massas, e bem eficaz;
6)Não encontrar um livro ou guia coerente que nos leve a um ser supremo. A criação manisfesta ainda sim, requer explicação. Não basta me dar um presente, quero saber quem me ama e quem se lembrou de mim, para que eu possa agradecer.
7) E por fim, o descaso de um suposto "deus" ao sofrimento humano, por coisas que nem fizemos .

Deus para mim, nesses moldes, é uma febre de 40º, que acomete uma criança na hora em que ela chega num parque de diversão para brincar e é obrigado a assistir os outros brincarem enquanto ela mesmo tem que voltar para tomar injeções dolorosas no hospital

Abçs
.
MAIS UM TIJOLO NO MURO. "[...]eu não entendi como a solidão de quem tem alguém, pode ser maior a de quem não tem ninguém[...]"
Mente Independente
Forista
Forista
Mensagens: 1664
Registrado em: 01 Jan 2014 19:33
Localização: Não quero responder
Contato:

Re: O que leva alguém a deixar de crer que Deus existe?

Mensagem não lida por Mente Independente »

Mto bom o artigo e excelente tópico, Lourisvaldo!

Qto a mim, me identifico mais com esse depoimento (tirado do artigo):
Não acredito em deuses ou deusas porque são obviamente invenções humanas. Moradores do deserto têm deuses severos, austeros; pessoas sofredoras e oprimidas têm deuses amorosos e misericordiosos; agricultores têm deuses da chuva e da fertilidade e nunca conheci um liberal que acredita em um Deus conservador ou um conservador que acredita em um Deus liberal. Tudo o que já ouvi sobre Deus carrega as marcas indeléveis da fabricação humana e através da história podemos explicar como e porquê os inventamos.( Andrew Copson, Diretor executivo da Associação Britânica Humanista).
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: O que leva alguém a deixar de crer que Deus existe?

Mensagem não lida por TJCalado »

Penso que quase ninguém acredita plenamente em Deus ou em qualquer entidade divina. O que ocorre são pequenos auto-enganos para sustentar a crença. Deus vai se adaptando às situações de cada um que crê nele e na situação em que esse se encontra. Vou explicar: Uma família tem alguém em estado grave em uma cama de hospital. Todos confiam que Deus irá salvar o seu ente, até o momento em que morre. Agora acreditam que "foi melhor assim e Deus sabe o que faz", o sofrimento passou e a pessoa está ao lado de Deus, mesmo aquele crápula miserável que tratava todo mundo mal de alguma forma teve sua redenção.
A uns, ele abençoa com prosperidade material, a outros, na sua infinita bondade, ensina a viver com o essencial.
Ninguém acredita em Deus, apenas usa o mistério que carrega o título para preencher as lacunas causadas pelas incertezas da vida.
Logo, respondendo a pergunta do tópico, o que leva alguém a se tornar ateu é a lucidez. É dar-se conta das incoerências causadas pela crença.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
usako
Forista
Forista
Mensagens: 126
Registrado em: 11 Jun 2015 18:15
Localização: Tokio de Cristal

Re: O que leva alguém a deixar de crer que Deus existe?

Mensagem não lida por usako »

Eu não acredito em Deus!
Sempre fui de estudar e pesquisar coisas. E mesmo quando era TJ, nunca acreditei plenamente, e eu pregava sem acreditar mesmo.
Eu ficava pensando: "Onde está Deus, enquanto sou estuprada?" Onde está Deus enquanto crianças estão sendo mortas? Pessoas inocentes morrendo, enquanto as más se dando bem..
Nem as TJ conseguiram me responder essas coisas....
Imagem
Falei pra ele sentar na cadeira, ele se jogou no chão..
Soares
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 1825
Registrado em: 20 Abr 2015 13:30

Re: O que leva alguém a deixar de crer que Deus existe?

Mensagem não lida por Soares »

usako escreveu:Eu não acredito em Deus!

Eu ficava pensando: "Onde está Deus, enquanto sou estuprada?" Onde está Deus enquanto crianças estão sendo mortas? Pessoas inocentes morrendo, enquanto as más se dando bem..
Nem as TJ conseguiram me responder essas coisas....
Perfeito.

Abçs
MAIS UM TIJOLO NO MURO. "[...]eu não entendi como a solidão de quem tem alguém, pode ser maior a de quem não tem ninguém[...]"
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: O que leva alguém a deixar de crer que Deus existe?

Mensagem não lida por TJCalado »

usako escreveu:Eu não acredito em Deus!
Sempre fui de estudar e pesquisar coisas. E mesmo quando era TJ, nunca acreditei plenamente, e eu pregava sem acreditar mesmo.
Eu ficava pensando: "Onde está Deus, enquanto sou estuprada?" Onde está Deus enquanto crianças estão sendo mortas? Pessoas inocentes morrendo, enquanto as más se dando bem..
Nem as TJ conseguiram me responder essas coisas....
Quem precisa acreditar, pega uma situação dessas, remove o que de pior poderia ter acontecido e atribui a Deus. Quando uma mulher é estuprada, "graças a Deus não engravidou". Se engravidou, "graças a Deus não pegou doença". Se pegou uma doença, "ainda bem que foi sífilis e não aids". E por aí vai.
É assim que Deus existe na mente de quem crê.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
usako
Forista
Forista
Mensagens: 126
Registrado em: 11 Jun 2015 18:15
Localização: Tokio de Cristal

Re: O que leva alguém a deixar de crer que Deus existe?

Mensagem não lida por usako »

Minha sogra me chama de herege rs.
Eu não admito muita coisa, e acho a bíblia fantasiosa demais e totalmente incompleta.
Acho que se houvesse um Deus, nada disso estaria acontecendo.
Odeio quando alguém escapa de um acidente, ou escapa da morte, ou sobrevive a algo impossível: "Foi a mão de Deus".
Enquanto crianças na África estão passando fome, pessoas estão morrendo por motivos horrendos e a vida nesse ciclo sem fim(cantarolando a música do tarzan.)
E acho que se fosse acreditar em Deus, preferiria acreditar em Deuses da antiguidade. Pois pelo menos era justificável o equilíbrio entre o bom e o mal.
Imagem
Falei pra ele sentar na cadeira, ele se jogou no chão..
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 100 visitantes