Jeová sabia, ou não sabia?

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Avatar do usuário
pensadotj
Forista
Forista
Mensagens: 258
Registrado em: 25 Dez 2012 02:49

Re: Jeová sabia, ou não sabia?

Mensagem não lida por pensadotj »

Muito bom o tópico...Aprendendo e acompanhando. d:4
jpsouzamatos
Forista
Forista
Mensagens: 2220
Registrado em: 04 Jan 2011 23:14

Re: Jeová sabia, ou não sabia?

Mensagem não lida por jpsouzamatos »

Herege Aprisionado escreveu:Ou seja, por esse angulo, Satanas nao teria levantado questao nehuma, e nao teria precisado de todo esse estardalhaço divino. E até hoje eu nao entendo: Por que mesmo Deus amaldiçoou a coitada da cobra?
1°A figura da cobra só é identificada com Satanás muito posteriormente no livro de Apocalipse, na tradição judaica não existe nenhuma relação entre as 2 figuras.
2° A maior parte das pessoas interpretam o inicio de Genesis de forma a se encaixar em suas crenças preexistentes, se vc ler e prestar atenção, perceberá que a serpente não mentiu, o proprio deus disse isso no relato expressamente:
Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente,
Gênesis 3:22
O que aconteceu foi que o fruto dava o conhecimento do bem e do mal, conhecimento esse que deus queria monopolizar (por algum motivo não esclarecido no mito ele cometeu o erro estrategico de colocar essa arvore no meio do jardim), o homem não foi criado imortal e perdeu a imortalidade porque pecou como ensinam as tjs e outros grupos cristãos, o homem foi criado mortal e só poderia ser imortal caso comesse o fruto da arvore da vida, como o homem já tinha comido do fruto da arvore do conhecimento se tornando como deus, caso ele também comesse do fruto da arvore da vida (já tendo comido anteriormente do fruto do conhecimento) ele poderia vim a se tornar uma ameaça para deus (por isso deus o expulsa do jardim), ele condena a serpente (simbolismo do qual não tenho certeza) a rastejar e a ser inimiga dos filhos da mulher como vingança disso, de ter perdido o monopolio do conhecimento do bem e do mal tornando os homens iguais a ele.
Spoiler!
Cheia do Espírito
Forista
Forista
Mensagens: 272
Registrado em: 13 Fev 2015 20:22

Re: Jeová sabia, ou não sabia?

Mensagem não lida por Cheia do Espírito »

Só digo na minha opinião,que Deus nunca sai do controle. Mesmo nao tendo total compreensão de colocar a arvore no meio do Jardim,justamente para nao ser comida. Eva ser seduzida a comer,expressando desobediência a ordem do Senhor. O Senhor eh o todo poderoso,creio,por isso nao podemos racionalizar com perfeição o porquê exato disso tudo, senão seríamos Deus.
Cabe a cada um,crer.
Ou nao crer.
Eu creio, mesmo tendo algumas destas curiosidades,somente de imaginar que temos tantas substâncias em nosso corpo que funcionam corretamente,que os nossos olhos tem estruturas tão complexas,e nossas células nervosas...neurônios são meticulosamente organizados...
Se racionalizar muito - pira!
Os pensamentos Dele são mais altos que os meus. Claro, Ele é Criador, não criatura.
Numa reunião escutei que Adão e Eva deliberadamente pecaram contra Deus, nao acho isso e a bíblia nao diz isso! Mesmo assim,tudo teve seu proposito.
Temos Satanas, Diabo, a serpente e o Dragão! Faces do mal. Agora, na bíblia diz que Ele criou todas as coisas,até pq se Ele eh o principio,Ele nunca foi criado! Eh complexo??? Certeza. Mas nao eh porque em nao posso entender,que isso nao exista e proceda.
Deus realmente nao nos tenta..prova, mas permite coisas. Eu só quero ama-lo e saber que minha inteligência e sabedoria são nada!!!
Também já fiquei pensativa porquê Ele permite ter tantas mentiras em torno da Sua palavra santa. Porque escutei tanta coisa assustadora no salão do Reino, porque distorcem as Suas palavras. Mas Ele ainda,nao foge do controle.
Entenderemos tudo mais a frente....e digo, será chocante!!!!!
Avatar do usuário
Herege Aprisionado
Forista
Forista
Mensagens: 761
Registrado em: 02 Abr 2015 09:47

Re: Jeová sabia, ou não sabia?

Mensagem não lida por Herege Aprisionado »

jpsouzamatos escreveu:
Herege Aprisionado escreveu:Ou seja, por esse angulo, Satanas nao teria levantado questao nehuma, e nao teria precisado de todo esse estardalhaço divino. E até hoje eu nao entendo: Por que mesmo Deus amaldiçoou a coitada da cobra?
1°A figura da cobra só é identificada com Satanás muito posteriormente no livro de Apocalipse, na tradição judaica não existe nenhuma relação entre as 2 figuras.
2° A maior parte das pessoas interpretam o inicio de Genesis de forma a se encaixar em suas crenças preexistentes, se vc ler e prestar atenção, perceberá que a serpente não mentiu, o proprio deus disse isso no relato expressamente:
Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente,
Gênesis 3:22
O que aconteceu foi que o fruto dava o conhecimento do bem e do mal, conhecimento esse que deus queria monopolizar (por algum motivo não esclarecido no mito ele cometeu o erro estrategico de colocar essa arvore no meio do jardim), o homem não foi criado imortal e perdeu a imortalidade porque pecou como ensinam as tjs e outros grupos cristãos, o homem foi criado mortal e só poderia ser imortal caso comesse o fruto da arvore da vida, como o homem já tinha comido do fruto da arvore do conhecimento se tornando como deus, caso ele também comesse do fruto da arvore da vida (já tendo comido anteriormente do fruto do conhecimento) ele poderia vim a se tornar uma ameaça para deus (por isso deus o expulsa do jardim), ele condena a serpente (simbolismo do qual não tenho certeza) a rastejar e a ser inimiga dos filhos da mulher como vingança disso, de ter perdido o monopolio do conhecimento do bem e do mal tornando os homens iguais a ele.

Realmente é de se pensar:

1 - Mesmo a serpente sendo manipulada pelo proprio satanas, realmente ele nao mentiu! Se eles eram seres imortais, porque havia uma "arvore da vida" no jardim? Será que eles se alimentavam delas antes? (Poderiam comer de qualquer arvore).

2 - Mas um ponto que não bate é o de Jeová ter colocado acidentalmente a árvore do conhecimento lá. Seria essa uma gafe? Será que a "rebeliao" de Satanas nao tinha começado muito antes no céu, e ele pediu á Jeová uma oportunidade de provar os humanos por plantar uma árvore da verdade? (esse fórum seria á arvore do conhecimento?)

3 - Estaria Satanas tentando abrir os olhos da humanidade?

4 - Se Adão e Eva corressem e comessem da árvore da vida, eles seriam pecadores imortais?

5 - Por que Satanás (ou a cobra nesse caso), nao os lembrou de comer da árvore da vida?

6 - Como que o super homem consegue anular a gravidade pra poder voar? (ops, foi mal)

Brincadeiras a parte, é interessante tocarmos nesses assuntos que parecem ser contraditórios, ou que pelo menos nos dão uma outra visão de deus.
Sei que esse fórum não é ateu ou exclusivo deísta, mas visto que o compromisso é com a verdade, devemos buscá-la mesmo que esta nos seja dolorosa.
A Fé não dá respostas , só impede perguntas.
Avatar do usuário
Freud
Forista
Forista
Mensagens: 330
Registrado em: 16 Dez 2013 10:50

Re: Jeová sabia, ou não sabia?

Mensagem não lida por Freud »

Leitora compulsiva escreveu:
Freud escreveu:
Pois bem. Supondo que Satanás não é um doido varrido demente fumador de tóxico e que tem um mínimo de juízo e noção de força, pra q ele iria de livre e espontânea vontade acorda um belo dia e pensar: “Ah, to fazendo nada, vou desafiar Deus q é PUTAQUEPARIVELMENTE superior a mim prum duelo. Vai q hoje é meu dia de sorte e eu ganho!” Acho difícil né?
Eu ri muito com esse putaqueparivelmente :1 :1 Vou incluir no meu vocabulário :D1
Vou consultar no dicionário se essa palavra existe, senão vou patentear kkkkk Mas pode usar a vontade, Leitora, vai ser de domínio público :1
“Quando todos pensam da mesma forma, é porque ninguém está pensando.”
Walter Lippmann (adaptado)
Avatar do usuário
Herege Aprisionado
Forista
Forista
Mensagens: 761
Registrado em: 02 Abr 2015 09:47

Re: Jeová sabia, ou não sabia?

Mensagem não lida por Herege Aprisionado »

Cheia do Espírito escreveu: Eu creio, mesmo tendo algumas destas curiosidades,somente de imaginar que temos tantas substâncias em nosso corpo que funcionam corretamente,que os nossos olhos tem estruturas tão complexas,e nossas células nervosas...neurônios são meticulosamente organizados...
Se racionalizar muito - pira!
Os pensamentos Dele são mais altos que os meus. Claro, Ele é Criador, não criatura.
Eu também acredito que exista alguém muito superior que nós. Mas será que este criador que nos fez é necessariamente o Deus da bíblia?
Por que deveria ele ser o NOSSO Deus? Quando eu estava cego pelas TJ's eu acreditava que só elas iriam ser salvas, mas mesmo assim eu pensava, por que SÓ as TJ's?
Por que apenas os cristãos?

Todo mundo tem seu Deus e acredita cegamente nele, os islâmicos por exemplo. Mas só porque eles acreditam que o Deus deles é verdadeiro, será que essa é uma verdade?
Existe até mesmo um teste que eu li certa vez, pra saber se o meu Deus é o verdadeiro. Não lembro muito bem, mas dizia mais ou menos assim:

1 - Escolha o Deus de qualquer religiao
2 - Aliste num caderno o porque dele nao ser o Deus verdadeiro
3 - Atribua honestamente toda essa lista ao seu Deus

Não quero debater com você a existencia de Deus, mas o que eu quero realmente entender é se esse Deus é o mesmo Deus da bíblia, do Islã, do hinduísmo, budismo....
Muitas evidencias apontam que nao, mas a verdade nao esta comigo ou com voce, a verdade tem que ser analisada racionalmente.

Minha intençao nao foi e nao é a de brigar, desculpe se eu pareci grosseiro.
A Fé não dá respostas , só impede perguntas.
Avatar do usuário
Freud
Forista
Forista
Mensagens: 330
Registrado em: 16 Dez 2013 10:50

Re: Jeová sabia, ou não sabia?

Mensagem não lida por Freud »

Herege Aprisionado escreveu: 6 - Como que o super homem consegue anular a gravidade pra poder voar? (ops, foi mal)
Muito simples: Pelos poderes de Grayskull kkkkkk

Duro não é nem ele anular a gravidade pra voar, é anular a gravidade a ponto de parar um avião em queda livre! E que dizer de parar um meteoro de trocentas toneladas no espaço, onde nem existe gravidade!? Ele se apoia em que para gerar a força contraria? Matéria escura? O cara é muito super mesmo kkkkk
“Quando todos pensam da mesma forma, é porque ninguém está pensando.”
Walter Lippmann (adaptado)
jpsouzamatos
Forista
Forista
Mensagens: 2220
Registrado em: 04 Jan 2011 23:14

Re: Jeová sabia, ou não sabia?

Mensagem não lida por jpsouzamatos »

Herege Aprisionado escreveu:Se eles eram seres imortais, porque havia uma "arvore da vida" no jardim? Será que eles se alimentavam delas antes? (Poderiam comer de qualquer arvore).
Não há relatos deles terem comido dessa arvore, como eles morreram, certamente não.
Herege Aprisionado escreveu:3 - Estaria Satanas tentando abrir os olhos da humanidade?
De acordo com a visão gnostica, a serpente seria uma enviada da Deusa Sofia (uma divindade anterior a Ialdaboth ,como os gnosticos chamavam o deus bíblico) para libertar os humanos e possibilitar que eles tenham acesso ao conhecimento (gnose), apesar da bíblia não dizer nada sobre isso, é uma leitura compativel com o texto de Genesis que mostra claramente que eles não eram imortais e que a serpente não mentiu.
Herege Aprisionado escreveu:4 - Se Adão e Eva corressem e comessem da árvore da vida, eles seriam pecadores imortais?
Sim
Herege Aprisionado escreveu:5 - Por que Satanás (ou a cobra nesse caso), nao os lembrou de comer da árvore da vida?
O autor do mito estava querendo criar um mito que relate o conhecimento como de origem pecaminosa e como essa mesma humanidade era mortal, se a serpente se lembrasse disso o autor não teria como atribuir um valor maior do que simbolico ao texto, porém como já citei é possivel atribuir ao mesmo texto outro sentido simbolico sem contradizer o texto como fizeram os gnosticos.
Spoiler!
Avatar do usuário
Debora
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8443
Registrado em: 21 Dez 2010 11:07
Localização: Santana

Re: Jeová sabia, ou não sabia?

Mensagem não lida por Debora »

Parabéns pelo excelente tópico !!!

As indagações colocadas aqui estão entre aquelas que quando era tj, eu tentava entender e ninguém conseguia me explicar. Eu só queria entender. As respostas eram absurdamente medíocres, sem fundamento. Finalizavam sempre com aquele velho discurso: "Mesmo que não entendamos .....e blá...bla....blá".

Então, vamos lá, o espaço está aberto para explicações convincentes. Até o momento, estou com a maioria: não da para engolir.
Sabe de denúncias de abuso sexual infantil dentro da organização das Testemunhas de Jeová? Envie dicas investigativas, informações e documentos sobre este tópico para o Ministério Público de São Paulo: avarc@mpsp.mp.br
Cheia do Espírito
Forista
Forista
Mensagens: 272
Registrado em: 13 Fev 2015 20:22

Re: Jeová sabia, ou não sabia?

Mensagem não lida por Cheia do Espírito »

Cito uma frase que está aqui entre algumas dispersas no meio da minha Biblia:

" Se a mente de Deus fosse pequena o suficiente para eu entendê-la, Ele não seria DEUS!"....

Fato.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 396 visitantes