Jeová sabia, ou não sabia?

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
joquan
Forista
Forista
Mensagens: 280
Registrado em: 20 Abr 2015 22:47

Jeová sabia, ou não sabia?

Mensagem não lida por joquan »

Jeová criou todos os anjos e os humanos. De todos os anjos criados um se rebelou e tornou-se Satanás que, conseguiu desencaminhar 1/3 dos anjos de Jeová, além do primeiro casal humano. Antes de fazer esses anjos (1/3 +1) e o casal humano, Jeová sabia que esses lhes desobedeceriam? Se sabia, e sabia das consequências, Ele foi irresponsável e inconsequente em fazê-los? Se não sabia, então Ele não é o Todo-poderoso e conhecedor de todo o futuro?

Para uso da moderação---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Marcadores: Livre arbítrio
Ver índice geral
Editado pela última vez por Lourisvaldo Santana em 27 Nov 2021 18:25, em um total de 1 vez.
Razão: Inserir marcadores
Avatar do usuário
Herege Aprisionado
Forista
Forista
Mensagens: 761
Registrado em: 02 Abr 2015 09:47

Re: Jeová sabia, ou não sabia?

Mensagem não lida por Herege Aprisionado »

Essa história bíblica é literalmente muito mal contada!
Como uma criatura perfeita ousaria desafiar alguém muito mais superior? E pior, alguém que ele tem CERTEZA que existe?!
Por essas e outras não consigo acreditar nesse livro.

Mas vou fazer uma rápida análise da sua pergunta como se eu estivesse analisando alguma histórinha mitológica de Zeus: Acho que ele sabia que satanas tinha inclinação ruin, mas mesmo assim, Deus teria que ser muito mal pra nao destruir ele e ainda fazer toda a humanidade sofrer por causa de três indivíduos! Eu sei que tem uma justificativa pra isso, mas não engulo! Anjo subalterno não teria que questionar nada! E se questionasse, deveria pagar!

O engraçado é que essa "justiça" de Jeová a torre nao imita! Afinal nao vi nenhum dissidente ter a chance de provar que está certo ou errado, chance essa que satanás teve, segundo a bíblia.
A Fé não dá respostas , só impede perguntas.
Avatar do usuário
Leitora compulsiva
Forista
Forista
Mensagens: 114
Registrado em: 03 Fev 2015 02:55

Re: Jeová sabia, ou não sabia?

Mensagem não lida por Leitora compulsiva »

Uma vez perguntei algo ao ancião
Eu disse que o texto de Tiago 1:13 diz: "Quando posto à prova, ninguém diga: “Estou sendo provado por Deus.” Pois, por coisas más, Deus não pode ser provado, nem prova ele a alguém."

Então se Deus não pode provar alguém, por que ele colocou a árvore do conhecimento do que é bom e do que é mau? Ele não me respondeu. Disse que se eu pesquisasse na watchtower library, encontraria a resposta. Não achei.

Além disso nós aprendemos no bíblia ensina que Satanás desafiou a soberania de Deus e logo depois questionou nossa integridade a servir a Deus. O fato de permitir Satanás nos provar, não seria praticamente o mesmo de ele estar nos provando? Porque a partir do momento que Satanás "percebe" que ele não pode ser soberano sobre a terra, ele além de provar a si mesmo que é falho, ele prova também que Deus está certo. De certo modo então, Deus provou sim quando permitiu que Satanás falasse com Eva, quando pôs aquela árvore no jardim do éden e quando permitiu as provações contra Jó.

Se pensam diferente, me falam por favor :)
Estou aqui para aprender também!
Abri os olhos. Não consigo mais fechar. Assisto em silêncio até o que eu não quero enxergar.
Avatar do usuário
Freud
Forista
Forista
Mensagens: 330
Registrado em: 16 Dez 2013 10:50

Re: Jeová sabia, ou não sabia?

Mensagem não lida por Freud »

Pegando um pouco de cada comentário aqui. Imaginemos duas situações:

1) Obama acorda de mau humor e resolve q quer anexar o Brasil a seu território, declarando, assim, guerra contra nós brasileiros. O Governo tem 2 opções: Ou entrega o país aos americanos passivamente ou insufla o espírito patriótico na população e convoca a todos a lutar pelo seu país e pela sua liberdade. “Ou ficar a pátria livre ou morrer pelo Brasil.” Nessa situação, alguém diria que a Dilma é louca, demente, suicida, se optasse por lutar até a morte pra se defender, mesmo seu inimigo sendo infinitamente mais poderoso? Dificilmente, a população em peso apoiaria a presidente

2) A Dilma acorda de mau humor e resolve q quer anexar os EUA a seu território, declarando, assim, guerra contra os americanos. Nessa situação, alguém diria que a Dilma é louca, demente, suicida, se optasse por entrar nessa guerra, mesmo seu inimigo sendo infinitamente mais poderoso? Absolutamente sim, 99% da população seria contra ela.

Pois bem. Supondo que Satanás não é um doido varrido demente fumador de tóxico e que tem um mínimo de juízo e noção de força, pra q ele iria de livre e espontânea vontade acorda um belo dia e pensar: “Ah, to fazendo nada, vou desafiar Deus q é putaqueparivelmente superior a mim prum duelo. Vai q hoje é meu dia de sorte e eu ganho!” Acho difícil né?

Mas, e se Satanás estava descontente com o que ele via lá no céu, percebeu q a forma de Deus manobrar as coisas não eram tão perfeitas como Ele pregava, começou a questionar certas coisas, foi investigar uns podres e quando Deus descobriu tal apostasia da parte dele, desce a lenha no apóstata, veio com força total contra seu até então filho espiritual? Nessa hipótese, qual era a opção de Satanás, se não se defender deste ataque? Igual o Brasil num ataque americano. Vai perder? Com certeza, mas derrota maior seria não lutar.

Prova q a coisa no céu não é tão maravilhosa assim é que não só Satanás, mas tbm um porrilhão de anjos se rebelaram, apoiando a causa levantada por ele. Se existisse harmonia e perfeição, o que justificaria tantos anjos descontentes?

Nem Freud explica kkkkk
“Quando todos pensam da mesma forma, é porque ninguém está pensando.”
Walter Lippmann (adaptado)
Avatar do usuário
Herege Aprisionado
Forista
Forista
Mensagens: 761
Registrado em: 02 Abr 2015 09:47

Re: Jeová sabia, ou não sabia?

Mensagem não lida por Herege Aprisionado »

Freud escreveu:Pegando um pouco de cada comentário aqui. Imaginemos duas situações:

1) Obama acorda de mau humor e resolve q quer anexar o Brasil a seu território, declarando, assim, guerra contra nós brasileiros. O Governo tem 2 opções: Ou entrega o país aos americanos passivamente ou insufla o espírito patriótico na população e convoca a todos a lutar pelo seu país e pela sua liberdade. “Ou ficar a pátria livre ou morrer pelo Brasil.” Nessa situação, alguém diria que a Dilma é louca, demente, suicida, se optasse por lutar até a morte pra se defender, mesmo seu inimigo sendo infinitamente mais poderoso? Dificilmente, a população em peso apoiaria a presidente

2) A Dilma acorda de mau humor e resolve q quer anexar os EUA a seu território, declarando, assim, guerra contra os americanos. Nessa situação, alguém diria que a Dilma é louca, demente, suicida, se optasse por entrar nessa guerra, mesmo seu inimigo sendo infinitamente mais poderoso? Absolutamente sim, 99% da população seria contra ela.

Pois bem. Supondo que Satanás não é um doido varrido demente fumador de tóxico e que tem um mínimo de juízo e noção de força, pra q ele iria de livre e espontânea vontade acorda um belo dia e pensar: “Ah, to fazendo nada, vou desafiar Deus q é putaqueparivelmente superior a mim prum duelo. Vai q hoje é meu dia de sorte e eu ganho!” Acho difícil né?

Mas, e se Satanás estava descontente com o que ele via lá no céu, percebeu q a forma de Deus manobrar as coisas não eram tão perfeitas como Ele pregava, começou a questionar certas coisas, foi investigar uns podres e quando Deus descobriu tal apostasia da parte dele, desce a lenha no apóstata, veio com força total contra seu até então filho espiritual? Nessa hipótese, qual era a opção de Satanás, se não se defender deste ataque? Igual o Brasil num ataque americano. Vai perder? Com certeza, mas derrota maior seria não lutar.

Prova q a coisa no céu não é tão maravilhosa assim é que não só Satanás, mas tbm um porrilhão de anjos se rebelaram, apoiando a causa levantada por ele. Se existisse harmonia e perfeição, o que justificaria tantos anjos descontentes?

Nem Freud explica kkkkk

FOI LINDO SEU COMENTÁRIO!

Eu já pensei muito sobre a parte que eu destaquei acima!
Por que um anjo perfeito se rebelaria?
Numa simples comparação, Jeová é tão forte contra Satanás como a Torre é contra cada um de nós.

E se Satanás descobriu os podres? Será que ele era apenas um revoltado ambicioso?
A bíblia não conta toda a história, mesmo que de fato essa seja verdadeira.
A Fé não dá respostas , só impede perguntas.
Avatar do usuário
Erivh
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 159
Registrado em: 24 Mar 2015 16:05
Localização: Atibaia - S.P

Re: Jeová sabia, ou não sabia?

Mensagem não lida por Erivh »

Herege Aprisionado escreveu:
Freud escreveu:Pegando um pouco de cada comentário aqui. Imaginemos duas situações:

1) Obama acorda de mau humor e resolve q quer anexar o Brasil a seu território, declarando, assim, guerra contra nós brasileiros. O Governo tem 2 opções: Ou entrega o país aos americanos passivamente ou insufla o espírito patriótico na população e convoca a todos a lutar pelo seu país e pela sua liberdade. “Ou ficar a pátria livre ou morrer pelo Brasil.” Nessa situação, alguém diria que a Dilma é louca, demente, suicida, se optasse por lutar até a morte pra se defender, mesmo seu inimigo sendo infinitamente mais poderoso? Dificilmente, a população em peso apoiaria a presidente

2) A Dilma acorda de mau humor e resolve q quer anexar os EUA a seu território, declarando, assim, guerra contra os americanos. Nessa situação, alguém diria que a Dilma é louca, demente, suicida, se optasse por entrar nessa guerra, mesmo seu inimigo sendo infinitamente mais poderoso? Absolutamente sim, 99% da população seria contra ela.

Pois bem. Supondo que Satanás não é um doido varrido demente fumador de tóxico e que tem um mínimo de juízo e noção de força, pra q ele iria de livre e espontânea vontade acorda um belo dia e pensar: “Ah, to fazendo nada, vou desafiar Deus q é putaqueparivelmente superior a mim prum duelo. Vai q hoje é meu dia de sorte e eu ganho!” Acho difícil né?

Mas, e se Satanás estava descontente com o que ele via lá no céu, percebeu q a forma de Deus manobrar as coisas não eram tão perfeitas como Ele pregava, começou a questionar certas coisas, foi investigar uns podres e quando Deus descobriu tal apostasia da parte dele, desce a lenha no apóstata, veio com força total contra seu até então filho espiritual? Nessa hipótese, qual era a opção de Satanás, se não se defender deste ataque? Igual o Brasil num ataque americano. Vai perder? Com certeza, mas derrota maior seria não lutar.

Prova q a coisa no céu não é tão maravilhosa assim é que não só Satanás, mas tbm um porrilhão de anjos se rebelaram, apoiando a causa levantada por ele. Se existisse harmonia e perfeição, o que justificaria tantos anjos descontentes?

Nem Freud explica kkkkk

FOI LINDO SEU COMENTÁRIO!

Eu já pensei muito sobre a parte que eu destaquei acima!
Por que um anjo perfeito se rebelaria?
Numa simples comparação, Jeová é tão forte contra Satanás como a Torre é contra cada um de nós.

E se Satanás descobriu os podres? Será que ele era apenas um revoltado ambicioso?
A bíblia não conta toda a história, mesmo que de fato essa seja verdadeira.

rsrsrsrs... Eu ia dizer a mesma coisa.. O Freud sempre dá uns comentários que me deixa dias pensando... Ele é um dos mais inteligentes aqui do fórum, eu acho!! Não é a toa o nome!! rsrs
Existem coisas melhores adiante do que aquelas que um dia deixamos para trás!!!
Avatar do usuário
Freud
Forista
Forista
Mensagens: 330
Registrado em: 16 Dez 2013 10:50

Re: Jeová sabia, ou não sabia?

Mensagem não lida por Freud »

Herege Aprisionado escreveu:
Numa simples comparação, Jeová é tão forte contra Satanás como a Torre é contra cada um de nós.
Perfeita colocação, nem havia pensado nessa comparação. Que força temos para convencer o grupo TJ q a Mãe deles (Torre) mente a nosso respeito, principalmente por medo do que sabemos? Nunca acreditarão. Mas se vc "atacar" os indivíduos e não o grupo todo, terá mais êxito. Conversando com cada um dos membros, expondo sua versão da história, a chance de vc provar q está certo é muito maior! Lógico que a maioria vai preferir acreditar na Mãe, mesmo q todas as provas mostrem q ela está errada. Quem sabe no céu não aconteceu o mesmo?
Erivh escreveu:
rsrsrsrs... Eu ia dizer a mesma coisa.. O Freud sempre dá uns comentários que me deixa dias pensando... Ele é um dos mais inteligentes aqui do fórum, eu acho!! Não é a toa o nome!! rsrs
Már miníno! (como diria o Luigi kkk) Muito obrigado pela consideração. Mas acho q vc ta precisando conhecer mais gente no fórum kkkkkk Obrigado mesmo :D boa parte do conhecimento foi adquirido aqui. Sem dúvida esse espaço contribui em muito para o crescimento intelectual e/ou espiritual de quem o frequenta.
“Quando todos pensam da mesma forma, é porque ninguém está pensando.”
Walter Lippmann (adaptado)
jpsouzamatos
Forista
Forista
Mensagens: 2220
Registrado em: 04 Jan 2011 23:14

Re: Jeová sabia, ou não sabia?

Mensagem não lida por jpsouzamatos »

A coisa a se perguntar é: Onde se diz que Satanás é um anjo que se rebelou? Vc não vai achar, esse é um mito cristão posterior, interpretar os textos do tanack (antigo testamento) com esse conceito é anacronico, na tradição judaica Satanás assim como qualquer anjo é obediente a deus, e por ser anjo não tem livre arbitrio (ou seja não pode se rebelar), e esse anjo especifico tem a importante função de testar a fidelidade dos homens a deus, ele não é um anjo mau e sim estar prestando serviços a deus, no Livro de Jó encontramos Satanás obedecendo a Deus e agindo como a tradição judaica descreve, a solução para o problema é entender que o Satanás cristão é totalmente diferente do Satanás judaico, o Satanás judaico é um anjo de deus que testa a fidelidade dos homens, e o Satanás cristão seria um deus do mal em oposição ao deus do bem como Ahriman no Zoroastrismo era um deus do mal que se opunha a Ahura Mazda o deus do bem.
Spoiler!
Avatar do usuário
Leitora compulsiva
Forista
Forista
Mensagens: 114
Registrado em: 03 Fev 2015 02:55

Re: Jeová sabia, ou não sabia?

Mensagem não lida por Leitora compulsiva »

Freud escreveu:
Pois bem. Supondo que Satanás não é um doido varrido demente fumador de tóxico e que tem um mínimo de juízo e noção de força, pra q ele iria de livre e espontânea vontade acorda um belo dia e pensar: “Ah, to fazendo nada, vou desafiar Deus q é PUTAQUEPARIVELMENTE superior a mim prum duelo. Vai q hoje é meu dia de sorte e eu ganho!” Acho difícil né?
Eu ri muito com esse putaqueparivelmente :1 :1 Vou incluir no meu vocabulário :D1
Abri os olhos. Não consigo mais fechar. Assisto em silêncio até o que eu não quero enxergar.
Avatar do usuário
Herege Aprisionado
Forista
Forista
Mensagens: 761
Registrado em: 02 Abr 2015 09:47

Re: Jeová sabia, ou não sabia?

Mensagem não lida por Herege Aprisionado »

jpsouzamatos escreveu:A coisa a se perguntar é: Onde se diz que Satanás é um anjo que se rebelou? Vc não vai achar, esse é um mito cristão posterior, interpretar os textos do tanack (antigo testamento) com esse conceito é anacronico, na tradição judaica Satanás assim como qualquer anjo é obediente a deus, e por ser anjo não tem livre arbitrio (ou seja não pode se rebelar), e esse anjo especifico tem a importante função de testar a fidelidade dos homens a deus, ele não é um anjo mau e sim estar prestando serviços a deus, no Livro de Jó encontramos Satanás obedecendo a Deus e agindo como a tradição judaica descreve, a solução para o problema é entender que o Satanás cristão é totalmente diferente do Satanás judaico, o Satanás judaico é um anjo de deus que testa a fidelidade dos homens, e o Satanás cristão seria um deus do mal em oposição ao deus do bem como Ahriman no Zoroastrismo era um deus do mal que se opunha a Ahura Mazda o deus do bem.

Eu gosto desses questionamentos porque fazem nós meditarmos em tudo aquilo que aprendemos. Ou seja, por esse angulo, Satanas nao teria levantado questao nehuma, e nao teria precisado de todo esse estardalhaço divino. E até hoje eu nao entendo: Por que mesmo Deus amaldiçoou a coitada da cobra?
A Fé não dá respostas , só impede perguntas.
Trancado

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 4 visitantes