"Descobri falhas no ensino da Torre, e agora?"

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

"Descobri falhas no ensino da Torre, e agora?"

Mensagem não lida por kooboo »

Muitos de nós já nos deparamos com a questão acima.
Além do nosso Guia para sair da Torre - http://extestemunhasdejeova.net/forum/v ... 11&t=16341
O que mais poderíamos sugerir para uma TJ em dúvidas?

Algumas referências bibliográficas que caem bem nesse momento -
Crise de Consciência - Raymond Franz
Em Busca da Liberdade Cristã - Raymond Franz
O tempo dos gentios reconsiderados - Carl Olof Jonsson.

Como os livros acima são carregados de referência às publicações da Torre, é bom ter o CD da associação para consultas.
Para os que gostam de aprofundar nos estudos e tirar bem a limpo as coisas, um bíblia trilíngue JFA é boa para tirar dúvidas sobre alguns textos manipulados na TNM.

Assistir ao filme - To Verdener, Mundos Separados é uma boa nesse momento, faz pensar em muita coisas.


Ah, e claro, pesquisem também o nosso tópico índice - http://extestemunhasdejeova.net/forum/v ... f=2&t=3230

E vocês, o que sugerem aos que tem dúvidas?
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
Mexplica
Forista
Forista
Mensagens: 1003
Registrado em: 04 Nov 2012 18:56

Re: "Descobri falhas no ensino da Torre, e agora?"

Mensagem não lida por Mexplica »

Excelentes sugestões para pesquisa, Kooboo.

Minha sugestão é no campo emocional e mental. Às vezes, mesmo com dúvidas martelando em nossa cabeça, vamos fazer as pesquisas na defensiva, com medo de estar desagradando a Deus, e isso é natural quando se passa uma vida sendo ensinado que o pior pecado possível é ter alguma dúvida, questionar e entrar em contato com material escrito que possa mostrar o outro lado das questões.

O melhor é pesquisar sem medo. Com a mente aberta. Pesquise partindo do princípio que a verdade não é mutável e que se a organização das testemunhas de Jeová realmente a detém, então você não vai encontrar nada que a desabone. Isso pode te deixar mais confortável a princípio. Porém, se encontrar erros, (e vai) não se desespere. Continue pesquisando. Não Permita se sentir culpado por descobrir que as coisas que você aprendeu um dia não são bem assim. Não deixe de pesquisar por medo. É isso que eles querem que você pense, é assim que eles querem que você se sinta.

Lembre-se dos cristãos em Beréia. Eles questionaram intimamente a pregação dos apóstolos, e seguindo seus instintos, foram conferir para ver se tudo "era exatamente assim." E Jeová nunca os condenou em seu livro, por terem tido tal atitude.
O que é certo? O que é errado?

* O maior inimigo da verdade, é o medo de descobri-la. *
Avatar do usuário
Kaarlo Luhtanen
Forista
Forista
Mensagens: 3015
Registrado em: 21 Mar 2014 22:04

Re: "Descobri falhas no ensino da Torre, e agora?"

Mensagem não lida por Kaarlo Luhtanen »

Realmente devemos nos preocupar mais com o lado emocional, pois é muito difícil para uma TJ quando descobre tudo, o choque, o abalo que a pessoa se depara com a nova realidade. Eu mesmo não queria acreditar, achava que era mentira e que experiências horríveis e denuncias era um caso isolado, algo que dificilmente acontecia e que só era praticado por pessoas que na verdade não faziam parte daquele meio. Creio eu que se a TJ for realmente sincera, ela vai querer descobrir tudo, é só uma questão de tempo, pois nada vem automático e sabemos que a alienação sofrida é grande, vemos isso no caso desse tópico: http://extestemunhasdejeova.net/forum/v ... 13&t=16700

Eu não queria acreditar, mas fui pesquisando, confirmando e fui vivendo experiencias que me fizeram questionar aquilo, que abriu a minha mente e que me fizeram ir mais fundo e descobrir toda mentira. Mas eu, eu não tinha família lá, foi bem mais fácil, claro que não terei mais os amigos que tinha antes, mas chega um ponto que não tem mais como tentar manter algo que você não acredita mais, e o jeito é abrir mão de tudo. No entanto, isso não se compara com o amor familiar pra quem tem família na Torre.

Enfim, é algo que realmente abala os sentimentos e tem que ter realmente forças e apoio pra suportar isso, pra suportar a dor e a decepção.
Avatar do usuário
Seiquenadasei
Forista
Forista
Mensagens: 709
Registrado em: 13 Jan 2013 16:24

Re: "Descobri falhas no ensino da Torre, e agora?"

Mensagem não lida por Seiquenadasei »

Certo, Sou eu uma testemunha de jeová que acaba de descobrir falhas no Ensino da verdade. Estas dúvidas assombram minha mente, pois sou ensinado que dúvidas refletem falta de fé e isso de forma alguma pode acontecer comigo. Começa então uma crise de consciência: pesquisar ou não pesquisar. Como a própria Torre incentiva as pessoas de fora a averiguar se estão realmente trilhando o "caminho da verdade", acho que seria justo qualquer Testemunha de Jeová questionar suas dúvidas.

Para sanar algumas dúvidas aconselho assistir os vídeos do ex-ancião Paulo Sávio através do link https://www.youtube.com/user/PauloSavioMGJunior

Tais vídeos me ajudaram muito naquela fase inicial de descobertas!
"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música." Friedrich Nietzsche
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: "Descobri falhas no ensino da Torre, e agora?"

Mensagem não lida por kooboo »

Existe um dilema em que muitas TJ's se encontram -
Aprenderam durante anos que a organização é a única religião que tem os ensinos de Jeová e segue a bíblia corretamente, pois tem princípios morais e faz a obra de pregação, usa o nome de Jeová e não se envolve em políticas, guerras e não tem doutrinas como o inferno de fogo.
Isso faz com que muitos se recuem da ideia de mudar de igreja, trocar a organização por uma igreja evangélica, por exemplo, daí, a pergunta -

Para onde irei???

e geralmente a resposta é --- Pelo menos as Testemunhas de Jeová é a menos errada.

Para estes, recomendo este tópico - http://extestemunhasdejeova.net/forum/v ... 11&t=11251
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
Estudante da Bíblia
Forista
Forista
Mensagens: 2545
Registrado em: 22 Jan 2009 02:12
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Re: "Descobri falhas no ensino da Torre, e agora?"

Mensagem não lida por Estudante da Bíblia »

Algo que me ajudou a lidar melhor com minhas descobertas, além do que já foi citado, foi estudar outras denominações religiosas e ver que a Torre de Vigia não é a única a persuadir seus membros de que apenas ela é a religião verdadeira. Pesquisar sobre os mórmons, cientologistas, dentre outros grupos considerados seitas, apenas me fez compreender que a Torre de Vigia é apenas mais uma dentre estas religiões e que suas técnicas de controle são sempre as mesmas.
Imagem
10 fatos não aceitos pelas Testemunhas de Jeová
PDF da brochura disponível para download!
Pensador
Forista
Forista
Mensagens: 765
Registrado em: 03 Jun 2014 20:30

Re: "Descobri falhas no ensino da Torre, e agora?"

Mensagem não lida por Pensador »

Ótimas sugestões Kooboo

Particularmente eu li os dois livros do Franz, acho estes espetaculares, recomendo a leitura dos mesmos.

Abraços - Pensador.
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: "Descobri falhas no ensino da Torre, e agora?"

Mensagem não lida por kooboo »

E claro, além desse fórum, não deixe de conferir --

http://indicetj.com/

O observatório da torre foi uma referencia nos estudos iniciais - http://osarsif.blogspot.com/

e o famoso Mentes Bereanas - http://www.mentesbereanas.org/

Muitos sites que o ajudarão a pesquisar e a pensar fora da caixa.
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
Brother Franz
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 695
Registrado em: 16 Jul 2009 13:46

Re: "Descobri falhas no ensino da Torre, e agora?"

Mensagem não lida por Brother Franz »

Ler as cartas do Corpo Governante, bem como os livros exclusivos da Organização, vai tornar mais claro os bastidores do "espetáculo" apresentado nas reuniões e assembleias. Ajudará a ter uma visão de como a Organização é pragmática e interesseira, como qualquer outra instituição humana.
“Quem é realmente o escravo fiel e discreto a quem o seu amo designou sobre os seus domésticos, para dar-lhes o seu alimento no tempo apropriado? "
Pensador
Forista
Forista
Mensagens: 765
Registrado em: 03 Jun 2014 20:30

Re: "Descobri falhas no ensino da Torre, e agora?"

Mensagem não lida por Pensador »

Brother Franz escreveu:Ler as cartas do Corpo Governante, bem como os livros exclusivos da Organização, vai tornar mais claro os bastidores do "espetáculo" apresentado nas reuniões e assembleias. Ajudará a ter uma visão de como a Organização é pragmática e interesseira, como qualquer outra instituição humana.

Amigo Franz

Quando se descobre o quão pragmatica e interesseira é a Organização sente-se um alívio inarrável.
Julgo isso muito importante, uma vez, que conseguimos nos libertar da cobrança que fazemos a nós mesmos, adquirido uma paz de espírito sem igual e afirmo que nos achegamos mais a Deus.

Forte abraço - Pensador.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 117 visitantes