Oração - Ateus dispensados de ler este tópico

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4042
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: Oração - Ateus dispensados de ler este tópico

Mensagem não lida por Mentalista »

Coringa escreveu:Agora, eu até entendo as pessoas que se tornam ateus depois que saem da torre, por que ela apresenta um Deus severo.
Acho que até pode ser o caso de alguns, mas quem se leva por esse caminho visivelmente deixa a razão de lado. Um "bom ateu" não deixa de acreditar num Deus porque estragaram a imagem do Deus em que acreditava, mas porque não achou provas de que algum exista. Quem diz que "sabe que um Criador absolutamente não existe" também está tirando conclusões precipitadas. Se é que alguém tenha criado o universo, acho que (ainda) não terminou o trabalho. Talvez nem exista mais.

Sou apenas um pesquisador, sem muitas conclusões.
Avatar do usuário
Maria Serena
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 397
Registrado em: 10 Ago 2014 09:33

Re: Oração - Ateus dispensados de ler este tópico

Mensagem não lida por Maria Serena »

observadora escreveu:
Maria Serena escreveu:
observadora escreveu: Quais foram as respostas de Jesus?

"Não deves pôr Jeová, teu Deus, à prova."

Foi isso, né?

Essa foi a resposta para Jesus pular do penhasco, que os anjos iriam guarda-lo.


Pra esta (3a. Tentação no deserto), a resposta foi:
Retira-te satanás! Também esta escrito: Adoraras o Senhor se Deus, e somente a ele serviras.

Bom, a conclusão eh que os TJs estão servindo a homens e quando percebem ficam cobrando
atitudes de Deus, mas como disse acima, Jesus avisou para tomar cuidado com os falsos profetas
Observadora,

Você acreditou mesmo que eu me tinha enganado por uma questão de versículos mais abaixo ou mais acima?
Não lhe ocorreu que fosse um engano intencional?

Veja a sua colocação que me levou a fazer o comentário em foco:
Observadora escreveu:até o diabo usou a palavra para tentar Jesus e tambem disse que tinha poder para lhe dar reinos


Você acha mesmo que eu me enganei?
Você acha mesmo que acaso eu não tenho a bíblia do lado? E que eu nem sei consultar o índice de referências? E nem o JW.ORG?
Parece-lhe que eu costumo postar coisas básicas (como essa) sem as consultar primeiro?

Dependendo das suas respostas às minha perguntas, pense porque eu terei feito isso intencionalmente, p.f.
Eu não costumo dar ponto sem nó.
"Quanto mais tempo você gastar pensando no problema, menos tempo você terá para pensar na solução."
Avatar do usuário
Maria Serena
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 397
Registrado em: 10 Ago 2014 09:33

Re: Oração - Ateus dispensados de ler este tópico

Mensagem não lida por Maria Serena »

TJCalado escreveu:E, supostamente, Deus sabe disso mas mesmo assim permite que usem o seu nome para se enganar as pessoas. Independentemente de se o Deus TJ é verdadeiro ou não, o original está sendo omisso ao permitir isso.
"Enganar as pessoas" parece-me uma expressão um pouco forte... mas a verdade é que suponho que há muitas congregações sem ação do espírito, onde as práticas são muito mundanas. Isso não quer dizer que não haja lá pessoas sinceras que sofrem injustiças enormes. Mas se a salvação é individual, e se Deus é justo, essas situações terão que tornar-se manifestas:

"E far-se-á que tropecem alguns dos que têm perspicácia,+ a fim de se fazer uma obra de refinação por causa deles, e para se fazer uma limpeza e um embranquecimento,+ até o tempo do fim;+ porque é ainda para o tempo designado." (Daniel 11:35)
"Quanto mais tempo você gastar pensando no problema, menos tempo você terá para pensar na solução."
Avatar do usuário
Maria Serena
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 397
Registrado em: 10 Ago 2014 09:33

Re: Oração - Ateus dispensados de ler este tópico

Mensagem não lida por Maria Serena »

Obrigada a todos pelos comentários. Coringa, gostei muito do que escreveu.

Nesta questão da oração a WT bate todas as religiões cristãs num ponto. É a única que explica com fundamento bíblico complexo as seguintes palavras da oração modelo: "venha a nós o teu reino".

Eu mesma, durante todos estes anos de dissidência, ficava perguntando isso às pessoas de maior fé que ía conhecendo: "o que é o reino da oração do Pai-nosso?"
A inconsistência das respostas, e a falta de conhecimento bíblico mais profundo, da maioria, coloca a WT num ranking em vantagem.

Um momento de oração é sempre um momento de clarificação de idéias.
"Quanto mais tempo você gastar pensando no problema, menos tempo você terá para pensar na solução."
Avatar do usuário
baiano
Forista
Forista
Mensagens: 609
Registrado em: 10 Jan 2016 00:34

Re: Oração - Ateus dispensados de ler este tópico

Mensagem não lida por baiano »

Ía iniciar um tópico com esse assunto, mas como encontrei esse, vamos lá. Apesar de esse tópico dar espaço pra vários assuntos, que passam pela questão da existência ou não de Deus, gostaria de me ater à que trata da oração. Já antes de eu ter contato com matérias ditas "apóstatas", quando eu ainda era mais ligado com as coisas da organização, eu não tinha uma relação achegada com o Criador. Orações quase sempre mecânicas, em ocasiões específicas. Não lembro nem se fiz a oração de dedicação (pré-batismo). Hoje, mesmo conhecendo o lado obscuro da Torre, ainda acredito num Criador, acredito no resgate, acredito que esta vida não é tudo; que há esperança além morte. Sei que preciso fazer mudanças de conduta e que preciso viver de um modo que acredito agradar a Deus e que preciso passar a ter essa relação com Ele, conversar abertamente com Deus, mesmo não acreditando em muita coisa do que é ensinada pela Torre. Tive essa curiosidade: vocês que saíram, seja por desassociação, seja por dissociação, oram?
"Cada um lê com os olhos que tem. E interpreta a partir de onde os pés pisam. Todo ponto de vista é a vista de um ponto." Leonardo Boff
Habiru
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 154
Registrado em: 10 Ago 2015 03:19
Localização: Santo André

Re: Oração - Ateus dispensados de ler este tópico

Mensagem não lida por Habiru »

Cara Maria Serena:

Aqui ninguém está dispensado de ler e por conseguinte dar sua opinião em qualquer que seja o assunto do tópico. Não compreendo como ninguém se manifestou com este "filtro" colocado no título do tópico. Terrível!

Eu orava e muito!!! Era muito fervoroso e constante em minha orações. Mas, depois do que descobri a respeito de "Deus" e de sua "Palavra escrita" eu deixei esta rotina de orações e declinei acreditar num deus e na Bíblia. E percebi que as orações apenas serviam como uma espécie de tranquilizante quanto as coisas da vida. Depois de algum tempo comecei a praticar meditação, e descobrir que o efeito no cérebro é o mesmo, porém com a meditação os benefícios têm se mostrado mais duradouros e positivos.
Mentalista escreveu: Um "bom ateu" não deixa de acreditar num Deus porque estragaram a imagem do Deus em que acreditava, mas porque não achou provas de que algum exista.
Não gosto muito destas nomenclaturas como o de "ateu", apesar de não acreditar num deus, mas, isto ocorreu justamente pelo que o Mentalista muito bem disse: não encontrei evidencias de que existe um criador que se importe comigo, eu simplesmente fui o criador do meu Criador ideal, então apenas deixei de acreditar pela falta de evidencia e abandonei a prática de orações dirigidas à ele, até agora ele não se manisfestou e estou bem consciente que provavelmente nunca se manifestará.

E viva a liberdade de expressão neste fórum!!! Opinião com respeito e coerência serão sempre bem vindas em qualquer discussão por aqui!!! m:2

Grande abraço!!!
“...e pela lei natural dos encontros, eu deixo e recebo um tanto”.
Peanuts
Forista
Forista
Mensagens: 135
Registrado em: 24 Mar 2016 12:38

Re: Oração - Ateus dispensados de ler este tópico

Mensagem não lida por Peanuts »

RAPUNZEL ENROLADA escreveu:Boa noite!

Maria Serena.
Gosto bastante de suas postagens, são muito inteligentes.
Mas, minha visão não se baseia só nos conceitos da torre, tenho visto pessoas sofrerem e se decepcionarem em muitas religiões.Isto não é privilégio tejoteano, não, viu? Por enquanto, me reservo no direito de pensar assim, pois é isto que parece...pois este tal "transcendente"com sua indiferença tem provado que não se importa com nada com que acontece neste "mundinho", a tal " balança em que somos meramente o pó". Isaías 40:15 TNM
Como eu posso cobrar tanto da raça humana exigindo dela perfeição, sabendo que a constituição deles era e é totalmente diferente. Não somos espirituais, somos carnais, temos nossas limitações, por mais que sejam dadas orientações nós iriámos falhar, o que Ele esperava? A mancha de graxa em um tecido qualquer virar uma estampa de flores delicadas? Tem tantas comparações...é como eu decidir ter filhos e esperar que todos sejam iguais a mim, perfeitos e que na primeira adversidade causada por uma pessoa invejosa, eu decidisse virar as costas, eu sendo a pessoa que deveria mostrar maturidade e pensar nos meus filhos pois comparando-se a mim eles são inexperientes. Então, eu os abandono a própria sorte, deixo algumas instruções que estão acima do seu entendimento, pois comparado a mim eles tem pouco anos de nascidos (criados). E ainda por cima, viro as costas e desejo que eles simplesmente fiquem bem, sejam leais a mim, competindo entre si como irmãos para ver quem é merecedor de minha aprovação para receber um presente meu e tendo que lutar contra um inimigo meu, uma luta desigual pois são indefesos e inexperientes, e tudo isso por causa do meu orgulho, minha reputação e meu nome e a vaidade e ambição do meu inimigo? Que mãe (matriarca) sou eu?

:2 :2
Quando vejo desgraças nos noticiários, principalmente as que envolvem inocentes como crianças, sempre me pergunto por isso.

Há 2 anos perdi uma sobrinha de 12 anos com câncer agressivo.(osteosarcoma).
Foi descoberto 15 dias depois da sua primeira participação na EMT.
Acompanhei todo o sofrimento dela, nunca vi tortura maior.Achei que perderia a fé ali,mas preferi encarar como uma oposição.

Mas lá no fundo nunca aceitei este tipo de coisa.
'Suas idéias não correspondem aos fatos.O tempo não pára. '
Avatar do usuário
Vine Kun
Troll desativado
Mensagens: 407
Registrado em: 26 Mar 2016 22:19

Re: Oração - Ateus dispensados de ler este tópico

Mensagem não lida por Vine Kun »

Uma oração pode ter uma motivação objetivo e significado diferente... neste caso alguns Ateus de certa forma "oram", mas como um monólogo... tentado decifrar uma ação ou fazendo uma análise de si mesmo. Ponderar nas coisas conversado com nós mesmos, tentando nos convencer da nossa capacidade e do que é sensato , pode ser desestressante e edificante como uma oração religiosa. O "Deus" dos Ateus é seu raciocínio analítico, prático e perspicaz... com exceção doa ateus Toddynhos e modinhas.
"Felicidade é a certeza de que a nossa vida não está se passando inutilmente"
- Érico Veríssimo

Imagem
Avatar do usuário
baiano
Forista
Forista
Mensagens: 609
Registrado em: 10 Jan 2016 00:34

Re: Oração - Ateus dispensados de ler este tópico

Mensagem não lida por baiano »

Penauts escreveu:
RAPUNZEL ENROLADA escreveu:Boa noite!

Maria Serena.
Gosto bastante de suas postagens, são muito inteligentes.
Mas, minha visão não se baseia só nos conceitos da torre, tenho visto pessoas sofrerem e se decepcionarem em muitas religiões.Isto não é privilégio tejoteano, não, viu? Por enquanto, me reservo no direito de pensar assim, pois é isto que parece...pois este tal "transcendente"com sua indiferença tem provado que não se importa com nada com que acontece neste "mundinho", a tal " balança em que somos meramente o pó". Isaías 40:15 TNM
Como eu posso cobrar tanto da raça humana exigindo dela perfeição, sabendo que a constituição deles era e é totalmente diferente. Não somos espirituais, somos carnais, temos nossas limitações, por mais que sejam dadas orientações nós iriámos falhar, o que Ele esperava? A mancha de graxa em um tecido qualquer virar uma estampa de flores delicadas? Tem tantas comparações...é como eu decidir ter filhos e esperar que todos sejam iguais a mim, perfeitos e que na primeira adversidade causada por uma pessoa invejosa, eu decidisse virar as costas, eu sendo a pessoa que deveria mostrar maturidade e pensar nos meus filhos pois comparando-se a mim eles são inexperientes. Então, eu os abandono a própria sorte, deixo algumas instruções que estão acima do seu entendimento, pois comparado a mim eles tem pouco anos de nascidos (criados). E ainda por cima, viro as costas e desejo que eles simplesmente fiquem bem, sejam leais a mim, competindo entre si como irmãos para ver quem é merecedor de minha aprovação para receber um presente meu e tendo que lutar contra um inimigo meu, uma luta desigual pois são indefesos e inexperientes, e tudo isso por causa do meu orgulho, minha reputação e meu nome e a vaidade e ambição do meu inimigo? Que mãe (matriarca) sou eu?

:2 :2
Quando vejo desgraças nos noticiários, principalmente as que envolvem inocentes como crianças, sempre me pergunto por isso.

Há 2 anos perdi uma sobrinha de 12 anos com câncer agressivo.(osteosarcoma).
Foi descoberto 15 dias depois da sua primeira participação na EMT.
Acompanhei todo o sofrimento dela, nunca vi tortura maior.Achei que perderia a fé ali,mas preferi encarar como uma oposição.

Mas lá no fundo nunca aceitei este tipo de coisa.
O que vc acha parábola do professor de matemática com um aluno rebelde no cap. 11 do Bíblia Ensina?
"Cada um lê com os olhos que tem. E interpreta a partir de onde os pés pisam. Todo ponto de vista é a vista de um ponto." Leonardo Boff
Avatar do usuário
Galileu
Forista
Forista
Mensagens: 2561
Registrado em: 30 Mar 2016 11:47

Re: Oração - Ateus dispensados de ler este tópico

Mensagem não lida por Galileu »

Sinceramente, ainda faço oraçoes em momentos aflitivos para mim
Mas minha fé num criador esta abalada por não ter encontrado uma resposta satisfatoria do porque Deus permiti o sofrimento.

As explicações que a Torre dá , acabam transformando IHVH em um Ser egoista preocupado somente com seu nome ou reputação independente do sofrimento que isso cause aos seres humanos.

Creio nos 4 atributos principais de IHVH, por este motivo não posso crer que esta explicação da Torre seja coerente.

É por isso que as vezes deixo de orar
"Penso, logo existo" - Descartes
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 399 visitantes