Existe religião verdadeira ou é uma mera ilusão?

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: Existe religião verdadeira ou é uma mera ilusão?

Mensagem não lida por kooboo »

Medooooo!!!!

deixa eu ir pegar briba e preparar essa reunião..

:cry: :cry:
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
Victini
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 758
Registrado em: 25 Nov 2008 21:00

Re: Existe religião verdadeira ou é uma mera ilusão?

Mensagem não lida por Victini »

kooboo escreveu:Medooooo!!!!

deixa eu ir pegar briba e preparar essa reunião..

:cry: :cry:
Menino levado. Parece a titia Vanda há um tempo atrás.
Só por isso não vai ter presente de natal, ops, não vai participar da excursão a Betel, a "casa de Deus".
Está que nem o ateu do meu filho, que só pensa na farra. :D
Entrevista a Snowden tendo como alvo a conscientização pública para proteger a liberdade e privacidade dos cidadãos e da internet, com interessantes alusões ao "Orwellianismo" - 1984
Spoiler!
phpBB [video]
Mente Independente
Forista
Forista
Mensagens: 1664
Registrado em: 01 Jan 2014 19:33
Localização: Não quero responder
Contato:

Re: Existe religião verdadeira ou é uma mera ilusão?

Mensagem não lida por Mente Independente »

Não, não acredito q exista esse negócio de "religião verdadeira", assim como tb não acredito na existência de deus. O engraçado é q as religiões afirmam ser todas "verdadeiras", mas usam a mesma bibra, com os mesmos nomes para cada livro, com o mesmo conteúdo. :lol: A Bíblia foi preservada e traduzida principalmente por judeus, católicos e protestantes. Qualquer pessoa q não seja de uma dessas três religiões dirá q as três fazem parte da religião falsa. Ou seja, segundo essa pessoa, deus usou membros da "religião falsa" para preservar sua palavra, e só depois revelar a verdade ao membro da denominação dela. Sem palavras... :1
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4040
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: Existe religião verdadeira ou é uma mera ilusão?

Mensagem não lida por Mentalista »

Mesmo que existisse, não estaria disponível a todos. Supondo que seja aquela "Deus é amor" da minha esquina (até porque mesmo com o mesmo nome há divergências), como é que um muçulmano iria chegar aqui? Não é impossível, mas vemos que poucos fariam tal proesa. Em compensação, os meus vizinhos têm a maior facilidade...
Altar
Forista
Forista
Mensagens: 70
Registrado em: 03 Mai 2013 15:30

Re: Existe religião verdadeira ou é uma mera ilusão?

Mensagem não lida por Altar »

julgo que esta é uma questão mal colocada

Existe o cristianismo porque Jesus Cristo ensinou uma doutrina revolucionária, tão radical que deixou a sua marca na história da humanidade

portanto temos um facto inegável :

Jesus ensinou uma doutrina, e onde está essa doutrina ?!

portanto a questão deve ser colocada nestes termos :

qual das religiões cristãs mantém de forma mais fiel os ensinamentos de Cristo ?! e quem se tornou de tal forma desviante que já nem sequer se pode chamar Cristã ?!

não é A VERDADEIRA ou A FALSA
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: Existe religião verdadeira ou é uma mera ilusão?

Mensagem não lida por kooboo »

Altar escreveu:julgo que esta é uma questão mal colocada

Existe o cristianismo porque Jesus Cristo ensinou uma doutrina revolucionária, tão radical que deixou a sua marca na história da humanidade

portanto temos um facto inegável :

Jesus ensinou uma doutrina, e onde está essa doutrina ?!

portanto a questão deve ser colocada nestes termos :

qual das religiões cristãs mantém de forma mais fiel os ensinamentos de Cristo ?! e quem se tornou de tal forma desviante que já nem sequer se pode chamar Cristã ?!

não é A VERDADEIRA ou A FALSA
Temos diversos profetas que alegam ter trago revelações divinas, ou terem dito que eram enviados ou iluminados - Jesus, Buda, Krishna, Maomé, Joseph Smith, ...
Vamos partir do pressuposto que Jesus é o único verdadeiro, e os demais são falsos, loucos ou oportunistas.
Detalhe --- Cada um dos "falsos" acima tem um livro sagrado que conta sua vida e como Deus lida com a humanidade. (Eu li todos os livros, e posso dizer que todos eles falam com propriedade de que são os "verdadeiros", mas enfim, vamos pelo pressuposto de que apenas Jesus é o verdadeiro).

Bom, as palavras de Jesus não foram escritas por ele, mas escritas muitos anos depois por pessoas que se diziam próximas a ele (Mateus, Marcos, Lucas e João).
Aí, depois disso tudo, surge um outro cara, depois que Jesus já tinha morrido e diz que Jesus apareceu para ele e lhe incumbiu de levar "as boas novas" a todas as pessoas. Sim, esse cara é Paulo.
Só que pra fazer isso, Paulo criou inseriu regras e mais regras, entrou com novas doutrinas e espalhou a coisa.
Jesus proibiu alguma coisa? Jesus disse para alguém não conversar com outra pessoa por algum motivo? Jesus proibiu algum alimento? Jesus mandou jogar pedras?
O que ele fez foi eliminar todas as regras e ritos e instituir apenas a lei do amor "amar ao próximo como a ti mesmo". Essa era a religião de Jesus.
Já a de Paulo... envolvia não comer carne para não fazer outros tropeçarem, não ter convivência com algumas pessoas, fazer a caridade, pregar, blablabla...

Então... o que foi mesmo que Jesus instituiu?
NADA!
Ele disse apenas para amar a Deus e às pessoas e que onde estivesse dois ou tres em nome dele, ele estaria presente.
Paulo, sabiamente, complementou que "Deus não mora em templos".
Portanto... biblicamente falando, quem precisa de templos? Quem precisa de instituições?
Aliás, Jesus instituiu alguma religião? --- Não!
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
Mexplica
Forista
Forista
Mensagens: 1003
Registrado em: 04 Nov 2012 18:56

Re: Existe religião verdadeira ou é uma mera ilusão?

Mensagem não lida por Mexplica »

Luigi escreveu:
TJCalado escreveu:Creio que esse assunto esteve sendo discutido aqui:
http://extestemunhasdejeova.net/forum/v ... t=caridade
Estudante da Bíblia escreveu:Essa foi a primeira pergunta que eu fiz quando entrei no fórum: http://extestemunhasdejeova.net/forum/v ... =11&t=1059

Hoje creio que não existe uma religião verdadeira, nem mesmo algo que possa ser encarado como verdade absoluta.
Ok! Estou vendo alguns comentários sobre o tópico ser parecido com outros e eu já sabia disso, no entanto, ao invés de ressuscitar um desses tópicos, preferi abrir um com outros detalhes, aliás, o texto não é o mesmo.

Eu quis seguir o conselho dito no tópico: Este Fórum está morrendo?
Thiago escreveu:[...]Se alguém viu algo interessante, não se acanhe, o fórum tá ai para todos os que quiserem compartilhar suas pesquisas.[...]Mesmo que o assunto já tenha sido tratado antes, pode abrir novos tópicos, pois os mesmos temas podem ser encarados de modo diferente, com detalhes antes não percebido. Há uma infinidade de assuntos que podem ser tema de tópicos.[...]
Não vejo mal nenhum em fazer isso, eu inclusive pesquisei e li para abordar pontos diferentes e nesses que vocês me falaram não vi as coisas que eu falei, só o questionamento final que é igual, mas o caminho é diferente e vejam as discussões que estavam se desenrolando, também eram diferentes e com foristas diferentes.
Só um adendo: Percebo que tópicos "ressucitados" não fazem o mesmo sucesso do que tópicos novos que tratam do mesmo assunto, mesmo que parcialmente. Tiro isso por mim...quando vejo que um tópico é de mil novecentos e guaraná de rolha, eu leio, vejo que tem várias páginas, comentários de gente que nem está mais por aqui para dar réplicas e tréplicas. Fica chato. Acho saudável criar novos tópicos em vez de ressucitar outros. Isso em alguns casos, acho válido, e dá margem para os novos por aqui discutirem esses assuntos por aqui, porque, convenhamos, para quem não manja muito do funcionamento do fórum, fica complicado pesquisar sobre tudo e Às vezes surgem assuntos antigamente novos que despertam a curiosidade de quem está chegando por aqui e olha apenas na página inicial do portal.

Agora, quanto ao tema desse tópico: estou confusa quanto à religião verdadeira e isso está me fazendo mal. A ciência não me satisfaz porque eu tenho peninha de acabar minha vida apenas deixando de existir, não acho justo, pra que tudo isso então? A depressão aumenta quando penso que não tem saída e nem explicações. Mas...Jesus frequentava o templo Judeu e era judeu, mas não ensinava as coisas de judeus. Então baseado nisso, acho que frequentar uma religião verdadeira não é a questão em pauta. Jesus frequentava uma religião que estava prestes a acabar. A gente também pode frequentar um grupo mesmo sabendo que nem tudo ali é verdade, mas buscar intimamente sermos pessoas melhores e seguidoras de cristo. Essa é a linha de raciocínio que tenho desenvilvido, porque tá embassado encontrar uma religião que se aproxime do que a Bíblia ensina na risca. Ou que a entenda de forma mais coerente.
O que é certo? O que é errado?

* O maior inimigo da verdade, é o medo de descobri-la. *
Altar
Forista
Forista
Mensagens: 70
Registrado em: 03 Mai 2013 15:30

Re: Existe religião verdadeira ou é uma mera ilusão?

Mensagem não lida por Altar »

kooboo escreveu:
Temos diversos profetas que alegam ter trago revelações divinas, ou terem dito que eram enviados ou iluminados - Jesus, Buda, Krishna, Maomé, Joseph Smith, ...
partes de um princípio errado

de modo algum podes colocar Jesus, Buda, no mesmo patamar que Maomé, Joseph Smith, Charles T. Russel, Martinho Lutero, João Calvino, etc...

Jesus Cristo fundou o Cristianismo, Buda o Budismo

Essas personagens ainda não tinham nascido e essas religiões já existiam, mesmo Maomé que é o mais antigo

eles nasceram e fizeram o quê ?! criar seitas dentro de uma denominação religiosa que já existia

é muito fácil distinguir uma seita de uma denominação

kooboo escreveu: Vamos partir do pressuposto que Jesus é o único verdadeiro, e os demais são falsos, loucos ou oportunistas.
Detalhe --- Cada um dos "falsos" acima tem um livro sagrado que conta sua vida e como Deus lida com a humanidade. (Eu li todos os livros, e posso dizer que todos eles falam com propriedade de que são os "verdadeiros", mas enfim, vamos pelo pressuposto de que apenas Jesus é o verdadeiro).
Leste o Alcorão ?! sabes como ele foi formado ?!

a melhor analogia que te posso fazer é pegares em todos os versículos da bíblia, nas tradições e lendas judaico-cristãs, escreveres tudo em papelinhos e lançares ao ar.....depois apanhas os papéis que caírem no chão ao calhas e formas o Alcorão, é absolutamente intragável e não tem continuidade nenhuma em termos narrativos.

Maomé não passava de um mercador nómada. Uma pessoa que teve muitos contactos com judeus-cristãos na sua infância e que adorava ouvi-los contar histórias bíblicas, e lendas cristãs e judaicas, tudo isso incluiu no Alcorão. Depois em adulto foi um conquistador e militarista e terrorista e pedófilo.

Joseph Smith plagiou a bíblia de King James, obras como View of the Hebrews de Ethan Smith e The Wonders of Nature de Josiah de Priest e citou livros apócrifos e o gajo morreu baleado porque gostava de dormir com várias mulheres

Budismo e Hinduismo são religiões milenares, o Judaísmo idem

O Cristianismo é a mais recente

kooboo escreveu:
Bom, as palavras de Jesus não foram escritas por ele, mas escritas muitos anos depois por pessoas que se diziam próximas a ele (Mateus, Marcos, Lucas e João).
verdade

todas as sagradas escrituras dos Judeus, e dos Cristãos por herança e por acréscimo do Novo Testamento, não são palavras textuais de Deus e muito menos foram escritas por Ele

todavia um muçulmano considera o Alcorão palavra textual de Deus, e considera mesmo existir uma cópia em ouro nos céus. Isto é o que se chama uma religião perigosa, e de facto é o que se vê

kooboo escreveu:
Aí, depois disso tudo, surge um outro cara, depois que Jesus já tinha morrido e diz que Jesus apareceu para ele e lhe incumbiu de levar "as boas novas" a todas as pessoas. Sim, esse cara é Paulo.
foi o apóstolo dos gentios, aquele que levou a mensagem de Cristo a todos os outros povos que não eram judeus

os outros apóstolos eram muito conservadores. Sabes daquele versículo da visão de Pedro em que Deus pede para comer de várias espécies impuras ?!

os gentios eram considerados espécies impuras

kooboo escreveu:
Só que pra fazer isso, Paulo criou inseriu regras e mais regras, entrou com novas doutrinas e espalhou a coisa.
criou regras ?! quem criou essas regras foram os fariseus no tempo de Jesus ( ainda vivo ) e que Ele muito se revoltou, e os novos cristãos com o proliferar de imensas seitas gnósticas do primeiro século

S. Paulo foi muito claro nesse aspecto na epístola aos Gálatas

já a deves ter lido mas não lhe deste significado algum

vai lê-la novamente porque fizeste uma acusação grave e S. Paulo tem lá a resposta certa para ti


kooboo escreveu:
Jesus proibiu alguma coisa? Jesus disse para alguém não conversar com outra pessoa por algum motivo? Jesus proibiu algum alimento? Jesus mandou jogar pedras?
O que ele fez foi eliminar todas as regras e ritos e instituir apenas a lei do amor "amar ao próximo como a ti mesmo". Essa era a religião de Jesus.
Já a de Paulo... envolvia não comer carne para não fazer outros tropeçarem, não ter convivência com algumas pessoas, fazer a caridade, pregar, blablabla...
a sério, vai ler essa epístola de S. Pedro, vai parecer-te diferente

kooboo escreveu:
Então... o que foi mesmo que Jesus instituiu?
amor pelo próximo ?! liberdade da lei ?!

olha as TJs, religião moderna de Charles T. Russel que nem o Natal, nem o Aniversário, nem nada deixa comemorar....

não é essa religião muito desviante ?!
kooboo escreveu: Ele disse apenas para amar a Deus e às pessoas e que onde estivesse dois ou tres em nome dele, ele estaria presente.
Paulo, sabiamente, complementou que "Deus não mora em templos".
Portanto... biblicamente falando, quem precisa de templos? Quem precisa de instituições?
correcto em parte

kooboo escreveu: Aliás, Jesus instituiu alguma religião? --- Não!
o Cristianismo em sentido lato

podes considerar isso uma filosofia de vida, um ideal de vida

tal como o comunismo de Karl Marx não é instituição, mas é um ideal de vida e filosofia
rus v
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 44
Registrado em: 15 Fev 2009 17:34

Re: Existe religião verdadeira ou é uma mera ilusão?

Mensagem não lida por rus v »

Não há religião "verdadeira" !

Existe o Reino de Deus: Isso é "verdadeira" ! ..

....mas não é ainda aqui - ele deve vir aqui na terra

Por esta razão Jesus disse: "Buscai primeiro o reino de Deus" .

m:4 :11 :D1
Eliuh
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 10
Registrado em: 22 Fev 2009 11:43

Re: Existe religião verdadeira ou é uma mera ilusão?

Mensagem não lida por Eliuh »

Eu já não creio no Deus da biblia, então se há ou não religião não é algo que me interesse de modo algum. Já desisti de buscar isso.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 85 visitantes