Existe religião verdadeira ou é uma mera ilusão?

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Avatar do usuário
clay-m
Forista
Forista
Mensagens: 96
Registrado em: 16 Dez 2012 04:22

Re: Existe religião verdadeira ou é uma mera ilusão?

Mensagem não lida por clay-m »

MOISÉS E O PASTOR (Conto Sufi)

Certa vez, Moisés ouviu um pastor rezando assim: "Ó Deus, mostra-me onde estás, para que eu possa tornar-me Teu servo. Limparei Teus sapatos e pentearei Teus cabelos, coserei Tuas roupas e irei buscar leite para Ti". Ao ouvi-lo rezar dessa maneira insensata, Moisés repreendeu-o, dizendo: "Ó tolo!, embora teu pai fosse religioso, tu te tornaste um infiel. Deus é um Espírito, e não precisa desses cuidados grosseiros, como tu, em tua ignorância, supões". Envergonhado com essa censura o pastor rasgou suas vestes e fugiu para o deserto. Então ouviu-se uma voz do céu dizendo: "Ó Moisés, por que fizeste partir meu servo? Teu ofício é reconciliar meu povo comigo, e não afastá-lo de mim. Dei a cada raça diferentes costumes e formas de louvar-me e adorar-me. Não tenho necessidade de seus louvores, estando acima de toda necessidade. Não considero as palavras, mas um coração ardente. São várias as formas de mostrar-me devoção, mas se a devoção for sincera, elas são aceitas".

AS FORMAS RELIGIOSAS NÃO IMPORTAM

Uma voz veio de Deus a Moisés:
"Por que fizeste partir meu servo?
Vieste para levar os homens a se unirem a Mim,
E não para afastá-los de Mim.
Na medida do possível, não te ocupes em dividir;
'A coisa que mais me desagrada é o divórcio'.
A cada pessoa, destinei formas peculiares,
A cada uma, dei costumes particulares,
Aquilo que em ti é louvável, nele é repreensível,
O que é veneno para ti, para ele é mel.
O que é bom para ele, é mau para ti,
O que é belo nele, em ti é repulsivo.
Estou isento de toda pureza e impureza,
Não preciso da preguiça ou do vigor do meu povo.
Não criei os homens para tirar deles proveito,
Mas para verter sobre eles minha beneficência.
Nos homens da Índia, os hábitos da Índia são louváveis,
Nos homens da China, os da China.
Eu não sou purificado por seus louvores,
São eles que se tornam puros e brilhantes com isso.
Não considero o exterior e as palavras,
Considero o interior e o estado do coração.
Olho o coração, se ele é humilde,
Embora as palavras possam ser o inverso da humildade.
Porque o coração é substância, e as palavras, acidente.
Acidentes são só um meio, a substância é a causa final".

Extrato do Livro II - História VII - Masnavi, Rumi
Editora Dervish, Brasil
Avatar do usuário
Vestibulando
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 400
Registrado em: 07 Abr 2014 15:28
Localização: SP

Re: Existe religião verdadeira ou é uma mera ilusão?

Mensagem não lida por Vestibulando »

Sim, existe, convenhamos que alguma coisa tem que ser verdadeira, compreendem?
Nem que a verdade seja que não existe Deus, mas alguma coisa é verdadeira!
Avatar do usuário
Yeats
Forista
Forista
Mensagens: 844
Registrado em: 24 Out 2013 10:36

Re: Existe religião verdadeira ou é uma mera ilusão?

Mensagem não lida por Yeats »

O que o Clay-m citou é bastante interessante, se existisse um deus criador este, basta a si próprio e não carece de absolutamente nada. Qualquer exigência seria meramente um capricho divino, o que o deixaria muito parecido com humanos. E se "alguma coisa é verdadeira!" é tanto mais cabível perguntar antes "o que é 'verdade'?".
Quem tem língua afiada também corta a própria boca.
Também vem cuspido aquilo que se quer mastigado.
perdido
Forista
Forista
Mensagens: 106
Registrado em: 11 Nov 2014 00:44

Re: Existe religião verdadeira ou é uma mera ilusão?

Mensagem não lida por perdido »

Eu não creio em religiões e nem num Deus como o colocado pelos "livros sagrados" então n tenho como acreditar em uma religião.
Avatar do usuário
Aprendiz de Cristo
Forista
Forista
Mensagens: 1018
Registrado em: 08 Ago 2009 16:55

Re: Existe religião verdadeira ou é uma mera ilusão?

Mensagem não lida por Aprendiz de Cristo »

Mentalista escreveu:Por que adeptos de todas as religiões afirmam (e põem a mão no fogo) que estão na 'verdade'?
Pq é que vc acreditou estar na verdade? Esta religião - TJ - te fez ter comunhão com Deus? Pq através dela Ele te mostraria a Verdade, pois esta implica em conhecer-se através dos "olhos" de Deus e ser por Ele transformado.
Se Jeová que é Bom, destrói a família. O que é que fica pro diabo? :roll:
Haverá mãe que possa esquecer seu bebê que ainda mama e não ter compaixão do filho que gerou? Contudo, ainda que ela se esquecesse, Eu jamais me esquecerei de ti!
(Is 49:15)
Avatar do usuário
Aprendiz de Cristo
Forista
Forista
Mensagens: 1018
Registrado em: 08 Ago 2009 16:55

Re: Existe religião verdadeira ou é uma mera ilusão?

Mensagem não lida por Aprendiz de Cristo »

Luigi escreveu:
Aprendiz de Cristo escreveu:
E onde é que Deus entra nessa história, Luigi :?:
E para agradar a Deus precisa de religião? Na bíblia diz em Matheus 7:15-21 diz:
15 “Vigiai-vos dos falsos profetas que se chegam a vós em pele de ovelha, mas que por dentro são lobos vorazes. 16 Pelos seus frutos os reconhecereis. Será que se colhem uvas dos espinhos ou figos dos abrolhos? 17 Do mesmo modo, toda árvore boa produz fruto excelente, mas toda árvore podre produz fruto imprestável; 18 a árvore boa não pode dar fruto imprestável, nem pode a árvore podre produzir fruto excelente. 19 Toda árvore que não produz fruto excelente é cortada e lançada no fogo. 20 Realmente, pois, pelos seus frutos reconhecereis estes [homens].
21 “Nem todo o que me disser: ‘Senhor, Senhor’, entrará no reino dos céus, senão aquele que fizer a vontade de meu Pai, que está nos céus. 22 Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome e não expulsamos demônios em teu nome, e não fizemos muitas obras poderosas em teu nome?’ 23 Contudo, eu lhes confessarei então: Nunca vos conheci! Afastai-vos de mim, vós obreiros do que é contra a lei.
Que bons frutos as religiões e seitas tem mostrado condenando umas as outras? Aliás, nem todos que se dizem se dizem adorar a Deus o agradam como o próprio versículo falou.

A Bíblia também diz que o desejo de Deus é que toda a sorte de homens de todas as nações, tribos, povos e línguas sejam salvas, não especifica religião e Jesus era Judeu, ou seja, não tem nada a ver ter que servir a uma religião, seita ou qualquer outro tipo de organização religiosa para agradar a Deus.
Olá Luige,
Luige escreveu:criadas pelo homem e com seus próprios raciocínios humanos, é igual a uma ideia filosófica.
Luige escreveu: Bom, já que se baseia em raciocínios humanos, nada mais é do que ideias filosóficas, visto que essas também se baseiam em raciocínios humanos. E eu acredito que cada religião segue uma linha filosófica diferente.
Não estou defendendo religião, quando pergunto onde Deus entra nessa história, é em função dessas suas colocações aí, então, se Deus não tem feito conhecer a Verdade ao homem, como vc sabe que está no Caminho certo?
Se Jeová que é Bom, destrói a família. O que é que fica pro diabo? :roll:
Haverá mãe que possa esquecer seu bebê que ainda mama e não ter compaixão do filho que gerou? Contudo, ainda que ela se esquecesse, Eu jamais me esquecerei de ti!
(Is 49:15)
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4042
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: Existe religião verdadeira ou é uma mera ilusão?

Mensagem não lida por Mentalista »

Aprendiz, eu acreditei estar na verdade porque fui criado nessa religião. Mas não demorei a perceber a fraude que as TJs são. Não vou acusar as outras religiões, em respeito aos adeptos delas, mas, conforme eu tinha dito, todas as religiões convencem os membros de que estão certas e as outras estão erradas. Por quê?

Você está certa de que está no caminho certo. Qual é esse caminho?
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: Existe religião verdadeira ou é uma mera ilusão?

Mensagem não lida por kooboo »

Falar em "verdade" se baseando num livro que pode ser interpretado, subentendido e que depende de fé em algo metafísico... complicado, não?
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
Kaarlo Luhtanen
Forista
Forista
Mensagens: 3015
Registrado em: 21 Mar 2014 22:04

Re: Existe religião verdadeira ou é uma mera ilusão?

Mensagem não lida por Kaarlo Luhtanen »

Yeats escreveu:Entendi só acho que há uma incorreção em afirmar que religião "nada mais é do que ideias filosóficas". Ambos partem do homem, ok, mas a primeira se diz fruto de "revelação" a última é um pensamento que, podem até partir de problemáticas abordadas na religião, mas a indagação filosófica e a busca pela respostas diferem bastante. Talvez em seu inicio pudesse haver alguma semelhança e mesmo aí eram bem diferentes. A filosofia prcura pressupostos racionais (embora a palavra já ande meio viciada) e lógico frequentemente por meio bem sistemáticos. Em suma e ampliando, há bastante diferença entre Religião, Teologia, FIlosofia, Filosofia da Religião, Sociologia da religião, psicologia da religião, Sociologia da Rel., Fenomenologia da rel., etc
Bom, eu penso assim:

Se filosofia significa amor a sabedoria e os velhos do C.G e os demais líderes religiosos usam seus próprios entendimentos para "interpretar" a Bíblia e usam de sabedoria, então se compara a uma filosofia, mas um tipo de filosofia diferente. Tem a filosofia que a gente estuda na escola, existe a filosofia de vida de cada pessoa e pra mim cada um desses temas que você falou tem algumas coisas em comum.

Além do mais, eu não quis dizer que a religião fosse filosofia, eu quis dizer que as religiões partiam de pensamentos e ideias filosóficas da cabeça de homens.
Avatar do usuário
Kaarlo Luhtanen
Forista
Forista
Mensagens: 3015
Registrado em: 21 Mar 2014 22:04

Re: Existe religião verdadeira ou é uma mera ilusão?

Mensagem não lida por Kaarlo Luhtanen »

Aprendiz de Cristo escreveu:
Luigi escreveu:
Aprendiz de Cristo escreveu:
E onde é que Deus entra nessa história, Luigi :?:
E para agradar a Deus precisa de religião? Na bíblia diz em Matheus 7:15-21 diz:
15 “Vigiai-vos dos falsos profetas que se chegam a vós em pele de ovelha, mas que por dentro são lobos vorazes. 16 Pelos seus frutos os reconhecereis. Será que se colhem uvas dos espinhos ou figos dos abrolhos? 17 Do mesmo modo, toda árvore boa produz fruto excelente, mas toda árvore podre produz fruto imprestável; 18 a árvore boa não pode dar fruto imprestável, nem pode a árvore podre produzir fruto excelente. 19 Toda árvore que não produz fruto excelente é cortada e lançada no fogo. 20 Realmente, pois, pelos seus frutos reconhecereis estes [homens].
21 “Nem todo o que me disser: ‘Senhor, Senhor’, entrará no reino dos céus, senão aquele que fizer a vontade de meu Pai, que está nos céus. 22 Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome e não expulsamos demônios em teu nome, e não fizemos muitas obras poderosas em teu nome?’ 23 Contudo, eu lhes confessarei então: Nunca vos conheci! Afastai-vos de mim, vós obreiros do que é contra a lei.
Que bons frutos as religiões e seitas tem mostrado condenando umas as outras? Aliás, nem todos que se dizem se dizem adorar a Deus o agradam como o próprio versículo falou.

A Bíblia também diz que o desejo de Deus é que toda a sorte de homens de todas as nações, tribos, povos e línguas sejam salvas, não especifica religião e Jesus era Judeu, ou seja, não tem nada a ver ter que servir a uma religião, seita ou qualquer outro tipo de organização religiosa para agradar a Deus.
Olá Luige,
Luige escreveu:criadas pelo homem e com seus próprios raciocínios humanos, é igual a uma ideia filosófica.
Luige escreveu: Bom, já que se baseia em raciocínios humanos, nada mais é do que ideias filosóficas, visto que essas também se baseiam em raciocínios humanos. E eu acredito que cada religião segue uma linha filosófica diferente.
Não estou defendendo religião, quando pergunto onde Deus entra nessa história, é em função dessas suas colocações aí, então, se Deus não tem feito conhecer a Verdade ao homem, como vc sabe que está no Caminho certo?
Bom, o que eu quis dizer ao relacionar isso é que nenhuma religião agrada a Deus pelas inúmeras coisas absurdas que ela faz. Eu acho que para agradar a Deus não seja preciso uma religião, mas sim você querer agradá-lo por vontade própria, ou seja, livre de regras e imposições. Também não disse que Deus não tem feito conhecer a verdade, só quis dizer que as religiões não trazem essa verdade, pois já fui católico, evangélico e TJ, mas não vi nenhuma com a verdade e creio que o melhor caminho seja se libertar de qualquer religião. Contudo, eu creio que qualquer pessoa realmente sincera e de qualquer religião pode agradar a Deus e não uma religião específica.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 129 visitantes