Existe religião verdadeira ou é uma mera ilusão?

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Avatar do usuário
Kaarlo Luhtanen
Forista
Forista
Mensagens: 3015
Registrado em: 21 Mar 2014 22:04

Existe religião verdadeira ou é uma mera ilusão?

Mensagem não lida por Kaarlo Luhtanen »

O que vemos hoje em dia é a preocupação da maioria das pessoas em encontrar a tal sonhada religião verdadeira. Todas as religiões afirmam ser a verdadeira ou que cumpram todos os requisitos da Bíblia. Em minhas discussões no grupo Ex-TJ do facebook uma pessoa que postou que a igreja Adventista do Sétimo Dia era a verdadeira e que cumpria todos os requisitos, uma mulher falou que só podia ser a certa mesmo por causa da TV que eles tem e de tal pasto, lá que eles tinham (se for por isso a Torre é certa por causa da TV JW e dos membros do C.G :lol: ).

Aí dando a minha opinião, eu comentei que não existe religião verdadeira, que preencha todos os requisitos ou que seja a certa, além do mais, todos os membros de qualquer religião acham e dizem isso. O que existe na verdade são pessoas sujeitas a certas crenças às quais estão presentes em algumas religiões e ela vai para aquela que mais se identifica. Mas religião verdadeira não existe e eu detesto todas, pra mim nenhuma presta, não passam de doutrinas criadas pelo homem e com seus próprios raciocínos humanos, é igual a uma ideia filosófica.

Então vieram mais comentários de gente falando que a Adventista era a certa e que as demais (Assembleia de Deus, Universal, Quadrangular, Mundial, Igreja de Cristo e outras) eram erradas. Então eu comentei que como pode que se uma é certa ou errada as outras também se classificarão da mesma forma já que todas pertencem ao mesmo meio. Mas o que vejo por parte dessas diversas ramificações de seitas protestantes é a disputa que há entre si a condenação umas com as outras, se todas são da mesma corja.

Enfim, todos de suas respectivas religiões acreditam está certos, inclusive as TJs, muitos dos que saem das TJs preferem ficar sem religião, mas ainda assim tem aqueles que encontram outra religião e que aparentemente vive feliz com esta. Alguém daqui acreditava que existia religião verdadeira e depois veio a de decepcionar? Dos que saíram, ficaram sem acreditar em nenhuma religião? Ou chegou a acreditar em outra religião, vindo a fazer parte dela?

Eu por exemplo, depois de já ter feito parte de três não acredito mais em nenhuma, no entanto, eu as respeito, só não deixo de denunciar as atrocidades cometidas por seus líderes e apesar de tudo isso, ainda acredito que existem pessoas de bom coração nas religiões, pois quando eu acreditava não era por mal intenção, mas sim porque era enganado.
Avatar do usuário
Yeats
Forista
Forista
Mensagens: 844
Registrado em: 24 Out 2013 10:36

Re: Existe religião verdadeira ou é uma mera ilusão?

Mensagem não lida por Yeats »

Sim, não há religião verdadeira. Malograram todas as tentativas de retomar como dizem o cristianismo primitivo (acho que o termo é bem apropriado).
Penso o mesmo quanto as religiões não cristãs.

Agora explica aí o que quisestes dizer com
criadas pelo homem e com seus próprios raciocínos humanos, é igual a uma ideia filosófica.
Quem tem língua afiada também corta a própria boca.
Também vem cuspido aquilo que se quer mastigado.
Avatar do usuário
Kaarlo Luhtanen
Forista
Forista
Mensagens: 3015
Registrado em: 21 Mar 2014 22:04

Re: Existe religião verdadeira ou é uma mera ilusão?

Mensagem não lida por Kaarlo Luhtanen »

Yeats escreveu:Sim, não há religião verdadeira. Malograram todas as tentativas de retomar como dizem o cristianismo primitivo (acho que o termo é bem apropriado).
Penso o mesmo quanto as religiões não cristãs.

Agora explica aí o que quisestes dizer com
criadas pelo homem e com seus próprios raciocínios humanos, é igual a uma ideia filosófica.
Bom, já que se baseia em raciocínios humanos, nada mais é do que ideias filosóficas, visto que essas também se baseiam em raciocínios humanos. E eu acredito que cada religião segue uma linha filosófica diferente.
Avatar do usuário
Yeats
Forista
Forista
Mensagens: 844
Registrado em: 24 Out 2013 10:36

Re: Existe religião verdadeira ou é uma mera ilusão?

Mensagem não lida por Yeats »

Entendi só acho que há uma incorreção em afirmar que religião "nada mais é do que ideias filosóficas". Ambos partem do homem, ok, mas a primeira se diz fruto de "revelação" a última é um pensamento que, podem até partir de problemáticas abordadas na religião, mas a indagação filosófica e a busca pela respostas diferem bastante. Talvez em seu inicio pudesse haver alguma semelhança e mesmo aí eram bem diferentes. A filosofia prcura pressupostos racionais (embora a palavra já ande meio viciada) e lógico frequentemente por meio bem sistemáticos. Em suma e ampliando, há bastante diferença entre Religião, Teologia, FIlosofia, Filosofia da Religião, Sociologia da religião, psicologia da religião, Sociologia da Rel., Fenomenologia da rel., etc
Quem tem língua afiada também corta a própria boca.
Também vem cuspido aquilo que se quer mastigado.
Avatar do usuário
Aprendiz de Cristo
Forista
Forista
Mensagens: 1018
Registrado em: 08 Ago 2009 16:55

Re: Existe religião verdadeira ou é uma mera ilusão?

Mensagem não lida por Aprendiz de Cristo »


E onde é que Deus entra nessa história, Luigi :?:
Se Jeová que é Bom, destrói a família. O que é que fica pro diabo? :roll:
Haverá mãe que possa esquecer seu bebê que ainda mama e não ter compaixão do filho que gerou? Contudo, ainda que ela se esquecesse, Eu jamais me esquecerei de ti!
(Is 49:15)
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4036
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: Existe religião verdadeira ou é uma mera ilusão?

Mensagem não lida por Mentalista »

Por que adeptos de todas as religiões afirmam (e põem a mão no fogo) que estão na 'verdade'?
Avatar do usuário
Kaarlo Luhtanen
Forista
Forista
Mensagens: 3015
Registrado em: 21 Mar 2014 22:04

Re: Existe religião verdadeira ou é uma mera ilusão?

Mensagem não lida por Kaarlo Luhtanen »

Aprendiz de Cristo escreveu:
E onde é que Deus entra nessa história, Luigi :?:
E para agradar a Deus precisa de religião? Na bíblia diz em Matheus 7:15-21 diz:
15 “Vigiai-vos dos falsos profetas que se chegam a vós em pele de ovelha, mas que por dentro são lobos vorazes. 16 Pelos seus frutos os reconhecereis. Será que se colhem uvas dos espinhos ou figos dos abrolhos? 17 Do mesmo modo, toda árvore boa produz fruto excelente, mas toda árvore podre produz fruto imprestável; 18 a árvore boa não pode dar fruto imprestável, nem pode a árvore podre produzir fruto excelente. 19 Toda árvore que não produz fruto excelente é cortada e lançada no fogo. 20 Realmente, pois, pelos seus frutos reconhecereis estes [homens].
21 “Nem todo o que me disser: ‘Senhor, Senhor’, entrará no reino dos céus, senão aquele que fizer a vontade de meu Pai, que está nos céus. 22 Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome e não expulsamos demônios em teu nome, e não fizemos muitas obras poderosas em teu nome?’ 23 Contudo, eu lhes confessarei então: Nunca vos conheci! Afastai-vos de mim, vós obreiros do que é contra a lei.
Que bons frutos as religiões e seitas tem mostrado condenando umas as outras? Aliás, nem todos que se dizem se dizem adorar a Deus o agradam como o próprio versículo falou.

A Bíblia também diz que o desejo de Deus é que toda a sorte de homens de todas as nações, tribos, povos e línguas sejam salvas, não especifica religião e Jesus era Judeu, ou seja, não tem nada a ver ter que servir a uma religião, seita ou qualquer outro tipo de organização religiosa para agradar a Deus.
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Existe religião verdadeira ou é uma mera ilusão?

Mensagem não lida por TJCalado »

Creio que esse assunto esteve sendo discutido aqui:
http://extestemunhasdejeova.net/forum/v ... t=caridade
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
Thiago
Administrador
Administrador
Mensagens: 2305
Registrado em: 30 Out 2008 02:31

Re: Existe religião verdadeira ou é uma mera ilusão?

Mensagem não lida por Thiago »

Depende o que seria uma religião verdadeira. No caso do cristianismo, se por verdadeiro se entende aquela que segue a bíblia a risca, penso que não sobrará nenhuma.

Para mim o conceito de verdade tem que ser algo passível de teste e experimentação. Por exemplo, se uma pessoa diz que a nossa consciência pode se expandir para além dos limites do corpo físico (como afirmam muitas religiões espiritualistas), isso terá de poder ser provado na prática, caso contrário será uma fé cega. E com relação a esse ponto, considero provado, portanto qualquer religião que faça afirmações desse tipo, para mim estará ensinando uma verdade, pelo menos nessa questão específica. O que não significa que seguirei uma religião meramente por ela ensinar alguns fatos.

Se uma religião afirma que é possível falar com pessoas que já morreram, inclusive nossos entes queridos falecidos, se isso pode ser testado e comprovado, é uma verdade. Então o conceito de religião verdadeira para mim se atém a afirmações que eu mesmo possa verificar e obter provas por mim mesmo. E embora tenha sim religiões que ensinem fatos que eu pude comprovar serem reais, não encontrei nenhuma que ensinasse 100% verdades. Sempre há a mistura de afirmações verdadeiras com afirmações duvidosas e/ou falsas. Então religião 100% verdadeira nunca encontrei.

Não faz sentido ter a capacidade de raciocínio e discernimento, e ter de depender de crenças que não podem ser testadas pela própria pessoa. O cristianismo por exemplo, exige que a pessoa ponha tapas olhos, e simplesmente acredite que a bíblia é a palavra de deus, que jesus é o messias e tantas outras coisas, tudo isso sem apresentar qualquer meio de teste. Os cristãos tem que acreditar que todos os homens que escreveram a biblia foram inspirados diretamente por deus, e tudo isso sem prova alguma.

Toda religião que afirme ser 100% verdadeira, mas precisa ficar exigindo fé dos seus seguidores, já está errada. O simples fato de se pedir para ter fé nas alegações, já põe em dúvida qualquer afirmação que ela faça.
Canal do youtubeConfira Aqui
Imagem
Avatar do usuário
Coringa
Forista
Forista
Mensagens: 245
Registrado em: 03 Dez 2014 17:42

Re: Existe religião verdadeira ou é uma mera ilusão?

Mensagem não lida por Coringa »

religião verdadeira existe sim, se chama Bíblia Sagrada!
Se você é bom em alguma coisa, nunca faça de graça. - Coringa
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 82 visitantes