TNM ADULTERADA

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Avatar do usuário
Thomas Prodigy
Permanência sendo avaliada
Mensagens: 219
Registrado em: 25 Nov 2014 08:32

Re: TNM ADULTERADA

Mensagem não lida por Thomas Prodigy »

Eu posso ser disléxico, evasivo e vago demais. Mas jamais leviano. Só pra constar, é interessante como a "A Bíblia de Jerusalém" edição de 2006 verte Filipenses 2:6: "Ele estando na forma de Deus não usou do seu direito de ser tratado como um deus." Parte em negrito minha. Pertinentes também são as notas de rodapé sobre o citado texto especialmente sobre o que significa "forma de Deus", não vou colocar por além de não ter "paciência", o Caronte pode conferir em uma das suas trocentas versões enquanto não consegue a própria carta originall de Paulo!
Avatar do usuário
Sfoc verdade
Forista
Forista
Mensagens: 1660
Registrado em: 16 Jan 2012 14:08
Localização: Região de Jundiai

Re: TNM ADULTERADA

Mensagem não lida por Sfoc verdade »

TJCalado escreveu:Gostaria de aproveitar o tópico para tirar uma dúvida. A Tradução do Novo Mundo foi elaborada por uma associação de tradutores (cometentes ou não), mas com o objetivo de ser usada por uma religião específica, do mesmo jeito que a "bíblia" Mórmon. Ocorre o mesmo com as outras traduções? Foram feitas especificamente para alguma religião, ou foram elaboradas de forma independente, mesmo que o(s) tradutor(es) tenha(m) sido membros de alguma religião?
VOU TENTAR responder:
Acho que as tjs não fizeram uma Biblia "pra sua propria religião" como voce diz. È possivel concluir que, pelo fato de crerem que chegaram ao "conhecimento exato" da verdade, buscaram sinceramente fazer uma tradução "mais proximas do original hebraico e grego" como dizem.... pelo menos não veladamente (ou na teoria, né!) Sendo assim, o fato da maioria não aceitar a TNM se dá porque não concordam com suas doutrinas. No caso dos mormons, que citas, aí sim fizeram "deliberadamente" uma Biblia para sí. Afirmam por exemplo (sem citar fontes) que Joseph Smith recebeu revelação de que a Biblia continha erros e estava incompleta, e que essa revelação serviria para completar o que faltava na Biblia e corrigir seus erros (daí surgiu o "Livro dos Mórmons").
Quanto a muitas religiões (cristandade), muitos dos textos referenciados no inicio deste topico, (acrescentados em manuscritos posteriores da Biblia), pelo menos alguns deles serviram para validar [biblicamente] doutrinas defendidas por tais religiões. Posso citar depois alguns exemplos.
Baseado no seu comentario
ou foram elaboradas de forma independente, mesmo que o(s) tradutor(es) tenha(m) sido membros de alguma religião?
Eu que me convenci da inspiração divina da Biblia (hoje estou confuso), sempre elogiei a postura de padres e outros eruditos catolicos que traduziram a Biblia (pois não adulteraram textos que comprometem seriamente suas proprias crenças), mas mantiveram a integridade no que conhecemos por "textos originais". Cito por exemplo o Padre Antonio Pereira de Figueiredo, Padre Matos Soares, Missionarios Capuchinhos e praticamente todas as versões catolicas d:7 d:7 d:7 d:7
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4036
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: TNM ADULTERADA

Mensagem não lida por Mentalista »

Se a TNM não havia sido adulterada, agora foi. Com a nova versão, o "adultério" "rola solto".
Sfoc, percebo o que está acontecendo com você. Isso é comum, e aconteceu quase do mesmo jeito comigo. O que quero dizer é que você vai perdendo a fé na Bíblia. Como ela é o pilar da religião, você perde a fé nesta também. Por último, você acaba sendo agnóstico.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 69 visitantes