Anciãos desassociam TJ com 'Deficiência Intelectual'

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Avatar do usuário
FENIXEXTJ
Forista
Forista
Mensagens: 217
Registrado em: 30 Set 2013 14:37

Anciãos desassociam TJ com 'Deficiência Intelectual'

Mensagem não lida por FENIXEXTJ »

Aqui onde moro anciãos locais aplicam as regras da Torre ainda criam suas próprias. Há cerca de um mês citei que um desassociado foi impedido de continuar a frequentar sua antiga congregação por haver muitos novatos ali e a alegação é que esses não entenderiam não poderem mais falar com ele. Fato esse que mostra claramente como os desavisados são primeiro totalmente doutrinados até o batismo, um ato que deveria demonstrar que a pessoa realmente aceitou a Cristo como seu Salvador, mas que para a Torre esse momento marca a passagem para tais pessoas como um 'associado ao povo de Deus'. Não há na Bíblia nenhum precedente que algo parecido tenha ocorrido. O batismo TJ é o momento em que uma pessoa torna-se um associado à Torre de Vigia, afinal, é isso que legalmente ela é.

Mas vamos a um novo caso de despreparo espiritual, emocional e humanitário por parte de homens desprovidos de capacidade para ter qualquer tipo de autoridade. Marta tem pouco mais de 30 anos e tem 'deficiência intelectual', comprovada por atestados médicos, inclusive pela APAE, e pelo CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) municipal. Além disso, é só conversar brevemente com Marta que você percebe suas dificuldades pelo jeito de falar, por sua dicção comprometida e comportamento muitas vezes desproporcionais à determinada situação. Marta toma remédios controlados, tarja preta. Apesar dos esforços da Assistência Social Municipal em colocá-la em algumas frentes de trabalho, Marta não consegue estabelecer-se. Sua família estava tentando obter um benefício, como um amparo social. Mesmo diante de tudo isso, na ânsia de aumentar a fileira de batizados, permitiu-se que a mesma fosse batizada há alguns anos. É claro como o sol do meio dia que Marta nunca conseguiria viver à altura das leis da Torre de Vigia e recentemente ela foi desassociada, sendo privada da convivência com seus familiares. Marta nunca se casou, não tem filhos e tudo o que tem são seus irmãos carnais TJs, sobrinhos e sua mãe.
Fico pensando: primeiro, como podem deixar ela batizar-se se não tem condições de entender o passo que deu? Ela não tem ideia do que fez quando disse sim á pergunta feita no diz do seu batismo: 'compreende que sua dedicação e batismo o identifica como uma Testemunha de Jeová ASSOCIADA À ORGANIZAÇÃO DE DEUS que é dirigida por seu Espírito?'

Marta não tinha condições de compreender isso primeiro por desconhecimento do real significado da pergunta, assim como todos os que se batizam não se apercebem disso, e sobretudo por seu comprometimento intelectual.
Cada dia que penso e pondero em tudo isso fico triste em ver pessoas sofrendo sem necessidade. Que ameaça Marta pode representar para as Testemunhas de Jeová?


* os casos que cito aqui são de pessoas que convivi, ainda conheço e mantenho contato. Marta me encontrou recentemente, me abraçou e chorou muito. Estava perdida, desconsolada, sem amigos. Mais uma vida tratada como lixo, uma pena!
"Quanto MAIS leio a Bíblia, MENOS Testemunha de Jeová me torno."

http://pesquisesuareligiao.blogspot.com.br/
perdido
Forista
Forista
Mensagens: 106
Registrado em: 11 Nov 2014 00:44

Re: Anciãos desassociam TJ com 'Deficiência Intelectual'

Mensagem não lida por perdido »

É triste ver 8.000.000 engolindo essa lama.. mto triste. Eu acho interessante que não se pode namorar jovem, não se pode receber privilégios como de servo e ancião sem ter determinada idade mínima mas é comum ver crianças de 9 anos se batizando. . Será que essa decisão é infinitamente menos séria e importante do que a escolha de com quem namorar? Mas sabem que uma vez que se entra naquela piscina, sua vida nunca mais será a msm.
Avatar do usuário
Kaarlo Luhtanen
Forista
Forista
Mensagens: 3015
Registrado em: 21 Mar 2014 22:04

Re: Anciãos desassociam TJ com 'Deficiência Intelectual'

Mensagem não lida por Kaarlo Luhtanen »

Meu Deus! É cada coisa que eu vejo! :o
Aqui na minha congregação também é assim, tipo de congregação fanática que inventa regras além do que aquilo que a Torre impõe. :iergh7:

Espero que Marta consiga ser feliz bem longe dessa gentalha.
Editado pela última vez por Kaarlo Luhtanen em 21 Nov 2014 00:19, em um total de 2 vezes.
Avatar do usuário
FENIXEXTJ
Forista
Forista
Mensagens: 217
Registrado em: 30 Set 2013 14:37

Re: Anciãos desassociam TJ com 'Deficiência Intelectual'

Mensagem não lida por FENIXEXTJ »

perdido escreveu:É triste ver 8.000.000 engolindo essa lama.. mto triste. Eu acho interessante que não se pode namorar jovem, não se pode receber privilégios como de servo e ancião sem ter determinada idade mínima mas é comum ver crianças de 9 anos se batizando. . Será que essa decisão é infinitamente menos séria e importante do que a escolha de com quem namorar? Mas sabem que uma vez que se entra naquela piscina, sua vida nunca mais será a msm.

Não será mesmo! Mas as crianças são o futuro da Torre de Vigia. Assim, ela tem permitido que crianças deem esse passo, apesar de não terem ideia do que estão fazendo. Interessante que na última assembleia o representante de Betel disse no discurso final que estava feliz em ver tantos jovens na assistência e completou: "vocês são o futuro da organização. Os futuros anciãos, servos, pioneiros, betelitas..." Marta foi uma dessas 'crianças' pois até hoje não tem condições de saber o passo que deu.
"Quanto MAIS leio a Bíblia, MENOS Testemunha de Jeová me torno."

http://pesquisesuareligiao.blogspot.com.br/
Avatar do usuário
Kaarlo Luhtanen
Forista
Forista
Mensagens: 3015
Registrado em: 21 Mar 2014 22:04

Re: Anciãos desassociam TJ com 'Deficiência Intelectual'

Mensagem não lida por Kaarlo Luhtanen »

perdido escreveu:É triste ver 8.000.000 engolindo essa lama.. mto triste. Eu acho interessante que não se pode namorar jovem, não se pode receber privilégios como de servo e ancião sem ter determinada idade mínima mas é comum ver crianças de 9 anos se batizando. . Será que essa decisão é infinitamente menos séria e importante do que a escolha de com quem namorar? Mas sabem que uma vez que se entra naquela piscina, sua vida nunca mais será a msm.
Aqui na minha congregação teve uma menina que se batizou com 8, assim que se batizou virou pioneira auxiliar e aos 9 virou pioneira regular, hoje tem 10 anos e já foi a escola pra pioneiros.

OBS.: A mãe dela se batizou e virou pioneira ao mesmo tempo.

E existem muitos mais casos que esses e de batismos de crianças bem mais novas, se você procurar no CD-ROM vai encontrar lá casos de crianças que se batizaram com 7 e até de 6 anos, o maior absurdo isso! E eles ainda abrem a boca para falar mal dos católicos que batizam crianças. :iergh7:
Avatar do usuário
Sfoc verdade
Forista
Forista
Mensagens: 1660
Registrado em: 16 Jan 2012 14:08
Localização: Região de Jundiai

Re: Anciãos desassociam TJ com 'Deficiência Intelectual'

Mensagem não lida por Sfoc verdade »

FENIXEXTJ escreveu: Aqui onde moro anciãos locais aplicam as regras da Torre ainda criam suas próprias. Há cerca de um mês citei que um desassociado foi impedido de continuar a frequentar sua antiga congregação por haver muitos novatos ali e a alegação é que esses não entenderiam não poderem mais falar com ele. Fato esse que mostra claramente como os desavisados são primeiro totalmente doutrinados até o batismo, um ato que deveria demonstrar que a pessoa realmente aceitou a Cristo como seu Salvador, mas que para a Torre esse momento marca a passagem para tais pessoas como um 'associado ao povo de Deus'. Não há na Bíblia nenhum precedente que algo parecido tenha ocorrido. O batismo TJ é o momento em que uma pessoa torna-se um associado à Torre de Vigia, afinal, é isso que legalmente ela é.

Mas vamos a um novo caso de despreparo espiritual, emocional e humanitário por parte de homens desprovidos de capacidade para ter qualquer tipo de autoridade. Marta tem pouco mais de 30 anos e tem 'deficiência intelectual', comprovada por atestados médicos, inclusive pela APAE, e pelo CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) municipal. Além disso, é só conversar brevemente com Marta que você percebe suas dificuldades pelo jeito de falar, por sua dicção comprometida e comportamento muitas vezes desproporcionais à determinada situação. Marta toma remédios controlados, tarja preta. Apesar dos esforços da Assistência Social Municipal em colocá-la em algumas frentes de trabalho, Marta não consegue estabelecer-se. Sua família estava tentando obter um benefício, como um amparo social. Mesmo diante de tudo isso, na ânsia de aumentar a fileira de batizados, permitiu-se que a mesma fosse batizada há alguns anos. É claro como o sol do meio dia que Marta nunca conseguiria viver à altura das leis da Torre de Vigia e recentemente ela foi desassociada, sendo privada da convivência com seus familiares. Marta nunca se casou, não tem filhos e tudo o que tem são seus irmãos carnais TJs, sobrinhos e sua mãe.
Fico pensando: primeiro, como podem deixar ela batizar-se se não tem condições de entender o passo que deu? Ela não tem ideia do que fez quando disse sim á pergunta feita no diz do seu batismo: 'compreende que sua dedicação e batismo o identifica como uma Testemunha de Jeová ASSOCIADA À ORGANIZAÇÃO DE DEUS que é dirigida por seu Espírito?'

Marta não tinha condições de compreender isso primeiro por desconhecimento do real significado da pergunta, assim como todos os que se batizam não se apercebem disso, e sobretudo por seu comprometimento intelectual.
Cada dia que penso e pondero em tudo isso fico triste em ver pessoas sofrendo sem necessidade. Que ameaça Marta pode representar para as Testemunhas de Jeová?


* os casos que cito aqui são de pessoas que convivi, ainda conheço e mantenho contato. Marta me encontrou recentemente, me abraçou e chorou muito. Estava perdida, desconsolada, sem amigos. Mais uma vida tratada como lixo, uma pena!
É COMOVENTE seu relato sobre a condição social dela
Marta me encontrou recentemente, me abraçou e chorou muito. Estava perdida, desconsolada, sem amigos. Mais uma vida tratada como lixo, uma pena!
, mas voce NÃO mencionou sobre o MOTIVO da dessasociação dela. Pode dizer?
Avatar do usuário
Robert Orwell
Forista
Forista
Mensagens: 1530
Registrado em: 21 Abr 2014 23:36

Re: Anciãos desassociam TJ com 'Deficiência Intelectual'

Mensagem não lida por Robert Orwell »

Seja qual for o motivo Sfoc - imoralidade sexual, agressividade, ou coisas do gênero - acredito que o FENIXTJ foi bem claro ao dizer que ela é deficiente mental e não vê, racionalmente falando, o mundo da forma como os demais veem. Emocionalmente, por outro lado, foi possível ver que Marta está bem próxima dos demais seres humanos, já que, como muitos outros desassociados de capacidade intelectual normal, ela sofre e chorou com o ostracismo a que está sendo submetida.

A propósito, tenho um amigo ex-TJ cuja mãe, também ex-TJ, contou-me, quando ambos ainda éramos TJs, um caso que me deixou curioso: um rapaz claramente doente mental, com esquizofrenia e ataques de fúria, foi batizado, na congregação à qual eles pertenciam em São Paulo. O rapaz foi, pouco tempo depois, desassociado, e assim creio que permanece até hoje, por "não ter se arrependido" de ser doente mental e não ter pleno controle das próprias ações. Ele já foi declarado mentalmente incapaz pela Junta Médica do Estado de São Paulo, mediante a apresentação de três laudos independentes de médicos distintos, e penalmente inimputável quando processado por agressão e lesão corporal grave - ele teria quebrado um braço e várias costelas de um homem durante uma briga de rua. Para os
intelectualmente ignorantes anciãos, ele era passível tanto de ser batizado quanto de ser desassociado. Além destes laudos, é prova que o rapaz é doente e incapaz o fato dele, com visitas em casa, andar só de cuecas e conversar normalmente com as raras TJs que visitam a mãe dele. Certa vez, contam-me meu amigo e a mãe dele, sem nenhum motivo aparente, ele se levantou durante a reunião, gritou para o leitor de A Sentinela: "VIADO!" (detalhe: o cara não tem nem sombra de jeito de ser gay; e mesmo se tivesse, isso nada tem a ver com a estridência desse momento), arrancou uma das cadeiras da assistência e jogou contra o leitor - a cadeira passou a centímetros de uma criança de 5 anos que estava sentada próxima à tribuna. Depois, voltou a sentar-se e a olhar pro nada. Daí me questiono:

- Como puderam os anciãos que entrevistaram esse sujeito aprová-lo para o batismo? Desespero para aumentar os números da congregação e mostrar serviço para o Superintendente de Circuito?
- Qual a lógica de terem-no desassociado, sendo ele, desde a época do batismo, incapaz de compreender o que fazia? Que anulassem seu batismo e deixassem as coisas como eram antes!
- Qual o efeito desta desassociação neste cara? Ele nem entende o que foi que aconteceu a ele. Continua conversando com as TJs que visitam sua mãe - aliás, ele nem sabe diferenciar as TJs do resto - e vivendo a estranha vida dele como sempre. A desassociação, para ele, foi a mesma coisa que nada. Por outro lado, sendo ele louco e desassociado, quase ninguém visita sua idosa mãe, a cada dia mais solitária e deprimida no meio torreano.

Portanto Sfoc, acredito que a última coisa com a qual você deveria se preocupar é com o motivo da desassociação dela. Antes, você deveria compadecer-se dela e repreender seus colegas anciãos pelo seu farisaísmo e seu estrabismo emocional- aliás, cegueira emocional é mais apropriado - frente ao tratamento de um caso especial que deveria ter sido tratado como tal. E não esqueça do restante da família: aqueles que não são bitolados o bastante para desprezar completamente seu ente, sofrem terrivelmente com a desassociação também.
"Lasciate ogne speranza, voi ch'intrate" (Deixai toda a esperança, ó vós que entrais) ALIGHIERI, Dante. Inferno (Canto III)
Isto está, invisivelmente, escrito na entrada de todo Salão do Reino.
Avatar do usuário
Kaarlo Luhtanen
Forista
Forista
Mensagens: 3015
Registrado em: 21 Mar 2014 22:04

Re: Anciãos desassociam TJ com 'Deficiência Intelectual'

Mensagem não lida por Kaarlo Luhtanen »

Na verdade eu acho que toda a pessoa que entra pra Torre de Vigia não tem o juízo muito bom, quando eu me lembro vejo que eu muito doido e isso estou me referindo a pessoas consideradas sãs em sentido mental e imagina mais uma pessoa que já tem deficiência? Pelo amor de Deus! Sinceramente, como é que uma religião deixa uma pessoa que tem deficiência mental se batizar como uma TJ, ou deixaram-na entrar então não devem tratá-la da mesma forma que os outros, pois ela é um caso diferente.

A cada dia que passa vejo em escala ainda maior os absurdos e incoerência do desenfreado do C.G. :iergh7:
Camila Rafiad
Forista
Forista
Mensagens: 375
Registrado em: 07 Out 2013 20:22

Re: Anciãos desassociam TJ com 'Deficiência Intelectual'

Mensagem não lida por Camila Rafiad »

Olá!

Em ambos os relatos fiquei muito triste e comovida de mais uma vez comprovar como as vidas dessas e de muitas outras pessoas não representam absolutamente nada para aqueles que se dizem acima de qualquer suspeita. E ainda vem nos dizer que não podemos assistir filmes violentos....

Pra que maior violência do que tirar as pessoas de suas famílias, relegando-as a verdadeiros farrapos humanos?

É só procurar no Google o significado para Esquizofrenia: A esquizofrenia é um transtorno mental complexo que dificulta na distinção entre as experiências reais e imaginárias, interfere no pensamento lógico, nas respostas emocionais normais e comportamento esperado em situações sociais.
Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, a esquizofrenia não é um distúrbio de múltiplas personalidades. É uma doença crônica, complexa e que exige tratamento por toda a vida.

Ora,se não existe distinção entre o real e o imaginário, qual a condição que ele tinha de se batizar ou de lhe imputar uma desassociação? Nenhuma!!!! Portanto, mais uma vez fica comprovada a inércia, inexperiência e total despreparo para "julgar" por parte desses homens.(ou seriam deuses aqui na terra??)
Avatar do usuário
Sfoc verdade
Forista
Forista
Mensagens: 1660
Registrado em: 16 Jan 2012 14:08
Localização: Região de Jundiai

Re: Anciãos desassociam TJ com 'Deficiência Intelectual'

Mensagem não lida por Sfoc verdade »

Robert, a intenção de questionar sobre o motivo da desassociação de Marta, não foi para que (de alguma forma) tentar justificar a legitimidade da ação contra ela, até mesmo porque concordo com voce que não haveria nenhum motivo que justificasse tal ação. Mas acho que a informação não ficou completa sem a citação do motivo. Ademais, seria bom os foristas saber disso para que pudessem julgar a amplitude e grau de intolerância (e insanidade) dos anciãos envolvidos nesse caso.
Do mesmo modo, bem interessante o exemplo citado por voce, que também concordo que não poderia sofrer uma ação punitiva como a que recebeu. E no caso citado por voce, se entendi bem, voce diz qual foi o motivo da desassociação. Seria isso?
Robert Orwell escreveu: ... Ele já foi declarado mentalmente incapaz pela Junta Médica do Estado de São Paulo, mediante a apresentação de três laudos independentes de médicos distintos, e penalmente inimputável quando processado por agressão e lesão corporal grave - ele teria quebrado um braço e várias costelas de um homem durante uma briga de rua. Para os
intelectualmente ignorantes anciãos, ele era passível tanto de ser batizado quanto de ser desassociado
.
Com relação a
Robert Orwell escreveu: ....Daí me questiono:

- Como puderam os anciãos que entrevistaram esse sujeito aprová-lo para o batismo? Desespero para aumentar os números da congregação e mostrar serviço para o Superintendente de Circuito?
- Qual a lógica de terem-no desassociado, sendo ele, desde a época do batismo, incapaz de compreender o que fazia? Que anulassem seu batismo e deixassem as coisas como eram antes!
- Qual o efeito desta desassociação neste cara? Ele nem entende o que foi que aconteceu a ele.
BEM, acho que é legitimo sim batizar alguem nessa condição, ja que o batismo é um requisito biblico, agora, concordo com voce que pessoas assim precisam ser ajudadas a conviver da melhor maneira possivel com sua condição, e se ainda assim, por ventura venham a se envolver com situações (passiveis de serem desassociadas) jamais podem ser enquadrar como quem deve ser tratado judicialmente, como nos dois casos citados (por voce e pelo fenix). Nesses casos, meus colegas anciãos (como voce diz) deviam lembrar de palavras tais como as do Senhor Jesus em Lucas 23:32 a 34 
Mas, dois outros homens, malfeitores, também estavam sendo levados para serem executados com ele. E quando chegaram ao lugar chamado Caveira, pregaram-no numa estaca, e assim também os malfeitores, um à sua direita e outro à sua esquerda.  [[Mas Jesus estava dizendo: “Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo.”]].."
Se Jesus considerou assim malfeitores, imagine como consideraria uma pessoa com problemas mentais como essas citadas por voces :sa8:
Em tempo: enquanto eu escrevia ese comentario, vi a argumentação da Camila, a qual tambem dou meu endosso d:7
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 128 visitantes