Afinal, como a Bíblia foi feita?

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4040
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Afinal, como a Bíblia foi feita?

Mensagem não lida por Mentalista »

Através deste tópico, pretendo debater com os que não acreditam na inspiração divina da Bíblia. Não é sobre Deus, não é sobre religião. Apenas a Bíblia. Claro que todos podem comentar, afinal não sou dono do tópico, mas apenas o autor. Mesmo que fosse, não tenho nada contra os comentários dos que acreditam na inspiração divina da Bíblia. Só peço que esses não se sintam ofendidos.

OK, vamos lá.

Alguns argumentos da Torre são bem convincentes, para muitas pessoas.

Distribuição da Bíblia:
"Se você tiver uma Bíblia, com certeza não é o único. Inteira ou em parte, a Bíblia já foi publicada em mais de 2.400 línguas e está disponível para mais de 90% da população mundial. Em média, mais de 1 milhão de Bíblias são distribuídas por semana! Já foram produzidos bilhões de cópias da Bíblia inteira ou de partes dela. Certamente, não existe livro que se compare com a Bíblia."

Meu comentário inicial: http://top10mais.org/top-10-livros-mais ... os-tempos/
A Bíblia teve mais de 6 bilhões de unidades distrubuídas.
Do Alcorão, livro sagrado do Islã, foram feitas de 600 a 800 milhões cópias. Tem ele também o apoio divino?

Dom Quixote (meio bilhão), O Conde de Monte Cristo, Um Conto de Duas Cidades, O Pequeno Príncipe, O Senhor dos Anéis e Harry Potter são livros que, segundo algumas fontes ( http://www.revistabula.com/475-os-10-li ... -historia/ ) tiveram centenas de milhões de cópias vendidas. Seriam histórias de bruxaria, vingança, violência, entre outros, também inspiradas por Deus?.

Harmonia:
" A Bíblia foi escrita num período de mais de 1.600 anos. Seus escritores viveram em épocas diferentes e procediam de muitas rodas da vida. Alguns eram agricultores, pescadores ou pastores. Outros eram profetas, juízes ou reis. O escritor do Evangelho de Lucas era médico. Apesar das diferentes formações de seus escritores, a Bíblia é harmoniosa do começo ao fim."

Meu comentário inicial: De fato, há certa harmonia na Bíblia, falando de um ponto de vista geral. No entanto, ao olhar para os detalhes, são encontradas algumas - para não dizer muitas - contradições (fonte: http://www.bibliadocetico.net/contradicoes.html ).

Exatidão científica:
"A Bíblia é cientificamente exata. Ela contém até mesmo informações que estavam muito à frente de seu tempo. Por exemplo, o livro de Levítico contém leis sobre quarentena e higiene dadas ao Israel antigo numa época em que as nações vizinhas nada sabiam a respeito desses assuntos. Num tempo em que havia ideias erradas sobre o formato da Terra, a Bíblia referia-se a ela como círculo, ou esfera. (Isaías 40:22) A Bíblia dizia com precisão que a Terra está ‘suspensa sobre o nada’. (Jó 26:7) Evidentemente, a Bíblia não é um livro de ciências. Mas, quando se trata de assuntos científicos, ela é exata. Não é isso o que esperaríamos de um livro de Deus?"

Meu comentário inicial:
Vou deixar apenas algumas fontes:
www.evo.bio.br/layout/BIBLIAXCIENCIA2.HTML
http://porquenaocreio.blogspot.com.br/2 ... iblia.html

Exatidão histórica:
" A Bíblia é também historicamente exata e confiável. Seus relatos são específicos. Em muitos casos, incluem não só o nome da pessoa, mas também os de seus antepassados. * Em contraste com os historiadores seculares, que em geral não mencionam as derrotas de seu próprio povo, os escritores bíblicos foram francos, registrando até mesmo suas próprias falhas e as de sua nação. No livro bíblico de Números, por exemplo, o escritor Moisés admitiu seu próprio erro grave, pelo qual foi severamente repreendido. (Números 20:2-12) Essa franqueza é rara em outros relatos históricos, mas está presente na Bíblia porque é um livro de Deus."

Meu comentário inicial: Essa última frase é tão lógica quanto dizer: "o arco-iris foi criado por uma deusa, porque mulheres gostam de coisas coloridas". Essa suposta franqueza nada prova que a Bíblia é de Deus.

Profecias:

Destruição de Babilônia
"Por meio do profeta Isaías, que viveu no oitavo século AEC, Jeová predisse que a cidade de Babilônia seria destruída. (Isaías 13:19; 14:22, 23) Foram fornecidos detalhes para mostrar exatamente como a cidade seria conquistada... Uns 200 anos mais tarde — na noite de 5/6 de outubro de 539 AEC — [...] o exército de Ciro invadiria Babilônia sem luta[...]Ciro engenhosamente desviava as águas do rio que cortava a cidade. As águas logo baixaram o suficiente para que seus homens cruzassem o rio e se aproximassem das muralhas da cidade. Mas como o exército de Ciro passaria pelas muralhas da cidade? Por alguma razão, naquela noite, por descuido, os portões da cidade foram deixados abertos!"

Meu comentário inicial: Confesso que ainda não pesquisei muito sobre o assunto, então deixo para vocês começarem a comentar. Só deixo um ponto que sempre vejo falarem: supostamente, algumas histórias bíblicas foram escritas séculos depois do tempo em que teriam sido escritas, algumas sem testemunhas que as comprovassem.

Babilônia não mais habitada
“Nunca mais será habitada, nem residirá ela por geração após geração. E o árabe não armará ali a sua tenda e os pastores não deixarão seus rebanhos deitar-se ali.” (Isaías 13:20) Pode-se ver hoje a evidência do cumprimento dessas palavras. O local desabitado onde ficava a antiga Babilônia — uns 80 quilômetros ao sul de Bagdá, Iraque — prova que as seguintes palavras, que Jeová falou por meio de Isaías, se cumpriram: “Vou varrê-la com a vassoura do aniquilamento.”

Meu comentário inicial: Se eu quisesse, poderia habitar nessa região. É claro que não vou, porque mudaria todo meu estilo de vida, mas para alguém que more lá por perto, poderia morar por um mês e isso já provaria a falsa profecia. Nunca vi relato de que isso aconteceu, mas isso não prova que já não fizeram.

Esses são alguns exemplos que a Torre usa para argumentar a favor da inspiração divina.

Por outro lado, existem muitas teorias sobre como a Bíblia foi inventada, e como ela manteve certa harmonia (embora tenha várias contradições).

Por exemplo, um historiador diz que a história de Jesus foi inventada pela aristocrafia romana:
http://noticias.terra.com.br/ciencia/pe ... aRCRD.html

O propósito desse tópico é criar um debate sobre como a Bíblia foi inventada e feita pelos homens. Quais eram seus objetivos? Por que fizeram isso? Por que tiveram grande sucesso?
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: Afinal, como a Bíblia foi feita?

Mensagem não lida por kooboo »

A grande pergunta é -
Como a bíblia foi ajuntada ou montada?
Quais critérios usaram para unir esses 66 livros e dizer que isso faz parte de uma única história?

Se você descobrir a resposta para estas duas respostas, é bem provável que toda a magia dela caia.
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4040
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: Afinal, como a Bíblia foi feita?

Mensagem não lida por Mentalista »

Achei um artigo interessante: http://www.deism.com/bibleorigins.htm
Avatar do usuário
Épiro
Forista
Forista
Mensagens: 262
Registrado em: 30 Abr 2013 18:49
Localização: São Caetano do Sul

Re: Afinal, como a Bíblia foi feita?

Mensagem não lida por Épiro »

A Bíblia não é um unico livro, é um conjunto de livros escritos em épocas diferentes, pessoas diferentes, etc.
Por isso encontrará muito material conflitante. Isso é óbvio.

A suposta harmonia é porque teve dezenas (centenas?) de revisores. Mesmo assim ainda se encontra muitas contradições, que são resolvidas à base da interpretação (que cada qual interpreta como quer).

A bíblia foi inventada e re-inventada milhares de vezes, e ainda continua sendo re-inventada (vide nova revisão da TNM). Cada mudança é ao gosto da elite política da instituição, em outras palavras o "cléro"/o "corpo governante" de cada denominação.

Se formos traçar às origens da Bíblia chegaríamos provavelmente ao culto de Illu Amurru (Deus Amurru), deus dos amoritas, que também era chamado "Senhor da Montanha" (Bel Shadde, expressão cognata de "El Shadday" ou Deus todo poderoso). Illu Amurru também era chamado de "deus dos meus antepassados", "pai da humanidade", etc..

A Própria Bíblia fala que "Abraão" era Caudeu, pois morava em Ur. Grande parte dos eruditos apontam esta narrativa como uma ligação da memória dos Israelitas com seus antepassados Amoritas que viviam em Ur. Ou seja, haviam narrativas, tradições orais que quando assentadas por escrito já tinham se desvanecido.
Avatar do usuário
Freud
Forista
Forista
Mensagens: 330
Registrado em: 16 Dez 2013 10:50

Re: Afinal, como a Bíblia foi feita?

Mensagem não lida por Freud »

Mentalista escreveu:
Exatidão científica:
"A Bíblia é cientificamente exata. Ela contém até mesmo informações que estavam muito à frente de seu tempo. Por exemplo, o livro de Levítico contém leis sobre quarentena e higiene dadas ao Israel antigo numa época em que as nações vizinhas nada sabiam a respeito desses assuntos. Num tempo em que havia ideias erradas sobre o formato da Terra, a Bíblia referia-se a ela como círculo, ou esfera. (Isaías 40:22) A Bíblia dizia com precisão que a Terra está ‘suspensa sobre o nada’. (Jó 26:7) Evidentemente, a Bíblia não é um livro de ciências. Mas, quando se trata de assuntos científicos, ela é exata. Não é isso o que esperaríamos de um livro de Deus?"

Por coincidência, essa semana estava pensando num comentário dado na reunião de serviço exatamente sobre a Bíblia ser perfeita. Lembrei-me então da explicação que a Bíblia é inspirada por Deus por dizer q a Terra é redonda e está suspensa.

Pois bem. Deus criou a bagaça toda. Ele poderia inspirar Moises a escrever sobre aspectos quânticos da matéria ou sobre o número de galáxias, sobre nosso sistema solar, explicar de forma mais “científica” a criação do universo ou mesmo da vida na Terra. Falar sobre algo que de fato era impossível para um humano saber até então. Ou mesmo explicar sobre o funcionamento da gravidade. Mas Ele se limitou a dar informações que os humanos já sabiam ou conjecturavam. Se Deus fala: “Passei a criar o homem da energia, pois a energia pode ser convertida em massa e a massa em energia. Chupa seus ateus de merda!” ou: “Esquadrinho seus rins e coração, nem uma única sequência do seu DNA me está oculta” acabava com toda essa nossa discussão sobre a Bíblia ser ou não inspirada.

Acho essas “provas” de divindade muito frágeis, pois por divino, eu espero algo espetacularmente superior ao que eu mesmo posso descobrir por observação. Como minha mente viaja demais, imaginei a seguinte situação: você compre um eletrodoméstico. Comprou a geladeira dos seus sonhos! Mas tem muitos botões e vc quer saber tudo sobre a funcionalidade dela pra aproveitar ao máximo sua aquisição. Quem poderá lhe contar TUDO que vc precisa saber sobre essa geladeira? O Google? Também, mas especialmente o fabricante. Ele (como um pai amoroso kkk) lhe deixou escrito tudo que você precisa saber pra levar uma vida satisfatória (tomando cerveja gelada). MAS qual não é sua surpresa, ao abrir o manual, está escrito apenas: “Essa geladeira serve para gelar as coisas.” Sua reação: “Ah! Serio que serve pra gelar??? Rapaz, se tu não fala ia morrer e não descobriria isso!”

Com Deus é a mesma coisa! Não dizem as TJ que a Bíblia é como um manual de instruções para nossas vidas? Manual que detalha minuciosamente aquela chatisse toda de Números que não me serve pra nada, mas oculta detalhes da minha própria criação/formação/existência. Deus poderia dizer qualquer coisa para nós. QUALQUER coisa. Mas preferiu ser vago e deixar que os humanos especulassem sobre sua origem e sobre a autenticidade da Bíblia. Fica difícil de provar q a Bíblia é inspirada por Deus por dizer apenas coisas vagas que podem ser interpretadas de n modos diferente.
“Quando todos pensam da mesma forma, é porque ninguém está pensando.”
Walter Lippmann (adaptado)
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4040
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: Afinal, como a Bíblia foi feita?

Mensagem não lida por Mentalista »

Esperava pelos comentários de vocês, Épiro e Freud.

Vou pesquisar sobre Illu Amurru.

Eu também acho que Deus poderia ter falado muito mais coisas. Na verdade, Isaías 40:22 não diz que a Terra é esférica. Nesse link, que passei acima, vemos que, provavelmente, ela diz que Deus mora acima do horizonte. Todos enxergamos o horizonte como um círculo, e é isso o que o escritor queria dizer. Quanto obviedade!

Esse link mostra que Jó 26:7 ("Ele estende o norte sobre o vazio, suspende a Terra sobre o nada") não quer dizer muita coisa.
Avatar do usuário
orion
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 640
Registrado em: 12 Jun 2013 12:15

Re: Afinal, como a Bíblia foi feita?

Mensagem não lida por orion »

A bíblia é um livro muito modificado,já houve inúmeros acréscimos nos evangelhos e outras partes, uma prova clara de quanto a bíblia já se modificou é o próprio Codex Sinaitcus que data do ano de 330 a 360, lá tem livros sequenciados de forma diferente e com menos textos, tem também o Codex Vaticanus que tem menos textos e menos livros como: Os livros de Timóteo ,Tito,Filemon e Apocalipse e data do ano de 325 a 350 (em 325 ocorreu o concilio de Niceia).
Toda verdade passa por três estágios.
No primeiro, ela é ridicularizada.
No segundo, é rejeitada com violência.
No terceiro, é aceita como evidente por si própria.
_____________Arthur Schopenhauer
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: Afinal, como a Bíblia foi feita?

Mensagem não lida por kooboo »

orion escreveu:A bíblia é um livro muito modificado,já houve inúmeros acréscimos nos evangelhos e outras partes, uma prova clara de quanto a bíblia já se modificou é o próprio Codex Sinaitcus que data do ano de 330 a 360, lá tem livros sequenciados de forma diferente e com menos textos, tem também o Codex Vaticanus que tem menos textos e menos livros como: Os livros de Timóteo ,Tito,Filemon e Apocalipse e data do ano de 325 a 350 (em 325 ocorreu o concilio de Niceia).
Estudar as resoluções dos concílios é a melhor forma de entender a bíblia.
Pelos concílios descobrimos porque aqueles 66 livros foram ajuntados, em detrimento de tantos outros, qual o método que utilizaram... (procure conhecer também os livros que foram excluídos do canon bíblico, os tais apócrifos).
A historia de Constantino é muito boa também.
Para entender todo o contexto dessa história da bíblia e dos concílios, não podemos deixar de lado grandes religiões que haviam naqueles tempos - mitraísmo e zoroastrismo.
Depois que entender essas duas religiões (além da judaica), entender a situação política em que Constantino vivia, e conhecer a história dos concílios... aí sim, aí você saberá as respostas para quem, quando, como, porque, para que... e tudo mais sobre a tal briba.
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
peregrino
Forista
Forista
Mensagens: 242
Registrado em: 14 Mai 2013 02:41
Localização: Cidade Santa Maria

Re: Afinal, como a Bíblia foi feita?

Mensagem não lida por peregrino »

Muito interessante este tópico!

Sou um dos poucos teístas cristãos que não crê na Bíblia, da forma como é apresentada. Existem centenas de outros livros que ficaram de fora do "Cânon Sagrado".

Em 324, no concílio de Nicéia, o catolicismo já era uma religião estatal romana, e me pergunto com que interesse o tal concílio determinou o que seria ou não sagrado.

O que vejo é que houve um objetivo claro de dominação, de modo que tudo aquilo que contrariava o domínio, foi excluído. Os escritores do novo testamento falavam em escrituras, e não em um conjunto fechado de livros judaicos.
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: Afinal, como a Bíblia foi feita?

Mensagem não lida por kooboo »

peregrino escreveu:
Em 324, no concílio de Nicéia, o catolicismo já era uma religião estatal romana, e me pergunto com que interesse o tal concílio determinou o que seria ou não sagrado.

O que vejo é que houve um objetivo claro de dominação, de modo que tudo aquilo que contrariava o domínio, foi excluído. Os escritores do novo testamento falavam em escrituras, e não em um conjunto fechado de livros judaicos.
Eu creio que a resposta era -
Uma religião que fosse única e agradasse a todos os povos.
Por isso o cristianismo tem elementos do judaísmo, mitraísmo, zoroastrismo e até uma pitadinha ou outra de confucionismo, budismo e tudo o que já existiu antes.
Isso não é viagem na maionese, é fato!
[]'s
kooboo

Imagem
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 73 visitantes