O barbeiro

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Avatar do usuário
CristaoAdorador
Forista
Forista
Mensagens: 99
Registrado em: 10 Out 2013 20:12

O barbeiro

Mensagem não lida por CristaoAdorador »

Certa vez um homem foi ao barbeiro. Enquanto tinha seus cabelos cortados conversava com o barbeiro. Falava da vida e de Deus. Daí a pouco, o barbeiro incrédulo não aguentou e falou:
- Deixa disso, meu caro, Deus não existe!
- Porquê?
- Ora, se Deus existisse não haveria tantos doentes, mendigos, pobres, etc...Olhe em volta e veja quanta tristeza. É só andar pelas ruas e enxergar!
- Bem, esta é a sua maneira de pensar, não é?
- Sim, Claro!
Pois bem, o freguês pagou o corte e foi saindo, quando avistou imediatamente um maltrapilho imundo, com longos e feios cabelos, barba desgrenhada, suja, abaixo do pescoço. Não aguentou, deu meia volta e interpelou o barbeiro:
- Sabe de uma coisa? Não acredito em barbeiros!
- Como?!
- Sim, se existissem barbeiros, não haveria pessoas de cabelos e barbas compridas!
- Ora, existem tais pessoas porque evidentemente não vêm a mim, não vão ao barbeiro. Eu não tenho culpa.
- Agora você me respondeu porque existe tanta tristeza em torno de nós...
A dificuldade com este mundo é que os homens adoram o que usam e usam o que adoram - Santo Agostinho
Avatar do usuário
JuniorxD
Forista
Forista
Mensagens: 213
Registrado em: 09 Abr 2014 20:31
Localização: Sobral

Re: O barbeiro

Mensagem não lida por JuniorxD »

Parece uma ilustração típica dos discursos dos tjs.
Avatar do usuário
gerom
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8606
Registrado em: 28 Jul 2010 11:54
Localização: Balneário Camboriú

Re: O barbeiro

Mensagem não lida por gerom »

Sinto muito. Muito ruim essa estória que não representa exatamente o que se quer aplicar. Ela contém furos.
Quer que eu comente?
Primeiro: o barbeiro não tem o poder que deus tem.
Segundo: deus na sua infinita sabedoria, amor, poder, deveria se comunicar mais diretamente com os homens para saber que ele pode ser procurado. Muitos não o procuram porque não conseguem forças para 'ver' que ele existe e que se preocupa com a raça humana.
Terceiro: para muitos um corte de cabelo e barba e muito caro. Preferem usar o dinheiro para comer.
Acho que tem mais lições para serem tiradas dessa estória fraca... (bem, essa é minha opinião)
"Se não está explicitamente indicado, está implicitamente excluído"
Avatar do usuário
Merodaque
Forista
Forista
Mensagens: 124
Registrado em: 12 Mar 2014 08:57
Localização: Inferno

Re: O barbeiro

Mensagem não lida por Merodaque »

Gente, que coisa mais linda de ilustração.

Parece aquelas que eu recebia na minha caixa de e-mails em 2006.

Além de ser barbeiro, esse cara aí, é um estudante de comportamentos sociais.
__________________________________
Ora che ho perso la vista, ci vedo di piu.
Avatar do usuário
Carnival
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 336
Registrado em: 12 Mar 2012 13:42

Re: O barbeiro

Mensagem não lida por Carnival »

Querer comparar a complexidade do ser humano e da situação do mundo com barba e cabelo é complicado. Esse tipo de história só entra na cabeça de gente ignorante e ingenua.
Eu não quero "acreditar", eu quero "saber".
Avatar do usuário
Residente Forasteiro
Forista
Forista
Mensagens: 238
Registrado em: 08 Abr 2013 19:35

Re: O barbeiro

Mensagem não lida por Residente Forasteiro »

Essa estorinha ilustra muito bem como funciona a mente de muitos religiosos, primeiramente, o barbeiro já vem com uma ideia formada e embrulhada num pacote, pronta para consumo: "se Deus existisse, não haveria pobreza, doenças e sofrimento", como se só o fato de Deus existir o torna obrigatoriamente responsável por resolver esses problemas sociais. O leitor não é estimulado a pensar por conta própria na possibilidade, por exemplo, de Deus não estar interessado no que ocorre aqui na Terra.

Depois, quando o cliente sai da barbearia e encontra um sujeito que não se adequa aos padrões visuais dele, por estar aparentemente mal vestido e com barba e cabelos grandes, automaticamente seu cérebro acha aquilo algo inaceitável ou, como o texto diz, "não aguentou". No entanto, esse cliente não raciocinou que talvez este seja o estilo do outro indivíduo e que talvez ele não procure o barbeiro por opção e isso não o torna melhor ou pior do que o cliente, pelo menos não para outras pessoas!

O mesmo acontece com religiosos quando encontram alguém sem religião ou que não crê ou desconfie da existência de Deus, muitos "não aguentam", mas não param para pensar que essa pode ser uma opção pessoal e não os tornas melhores nem piores do que pessoas religiosas.

Outra coisa errônea nessa ilustração é a ideia subentendida de que somente quem procura a Deus pode-se ver livre de doenças e da pobreza, como se todos os crentes em Deus fossem saudáveis e ricos e os incrédulos fossem pobres e doentes. A verdade é que existem pessoas religiosas e enfermas em qualquer classe social!
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: O barbeiro

Mensagem não lida por TJCalado »

Mais uma vez eu digo que ilustração não é prova de nada. Nem Jesus usou para isso. Se fosse o caso, as TJs deveriam acreditar no Inferno de Fogo por causa da "O Rico e Lázaro". Ilustração é somente para ajudar no entendimento de uma ideia. Mas precisa ter uma certa lógica baseada na cultura de que a ouve. No caso dessa aí acima, o argumento é perfeito para o barbeiro, em vista da ideia idiota dele. Mas para mim e outros que seriam o alvo da ilustração, ela é tão idiota quanto o argumento do barbeiro. Idiota também pelo fato de o cliente achar que o argumento do barbeiro é a única razão de ateus não acreditarem de Deus.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
Filosofo
Forista
Forista
Mensagens: 596
Registrado em: 11 Out 2013 17:25

Re: O barbeiro

Mensagem não lida por Filosofo »

O problema dessa ilustração é que ao final da leitura eu fiquei com a impressão de que o mendigo não tem dinheiro para pagar o corte de cabelo e o barbeiro não cortou o cabelo dele por que não tem bom coração para fazer caridade.

Se for usar isso como comparação com Deus, seria como se Deus tivesse todo poder pra acabar com os problemas do mundo, mas não faz por que lhe falta bom coração para caridade.
"Seria Deus desejoso de prevenir o mal mas incapaz? Portanto não é omnipotente. Seria ele capaz, mas sem desejo? Então é malévolo. Seria ele tanto capaz quanto desejoso? Então por que há o mal?"
- Epicuro
Avatar do usuário
Yeats
Forista
Forista
Mensagens: 844
Registrado em: 24 Out 2013 10:36

Re: O barbeiro

Mensagem não lida por Yeats »

Outra vez essa conversa fiada, já foi refutada em outro canto aqui mesmo no fórum (só não lembro onde).
Quem tem língua afiada também corta a própria boca.
Também vem cuspido aquilo que se quer mastigado.
Avatar do usuário
Aprendiz de Cristo
Forista
Forista
Mensagens: 1018
Registrado em: 08 Ago 2009 16:55

Re: O barbeiro

Mensagem não lida por Aprendiz de Cristo »


Olá!

Eu já conhecia essa ilustração.

A sua mensagem é muuuuito simples: Vá a Deus!


Se Jeová que é Bom, destrói a família. O que é que fica pro diabo? :roll:
Haverá mãe que possa esquecer seu bebê que ainda mama e não ter compaixão do filho que gerou? Contudo, ainda que ela se esquecesse, Eu jamais me esquecerei de ti!
(Is 49:15)
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 58 visitantes