Juiz Federal diz que Umbanda e Candomblé não são religiões

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Avatar do usuário
Quasextj
Forista
Forista
Mensagens: 1329
Registrado em: 09 Fev 2009 12:07

Juiz Federal diz que Umbanda e Candomblé não são religiões

Mensagem não lida por Quasextj »

Acabei de ler essa matéria e achei interessante compartilhar aqui no fórum:

Uma tentativa do Ministério Público Federal de retirar uma série de vídeos com ofensas à umbanda e ao candomblé resultou em uma decisão polêmica: a Justiça optou por manter a exibição das imagens e ainda salientou que “as manifestações religiosas afro-brasileiras” não podem ser classificadas como religião.

Fiquei surpreso porque sempre acreditei que a Umbanda e o Candomblé são sim religiões.

Será que esse Juiz, Eugênio Rosa de Araújo, titular da 17ª Vara Federal, não esta equivocado?

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014 ... eral.shtml
Seja feliz, pense em coisas boas!
Avatar do usuário
peregrino
Forista
Forista
Mensagens: 242
Registrado em: 14 Mai 2013 02:41
Localização: Cidade Santa Maria

Re: Juiz Federal diz que Umbanda e Candomblé não são religiões

Mensagem não lida por peregrino »

Sim, de fato, o juiz federal esta certo.

As chamadas religiões afros são na verdade um conjunto de crenças e rituais tribais, e como tal não são organizações religiosas, no rigor da palavra.
Não olhei os autos do processo, mas com certeza a propositura da ação foi feita em nome de alguma associação de entidades afros, e se foi este o caso, tal entidade não teria a capacidade postulatória necessária para ingressar com o feito em juizo.

Neste caso, o bem jurídico lesado não FOI UM SIMBOLO, UM CREDO NEM UMA RELIGIÃO EM ESPECIFICO.

Entretanto, permanece o fato de que existiram as ofensas a um grupo de pessoas que praticam determinados rituais, ferindo a garantia Constitucional da liberdade de crença.
Neste caso, qualquer pessoa, ou grupo de pessoas que se sintam ofendidas, deveriam ingressar na JUSTIÇA COMUM, NÃO NA JUSTIÇA FEDERAL, DIRETAMENTE CONTRA O OFENSOR, no caso os pastores evangélicos, a fim forçar tais pessoas a retirarem os videos do ar.

Portanto, a priori, entendo que a Justiça Federal não e competente para julgar este tipo de demanda, porque não ofendeu a uma religião, e sim a um grupo determinado de pessoas.
Caíque
Forista
Forista
Mensagens: 306
Registrado em: 01 Mai 2014 10:23

Re: Juiz Federal diz que Umbanda e Candomblé não são religiões

Mensagem não lida por Caíque »

peregrino escreveu:Sim, de fato, o juiz federal esta certo.

As chamadas religiões afros são na verdade um conjunto de crenças e rituais tribais, e como tal não são organizações religiosas, no rigor da palavra.
Não olhei os autos do processo, mas com certeza a propositura da ação foi feita em nome de alguma associação de entidades afros, e se foi este o caso, tal entidade não teria a capacidade postulatória necessária para ingressar com o feito em juizo.

Neste caso, o bem jurídico lesado não FOI UM SIMBOLO, UM CREDO NEM UMA RELIGIÃO EM ESPECIFICO.

Entretanto, permanece o fato de que existiram as ofensas a um grupo de pessoas que praticam determinados rituais, ferindo a garantia Constitucional da liberdade de crença.
Neste caso, qualquer pessoa, ou grupo de pessoas que se sintam ofendidas, deveriam ingressar na JUSTIÇA COMUM, NÃO NA JUSTIÇA FEDERAL, DIRETAMENTE CONTRA O OFENSOR, no caso os pastores evangélicos, a fim forçar tais pessoas a retirarem os videos do ar.

Portanto, a priori, entendo que a Justiça Federal não e competente para julgar este tipo de demanda, porque não ofendeu a uma religião, e sim a um grupo determinado de pessoas.
Esclarecedor o seu post, thank you!
Avatar do usuário
Pássaro
Forista
Forista
Mensagens: 10692
Registrado em: 01 Nov 2008 08:45
Localização: bahia
Contato:

Re: Juiz Federal diz que Umbanda e Candomblé não são religiões

Mensagem não lida por Pássaro »

Mais que vai dar pano pra manga vai. E que nos atuais tempos de um monte de loucura nesse país. Essa decisão vai provocar discussão e acaloramento, isso podemos esperar!
O barco da torre tá afundando?
Avatar do usuário
Jerry
Forista
Forista
Mensagens: 6540
Registrado em: 01 Nov 2008 02:37
Localização: Vitória da Conquista, Bahia
Contato:

Re: Juiz Federal diz que Umbanda e Candomblé não são religiões

Mensagem não lida por Jerry »

A se fiar na opinião pessoal desse juiz, só o judaísmo, o cristianismo e o islamismo seriam religiões, por serem "reveladas", terem um livro sagrado que as normatiza e acreditarem num só deus. Como professor de história teria de redefinir minhas aulas: gregos e romanos antigos não tinham religião. Os hindus atuais idem.

Trata-se apenas de uma visão eurocêntrica, cristã e equivocada. Sob tal perspectiva, posso abrir uma porta, mesmo num fundo de quintal, pôr uma placa de igreja neo-pentecostal e - voilá! - tenho um templo onde se pratica uma religião. Mas se eu cultuo divindades baseado numa tradição oral e milenar eu não tenho religião. Aham.

Esse juiz e quem pensa como ele deveriam ler um pouco mais de antropologia, que é a área mais indicada para definir o que é religião ou não, e não o direito.
"Quando chegará, Senhor, o dia em que virás a nós para reconheceres os teus erros perante os homens?" - Saramago

Meu Blog: Oritameji
Twitter: http://twitter.com/jerryguima
Avatar do usuário
peregrino
Forista
Forista
Mensagens: 242
Registrado em: 14 Mai 2013 02:41
Localização: Cidade Santa Maria

Re: Juiz Federal diz que Umbanda e Candomblé não são religiões

Mensagem não lida por peregrino »

Jerry escreveu:A se fiar na opinião pessoal desse juiz, só o judaísmo, o cristianismo e o islamismo seriam religiões, por serem "reveladas", terem um livro sagrado que as normatiza e acreditarem num só deus. Como professor de história teria de redefinir minhas aulas: gregos e romanos antigos não tinham religião. Os hindus atuais idem.

Trata-se apenas de uma visão eurocêntrica, cristã e equivocada. Sob tal perspectiva, posso abrir uma porta, mesmo num fundo de quintal, pôr uma placa de igreja neo-pentecostal e - voilá! - tenho um templo onde se pratica uma religião. Mas se eu cultuo divindades baseado numa tradição oral e milenar eu não tenho religião. Aham.

Esse juiz e quem pensa como ele deveriam ler um pouco mais de antropologia, que é a área mais indicada para definir o que é religião ou não, e não o direito.
Olá Jerry!

Gostaria de fazer uma correção a respeito de meu post. Quando disse que "o juiz federal está certo", quis dizer que ele ESTÁ CERTO DE ACORDO COM O ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO.
O operador do direito, ao analisar um caso concreto, primeiro analisa os 3 principais pressupostos de um processo:
- A CAPACIDADE PROCESSUAL DO POLO ATIVO E PASSIVO;
- A LEGITIMIDADE PROCESSUAL;
- O INTERESSE DA PARTE AUTORA.
Neste caso específico, é evidente que uma associação de cultos afros, na defesa das prerrogativas de seus associados, possuem capacidade postulatória; ENTRETANTO, a defesa de seus interesses abrange APENAS seus membros associados. Sendo assim, tal associação possui uma abrangência LIMITADA, e não AMPLA.
Como exemplo, SE os vídeos do youtube fizessem discriminação clara e evidente contra A "LIGA DOS TEMPLOS DE IANSÂ", por exemplo, ou a um de seus associados, neste caso a associação teria pleno direito de postular em juízo! Este é o ponto!

Quanto ao exemplo que vc citou, vou usá-lo, pois também se aplica a este caso!

QUANTOS VÍDEOS OFENSIVOS VOCÊ VÊ NO YOUTUBE FALANDO MAL DE EVANGÉLICOS? - RESPOSTA - NÃO EXISTEM ALGUNS, MAS MILHARES DE VÍDEOS OFENSIVOS A EVANGÉLICOS, É SÓ DAR UMA OLHADA!

Se a Associação das Igrejas Evangélicas do Brasil ingressarem em juízo, pedindo a retirada de todos estes vídeos, e a petição cair nas mãos do MESMO JUIZ, COM CERTEZA TERÃO A MESMA RESPOSTA - OFENDEU UM CREDO? OFENDEU A UMA IGREJA associada EM ESPECÍFICO?

Se o ofendido foi o zé ruela que abriu uma igreja pentecostal, a resposta do Juiz certamente seria a mesma que foi dada no caso dos cultos afros.

Outro aspecto interessante é que alguns autores de história caem em uma espécie de VALA COMUM MEDÍOCRE ao tentar caracterizar O QUE É RELIGIÃO.
Não restam dúvidas que cristianismo,judaismo e islamismo são religiões, pois embora possuam muitas seitas, os credos principais são os mesmos. Mas O QUE DIZER DAS RELIGIÕES HINDUS? SÃO RELIGIÕES? - NÃO, NÃO SÃO, pois o hinduísmo foi uma mera construção acadêmica do ocidente, que tenta caracterizar UM PANTEÃO DE DIVERSOS CULTOS, FILOSOFIAS E COSTUMES, com milhares de deuses e deusas, impossíveis de nominar !!!
Então, o que caracteriza O HINDUÍSMO É A CONDIÇÃO GEOGRÁFICA,do mesmo modo que as chamadas "RELIGIÕES AFROS" - AFRICA, Brasil, Haiti, entre outros!

O MESMO CASO dos cultos praticados PELOS POVOS INDÍGENAS DA AMAZÔNIA! SÃO RELIGIÕES? NÃO, SÃO cultos TRIBAIS, com características próprias de sua área geográfica.

Mas concordo com você, no que diz respeito ao direito: O direito, assim como o conhecemos, é fruto de uma concepção burguesa, ocidental.

Mas por outro lado, o Juíz está certo, pois transmitiu o modo como o direito define religião. E, infelizmente assim como não existe UMA RELIGIÃO HINDU (Instituição), NÃO EXISTE UMA RELIGIÃO AFRO (instituição).

Espero ter contribuído.

:ol2:
Avatar do usuário
peregrino
Forista
Forista
Mensagens: 242
Registrado em: 14 Mai 2013 02:41
Localização: Cidade Santa Maria

Re: Juiz Federal diz que Umbanda e Candomblé não são religiões

Mensagem não lida por peregrino »

Caíque escreveu:
peregrino escreveu:Sim, de fato, o juiz federal esta certo.

As chamadas religiões afros são na verdade um conjunto de crenças e rituais tribais, e como tal não são organizações religiosas, no rigor da palavra.
Não olhei os autos do processo, mas com certeza a propositura da ação foi feita em nome de alguma associação de entidades afros, e se foi este o caso, tal entidade não teria a capacidade postulatória necessária para ingressar com o feito em juizo.

Neste caso, o bem jurídico lesado não FOI UM SIMBOLO, UM CREDO NEM UMA RELIGIÃO EM ESPECIFICO.

Entretanto, permanece o fato de que existiram as ofensas a um grupo de pessoas que praticam determinados rituais, ferindo a garantia Constitucional da liberdade de crença.
Neste caso, qualquer pessoa, ou grupo de pessoas que se sintam ofendidas, deveriam ingressar na JUSTIÇA COMUM, NÃO NA JUSTIÇA FEDERAL, DIRETAMENTE CONTRA O OFENSOR, no caso os pastores evangélicos, a fim forçar tais pessoas a retirarem os videos do ar.

Portanto, a priori, entendo que a Justiça Federal não e competente para julgar este tipo de demanda, porque não ofendeu a uma religião, e sim a um grupo determinado de pessoas.
Esclarecedor o seu post, thank you!
Neste caso, Caíque, fazendo uma comparação, o pessoal da religião afro usou uma espingarda calibre 12" pra matar um rato! Uma ratoeira seria mais eficaz!

:1
Avatar do usuário
Pássaro
Forista
Forista
Mensagens: 10692
Registrado em: 01 Nov 2008 08:45
Localização: bahia
Contato:

Re: Juiz Federal diz que Umbanda e Candomblé não são religiões

Mensagem não lida por Pássaro »

Os evangélicos que conheço já começaram a usar essa decisão desse senhor como argumento discriminatório. O pensamento conservador não para de mostrar suas garras!
O barco da torre tá afundando?
Avatar do usuário
Abenildo
Administrador
Administrador
Mensagens: 4502
Registrado em: 01 Nov 2008 07:37
Localização: Caruaru-PE
Contato:

Re: Juiz Federal diz que Umbanda e Candomblé não são religiões

Mensagem não lida por Abenildo »

Nós somos madeira de lei que cupim não rói!!!! Ariano Suassuna, Capiba.
Avatar do usuário
Jerry
Forista
Forista
Mensagens: 6540
Registrado em: 01 Nov 2008 02:37
Localização: Vitória da Conquista, Bahia
Contato:

Re: Juiz Federal diz que Umbanda e Candomblé não são religiões

Mensagem não lida por Jerry »

Uma irmã-de-santo publicou no mural de nosso pai, no Facebook: "Pai, acabam de dizer que o candomblé não é religião". A resposta dele: "E você acreditou?". <3
"Quando chegará, Senhor, o dia em que virás a nós para reconheceres os teus erros perante os homens?" - Saramago

Meu Blog: Oritameji
Twitter: http://twitter.com/jerryguima
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 72 visitantes