TJ pode aceitar ajuda de apóstata em caso de vida ou morte?

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
jpsouzamatos
Forista
Forista
Mensagens: 2220
Registrado em: 04 Jan 2011 23:14

TJ pode aceitar ajuda de apóstata em caso de vida ou morte?

Mensagem não lida por jpsouzamatos »

As Testemunhas de Jeová não tem permissão de falar com apóstatas, quanto aos outros ex membros, os parentes podem falar sobre temas não espirituais e os anciãos podem conversar com ele sobre volta, mas em relação a apóstatas o ostracismo é absoluto.
Imagine o seguinte acontecimento, uma testemunha de jeová cai em um buraco, um apóstata passa perto desse buraco, a testemunha de jeová pede socorro, pede que alguém ajude ela a sair do buraco, o apóstata sabendo que se trata que de uma testemunha de jeová, comunica que é apóstata, a testemunha de jeová não pode dar um oi, conversar, ler livros escritos pelo cujo, comer na mesma mesa que ele, se não pode fazer nada disso, porque a testemunha de jeová poderia violar o ostracismo e aceitar a ajuda do apóstata para salvar a própria vida?
Na questão das transfusões de sangue e da neutralidade politica, a torre deixa claro que o cumprimento do preceito tem precedência sobre a vida do fiel, logo a testemunha de jeová deveria morrer voluntariamente no buraco e rejeitar a ajuda do apóstata?
Spoiler!
Avatar do usuário
Kaarlo Luhtanen
Forista
Forista
Mensagens: 3015
Registrado em: 21 Mar 2014 22:04

Re: TJ pode aceitar ajuda de apóstata em caso de vida ou morte?

Mensagem não lida por Kaarlo Luhtanen »

Com certeza não, ela estaria descumprindo, segundo a Torre, o "arranjo de Jeová", ou seja, tem que morrer e é bom que morra mesmo pra deixar de ser besta, sou batizado e queria muito falar com desassociados e dissociados, só não falo porque eles mesmos viram a cara pra mim e se eu tivesse em uma situação como a sua descrita eu aceitava a ajuda e ainda daria um abraço, convidava pra ir comer lá em casa e contava pra todo mundo, se alguém viesse ser besta eu mandava deitar na BR.

E quanto ao que você disse que "os parentes poderem falar sobre temas não espirituais" é mais uma ilusão, os parentes não podem falar sobre nada com outros parentes desassociados ou dissociados, apenas se o filho for de menor, depender na família e morar na mesma casa e só pode falar o que precisa e pronto, já houve casos em que os pais expulsaram de casa os seus filhos maiores de idade ao serem desassociados. Quem deixa de ser Testemunha de Jeová está sujeito seriamente não só a uma morte social e espiritual, mas também familiar se tiver família na torre.

E não tem negócio de ser apóstata ou não, não pode é com ninguém e de jeito nenhum, ou melhor dizendo, todos os que deixam de ser Testemunhas de Jeová são considerados apóstatas, entregues a Satanás, como a Torre diz, chegam até a comentar que são como cachorros que voltaram a comer seu próprio vômito e porcas limpas que voltaram a se tacar na lama, ouvi muito isso e ainda ouço e acho isso um absurdo.
Avatar do usuário
Kaarlo Luhtanen
Forista
Forista
Mensagens: 3015
Registrado em: 21 Mar 2014 22:04

Re: TJ pode aceitar ajuda de apóstata em caso de vida ou morte?

Mensagem não lida por Kaarlo Luhtanen »

Não é de admirar já que a Torre é cheia de frescuras e absurdismos que eu já tenho é nojo :iergh7: :iergh7: :iergh7: :iergh7: :iergh7:
Avatar do usuário
DELTA
Forista
Forista
Mensagens: 1971
Registrado em: 09 Jan 2011 11:52

Re: TJ pode aceitar ajuda de apóstata em caso de vida ou morte?

Mensagem não lida por DELTA »

Não era caso de vida ou morte mas certa vez, depois de dissociado a uns meses, estava saindo da minha cidade para trabalhar em outra quando uma irmã me pediu carona. Surpreso eu a levei e conversamos sobre assuntos não teocráticos.
Ela é batizada da década de 70 e parece que já não acredita que o armagedom venha em breve.
Avatar do usuário
Merodaque
Forista
Forista
Mensagens: 124
Registrado em: 12 Mar 2014 08:57
Localização: Inferno

Re: TJ pode aceitar ajuda de apóstata em caso de vida ou morte?

Mensagem não lida por Merodaque »

Bom, não há nada que fale sobre apostatas especificamente. Porém, estes podem ser considerados des/dissociados.

Então, segue uma matéria específica sobre este assunto:
*** w74 15/11 p. 687 pars. 5-7 Mantenha um conceito equilibrado sobre os desassociados ***

Os anciãos congregacionais, bem como os membros individuais da congregação, portanto, devem precaver-se contra criar uma atitude parecida à que alguns escritores rabínicos, judaicos fomentaram para com os gentios, ao considerá-los como virtuais inimigos. É correto odiar o mal cometido pelo desassociado, mas não é correto odiar a pessoa, nem é correto tratar a tais de modo desumano. Conforme já observamos, alguns escritos rabínicos afirmavam que, mesmo quando há perigo de morte, não se devia prestar ajuda aos gentios. Suponhamos, pois, que um membro duma congregação cristã, que anda de barco num lago, visse outro barco com um desassociado soçobrar, lançando o desassociado na água, onde este luta para se manter à tona. Pode o cristão desconsiderar o perigo do outro, remar para longe e sentir-se livre de culpa perante Deus — visto que aquele que está em perigo de se afogar é desassociado, considerado como “homem das nações”? Certamente que não. Isto seria cruel e desumano. Não podemos imaginar Cristo Jesus agir assim; tampouco teria outro judeu do primeiro século, com conceito equilibrado, reagido assim para com um gentio ou cobrador de impostos em tais apuros.
6 Mas, considere uma situação menos extrema. O que se daria se uma mulher desassociada, que assistiu a uma reunião congregacional, ao sair do salão, verificasse que seu carro, estacionado perto, está com um pneu vazio? Devem os membros varões da congregação, vendo seus apuros, negar-se a ajudá-la, deixando talvez que uma pessoa mundana apareça e o faça? Isto também seria desnecessariamente rude e desumano. No entanto, surgiram situações assim, talvez em boa consciência, contudo, por causa da falta de equilíbrio no conceito.
7 Se imitamos nosso Pai celestial, lembrar-nos-emos de que ele até mesmo mostrou certa consideração para com o primeiro casal humano, depois da desassociação deles no Éden, fornecendo-lhes vestimenta. (Gên. 3:21) Isto foi benignidade imerecida para com eles. Conforme Jesus fez seus discípulos lembrar, Jeová Deus “faz o seu sol levantar-se sobre iníquos e sobre bons, e faz chover sobre justos e sobre injustos”. (Mat. 5:45)
O engraçado é que esta é uma A Sentinela datada de 1974.
40 anos depois, não há mais nada a respeito. Apenas o mais do mesmo: "Não devemos nos contaminar espiritualmente tendo contato com desassociados." e blá blá blá...

Eu, ainda como Testemunha de Jeová, ofereceria ajuda na boa para um desassociado e dissociado sem peso na consciência. É um pensamento que tenho a muito tempo, mesmo antes de descobrir "a verdade" sobre a "verdade". Já tive até a oportunidade de falar com alguns irmãos a respeito. Muitos ficam assustados. Mas depois que vêem a própria WatchTower dizer que isso é "humantárismo" , meio que engolem seco. Heheh...
__________________________________
Ora che ho perso la vista, ci vedo di piu.
Avatar do usuário
Space Man
Forista
Forista
Mensagens: 196
Registrado em: 30 Mar 2013 10:13

Re: TJ pode aceitar ajuda de apóstata em caso de vida ou morte?

Mensagem não lida por Space Man »

Acho que a questão principal não é se um TJ aceitaria a ajuda de um apóstata e sim se um TJ ajudaria um apóstata que estivesse entre a vida e a morte! E aí? a pessoa deixaria "nas mãos de Jeová"? Nesse caso, "deixar nas mãos de Jeová" poderia significar: "Vou ajudar o apóstata, mas no futuro ele vai ser julgado por Jeova"...ou então: "Que morra! Se não morrer agora, vai morrer no Armagedom mesmo..."
A Torre é tão Nojenta que daqui a pouco vai criar um artigo sobre isso....Eca! :iergh7:
Avatar do usuário
Kaarlo Luhtanen
Forista
Forista
Mensagens: 3015
Registrado em: 21 Mar 2014 22:04

Re: TJ pode aceitar ajuda de apóstata em caso de vida ou morte?

Mensagem não lida por Kaarlo Luhtanen »

Merodaque escreveu:Bom, não há nada que fale sobre apostatas especificamente. Porém, estes podem ser considerados des/dissociados.

Então, segue uma matéria específica sobre este assunto:
*** w74 15/11 p. 687 pars. 5-7 Mantenha um conceito equilibrado sobre os desassociados ***

Os anciãos congregacionais, bem como os membros individuais da congregação, portanto, devem precaver-se contra criar uma atitude parecida à que alguns escritores rabínicos, judaicos fomentaram para com os gentios, ao considerá-los como virtuais inimigos. É correto odiar o mal cometido pelo desassociado, mas não é correto odiar a pessoa, nem é correto tratar a tais de modo desumano. Conforme já observamos, alguns escritos rabínicos afirmavam que, mesmo quando há perigo de morte, não se devia prestar ajuda aos gentios. Suponhamos, pois, que um membro duma congregação cristã, que anda de barco num lago, visse outro barco com um desassociado soçobrar, lançando o desassociado na água, onde este luta para se manter à tona. Pode o cristão desconsiderar o perigo do outro, remar para longe e sentir-se livre de culpa perante Deus — visto que aquele que está em perigo de se afogar é desassociado, considerado como “homem das nações”? Certamente que não. Isto seria cruel e desumano. Não podemos imaginar Cristo Jesus agir assim; tampouco teria outro judeu do primeiro século, com conceito equilibrado, reagido assim para com um gentio ou cobrador de impostos em tais apuros.
6 Mas, considere uma situação menos extrema. O que se daria se uma mulher desassociada, que assistiu a uma reunião congregacional, ao sair do salão, verificasse que seu carro, estacionado perto, está com um pneu vazio? Devem os membros varões da congregação, vendo seus apuros, negar-se a ajudá-la, deixando talvez que uma pessoa mundana apareça e o faça? Isto também seria desnecessariamente rude e desumano. No entanto, surgiram situações assim, talvez em boa consciência, contudo, por causa da falta de equilíbrio no conceito.
7 Se imitamos nosso Pai celestial, lembrar-nos-emos de que ele até mesmo mostrou certa consideração para com o primeiro casal humano, depois da desassociação deles no Éden, fornecendo-lhes vestimenta. (Gên. 3:21) Isto foi benignidade imerecida para com eles. Conforme Jesus fez seus discípulos lembrar, Jeová Deus “faz o seu sol levantar-se sobre iníquos e sobre bons, e faz chover sobre justos e sobre injustos”. (Mat. 5:45)
Isso é mais uma das grandes mentiras, pelo menos aqui onde eu moro não é assim e acredito que deva ser no mundo todo. Tem também aquela questão de poder falar no trabalho, mas se precisar e aqui na congregação que eu morava que causou problema um homem foi desassociado e ele trabalhava em uma pequena empresa com outro irmão, o qual não falava nem o que precisava e o patrão perguntou porque eles estavam entrigados, o que havia sido desassociado foi quem explicou, o que na verdade quem deveria ter feito era o que ainda era irmão.
Avatar do usuário
Debora
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8443
Registrado em: 21 Dez 2010 11:07
Localização: Santana

Re: TJ pode aceitar ajuda de apóstata em caso de vida ou morte?

Mensagem não lida por Debora »

:iergh7: :iergh7: :iergh7: :iergh7:
A hipocrisia do povo santo de jeová é tão grande que nem precisa ser risco de vida... eles recorrem até aos apóstatas logo que a barriga dói...
Aqui na minha família todos sabem do meu asco pelas tj e pelo próprio ser que eles chamam de deus, mesmo assim, sabem me procurar em ocasiões que muitas vezes, poderiam se virar sozinhos. :iergh7: :iergh7: :iergh7: :iergh7:
Sabe de denúncias de abuso sexual infantil dentro da organização das Testemunhas de Jeová? Envie dicas investigativas, informações e documentos sobre este tópico para o Ministério Público de São Paulo: avarc@mpsp.mp.br
Avatar do usuário
diego andrade
Forista
Forista
Mensagens: 1392
Registrado em: 17 Out 2009 10:55

Re: TJ pode aceitar ajuda de apóstata em caso de vida ou morte?

Mensagem não lida por diego andrade »

Outro dia, uma ex-irmã me procurou pedindo que eu lhe doasse algumas centenas de telhas que sobraram da construção de um local que eu gerenciava. Ela não teve nenhum pudor em ir, por diversas vezes, me procurar, bater um papinho sobre a reforma que eu estava coordenando - e enfatizar o quanto ela necessitava do material.

Não me fiz de rogado, tratei-a como nos velhos tempos - e lhe doei as telhas.

Dias depois de ter conseguido o que queria, ela já passava por mim e baixava a cabeça, e parou de me cumprimentar - algo que eu já esperava que fosse acontecer
Nem culpo ela - culpo os velhos dementes, escravizadores de mentes :2
Editado pela última vez por diego andrade em 17 Abr 2014 20:12, em um total de 1 vez.
jpsouzamatos
Forista
Forista
Mensagens: 2220
Registrado em: 04 Jan 2011 23:14

Re: TJ pode aceitar ajuda de apóstata em caso de vida ou morte?

Mensagem não lida por jpsouzamatos »

diego andrade escreveu:Outro dia uma ex-irmã me procurou pedindo que eu lhe doasse uma centena de telhas que sobraram da construção de um local que eu gerenciava. Ela não teve nenhum pudor em ir me procurar, bater um papinho sobre a obra e enfatizar o quanto ela necessitava do material.
Não me fiz de rogado, tratei-a como nos velhos tempos - e lhe doei as telhas.
Eu não doaria nem a pau, se ela normalmente não fala contigo, e como as outras tjs, provavelmente te demoniza :2 , Eu não daria as telhas, se ela estava tão necessitada, Eu aproveitaria a oportunidade para lucrar e tentar vender as telhas, mas não doaria de jeito nenhum.
Spoiler!
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 110 visitantes