O homem: Evolução, criação de Deus ou dos Aliens

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Avatar do usuário
Épiro
Forista
Forista
Mensagens: 262
Registrado em: 30 Abr 2013 18:49
Localização: São Caetano do Sul

Re: O homem: Evolução, criação de Deus ou dos Aliens

Mensagem não lida por Épiro »

Seiquenadasei escreveu: E Épiro, pelo visto, você já tem uma opinião definida sobre essa primeira premissa, ou seja, pelo seu comentário indica que você é descrente na existência alienígena ou no minimo não acredita que eles possam, de alguma forma terem interferido nas construções e culturas do povos antigos. Estou certo ou errado nesse entendimento a seu respeito?
Olá Seiquenadasei,

Não sou descrente quanto aos alienígenas. O universo é enorme, é bem possível que exista vida em outros planetas. Talvez possam existir até civilizações. No entanto, até que haja uma evidencia sólida e inequívoca que tais seres existem, prefiro suspender meu julgamento.

O que eu não acredito é que extraterrestres inteligentes estejam interferindo em nosso Planeta, pois não há evidencias sólidas da interferência destes seres. Tudo o que se tem são relatos anedóticos de possíveis “abduzidos”. Outros procuram evidencias indiretas por meio de uma falta de compreensão sobre a tecnologia dos antigos povos.

Muitos duvidam da capacidade do ser humano de criar e desenvolver formas engenhosas de modelar a natureza e atribuem os feitos de nossos antepassados à figuras mitológicas, milagres dos deuses ou interferências de Extraterrestres.

Citando o caso específico da Pirâmide dos Egito, vale lembrar que muitos cientistas têm teorias bem mais factíveis do que intervenção alienígena.

Consegue-se ver que a tecnologia de desenvolvimento de pirâmides se desenvolveu aos poucos pelos Egípcios. Gradualmente eles foram aperfeiçoando suas técnicas construtivas.

Não houve um “salto” tecnológico. Houve várias tentativas, vários modelos diferentes de tumbas/pirâmides, etc, até conseguir se atingir a maravilha que é a “A Grande Pirâmide de Gizé” (2560 AEC).

Exemplo de gradual evolução do método construtivo Egípcio:

(1) Saqara Mastaba: 2930 AEC – Reino do Faraó Anedjib

Os egípcios já introduziram o conceito de “degraus”, a fim de elevar o tamanho da estrutura. Estas tumbas eram chamadas de “Mastaba”, cujo processo construtivo pode ser encontrado aqui:
http://en.wikipedia.org/wiki/Mastaba
A Mastaba de Saqara abre precedente para futura ‘Piramide de Djoser”, a “primeira” pirâmide de fato.
Imagem
Imagem
Ver: http://www.touregypt.net/featurestories ... aqqara.htm

(2) Pirâmide de Djoser: Aprox. 2670 AEC– Reino do Faraó Djoser

Formada por 6 “Mastabas” empilhadas uma em cima da outra, diminuindo de tamanho conforme se eleva a estrutura, formando uma semi-piramide.
Imagem
Ver: http://www.touregypt.net/stepyram.htm

(3) Pirâmide de Meidun: Aprox: 2600 AEC - Reino do Faraó Huni, terminada por Faraó Sneferu

Feita por degraus na parte interna e externamente os blocos são dispostos formando uma pirâmide. Os estudiosos acreditam que ela nunca foi terminada, devido aos problemas que os construtores egípcios enfrentaram.
Imagem
Imagem
Ver: http://en.wikipedia.org/wiki/Meidum

(4) Pirâmide Curvada: pós 2600 AEC- Reino do Faraó Sneferu

Foi a segunda tentativa de se construir uma pirâmide com os lados inclinados (sem formar degraus salientes). No meio do processo de edificação os egípcios encontraram dificuldades em ergue-la, e tiveram que inclinar mais as paredes a fim de elevar a sustentação da pirâmide. Como projeto foi um fracasso, porém a experiência adquirida resultou no domínio da tecnologia, que será empregado na Pirâmide seguinte.
Imagem
Ver: http://www.touregypt.net/featurestories/snefrubentp.htm

(5) Pirâmide Vermelha: pós 2600 AEC- Reino do Faraó Sneferu

Após alguns fracassos, finalmente o Faraó Sneferu consegue construir uma pirâmide verdadeira.
Imagem
Ver: http://en.wikipedia.org/wiki/Red_Pyramid

(6) Pirâmide de Gizé: 2560 AEC – Faraó Queóps

Queóps, ou Khufu, foi filho de Sneferu, e herdou do reinado de seu pai toda tecnologia de construção de pirâmides. Há muitas indagações sobre o processo construtivo, o qual é dado em mais detalhes em: http://archive.archaeology.org/0705/etc/pyramid.html
Imagem
Imagem

Para maiores informações vejam:

Egyptian pyramid construction techniques

http://en.wikipedia.org/wiki/Egyptian_p ... techniques

Abraços.
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: O homem: Evolução, criação de Deus ou dos Aliens

Mensagem não lida por TJCalado »

Olá, Épiro!
Gostaria de fazer uma observação ao seu comentário que estou citando abaixo:
O problema maior desta crença é quando alguns ufólogos radicais, ou pseudocientistas, tipo Zecharia Sitchin e Erich von Däniken, tentam relacionar civilizações antigas com a intervenção de seres extraterrestres. Nisto, eles cometem uma das maiores atrocidades intelectuais, além de usarem de mentira e fraudes descaradas para tentar convencer as pessoas.

Da mesma forma que um sacerdote/pastor/ancião usa a ignorância do sujeito em relação à bíblia para manipulá-lo em direção à sua crença dogmática e acrítica, esses pseudocientistas usam a ignorância (e entendam por ignorância a simples falta de conhecimento, e não de capacidade intelectual) das pessoas quanto ao conhecimento em história e cultura dos povos antigos para “provar” por meio de argumentos errôneos e mentirosos a sua “crença” de que os alienígenas geraram seres humanos e foram responsáveis pelo desenvolvimento de civilizações antigas.
Aqueles que você chama de ufólogos radicais, como o Däniken, não agem como os líderes religiosos que usam a ignorância do povo. Uma coisa não se compara a outra. A raiz do problema das religiões não está nos líderes religiosos atuais. Está nos livros e tradições em que se baseiam. Eles apenas pioram.
Däniken está mais para os escritores de livros como a bíblia do que para pastores, porque, assim como os primeiros, interpreta aquilo que vê e ouve e força a barra.
Do mesmo jeito que um pesquisador atual tira suas conclusões, Moisés, por exemplo, escreveu que Deus fez um boneco de barro e deu-lhe a vida soprando em suas narinas. O que há de mais concreto nisso do que a ideia de Däniken de que fomos visitados por seres de outros planetas baseado em desenhos em cavernas?
A ideia da criação, conforme explicada na bíblia, é mais absurda do que achar que fomos resultado de uma experiência científica de uma raça superior.
Däniken é ridículo em sua mente porque você o encara de modo racional, enquanto que a bíblia você encara de modo "espiritual". Racionalize a bíblia, trate-a como você trata a Däniken, e você verá os absurdos dela também.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Joselito II
Forista
Forista
Mensagens: 181
Registrado em: 07 Ago 2013 10:37

Re: O homem: Evolução, criação de Deus ou dos Aliens

Mensagem não lida por Joselito II »

Os deuses podem ter sido astronautas mesmo.
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: O homem: Evolução, criação de Deus ou dos Aliens

Mensagem não lida por TJCalado »

Joselito II escreveu:Os deuses podem ter sido astronautas mesmo.
É muito mais plausível do que o homem criado do barro do jeito que a bíblia conta.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
Seiquenadasei
Forista
Forista
Mensagens: 709
Registrado em: 13 Jan 2013 16:24

Re: O homem: Evolução, criação de Deus ou dos Aliens

Mensagem não lida por Seiquenadasei »

Épiro escreveu:
Seiquenadasei escreveu: E Épiro, pelo visto, você já tem uma opinião definida sobre essa primeira premissa, ou seja, pelo seu comentário indica que você é descrente na existência alienígena ou no minimo não acredita que eles possam, de alguma forma terem interferido nas construções e culturas do povos antigos. Estou certo ou errado nesse entendimento a seu respeito?
Olá Seiquenadasei,

Não sou descrente quanto aos alienígenas. O universo é enorme, é bem possível que exista vida em outros planetas. Talvez possam existir até civilizações. No entanto, até que haja uma evidencia sólida e inequívoca que tais seres existem, prefiro suspender meu julgamento.

O que eu não acredito é que extraterrestres inteligentes estejam interferindo em nosso Planeta, pois não há evidencias sólidas da interferência destes seres. Tudo o que se tem são relatos anedóticos de possíveis “abduzidos”. Outros procuram evidencias indiretas por meio de uma falta de compreensão sobre a tecnologia dos antigos povos.

Muitos duvidam da capacidade do ser humano de criar e desenvolver formas engenhosas de modelar a natureza e atribuem os feitos de nossos antepassados à figuras mitológicas, milagres dos deuses ou interferências de Extraterrestres.

Citando o caso específico da Pirâmide dos Egito, vale lembrar que muitos cientistas têm teorias bem mais factíveis do que intervenção alienígena.

Consegue-se ver que a tecnologia de desenvolvimento de pirâmides se desenvolveu aos poucos pelos Egípcios. Gradualmente eles foram aperfeiçoando suas técnicas construtivas.

Não houve um “salto” tecnológico. Houve várias tentativas, vários modelos diferentes de tumbas/pirâmides, etc, até conseguir se atingir a maravilha que é a “A Grande Pirâmide de Gizé” (2560 AEC)
.


Épiro,

Eu não tenho nenhum conhecimento definido a respeito da Ufologia, se existem seres de inteligentes fora da Terra, se fomos criados ou modificados geneticamente por tais seres (caso realmente existam). Também não sou engenheiro, arquiteto, construtor, pedreiro, mestre de obras, ajudante de pedreiro, muito menos cientista ou pesquisador para chegar aqui e explicar de forma convincente certezas e detalhes sobre as pirâmides, principalmente a de Gizé. O que posso dizer é que ao assistir o documentário Revelações da Grande Pirâmide fiquei impressionado com aquela construção e isto foi uma das coisas que me fizeram se interessar pelo tema. Achei sua explicação interessante e o que posso colocar aqui é apenas um link que mostra que a bem da verdade, a Pirâmide de Gizé tem diversas particularidades que até hoje não estão perfeitamente explicadas. Existem teorias ou suposições, mas certeza não existe. Quem sabe um dia teremos explicações mais convincentes sobre as pirâmides!
Por enquanto, não me arrisco a dizer quem está certo ou errado, o que sei é que algumas construções dos povos antigos, continuam sem uma explicação sobre como foram feitas bem como sua finalidade. Dúvidas e mais dúvidas é o que tenho!

Segue o link com alguns dos Mistérios da Grande pirâmide.

http://aborigine42.blogspot.com.br/2012 ... de-do.html
"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música." Friedrich Nietzsche
Avatar do usuário
Filosofo
Forista
Forista
Mensagens: 596
Registrado em: 11 Out 2013 17:25

Re: O homem: Evolução, criação de Deus ou dos Aliens

Mensagem não lida por Filosofo »

Acho plausível a espécie humana ter sido criada por alienígenas através de experiências genéticas com primatas.

"Qualquer tecnologia suficientemente avançada é indistinguível de magia."

Sendo assim, humanos primitivos poderiam ter atribuído caráter divino a ETs. Não vejo incoerência nisso.

Também acho plausível os próprios alienígenas e todos seres vivos serem criados por Deus. Aqui coloco um Deus genérico. Não um Deus bíblico ou qualquer outro que ouve orações.
"Seria Deus desejoso de prevenir o mal mas incapaz? Portanto não é omnipotente. Seria ele capaz, mas sem desejo? Então é malévolo. Seria ele tanto capaz quanto desejoso? Então por que há o mal?"
- Epicuro
Avatar do usuário
Seiquenadasei
Forista
Forista
Mensagens: 709
Registrado em: 13 Jan 2013 16:24

Re: O homem: Evolução, criação de Deus ou dos Aliens

Mensagem não lida por Seiquenadasei »

Amigos, estou dando um UP neste tópico.

Esta noite, antes de dormir, estava conversando com minha esposa. A mesma já pesquisou bastante sobre a Torre, estando inativa assim como eu, e não acredita mas nesta religião. No entanto, a mesma de vez em quando acaba aparecendo cheia de dúvidas e questionamento e hoje o questionamento era exatamente este relacionado a origem do homem. Coloquei para ela meu ponto de vista, que está no início do tópico e a dúvida ainda persiste: evoluímos, fomos criados por Deus ou por seres mais inteligentes?

A dúvida ainda persiste. Gostaria de saber a opinião de vocês. :?: :?: :?:
"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música." Friedrich Nietzsche
Avatar do usuário
Alexei Karamazov
Forista
Forista
Mensagens: 1218
Registrado em: 29 Abr 2013 08:25
Localização: Belo Horizonte MG

Re: O homem: Evolução, criação de Deus ou dos Aliens

Mensagem não lida por Alexei Karamazov »

Meu caro,
sobre esse tema, tenho muitas dúvidas, também. Mais do que respostas, tenho indagações.
Aparentemente, existe um processo evolutivo/transformativo em operação nas espécies. Num experimento, foram isoladas duas populações de salmões em condições distintas. Em alguns anos, se transformaram em duas sub-espécies distintas. As provas são fartas, em milhares de outros experimentos. Então, posso assumir que existe um processo evolutivo.
Por outro lado, de onde vem a consciência? Quando um ser começa a ter consciência de si mesmo? Seria isso a centelha de Deus? Uma alma? Seria isso o que nos faz "semelhantes a Deus"?
O filme "Prometheus" faz alusão a um ato criativo, em que extraterrestres depositam seu DNA nas águas de um planeta, visando o desenvolvimento da vida, nele. Mas e a inteligência, de onde vem?
Hoje, considero a explicação da Bíblia muito limitada, muito simplista. Sua cronologia não concorda com absolutamente NADA do que se encontra em história, arqueologia, antropologia, paleontologia. Com a única exceção dessa expressão, "imagem e semelhança de Deus", pois somos uma espécie única entre as outras, aparentemente por causa da autoconsciência. De fato, este é o maior problema não resolvido da ciência. (Veja http://www.theguardian.com/science/2015 ... sciousness)
Tú que consideras al hombre tanto dios como oveja—,
desgarrar al dios en el hombre como a la oveja en el hombre
y desgarrando reír— ¡ésa, ésa es tu felicidad!
Ditirambos Dionisíacos - F.Nietzsche
Avatar do usuário
fernanda
Forista
Forista
Mensagens: 371
Registrado em: 22 Jun 2010 14:28

Re: O homem: Evolução, criação de Deus ou dos Aliens

Mensagem não lida por fernanda »

Por Seiquenadasei
(...)
Por exemplo, segundo teria sido dito por Karran, civilizações habitando outros mundos já vinham visitando a terra desde remotas épocas. O ser disse a Hermínio e Bianca que nosso planeta já tinha vida vegetal e animal, mas de um tipo inferior. Assim , tais civilizações teriam estudado o clima terrestre, suas condições ambientais e características geológicas em geral, chegando a conclusão de que a Terra teria condições favoráveis para passar por um processo de colonização – assim como outros mundos que também estavam sendo visitados. Aqueles visitantes cósmicos a que Karran se referiu, resolveram então semear formas de vida vegetal e animal mais avançadas na Terra, que eram provenientes dos mundos que participariam diretamente, mais tarde, de um futuro processo de colonização. Neste ponto das revelações de Karran, Bianca lhe interrompeu e perguntou por que, se o que ele estava falando era verdade, os colonizadores haviam abandonado o homem a sua própria sorte. O ser teria lhe explicado que isso nunca aconteceu e que nossos próprios registros confirmavam tal realidade. “Nossa presença foi sempre sentida em seu mundo. Em todas as épocas , sempre estivemos aqui. Mas num tempo ainda desconhecido do homem da Terra, por razões que não pudemos evitar, o planete luz (o sol), emitiu uma forte descarga de energia que atingiu seriamente seu planeta e todo o sistema solar bloqueando os canais de ligações e comunicações a Terra ficou “desligada” e sem nenhuma ajuda cósmica por aproximadamente 3 mil anos de nosso tempo. “Nossas naves não tiveram condições para romper essa grande intensidade de energia , desprendida pelo planeta luz (sol), que atingiu a atmosfera e danificou grandemente o sistema de proteção da vida no seu mundo"
Achei interessantíssimo o relato...
Pena que o alienígena aí não explicou se existe algum resquício de vida após a morte... como por exemplo ir para outros mundos, ou até mesmo se voltamos em outras vidas ou até em outras formas de vida
Tenho uma amiga que é do Ceará e disse que quando morou por lá volta e meia vinha alguns relatos de alguem avistar discos voadores... ela disse que morava perto de grandes fazendas, e campos abertos.. e esses eram os lugares preferidos para os alienígenas aparecerem
Ela conta que o seu avô muito cético quanto a isso .. sempre ironizava alguém que vinha com esse tipo de relato.. Só que num determinado dia lá estava seu avô caminhando por uma estrada isolada totalmente ofuscado pela escuridão da noite,, ao qual só se via um pequeno rancho ao longe. de repente la vinha um forte clarão vindo em sua direção... o mesmo quase se borrou tamanho o medo e começou a correr cambaleando daquela intensa luz que cegava e ao mesmo tempo o perseguia
Disse que ele nunca havia corrido tanto na vida,, só deu tempo dele chegar a casa que era um pequeno rancho e clamar por ajuda
Pelo relato que ela contou .. o morador da casa também viu o clarão e ouviu as galinhas cacarejando no galinheiro e os cavalos muito assustados relinchando muito ... depois do ocorrido o tal 'disco voador' desapareceu na escuridão... daí o avô dela passou a acreditar no depoimento dos outros moradores

Também já ouvi dizer que em Minas gerais esse tipo de episódio não é tão raro... Na boa.. eu gostaria de passar por uma experiência dessas, digo : a do casal do relato
Imagem
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4042
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: O homem: Evolução, criação de Deus ou dos Aliens

Mensagem não lida por Mentalista »

Alexei Karamazov escreveu:Por outro lado, de onde vem a consciência? Quando um ser começa a ter consciência de si mesmo? Seria isso a centelha de Deus? Uma alma? Seria isso o que nos faz "semelhantes a Deus"?
Existem tantas explicações religiosas para isso que eu nem preciso mencioná-las.

Há também algumas ideias nas ciências sobre como a mente surgiu etc... Geralmente fala-se do processo evolutivo. Ao ler este tópico, lembrei-me de um artigo que li ano passado, e que talvez valha a leitura:
http://danielgontijo.blogspot.com.br/20 ... lusao.html
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 103 visitantes