Quem escreveu a bíblia? Uma análise das cartas de Paulo.

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Avatar do usuário
baiano
Forista
Forista
Mensagens: 609
Registrado em: 10 Jan 2016 00:34

Re: Quem escreveu a bíblia? Uma análise das cartas de Paulo.

Mensagem não lida por baiano »

Alexei Karamazov escreveu:O estudo das cartas de Paulo me demonstram uma teoria simples: de que ele é o grande responsável pela estrutura normativa do cristianismo primitivo.
Jesus não estruturou um conjunto de conceitos, normas de conduta. Em seus discursos não há sistematização, organização, nada que indique uma crença estruturada, como em Paulo.
Por outro lado, nas cartas de Paulo há todo um conjunto de instruções sobre como fazer, quando fazer, como delegar, como fiscalizar, como controlar. Ele é o organizador, por excelência, do cristianismo, e isso foi feito estritamente à semelhança com o judaísmo. Afinal, Paulo foi educado aos pés de Gamaliel, e era um homem de leis, um jurista de seus dias. Pelo visto, conhecia de direito judaico e romano, diante de suas relações com o Império e sua prisão.
O cristianismo haveria de ser algo libertador, mas com Paulo, tornou-se mais um dos sistemas normativos que aprisiona o homem em fronteiras morais bem estritas, em limites bem definidos: "faça isto, não faça aquilo, você será punido, você será abençoado".
Minha conclusão: apesar de toda a beleza libertária das palavras de Jesus de Nazaré, o cristianismo pauliano é um conjunto de rituais de conduta perfunctória, incapaz de ajudar o homem a elevar seu espírito a Deus, pois se torna um fim em si mesmo, e não um meio de elevação espiritual.
Já escrevi aqui no forum antes que a simplicidade do que Jesus deixou, depois de sua morte foi se desconfigurando por conta das cartas apostólicas, em especial as de Paulo. Peguei o que vc escreveu aqui, Alexei Karamazov. Chego então em apocalipse e encontro cartas de Cristo a sete congregações. Não dá a entender que o trabalho de Paulo foi necessário mesmo para o cristianismo? Não foi o Cristo esperou?
"Cada um lê com os olhos que tem. E interpreta a partir de onde os pés pisam. Todo ponto de vista é a vista de um ponto." Leonardo Boff
Avatar do usuário
Galileu
Forista
Forista
Mensagens: 2561
Registrado em: 30 Mar 2016 11:47

Re: Quem escreveu a bíblia? Uma análise das cartas de Paulo.

Mensagem não lida por Galileu »

Bem, considerei o que foi explanado, e considero importante tudo o que foi dito.

Mas ai pergunto, qual o próximo passo ? O que somos de fato ? Onde buscar orientação ?

Nas religiões ? Não creio. Na Biblia ? Pelo que foi explanado também não.

Será que só nos cabe a duvida? Não existem certezas?

Tenho meditado muito nisso.

Será que quando Jesus disse que "Eu sou a luz do mundo" ele estava sendo egocêntrico? Desculpem se a pergunta estiver fora do contexto.

Um abraço a todos os foristas
"Penso, logo existo" - Descartes
Avatar do usuário
Galileu
Forista
Forista
Mensagens: 2561
Registrado em: 30 Mar 2016 11:47

Re: Quem escreveu a bíblia? Uma análise das cartas de Paulo.

Mensagem não lida por Galileu »

Galileu escreveu:Bem, considerei o que foi explanado, e considero importante tudo o que foi dito.

Mas ai pergunto, qual o próximo passo ? O que somos de fato ? Onde buscar orientação ?

Nas religiões ? Não creio. Na Biblia ? Pelo que foi explanado também não.

Será que só nos cabe a duvida? Não existem certezas?

Tenho meditado muito nisso.

Será que quando Jesus disse que "Eu sou a luz do mundo" ele estava sendo egocêntrico? Desculpem se a pergunta estiver fora do contexto.

Um abraço a todos os foristas
Prezados amigos espero , que não entendam meus comentarios como criticas a boa explanação que fizeram do tópico, ha de fato pontos relevantes mencionados .

Acredito que quando nossas referencias na vida são questionadas, há uma certa frustração e um vazio que exige a reconstruçao das idéias e dos ideais.

Estamos ai , em busca das respostas e dos ideais!!

Um abraço a todos do topico !
"Penso, logo existo" - Descartes
Avatar do usuário
Alexei Karamazov
Forista
Forista
Mensagens: 1218
Registrado em: 29 Abr 2013 08:25
Localização: Belo Horizonte MG

Re: Quem escreveu a bíblia? Uma análise das cartas de Paulo.

Mensagem não lida por Alexei Karamazov »

Peanuts, muita gentileza de sua parte, tal prestígio!
Baiano, observe o diálogo que o Apocalipse Adiado e eu entabulamos nesse tópico, e você verá que a Bíblia não é a unidade harmônica que os Cristãos pregam, muito menos o livro divino que afirmam.
Para concluir que o Jesus que foi crucificado é o mesmo que tem um papel em Apocalipse, é necessário preencher vazios demais, lacunas demais. É fácil escrever a história de trás para frente.
Acredito que as palavras mais importantes do Cristianismo são "conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará". Mas os cristãos preferem a segurança do aprisco...
Tú que consideras al hombre tanto dios como oveja—,
desgarrar al dios en el hombre como a la oveja en el hombre
y desgarrando reír— ¡ésa, ésa es tu felicidad!
Ditirambos Dionisíacos - F.Nietzsche
Avatar do usuário
EstPer
Forista
Forista
Mensagens: 158
Registrado em: 31 Jan 2014 13:44

Re: Quem escreveu a bíblia? Uma análise das cartas de Paulo.

Mensagem não lida por EstPer »

Alexei Karamazov escreveu:
APOCALIPSE ADIADO escreveu: Porém, compreendo que Paulo deu apenas um começo nesta estrutura normativa, pois, como digo no tópico, outros cristãos em épocas posteriores usaram o nome de Paulo para dar novas e diferentes normas adaptadas a um contexto histórico diferente com problemas diferentes alinhando sua fé com o momento em que viviam. Da época de Paulo até Constantino muita coisa mudou e a religião precisava se adaptar.
Com certeza. Para mim, isso demonstra o caráter humano, e não divino, da história da igreja cristã
cristã. Anteriormente eu pensava mesmo que o judaísmo e o cristianismo fossem especiais, por inspiração. Depois, meus estudos sobre a lei mosaica me mostraram que suas leis eram cópias de costumes locais. Da mesma maneira, as normas cristãs, com Paulo e suas regrinhas judaicas adaptadas aos gentios.
Engraçado como tenho presenciado as pessoas que evoluem numa etapa de estudo e reflexão séria sobre a verdade das escrituras chegam também a essa conclusão...

Culpa de Constantino, que pegou uma simples seita judaica e a transformou num império de dominação e manipulação em massa, causando séculos e mais séculos de atraso no desenvolvimento do conhecimento e intelectualidade humana no mundo ocidental.
"A Curiosidade é a base do ser humano para compreender"
Avatar do usuário
KOSTA
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3751
Registrado em: 22 Set 2011 20:06
Localização: Portugal

Re: Quem escreveu a bíblia? Uma análise das cartas de Paulo.

Mensagem não lida por KOSTA »

Up

Tema muito interessante!
NÃO TEMAS AQUELES QUE BUSCAM PELA VERDADE, MAS TEME ANTES OS QUE AFIRMAM TEREM A VERDADE
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 74 visitantes