Qual o sentido de Jesus jogar os demônios nos porcos?

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: Qual o sentido de Jesus jogar os demônios nos porcos?

Mensagem não lida por kooboo »

Jesus Negro escreveu:
Thaís escreveu:
Jesus Negro escreveu:Toicinho? :mrgreen:
Gente,é tão fácil resolver essa questão: que tal perguntar diretamente para o causador do fato? Ele é forista aqui ! Jesusssss,respondeeeeee!!!!!!!!! :1 :1

Opa! É com o maior prazer minha amiga Thais.


Eu vou responder sim, pra acabar logo com esse debate.


É tudo muito simples:
Como ficou claro nas minhas palavras em mat.7:6, eu não gosto dos porcos! Tenho trauma deles desde quando eu era pequenino, quando um porco gordo pisou em cima de mim. Daí, na primeira oportunidade que tive, taquei um monte de demônios naqueles porcos! :5



“Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis as vossas pérolas diante dos porcos, para que nunca as pisem debaixo dos seus pés, e, voltando-se, vos dilacerem” (Mateus 7:6)
Ok, então Jesus não é Palmeirense.
Isso explica porque andam mal no campeonato brasileiro...
:mrgreen:
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
Vine Kun
Troll desativado
Mensagens: 407
Registrado em: 26 Mar 2016 22:19

Re: Qual o sentido de Jesus jogar os demônios nos porcos?

Mensagem não lida por Vine Kun »

TJCalado escreveu:A Torre de Vigia não busca respostas. Ela busca desculpas. As respostas, ela cria.
Indo por esse costume Torrianao - Os demônios pediram pra entrar nos porcos como uma forma de demonstrar a condição deles... Jesus sempre os repreendia por eles rebeldemente exercerem o privilégio de identificar a posição de Jesus. Ao entrarem nos porcos demonstraram que são muitos, estão numa condição imunda ( o porco era considerado impuro pela lei mosaica ) e por fim, a condenação deles - "Serem lançados no abismo"
"Felicidade é a certeza de que a nossa vida não está se passando inutilmente"
- Érico Veríssimo

Imagem
Avatar do usuário
clay-m
Forista
Forista
Mensagens: 96
Registrado em: 16 Dez 2012 04:22

Re: Qual o sentido de Jesus jogar os demônios nos porcos?

Mensagem não lida por clay-m »

Por quê nós hebreus não comemos porcos?

No Novo Testamento onde Jesus expulsou uma legião de "shedim" (demônios) para uma "vara de porcos permitiu que os demônios fossem para os porcos e não para quaisquer outros tipos de animais.


Por que judeus não comem porcos? Porque judeus devem ser obedientes a Torá, pois Deus nos proibiu de comer a carne deste animal impuro. Já sei você vai perguntar (eu espero), como pessoa inteligente que é: Por que D´us proibiu comer a carne de um animal que Ele mesmo criou? A resposta é: D´us não criou o porco! E por isto, proibiu comê-lo.

O Porco foi criado pela "Sitra Achará". Claro, você vai me perguntar: O que é a "Sitra Achará?" Para deixar de fácil compreensão, a "Sitra Achará" é o "Lado Sombrio da Força", o "Lado da Negatividade".

De fato, porco é o nome de um espírito profano que se veste neste animal criado pela Sitra Achará a qual empresta também o nome. E de tão negativa que é esta carne na qual este espírito se veste nenhuma benção ou oração pode santificá-la e elevá-la.

O Zohar diz: "Os seres inferiores que são feitos com esse espírito assumem formas se vestindo na pele de outros, tais como as formas de animais impuros, sobre as quais a Torah diz: "Ele é impuro para vocês". Como suínos e aves impuras..."

O mais horrível disto é saber como a carne desde animal foi gerada para ser uma vestimenta para este espírito profano chamado porco. ATENÇÃO OS JUDEUS ANTIGOS E OS ATUAIS NÃO ACREDITAM EM ESPÍRITOS OU DEMÔNIOS A MANEIRA CRISTÃ ANTES DE ACORDO A CRENÇA DOS GREGOS OU BABILÔNIOS ANTIGOS ENFIM DOS POVOS DAQUELA REGIÃO...

Para que você possa entender, nem mesmo os anjos entram neste nosso mundo sem uma vestimenta humana que lhes tenha sido preparada adequadamente do lado da santidade. Assim, também os espíritos profanos precisavam de vestimentas que lhes fossem preparadas adequadamente, ou seja, de maneira impura e profana. Agora, eu espero que você faça a pergunta certa, e ela deve ser: Qual a maneira que a "Sitra Achará" usou para criar uma vestimenta impura e profana para que o espírito da impureza viesse para este nosso mundo? Ainda não sei a resposta e pois ela está disponível apenas aos iniciados na mistica Judaica com muito estudo da Sabedoria Escondida e com as revelações dos Sábios, e geralmente os Rabinos expertos no assunto evitam tocar nestes tipos de assuntos com gente não iniciada.

Certa vez, um feiticeiro poderoso a pedido do rei Balak, rei de Amaleq, procurava maneira para lançar sobre os b´ney israel (filhos de israel) uma maldição. Como os filhos de Israel encontravam-se adequados e sem impurezas, ele, Bila´am (Balaão), não encontrava um caminho para amaldiçoar os filhos de israel. Era preciso então, outra estratégia. Balaão teria que fazer o chamado "derech ha´shedim (caminho dos demônios)" e ascender na Árvore das Vidas pela esquerda que é o lado da severidade. Então, ele foi a certa região chamada de "montanha da escuridão" para consultar os anjos caídos que moram naquele lugar. Ele tomou uma serpente, dividiu a cabeça dela, desenho um circulo ao redor dele (para proteger-se) e para se impurificar e atrair para si aqueles espíritos profanos e consultar-se com eles, tomou sua mula, e manteve relações sexuais com ela durante toda noite. E foi por esta razão que o Anjo de D´us desceu para matá-lo.

Você nunca se perguntou por que a carne de porco tem semelhanças com a carne do homem? A ponto de a ciência considerar criar órgãos a partir da carne de suínos para transplantes humanos?

Bem, essa é a interpretação mística do porquê nós judeus, não comemos carne de porco.

Mas, Alguém poderá dizer: "Ah, Jesus disse: O que contamina o homem não é o que entra, mas o que sai do coração do homem".

Primeiro estas palavras foram ditas para os judeus do primeiro século. Segundo, judeus não criam porcos. Os romanos criavam. Terceiro, os judeus daquela época comiam, assim como hoje, alimentação "kasher", permitida pela Torá, e, portanto, não poderiam ser mesmo contaminados com qualquer coisa que viessem a ingerir. Em lugar nenhuma das escrituras do Novo Testamento Jesus disse: A partir de hoje vos é permitida a carne de porcos...

A Gripe Suína

No Talmud, tratado Taanit, encontramos: “Rabi Iehuda[1] foi informado sobre uma peste entre os suínos. Ele decretou um jejum[2]. O raciocínio de Rav Iehuda é que uma peste numa espécie pode se espalhar para outras? (A Guemará conclui:) O trato digestivo de um porco se assemelha[3] ao do ser humano[4].” O comentário de Tossafot é um pouco diferente: Rabi Iehudá achava que a doença passaria dos porcos aos não-judeus, e destes aos judeus. Meiri (comentário do século XIII sobre o Talmud) acrescenta que como tanto porcos quanto seres humanos carecem de rúmen[5], havia razão em temer que epidemias que afetem porcos também possam afetar seres humanos.

As interpretações que ligam o porco ao espírito de impureza tem base em Deutoronômio 14:8, preste atenção abaixo para o verso original hebraico:


וְאֶת-הַחֲזִיר כִּי-מַפְרִיס פַּרְסָה הוּא, וְלֹא גֵרָה--טָמֵא הוּא, לָכֶם; מִבְּשָׂרָם לֹא תֹאכֵלוּ, וּבְנִבְלָתָם לֹא תִגָּעוּ

Os termos assinalados na cor vermelha são "Chazir (Porco) e "Ele é Impuro". Ao destacar isto, eu omiti uma letra do verbo hebraico "Hú (Ele)" deixando com apenas duas letras ao invés das três com as quais ele é escrito. Ao somar a gematria de "Chazir tamê hú (Porco ele é impuro)" encontrei o resultado 274 e este é o mesmo valor da frase "ruach tumá רוּחַ הַטֻּמְאָה (espírito da impureza)" citado no verso de Zecharyah 13:2 onde diz: "... e o espírito da impureza Eu irei varrer da terra".


É certo que para o Judaísmo, aqueles que comem carne de porco estão absorvendo este "espírito impuro" e estão além disto, comentendo "peshá (pecado de rebelião contra o Sagrado)" pois, sabendo da proibição de comer carne de porco, comem assim mesmo, são rebeldes, e como tais serão punidos.
“Existe uma chave para a liberdade: Pense! Se quiseres ser um cordeiro, seja feita a tua vontade. Não reclames, entretanto, quando fores servido em nosso grande Sabbath!” Um “bem velho” dito pagão, do século XX
Avatar do usuário
mayhra
Forista
Forista
Mensagens: 3137
Registrado em: 14 Dez 2011 22:12

Re: Qual o sentido de Jesus jogar os demônios nos porcos?

Mensagem não lida por mayhra »

clay-m escreveu:Por quê nós hebreus não comemos porcos?

No Novo Testamento onde Jesus expulsou uma legião de "shedim" (demônios) para uma "vara de porcos permitiu que os demônios fossem para os porcos e não para quaisquer outros tipos de animais.


Por que judeus não comem porcos? Porque judeus devem ser obedientes a Torá, pois Deus nos proibiu de comer a carne deste animal impuro. Já sei você vai perguntar (eu espero), como pessoa inteligente que é: Por que D´us proibiu comer a carne de um animal que Ele mesmo criou? A resposta é: D´us não criou o porco! E por isto, proibiu comê-lo.

O Porco foi criado pela "Sitra Achará". Claro, você vai me perguntar: O que é a "Sitra Achará?" Para deixar de fácil compreensão, a "Sitra Achará" é o "Lado Sombrio da Força", o "Lado da Negatividade".

De fato, porco é o nome de um espírito profano que se veste neste animal criado pela Sitra Achará a qual empresta também o nome. E de tão negativa que é esta carne na qual este espírito se veste nenhuma benção ou oração pode santificá-la e elevá-la.

O Zohar diz: "Os seres inferiores que são feitos com esse espírito assumem formas se vestindo na pele de outros, tais como as formas de animais impuros, sobre as quais a Torah diz: "Ele é impuro para vocês". Como suínos e aves impuras..."

O mais horrível disto é saber como a carne desde animal foi gerada para ser uma vestimenta para este espírito profano chamado porco. ATENÇÃO OS JUDEUS ANTIGOS E OS ATUAIS NÃO ACREDITAM EM ESPÍRITOS OU DEMÔNIOS A MANEIRA CRISTÃ ANTES DE ACORDO A CRENÇA DOS GREGOS OU BABILÔNIOS ANTIGOS ENFIM DOS POVOS DAQUELA REGIÃO...

Para que você possa entender, nem mesmo os anjos entram neste nosso mundo sem uma vestimenta humana que lhes tenha sido preparada adequadamente do lado da santidade. Assim, também os espíritos profanos precisavam de vestimentas que lhes fossem preparadas adequadamente, ou seja, de maneira impura e profana. Agora, eu espero que você faça a pergunta certa, e ela deve ser: Qual a maneira que a "Sitra Achará" usou para criar uma vestimenta impura e profana para que o espírito da impureza viesse para este nosso mundo? Ainda não sei a resposta e pois ela está disponível apenas aos iniciados na mistica Judaica com muito estudo da Sabedoria Escondida e com as revelações dos Sábios, e geralmente os Rabinos expertos no assunto evitam tocar nestes tipos de assuntos com gente não iniciada.

Certa vez, um feiticeiro poderoso a pedido do rei Balak, rei de Amaleq, procurava maneira para lançar sobre os b´ney israel (filhos de israel) uma maldição. Como os filhos de Israel encontravam-se adequados e sem impurezas, ele, Bila´am (Balaão), não encontrava um caminho para amaldiçoar os filhos de israel. Era preciso então, outra estratégia. Balaão teria que fazer o chamado "derech ha´shedim (caminho dos demônios)" e ascender na Árvore das Vidas pela esquerda que é o lado da severidade. Então, ele foi a certa região chamada de "montanha da escuridão" para consultar os anjos caídos que moram naquele lugar. Ele tomou uma serpente, dividiu a cabeça dela, desenho um circulo ao redor dele (para proteger-se) e para se impurificar e atrair para si aqueles espíritos profanos e consultar-se com eles, tomou sua mula, e manteve relações sexuais com ela durante toda noite. E foi por esta razão que o Anjo de D´us desceu para matá-lo.

Você nunca se perguntou por que a carne de porco tem semelhanças com a carne do homem? A ponto de a ciência considerar criar órgãos a partir da carne de suínos para transplantes humanos?

Bem, essa é a interpretação mística do porquê nós judeus, não comemos carne de porco.

Mas, Alguém poderá dizer: "Ah, Jesus disse: O que contamina o homem não é o que entra, mas o que sai do coração do homem".

Primeiro estas palavras foram ditas para os judeus do primeiro século. Segundo, judeus não criam porcos. Os romanos criavam. Terceiro, os judeus daquela época comiam, assim como hoje, alimentação "kasher", permitida pela Torá, e, portanto, não poderiam ser mesmo contaminados com qualquer coisa que viessem a ingerir. Em lugar nenhuma das escrituras do Novo Testamento Jesus disse: A partir de hoje vos é permitida a carne de porcos...

A Gripe Suína

No Talmud, tratado Taanit, encontramos: “Rabi Iehuda[1] foi informado sobre uma peste entre os suínos. Ele decretou um jejum[2]. O raciocínio de Rav Iehuda é que uma peste numa espécie pode se espalhar para outras? (A Guemará conclui:) O trato digestivo de um porco se assemelha[3] ao do ser humano[4].” O comentário de Tossafot é um pouco diferente: Rabi Iehudá achava que a doença passaria dos porcos aos não-judeus, e destes aos judeus. Meiri (comentário do século XIII sobre o Talmud) acrescenta que como tanto porcos quanto seres humanos carecem de rúmen[5], havia razão em temer que epidemias que afetem porcos também possam afetar seres humanos.

As interpretações que ligam o porco ao espírito de impureza tem base em Deutoronômio 14:8, preste atenção abaixo para o verso original hebraico:


וְאֶת-הַחֲזִיר כִּי-מַפְרִיס פַּרְסָה הוּא, וְלֹא גֵרָה--טָמֵא הוּא, לָכֶם; מִבְּשָׂרָם לֹא תֹאכֵלוּ, וּבְנִבְלָתָם לֹא תִגָּעוּ

Os termos assinalados na cor vermelha são "Chazir (Porco) e "Ele é Impuro". Ao destacar isto, eu omiti uma letra do verbo hebraico "Hú (Ele)" deixando com apenas duas letras ao invés das três com as quais ele é escrito. Ao somar a gematria de "Chazir tamê hú (Porco ele é impuro)" encontrei o resultado 274 e este é o mesmo valor da frase "ruach tumá רוּחַ הַטֻּמְאָה (espírito da impureza)" citado no verso de Zecharyah 13:2 onde diz: "... e o espírito da impureza Eu irei varrer da terra".


É certo que para o Judaísmo, aqueles que comem carne de porco estão absorvendo este "espírito impuro" e estão além disto, comentendo "peshá (pecado de rebelião contra o Sagrado)" pois, sabendo da proibição de comer carne de porco, comem assim mesmo, são rebeldes, e como tais serão punidos.
Clay-m, você esqueceu de citar a fonte da sua postagem, pois copiou-colou tudo de lá:

http://comunidadedodeserto.blogspot.com ... orcos.html
Avatar do usuário
mayhra
Forista
Forista
Mensagens: 3137
Registrado em: 14 Dez 2011 22:12

Re: Qual o sentido de Jesus jogar os demônios nos porcos?

Mensagem não lida por mayhra »

Com o fim de contribuir para a discussão, recordo aos foristas que os animais impuros para o judaísmo são muitos.

Vejamos:
Animais terrestres impuros: Porco, camelo, lebre, coelho, lagarto, cavalo, jumento, etc.

Aves impuras: Aguia, avestruz, corvo, falcão, coruja, gavião abutre e morcego
(embora não seja exatamente uma ave) ou demais aves de rapina

Frutos do mar impuros: Apenas os que não possuem nadadeiras e escamas (ex: Surubim, cação, tubarão)
e praticamente todos os frutos do mar: camarão, lagosta, ostra siri, polvo.

Repteis impuros: Todos os répteis são impuros, isto inclui cobra, sapo, rã e lagartos etc.

Gordura e Sangue: O sangue é praticamente impuro, portanto basta a carne ser bem passada com o sangue
removido, não caia em heresias as transfusões de sangue são permitidas pois salvam vidas
OU SEJA, há muitos animais impuros e como se justificaria todos esses serem "pele" para demônios, conforma e explicação
dada anteriormente, de que os porcos são impuros por terem sido criados pelas forças do mal e servirem de pele ou carne para
demônios encarnarem? Então o camelo, a coruja, o coelho, os lagartos e os camarões também? Pra mim isso soa místico demais...


http://judaismodocaminho.blogspot.com.b ... blica.html
Avatar do usuário
clay-m
Forista
Forista
Mensagens: 96
Registrado em: 16 Dez 2012 04:22

Re: Qual o sentido de Jesus jogar os demônios nos porcos?

Mensagem não lida por clay-m »

mayhra escreveu:Com o fim de contribuir para a discussão, recordo aos foristas que os animais impuros para o judaísmo são muitos.

Vejamos:
Animais terrestres impuros: Porco, camelo, lebre, coelho, lagarto, cavalo, jumento, etc.

Aves impuras: Aguia, avestruz, corvo, falcão, coruja, gavião abutre e morcego
(embora não seja exatamente uma ave) ou demais aves de rapina

Frutos do mar impuros: Apenas os que não possuem nadadeiras e escamas (ex: Surubim, cação, tubarão)
e praticamente todos os frutos do mar: camarão, lagosta, ostra siri, polvo.

Repteis impuros: Todos os répteis são impuros, isto inclui cobra, sapo, rã e lagartos etc.

Gordura e Sangue: O sangue é praticamente impuro, portanto basta a carne ser bem passada com o sangue
removido, não caia em heresias as transfusões de sangue são permitidas pois salvam vidas
OU SEJA, há muitos animais impuros e como se justificaria todos esses serem "pele" para demônios, conforma e explicação
dada anteriormente, de que os porcos são impuros por terem sido criados pelas forças do mal e servirem de pele ou carne para
demônios encarnarem? Então o camelo, a coruja, o coelho, os lagartos e os camarões também? Pra mim isso soa místico demais...


http://judaismodocaminho.blogspot.com.b ... blica.html

Essa é a explicação Mayra ... o site que você encontrou já é uma cópia de um livro judaico sobre o tema....Eu não esqueci de citar a fonte não o fiz porque o autor inclui explicações que não condizem com a tradição judaica, é um mistico independente, porém suas fontes são verdadeiras a respeito do que a mistica diz sobre os animais impuros...
“Existe uma chave para a liberdade: Pense! Se quiseres ser um cordeiro, seja feita a tua vontade. Não reclames, entretanto, quando fores servido em nosso grande Sabbath!” Um “bem velho” dito pagão, do século XX
Avatar do usuário
Vine Kun
Troll desativado
Mensagens: 407
Registrado em: 26 Mar 2016 22:19

Re: Qual o sentido de Jesus jogar os demônios nos porcos?

Mensagem não lida por Vine Kun »

mayhra escreveu:Com o fim de contribuir para a discussão, recordo aos foristas que os animais impuros para o judaísmo são muitos.

Vejamos:
Animais terrestres impuros: Porco, camelo, lebre, coelho, lagarto, cavalo, jumento, etc.

Aves impuras: Aguia, avestruz, corvo, falcão, coruja, gavião abutre e morcego
(embora não seja exatamente uma ave) ou demais aves de rapina

Frutos do mar impuros: Apenas os que não possuem nadadeiras e escamas (ex: Surubim, cação, tubarão)
e praticamente todos os frutos do mar: camarão, lagosta, ostra siri, polvo.

Repteis impuros: Todos os répteis são impuros, isto inclui cobra, sapo, rã e lagartos etc.

Gordura e Sangue: O sangue é praticamente impuro, portanto basta a carne ser bem passada com o sangue
removido, não caia em heresias as transfusões de sangue são permitidas pois salvam vidas
OU SEJA, há muitos animais impuros e como se justificaria todos esses serem "pele" para demônios, conforma e explicação
dada anteriormente, de que os porcos são impuros por terem sido criados pelas forças do mal e servirem de pele ou carne para
demônios encarnarem? Então o camelo, a coruja, o coelho, os lagartos e os camarões também? Pra mim isso soa místico demais...


http://judaismodocaminho.blogspot.com.b ... blica.html
Realmente não tem o menor sentido... Se essas criaturas foram criadas pelas "forças do mal" ( nada especificado ), então Noé não colocou esses animais na arca, pois são espécies impuras não provindas de Deus e para uso de Forças espirituais iníquas. Além do mais, como ficaria o equilíbrio ecológico com a ausência dessas criaturas?
Será que sem querer os demônios contribuíram para o meio ambiente?
No conceito "Cristão", esse raciocínio pode até mesmo se considerar um 'pecado'.
"Felicidade é a certeza de que a nossa vida não está se passando inutilmente"
- Érico Veríssimo

Imagem
Avatar do usuário
clay-m
Forista
Forista
Mensagens: 96
Registrado em: 16 Dez 2012 04:22

Re: Qual o sentido de Jesus jogar os demônios nos porcos?

Mensagem não lida por clay-m »

Vine Kun escreveu:
mayhra escreveu:Com o fim de contribuir para a discussão, recordo aos foristas que os animais impuros para o judaísmo são muitos.

Vejamos:
Animais terrestres impuros: Porco, camelo, lebre, coelho, lagarto, cavalo, jumento, etc.

Aves impuras: Aguia, avestruz, corvo, falcão, coruja, gavião abutre e morcego
(embora não seja exatamente uma ave) ou demais aves de rapina

Frutos do mar impuros: Apenas os que não possuem nadadeiras e escamas (ex: Surubim, cação, tubarão)
e praticamente todos os frutos do mar: camarão, lagosta, ostra siri, polvo.

Repteis impuros: Todos os répteis são impuros, isto inclui cobra, sapo, rã e lagartos etc.

Gordura e Sangue: O sangue é praticamente impuro, portanto basta a carne ser bem passada com o sangue
removido, não caia em heresias as transfusões de sangue são permitidas pois salvam vidas
OU SEJA, há muitos animais impuros e como se justificaria todos esses serem "pele" para demônios, conforma e explicação
dada anteriormente, de que os porcos são impuros por terem sido criados pelas forças do mal e servirem de pele ou carne para
demônios encarnarem? Então o camelo, a coruja, o coelho, os lagartos e os camarões também? Pra mim isso soa místico demais...


http://judaismodocaminho.blogspot.com.b ... blica.html
Realmente não tem o menor sentido... Se essas criaturas foram criadas pelas "forças do mal" ( nada especificado ), então Noé não colocou esses animais na arca, pois são espécies impuras não provindas de Deus e para uso de Forças espirituais iníquas. Além do mais, como ficaria o equilíbrio ecológico com a ausência dessas criaturas?
Será que sem querer os demônios contribuíram para o meio ambiente?
No conceito "Cristão", esse raciocínio pode até mesmo se considerar um 'pecado'.

Vine o problema é que entendeste tudo pela ótica cristã, Noé as colocou dentro da arca da mesma forma como D.us as colocou no mundo. O RASHI diz claramente que Noé preservou até pares de demônios ( outra vez: Não são demônios cristãos ) ... As forças do mal provém de Deus para os judeus ...


Talmud Bavli tratado Hagigá 16a.
Ensinam nossos sábios, seis coisas disseram sobre os Shedim, 3 coisas como os anjos e 3 coisas como os homens. As 3 coisas como os anjos, eles têm asas como os anjos e voam desde um canto do mundo ao outro como os anjos, e sabem as coisas futuras como os anjos, sabem o futuro porque escutam por detrás do Pargod como os anjos. E as 3 coisas como os homens, comem e bebem como os homens, frutificam e se multiplicam como os homens, e MORREM como os homens.
Daí aprendemos que.
• Os Shedim precisam comer e beber.
• Os Shedim acasalam entre si como os seres humanos e têm filhos como nós.
• Os Shedim MORREM.
Uma diferença importante no conceito de Shedim é que eles têm necessidades físicas e inclusive morrem.
Vamos ver o que Rashi tem a dizer sobre a natureza dos Shedim.
רש''י בראשית פרק ג יז
ארורה האדמה בעבורך. תעלה לך דברים ארורים, כגון זבובים ופרעושים ונמלים, (ה) משל ליוצא לתרבות רעה, והבריות מקללות שדים שינק מהם:
Comentário de Rashi sobre Gênesis 3:17.
Maldita é a terra por tua causa. Ele fará subir coisas malditas, como moscas, pulgas e formigas, como algo que sai no mau caminho, e as criaturas se estragam e os Shedim as sugam.
Ou seja, os Shedim precisam se alimentar e se alimentam da criação, animais e plantas.
רש''י בראשית פרק ו יט
ומכל החי. אפילו (ה) שדים
Comentário de Rashi Gênesis 6:19.
De tudo o que vive, mesmo os Shedim.

Vemos aqui que os Shedim são considerados criaturas vivas, mesmo sendo seres espirituais. Foi necessário inclusive abrigá-los na arca de Noé.
רשי שמואל ב פרק ז יד
ונגעי בני אדם . זה אשמדאי , שדחהו ממלכותו , והשדים בני אדם הראשון הם , שכל מאה ושלשים שנה שפירש אדם מאשתו במות הבל , היו הרוחות מתייחמות ויולדות הימנו ( ילקוט שמעוני רמז קמו ) :
Comentário de Rashi 2 Samuel 7:14.
E os que atingem os filhos do homem. Esse é Ashmedai( Se encontra citado no Livro de Tobias 3,8,17), que o afastou de seu reinado, e os Shedim são filhos de Adam, o primeiro homem, pois todos os 130 anos que foi afastado Adam de sua mulher ao morrer Hevel( Abel ), estiveram os espíritos femininos se aquecendo com ele e tendo filhos dele.
Ou seja, os Shedim nasceram da união de Adam e dos "demônios" femininos, não foram gerados no paraíso. Shedim não são anjos caídos...


Classes De Demônios

Tanto o Talmud quanto o Zohar, um dos livros mais importantes da Cabalá nos ensina que há três tipos de demônios: Aqueles que são semelhantes aos anjos, os que se parecem com seres humanos, e aqueles que não tributam nenhuma honra e respeito a D´us, porque são e parecem-se com os animais.

Ensina que os demônios se parecem com anjos voam e não têm nenhuma forma física permanente. Daqueles que se parecem com seres humanos comem, reproduzem e conseqüentemente morrem.

Os Livros sagrados do Judaísmo descrevem esses seres em três categorias:

1. Demônios "judaicos". Foram criados crepúsculo do sexto dia da criação e que deveriam ser parecidos com anjos. Ele tinha feito as suas almas e tinha-lhes dado a sua inteligência e o poder, mas com a rebelião ocorrida dentro da Árvore da Vida e a entrada do Shabbath não houve tempo para dar-lhes corpos. Então eles se tornaram demônios, Crentes em D´us, e sujeitos a Ele. Contudo, por causa do seu estado inacabado, eles ficaram ressentidos e ciumentos do gênero humano. Esses demônios são às vezes mencionados como “sublunares (isto é, terrestres)”. Considera-se que eles são judaicos, vivem bastante se casando à moda judaica e circuncidando as suas crianças.

Como uma regra geral, esses demônios não procuram ativamente prejudicar os seres humanos a menos que eles tenha, uma boa razão. Por exemplo, se eles são atados contra a sua vontade ou enganados, sua casa violada, e eles sejam provocados, etc. Os Demônios atormentarão só as pessoas que os aborrecem. Rabino Judah Há-Hassid escreveu no Sefer Hassidim (o Livro dos Pios) detalhes, citando um número de atividades que aborrecem os demônios. Existem práticas que são executadas e são consideradas feitiçaria (aquilo que não é cabalá prática), atividades que foram largamente usadas e cridas como uma maneira de implicar a convocação e a atadura de demônios.

Ashmedai (também conhecido como Asmodeus) é muitas vezes chamado de o rei dos demônios judaicos, muitos dos quais estudam Torah, e não prejudicará um erudito que estuda a Torah! Diz-se que o próprio Ashmedai ascende ao Céus para estudar. Ele também parece ter senso de humor. Há um número de histórias acerca dele e de como o Rei Salomão o consultava.

O demônios de Ashmedai são sujeitos a D´us, e são às vezes encontrados a Seu serviço para punir os ímpio ou os maus. Por exemplo, aqueles que cometem pecados contra as leis de pureza podem ser sujeitos aos seus ataques. Há um demônio que pune aqueles que maltratam livros sagrados. Não é um anjo, mas um demônio! Em outro exemplo, o Rabino Judah escreve que não devemos dar aos pássaros migalhas de pão, pois o demônio da pobreza ressente-se quando uma pessoa dá aos pássaros farinha de rosca. Ele diz: “Depois que este colega encheu a sua barriga de pão, ele dá aos pássaros a sobra. Ele é tão cruel que destruiria o mundo inteiro se ele pudesse. Por este motivo o demônio vai atormenta-o”.

Alguns desses demônios originais, como Samael e o seu anfitrião, são puramente maus. Esses são mais cosanguíneos aos anjos caídos da cristandade.

2. Lilith e a sua Descendência: Segundo a cabalá, antes de Eva, D´us fez Lilith, da mesma forma, isto é, do barro, como Ele fez Adão. Embora Adão fosse superior, Lilith (citada em Isaías 34:14 ) aceitava isto, exigindo que ela tivesse a mesma estatura que ele. Eles brigavam constantemente (em particular sobre sexo), até que finalmente Lilith ficou enfurecida e abandou o Jardim do Éden. Ela instalou-se em uma caverna, onde as suas relações com demônios produziram a primeira de suas crianças. Diferentemente dos demônios "originais", Lilith e as suas crianças híbridas são tipicamente maliciosas e ativamente procuram prejudicar os seres humanos de um modo ou de outro.

Lilith não é mencionada explicitamente no Livro do Gêneses, mas ela é mencionada na Bíblia no livro de Isaías e em alguns ou outros trabalhos religiosos. A história dela como a primeira esposa de Adão, e a sua "ocupação" subseqüente como um demônio, existe há séculos.

Alguns dizem que ela foi emprestada dos assírios, mas ela está mencionada implicitamente no Gêneses 1:27:

“E Deus criou o homem na Sua própria imagem, na imagem de Deus Ele criou-os; o macho e a fêmea criou-os”.

3. Os Favoritos da Sitra Achra. O Sitra Achra pode ser traduzido para o "outro lado". A maioria dos Judeus acreditaram que todas as coisas foram criadas por e sujeitas a D´us (inclusive os demônios), mas os mais místicos acreditam que as coisas que são tão inexprimivelmente más tiveram as suas origens em outro reino fora da ordem de D´us referente a Criação. Esse Reino é chamado Sitra Achra, uma dimensão "de maldade" onde os habitantes não tem nenhum respeito a Deus em absoluto cujo os habitantes são puramente maus e renunciaram completamente a Deus porque a Luz que emana do processo de Criação causou "sombra espiritual" nesses lugares. Diz-se às vezes que o anjo Samael (quem muitas vezes é comparado erroneamente com o Satan) viva lá. Algo da Sitra Achra seria completamente mau, malévolo, e muito perigoso e como todas as forças emanam de Deus as vezes as pessoas as utilizam enganadas por sua "cáscara de santidade": O caso da magia, necrománcia e outras forças presentes na criação que levam os homens a ruína espiritual. ( É PRECISO ENTENDER AQUI QUE SITRA ACHRÁ NÃO É MAL COM "L", SE TRATA APENAS DO OPOSTO A SANTIDADE )


PS. Não preciso citar as fontes porque podem procurá-las na Internet. Independente de tudo isso ser "mítico" eu apenas quis contribuir para que entendessem a questões dos "espíritos nos porcos" e da ação de Jesus dentro do mundo supersticioso em que viveu e cujas crenças compartilhou. Jesus acionava como os judeus de sua época e agia como eles, por exemplo, quando "cuspia" e dizia palavras misticas para "curar" ainda hoje discutidas pelos Rabinos dentro do judaísmo. A interpretação mística da Torá independente de ser ela verdadeira ou não, sempre foi guardada em segredo para não ser banalizada e ou má compreendida. Foi o que aconteceu, dentro do cristianismo e entre místicos judeus tanto no primeiro século quanto posteriormente .... Até hoje aprofundar-se nestas questão está vedada aos estudiosos da Torá que não hajam cumprido com requisitos estabelecidos pela Lei Judaica e o mundo Ortodoxo dentro do Judaísmo.


Essas crenças são comuns entre os antigos povos do Oriente e foram distorcidas ou mal compreendidas entre os cristãos e muçulmanos. Recomendo que pesquisem sobre "a crença mítica" do "anjo pavão dos Yasidis" e sua relação com a criação do Homem Adão e sua Punição da parte de Deus . Vai ajudá-los a entender o porquê do Islã radical tentar exterminar esse povo e como é possível que no Judaísmo "anjos desprovidos de livre arbítrio" possam pecar: http://www.pt.chabad.org/library/articl ... -pecar.htm
“Existe uma chave para a liberdade: Pense! Se quiseres ser um cordeiro, seja feita a tua vontade. Não reclames, entretanto, quando fores servido em nosso grande Sabbath!” Um “bem velho” dito pagão, do século XX
Avatar do usuário
universalista
Forista
Forista
Mensagens: 314
Registrado em: 22 Ago 2015 10:24
Localização: Piraquara - Estado do Paraná

Re: Qual o sentido de Jesus jogar os demônios nos porcos?

Mensagem não lida por universalista »

Desculpem minha impertinencia em ressucitar esse tópico, mas se isso vai acontecer com muitos mortos depois do Armagedom, acho que não tem problema... :D1
Algum esclarecido por gentileza me esclareça, ou me diga se estou certo:
1º Judeus na é poca de Jesus podiam comer porco?
2º se não podiam, a troco de quê estavam criando porco?
3º Quando Jesus tacou o diabo nos porcos e eles se precipitaram no abismo, ele salvou os homens endemoniados, mas em compensação arruinou a vida do criador de porcos?
É lícito pensar assim??
O objetivo é o caminho.
Avatar do usuário
vivi salvadori
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 43
Registrado em: 21 Mai 2018 13:38

Re: Qual o sentido de Jesus jogar os demônios nos porcos?

Mensagem não lida por vivi salvadori »

Eu acredito que os porcos eram selvagens, os Judeus em si não comiam nem criavam, mas como os Romanos dominavam a região e eles comiam talvez a criação não tenha sido de algum não Judeu ou Hebreu seguidor da Lei.
Acredito que os demônios pediram pra entrar em porcos, para dar a entender para Jesus e para os demais que não iriam mais ter contato com nenhum Judeu até Jesus terminar sua tarefa na terra. Jesus permitiu porque não queria fazer alardes com respeito a esse aspecto da Lei. Jesus veio cumprir a lei.
Por Jesus permitir isso mostrou que ele era o Messias pra muitos, pois veio cumprir a lei e não se importou com os porcos, também provou que tinha autoridade espiritual.
Os demônios mostraram algum respeito ao Cristo, e fizeram seu show esperando para "atacar" em outra ocasião mais conveniente.
Sempre pensei que fosse isso.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 117 visitantes