De onde o ateu aprendeu os conceitos de justos e injustos

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
ELZA ARROIO
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3651
Registrado em: 04 Jan 2009 21:24

De onde o ateu aprendeu os conceitos de justos e injustos

Mensagem não lida por ELZA ARROIO »

.... quando o ateu usa o argumento do “mal”, ele está a assumir coisas que contradizem o que ele tenta provar com esse mesmo argumento do “mal”. Ele está a revelar ter conhecimento que vai para além do mundo em que nós vivemos.

O argumento do mal assume muitas coisas, uma delas sendo que o ser humano não foi feito para viver com o que o ateu qualifica de “mal”. Mas donde vem essa crença? Se a morte, violência, assassinatos, violações, pedofilia, terremotos e outras coisas mais sempre fizeram parte da existência humana, donde é que vem o conhecimento de que essas coisas são más? Com o quê é que o ateu as compara? Existe algum padrão absoluto na base da qual o ateu qualifica comportamentos e eventos? Houve alguma altura em que o homem não sofreu? Será que há uma versão ateísta do Jardim do Éden?

Claro que a razão pela qual o ateu sabe que isto está errado é a Natureza de Deus em si.

A Bíblia diz-nos que o ateu sabe que Deus existe (Romanos 1) e que conscientemente rejeita o que Deus lhe diz como forma de manter a sua moralidade intacta. A forma através da qual nós podemos ver que o ateu sabe que Deus existe é a sua constante alusão ao “problema do mal”. Se Deus não existe, não há Padrão Absoluto que sirva de modelo comportamental, e como tal o ateu não tem argumento nem forma de classificar situações e comportamentos como “maus”.

Mas como o ateu sabe que Deus existe, então ele apela a uma Lei Moral Absoluta, embora se tente convencer de que o Criador dessa Mesma Lei não existe.

http://www.comshalom.org/blog/carmadelio/27438
Acredito que a crença em DEUS é mais que uma válvula de escape, é a CRIATURA PROCURANDO SEU CRIADOR....




Visitem meu blog:

http://www.anaelzaarroio.blogspot.com
Avatar do usuário
De olhos abertos
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 6385
Registrado em: 18 Nov 2009 10:07
Localização: São Paulo - SP

Re: De onde o ateu aprendeu os conceitos de justos e injustos

Mensagem não lida por De olhos abertos »

ELZA ARROIO escreveu:Mas como o ateu sabe que Deus existe, então ele apela a uma Lei Moral Absoluta, embora se tente convencer de que o Criador dessa Mesma Lei não existe.
Não entendi:
Eu não acredito em Deus porque sei que ele existe, ou sei que ele existe porque não acredito nele?

:roll:
Avatar do usuário
Viviane
Forista
Forista
Mensagens: 251
Registrado em: 19 Jun 2011 23:47

Re: De onde o ateu aprendeu os conceitos de justos e injustos

Mensagem não lida por Viviane »

De olhos abertos escreveu:
ELZA ARROIO escreveu:Mas como o ateu sabe que Deus existe, então ele apela a uma Lei Moral Absoluta, embora se tente convencer de que o Criador dessa Mesma Lei não existe.
Não entendi:
Eu não acredito em Deus porque sei que ele existe, ou sei que ele existe porque não acredito nele?

:roll:
Agora sim. Complicou ainda mais. :1 :1 :1 :1 :1
A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos. (Charles Chaplin)
Avatar do usuário
Abenildo
Administrador
Administrador
Mensagens: 4503
Registrado em: 01 Nov 2008 07:37
Localização: Caruaru-PE
Contato:

Re: De onde o ateu aprendeu os conceitos de justos e injustos

Mensagem não lida por Abenildo »

Mais uma briga entre ateus e crentes em:
3...2...1...

Fight!
Nós somos madeira de lei que cupim não rói!!!! Ariano Suassuna, Capiba.
ELZA ARROIO
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3651
Registrado em: 04 Jan 2009 21:24

Re: De onde o ateu aprendeu os conceitos de justos e injustos

Mensagem não lida por ELZA ARROIO »

Abenildo escreveu:Mais uma briga entre ateus e crentes em:
3...2...1...

Fight!
Só isto a acrescentar caro Abenildo.....a sua participação com certeza enriquecerá a discussão.... :fr1end:
Acredito que a crença em DEUS é mais que uma válvula de escape, é a CRIATURA PROCURANDO SEU CRIADOR....




Visitem meu blog:

http://www.anaelzaarroio.blogspot.com
Avatar do usuário
josebr
Forista
Forista
Mensagens: 388
Registrado em: 23 Fev 2011 19:41

Re: De onde o ateu aprendeu os conceitos de justos e injustos

Mensagem não lida por josebr »

Bom senso. Nem sempre foi assim, antigamente matava-se por um saco de sal ou pra ficar com a esposa do cara. O ser humano foi aos poucos aprendendo a conviver em sociedade, just that.
Avatar do usuário
Opss, caí da torre!
Forista
Forista
Mensagens: 1705
Registrado em: 27 Ago 2011 04:03

Re: De onde o ateu aprendeu os conceitos de justos e injustos

Mensagem não lida por Opss, caí da torre! »

:(
.
..
...
...E lá vamos nós...
ELZA ARROIO escreveu: A Bíblia diz-nos que o ateu sabe que Deus existe (Romanos 1) e que conscientemente rejeita o que Deus lhe diz como forma de manter a sua moralidade intacta.

A bíblia diz muitas coisas, entre elas que deus fez seu querido profeta Isaías andar por aí por uns três anos peladão m:1 (Isaías 20: 1-4) e outras situações inusitadas. ^^ Felizmente, sei que você já disse por diversas vezes que a bíblia é um livro humano e talz, você não deve perder tempo analisando essas passagens inconvenientes. ^^
ELZA ARROIO escreveu: Será que há uma versão ateísta do Jardim do Éden?
Imagem
ELZA ARROIO escreveu: Claro que a razão pela qual o ateu sabe que isto está errado é a Natureza de Deus em si.
Imagem
ELZA ARROIO escreveu: Mas donde vem essa crença? Se a morte, violência, assassinatos, violações, pedofilia, terremotos e outras coisas mais sempre fizeram parte da existência humana, donde é que vem o conhecimento de que essas coisas são más?
Acho que todo ser vivo, desde o ser humano ao burro mais burro, deve ter notado que coisas que causam sofrimento pra si são ruins. Como o homem é um ser social, temos de ter regras de convivência para evitar sofrimento pra si e para os a sua volta (que retribuirão não causando sofrimento dessa espécie também [pelo menos espera-se]).
Agora peraí, se vocês não acreditassem em deus vocês sairiam por aí matando, roubando, se prostituindo achando que seria algo normal?
Imagem
Sério, vocês me assustam.
ELZA ARROIO escreveu: Se Deus não existe, não há Padrão Absoluto que sirva de modelo comportamental, e como tal o ateu não tem argumento nem forma de classificar situações e comportamentos como “maus”.
Peraí, antes de falar sobre argumentação, use a lógica e argumentação que possui e me mostre que deus existe, que a bíblia não tem mais de 666 incoerências, e me convença de que os crentes (genericamente falando) costumam usar a lógica em suas conversas.
Editado pela última vez por Opss, caí da torre! em 01 Dez 2011 00:22, em um total de 1 vez.
Imagem
Avatar do usuário
Poltergeist
Forista
Forista
Mensagens: 7763
Registrado em: 26 Fev 2009 16:57

Re: De onde o ateu aprendeu os conceitos de justos e injustos

Mensagem não lida por Poltergeist »

Elza, você meio que já descobriu, porém, vou te revelar de um vez por todas o grande segredo dos ateus. Algo tão bem guardado que causa inveja aos maçons:

Ateus só fingem não acreditar em Deus. É por isso que usam expressões cujas raízes são religiosas.
A mentira teme a verdade. Afinal, você já viu "apóstatas" desassociando uma Testemunha de Jeová?

Procurando um assunto específico? Visite o Índice do Fórum: http://extestemunhasdejeova.net/forum/v ... f=2&t=3230
Avatar do usuário
josebr
Forista
Forista
Mensagens: 388
Registrado em: 23 Fev 2011 19:41

Re: De onde o ateu aprendeu os conceitos de justos e injustos

Mensagem não lida por josebr »

Poltergeist escreveu:Elza, você meio que já descobriu, porém, vou te revelar de um vez por todas o grande segredo dos ateus. Algo tão bem guardado que causa inveja aos maçons:

Ateus só fingem não acreditar em Deus. É por isso que usam expressões cujas raízes são religiosas.
Imagem
ELZA ARROIO
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3651
Registrado em: 04 Jan 2009 21:24

Re: De onde o ateu aprendeu os conceitos de justos e injustos

Mensagem não lida por ELZA ARROIO »

josebr escreveu:Bom senso. Nem sempre foi assim, antigamente matava-se por um saco de sal ou pra ficar com a esposa do cara. O ser humano foi aos poucos aprendendo a conviver em sociedade, just that.
Mas hj mata-se para comprar uma pedra de crak.... :6
Acredito que a crença em DEUS é mais que uma válvula de escape, é a CRIATURA PROCURANDO SEU CRIADOR....




Visitem meu blog:

http://www.anaelzaarroio.blogspot.com
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 393 visitantes