"Proteja seus filhos do Halloween" - Contradições

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Avatar do usuário
Rapha
Forista
Forista
Mensagens: 770
Registrado em: 10 Set 2019 21:56
Localização: Região Bragantina

"Proteja seus filhos do Halloween" - Contradições

Mensagem não lida por Rapha »

Hoje um parente meu, pastor de uma igreja evangélica, encheu os status do WhatsApp dele com mensagens do tipo do título desse tópico. Escreveu que é perigoso comemorar o Halloween e expor os filhos a isso, devido a origem pagã da festividade e dos adereços que se usa nessa data.

O que me deixou intrigado, e eu rebati postando no meu status também, é que não devemos nos esquecer que Natal, com todos os seus adereços, e a Páscoa moderna, tem origem pagã. Esse meu primo é de uma igreja evangélica que enfeita o púlpito com pisca pisca e coisas de Natal, e critica o Halloween por sua origem pagã. Ah, sem contar que na igreja deles, uma tal de QUADRANGULAR, eles comemoram a "FESTA JULINA"...kkkkkk WTF??!! FAzem exatamente o que a igreja fez com as festas pagãs, para disfarça-las de "cristãs" e dar um ar de "assim pode".

Cada religião ou seita tem suas crenças e costumes. Normal. Mas essa hipocrisia, ainda mais partindo daqueles que estão quase SEMPRE a julgar e apontar o dedo, dá nojo.

Eu nunca comemorei porque fui TJ desde pequeno, então aprendi a não ligar. Então pra mim é indiferente as datas comemorativas. Eu sinto por isso porque em toda festa tem sua magia, sua alegria. Eu li hoje a Merida escrevendo sobre os enfeites e os preparativos que ela fará para o Natal, e aquilo encheu meus olhos,. Eu acho muito bonito a disposição das pessoas, mas não consigo consumir quase nada atualmente por conta dos anos de doutrinação.

De qualquer maneira, devemos aprender a julgar menos e olhar para o próprio umbigo, as vezes a gente tá preocupado com o umbigo dos outros e o nosso pegando fogo com nossas atitudes. Enfim.
༒ A mente ignorante é um terreno fértil para a religião semear suas fábulas.
Avatar do usuário
Spaceman
Forista
Forista
Mensagens: 618
Registrado em: 15 Ago 2023 11:48

Re: "Proteja seus filhos do Halloween" - Contradições

Mensagem não lida por Spaceman »

Também me sinto assim Rapha. Acho que uma das coisas que me afasta das religiões é a hipocrisia. Eles amam apontar o dedo para parecerem melhores, porém, fazem coisas iguais no seu meio.

E essas festividades são coisas tão inofensivas, não entendo como podem se julgar melhores que outros só por não comemorar elas.
🎶It's a new dawn / It's a new day / It's a new life for me, ooh / And I'm feeling good🎶
Avatar do usuário
NaniscaDjalo
Forista
Forista
Mensagens: 272
Registrado em: 09 Fev 2023 12:49

Re: "Proteja seus filhos do Halloween" - Contradições

Mensagem não lida por NaniscaDjalo »

Puxa, realmente a hipocrisia é de cair o * da bunda rsrsrs,
Estou vendo até católicos com raiva do Halloween se tornar cada vez mais inserido aqui..... olhem esse post:

https://www.instagram.com/reel/CzCMVP_v ... BiNWFlZA==

Achei muito engraçado!!!

Eu sei lá, no começo eu sentia repulsa por causa dos dogmas, hoje a repulsa é mais forte, mas devido a visão social....
Sinto que o brasileiro deseja desesperadamente imitar os EUA, isso me entristece...
a imitação do Natal e seus preceitos de uma festa de NeVe ⛄️ e FRIO, em pleno calor tropical.... é deprimente, fora todas as outras,
vi escolas comemorando com os alunos o 4 de Julho..... gente.....
Não comemorar por causa de uma doutrina e ficar de deprimido é triste,
E comemorar tudo e ficar se endividando festa após festa pra seguir um padrão capitalista me parece uma escravidão também.....
Então...... não sei, rsrsrs
Mas confesso que uma festa tropical no natal ou uma festa que enaltecesse o saci, a Iara ou curupira me faria feliz ☺️
Avatar do usuário
Rapha
Forista
Forista
Mensagens: 770
Registrado em: 10 Set 2019 21:56
Localização: Região Bragantina

Re: "Proteja seus filhos do Halloween" - Contradições

Mensagem não lida por Rapha »

NaniscaDjalo escreveu: 31 Out 2023 16:36
vi escolas comemorando com os alunos o 4 de Julho..... gente.....
O feriado Estadunidense?????

É pra cair o "úc" da bund@ mesmo, slc.
༒ A mente ignorante é um terreno fértil para a religião semear suas fábulas.
Avatar do usuário
Spaceman
Forista
Forista
Mensagens: 618
Registrado em: 15 Ago 2023 11:48

Re: "Proteja seus filhos do Halloween" - Contradições

Mensagem não lida por Spaceman »

NaniscaDjalo escreveu: 31 Out 2023 16:36 vi escolas comemorando com os alunos o 4 de Julho..... gente.....
Pô, aí também o povo exagerou né, brasileiro comemorar 4 de julho não faz o menor sentido.

Mas essas festas são populares no Brasil por conta do softpower americano. Anos e anos de enlatados vindo de lá, filmes e séries colocando isso na mente da população, faz com que elas queiram comemorar esses feriados no estilo americano.
🎶It's a new dawn / It's a new day / It's a new life for me, ooh / And I'm feeling good🎶
Avatar do usuário
Bauhaus
Forista
Forista
Mensagens: 272
Registrado em: 14 Mai 2023 15:06

Re: "Proteja seus filhos do Halloween" - Contradições

Mensagem não lida por Bauhaus »

NaniscaDjalo escreveu: 31 Out 2023 16:36 Puxa, realmente a hipocrisia é de cair o * da bunda rsrsrs,
Estou vendo até católicos com raiva do Halloween se tornar cada vez mais inserido aqui..... olhem esse post:

https://www.instagram.com/reel/CzCMVP_v ... BiNWFlZA==

Achei muito engraçado!!!

Eu sei lá, no começo eu sentia repulsa por causa dos dogmas, hoje a repulsa é mais forte, mas devido a visão social....
Sinto que o brasileiro deseja desesperadamente imitar os EUA, isso me entristece...
a imitação do Natal e seus preceitos de uma festa de NeVe ⛄️ e FRIO, em pleno calor tropical.... é deprimente, fora todas as outras,
vi escolas comemorando com os alunos o 4 de Julho..... gente.....
Não comemorar por causa de uma doutrina e ficar de deprimido é triste,
E comemorar tudo e ficar se endividando festa após festa pra seguir um padrão capitalista me parece uma escravidão também.....
Então...... não sei, rsrsrs
Mas confesso que uma festa tropical no natal ou uma festa que enaltecesse o saci, a Iara ou curupira me faria feliz ☺️
Concordo fortemente com vc!
Seria muito mais legal festas q tivessem relação com nossa cultura. Mas a globalização, como se sabe, opera de cima pra baixo e nossa mente já está colonizada. Mas sempre q tem eventos assim, eu apóio.
Avatar do usuário
jurado8
Forista
Forista
Mensagens: 3366
Registrado em: 06 Mar 2021 21:05

Re: "Proteja seus filhos do Halloween" - Contradições

Mensagem não lida por jurado8 »

Rapha escreveu: 31 Out 2023 14:10
Eu nunca comemorei porque fui TJ desde pequeno, então aprendi a não ligar. Então pra mim é indiferente as datas comemorativas. Eu sinto por isso porque em toda festa tem sua magia, sua alegria. Eu li hoje a Merida escrevendo sobre os enfeites e os preparativos que ela fará para o Natal, e aquilo encheu meus olhos,. Eu acho muito bonito a disposição das pessoas, mas não consigo consumir quase nada atualmente por conta dos anos de doutrinação.
Aqui eu compartilho com você do mesmo sentimento viu amigo?
Depois de um tempo que saí vejo tanta beleza em cada festividade. O aniversário...que mal há reunir os amigos numa pizzaria, comer uma pizza, soprar uma vela de um bolo e comer? As pessoas de famílias mais simples em geral guardam o ano todo para poder ir no aniversário do filho num lugar legal comer à vontade e tal. Deve ser muito gostoso e gratificante. Eu, como vim de uma família simples, acho que ficaria muito feliz e teria sido boas lembranças meus pais se esforçarem em fazer isso por mim no aniversário. Óbvio que não tive isso pois era TJ.

Mesmo caso Natal, todo mundo se reunir. Mesmo tendo minha família TJ, e no Natal a gente não faz nada, não consigo passar o Natal sozinho. Vou para cidade dos meus pais e irmão e fico com eles, assistindo TV etc.

Enfim, cada festa tem sua magia e é isso que dá graça a nossa vida. Amo futebol, torcer, ir pro estádio (de forma saudável), sentir as emoções do Halloween. Passei o Reivellon nas areias de copacabana ano passado e foi mágico.

...

Posso apenas discordar num ponto?

Acho que para quem é cristão esse negócio de comemorar Halloween e tal é meio zicado mesmo. Como comemorar uma data que homenageia demônios? Outras como Natal e tal, mesmo que falsas e de origem pagã, não tem uma pegada demoniaca. Essa tem.

São João querendo ou não é uma festa para o apóstolo João né? Esse negócio de origem pagã é algo TJ. Nenhum lugar da Bíblia fala que coisas que não tem origem pagã não pode.

Agora uma festa para demônios...eu não imagino Jesus ou os apóstolos se divertindo com isso. Então, para quem é cristão, acho que não pode mesmo.

Hoje como não acredito nem em Deus (nos deuses aí criados por nós né), muito menos em demonio, diabo esses trem...iria no Halloween numa boa. Vou fazer como Jesus...onde tiver um vinho (ou bebidas alcoolicas equivalentes), uma dança, e alegria...to lá.

"Quem come do fruto do conhecimento é sempre expulso de algum paraíso.”
Melanie Klein
Avatar do usuário
Rapha
Forista
Forista
Mensagens: 770
Registrado em: 10 Set 2019 21:56
Localização: Região Bragantina

Re: "Proteja seus filhos do Halloween" - Contradições

Mensagem não lida por Rapha »

jurado8 escreveu: 31 Out 2023 19:18
Rapha escreveu: 31 Out 2023 14:10
Eu nunca comemorei porque fui TJ desde pequeno, então aprendi a não ligar. Então pra mim é indiferente as datas comemorativas. Eu sinto por isso porque em toda festa tem sua magia, sua alegria. Eu li hoje a Merida escrevendo sobre os enfeites e os preparativos que ela fará para o Natal, e aquilo encheu meus olhos,. Eu acho muito bonito a disposição das pessoas, mas não consigo consumir quase nada atualmente por conta dos anos de doutrinação.
Aqui eu compartilho com você do mesmo sentimento viu amigo?
Depois de um tempo que saí vejo tanta beleza em cada festividade. O aniversário...que mal há reunir os amigos numa pizzaria, comer uma pizza, soprar uma vela de um bolo e comer? As pessoas de famílias mais simples em geral guardam o ano todo para poder ir no aniversário do filho num lugar legal comer à vontade e tal. Deve ser muito gostoso e gratificante. Eu, como vim de uma família simples, acho que ficaria muito feliz e teria sido boas lembranças meus pais se esforçarem em fazer isso por mim no aniversário. Óbvio que não tive isso pois era TJ.

Mesmo caso Natal, todo mundo se reunir. Mesmo tendo minha família TJ, e no Natal a gente não faz nada, não consigo passar o Natal sozinho. Vou para cidade dos meus pais e irmão e fico com eles, assistindo TV etc.

Enfim, cada festa tem sua magia e é isso que dá graça a nossa vida. Amo futebol, torcer, ir pro estádio (de forma saudável), sentir as emoções do Halloween. Passei o Reivellon nas areias de copacabana ano passado e foi mágico.

...

Posso apenas discordar num ponto?

Acho que para quem é cristão esse negócio de comemorar Halloween e tal é meio zicado mesmo. Como comemorar uma data que homenageia demônios? Outras como Natal e tal, mesmo que falsas e de origem pagã, não tem uma pegada demoniaca. Essa tem.

São João querendo ou não é uma festa para o apóstolo João né? Esse negócio de origem pagã é algo TJ. Nenhum lugar da Bíblia fala que coisas que não tem origem pagã não pode.

Agora uma festa para demônios...eu não imagino Jesus ou os apóstolos se divertindo com isso. Então, para quem é cristão, acho que não pode mesmo.

Hoje como não acredito nem em Deus (nos deuses aí criados por nós né), muito menos em demonio, diabo esses trem...iria no Halloween numa boa. Vou fazer como Jesus...onde tiver um vinho (ou bebidas alcoolicas equivalentes), uma dança, e alegria...to lá.
Sim, isso é. As religiões tem seus costumes e crenças que as impedem de comemorar algumas festividades que são de origem religiosa e vão contra ao que elas acreditam. Tudo certo sobre isso. O que eu quis me referir aqui é ao ato hipócrita de selecionar isso ou aquilo como "pode ou não pode", sendo que o critério para uma serve para a outra. Por exemplo, a Festa Junina é 100% Católica. Daí o crente, na fissura de "pescar no aquário alheio", cria a Festa JULINA e faz EXATAMENTE o que eles criticam, que é pegar uma festa de origem religiosa completamente diferente da sua e transformá-la num ritual "aceitável". São muito fanfarrões.
༒ A mente ignorante é um terreno fértil para a religião semear suas fábulas.
Jacamerops
Forista
Forista
Mensagens: 99
Registrado em: 26 Jul 2023 18:14

Re: "Proteja seus filhos do Halloween" - Contradições

Mensagem não lida por Jacamerops »

A religião cristã em geral, sobretudo a protestante/evangélica, tem um pensamento bastante sectário com respeito as demais crenças. A igreja católica é um pouco mais aberta ao sincretismo religioso e convive melhor com as tradições não cristãs.

Acho engraçado como as religiões protestantes/evangélicas e as TJ condenam a magia e o sobrenatural de um mago/xamã/pai de santo. Mas se Jesus, os apóstolos, os profetas ou um pastor faz as mesmas coisas sobrenaturais aí é um milagre. O deles é magia do demônio e o nosso é milagre de Deus, é assim que eles pensam.

Isso de origem pagã das coisas é uma piada, a religião judaica da bíblia hebraica é um " Frankstein " de mitologias do mundo antigo, cheia de superstições e magia. O cristianismo primitivo também, bebeu muito da cultura e religião greco-romana e do judaísmo místico. Não existe isso de religião pura e imaculada.

Mas sobre Halloween, eu prefiro a banda do que a festa. Acho meio forçado essas comemorações gringas, até já vi uns bares aqui comemorando o St Patrick's day. Daqui a pouco vai ter Dia de ação de graças e por aí vai. Melhor valorizar nossa cultura latina e comemorar o 5 de Mayo o El dia de los muertos rsrs
“Sempre que a moralidade baseia-se na teologia, sempre que o correto torna-se dependente da autoridade divina, as coisas mais imorais, injustas e infames podem ser justificadas e impostas.”

(Ludwig Feuerbach)
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 402 visitantes