O Castelo de Vidro

Indicação de livros e filmes que expõem de alguma forma a verdade sobre as Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
NaniscaDjalo
Forista
Forista
Mensagens: 272
Registrado em: 09 Fev 2023 12:49

O Castelo de Vidro

Mensagem não lida por NaniscaDjalo »

Esse é o título de um filme adaptado do livro com o mesmo nome, baseado na história real de uma famosa escritora estadunidense Jeannette Walls.
Vi o post do Davinci, e lembrei desse filme. O filme mostra como, infelizmente, a gente não tem escolha ao nascer, nosso nome, endereço, religião ( ou ideologias, que é o caso do filme!!! ), etc etc etc são impostos a nós para o nosso privilégio ou prejuízo....
Não pude deixar de fazer um paralelo entre o castelo de vidro e a torre, como acho que já mencionei, minha vida era muito 💩 antes da torre, e minha mãe nunca foi bitolada ( muito pelo contrário aliás, mas em outro momento eu falo sobre ela!) ... Entretanto, testemunhei verdadeiras torturas infligidas a crianças e adolescentes...
Certa vez num pequeno grupo de estudo de livro o filho de um ancião que nao tinha nem 12 anos estava fazendo a leitura, estava muito difícil e ele errava muito, a cada erro o pai o humilhava mais e mais, depois esse filho descontava todas as suas frustrações em mim, que tinha uns 9 anos cometendo bullying.... eu ODIAVA ele e achava muito bem feito o que ele sofria, só depois de adulta vim ter compreensão daquilo que presenciava...
( toda a família desse ancião, esposa e 4 filhos saíram da torre sem olhar para tras!!)
Agora já adulta, conheci uma família com o perfil parecidíssimo ao da família do filme, só que ao invés de ideologias substituam tudo pela torre, ao invés da mãe pintora ela é PR e o pai ao invés de um anticapitalista extremista ele é um SM e PR com 10 filhos, a mãe saía para o campo e revisitas e deixava os filhos sem comida e roupas limpas, com o tempo os filhos maiores se rebelam ..... vizinhos até tentam denunciar os pais para o conselho tutelar, mas sem sucesso..... o pai trabalhava bastante , mas subempregos que nunca deram nem para o aluguel e contas, até a última vez que tive notícias os filhos maiores saíram de casa e os pais tiveram privilégios retirados... todos os filhos com problemas emocionais ...
Tudo em nome do reino.....
Obviamente esse é um caso bem extremo e assustador, mas o que quero dizer é que antes de ser vítima da torre o indivíduo é vítima dos seus pais, e talvez esses foram vítimas de seus pais também - como chocantemente mostrado no filme - ( lembre se que se trata de uma história REAL!!)
O caso é, como os pais deixam e até onde deixam uma ideologia entrar em sua casa, existem pais tj bem agradáveis e que não deixam a torre ir além do limite, eles vivem e deixam os filhos viver, vão em shows, viagens, fazem festas etc e não permitem que o espírito intrusivo da torre tire a paz da família..... já outros, e infelizmente uma maioria se aproveitam da torre para extravasar seu espírito narcisista e opressor, usando de regras e mais regras e o pior, EM TUDO AMEAÇANDO CONTAR PARA OS ANCIÃOS como que terceirizanndo a educação dos filhos, algo horrível e traumático que vi muitas vezes.... filhos acuados com medo dos pais, vendo os pais como delatores.... terrível... tudo pelo reino...
O filme fala de como os pais tb foram vítimas e acabam fazendo seus filhos sofrerem devido a isso, infelizmente uma realidade triste esse círculo vicioso..... algo a se pensar.... de como o oprimido pode acabar se tornando o opressor e assim vai....
Assistam o filme e contem o que acharam por favor!!!
Um filme muito rico, psicologicamente falando!!!
Família é um tema complexo pra mim principalmente a questão PAI, como o amor a essa figura pode deixar você refém de uma situação tóxica!!!

" Há crianças feridas escondidas em adultos difíceis "
Avatar do usuário
Davinci
Forista
Forista
Mensagens: 359
Registrado em: 22 Dez 2020 14:05

Re: O Castelo de Vidro

Mensagem não lida por Davinci »

Opaa!!


Muito verdade o que disse acima, conheci casos extremos, um deles um filho de ancião abitoladassooooooo não deixava seu filho ver nada além de conteudo da torre, porém naquela época só tinha o filme de davi, noé e os jovens perguntam, então esse menino ficava dia apos dia vendo só isso! Cara no final das contas ele na adolescência teve que ser internado em clinica psiquiatra e depois viver a base de remedio para depressão e ansieadade, hoje em dia ele tem cerca de 24 anos e não consegue trabalhar e está tendo aquela famosa "Adolescência Tardia" abusando de alcool e drogas!


E outro caso é na minha familia, um tio meu era ancião e era uma familia de comercial de margarina, e desdenhava de todos que tinham familias com filhos afastados e falava mal de todo mundo, o filho dele se rebelou começou namorar uma mulher fora do SR e meu tio não é mais ancião, pagou com a lingua por tudo que falou kk
''Sejam as leis claras, uniformes e precisas, porque interpretá-las, quase sempre, é o mesmo que corrompê-las'' Voltaire
Escrava
Forista
Forista
Mensagens: 315
Registrado em: 31 Mar 2022 16:40

Re: O Castelo de Vidro

Mensagem não lida por Escrava »

Gostei da indicação de filme. Eu já muitas famílias desestruturadas totalmente, brigavam noite e dia e não perdiam campo e reunião. Tem uma TJ na minha região com 4 filhos, ela é mãe solo e não trabalha, pasmem!! Não trabalha!! É pioneira e vive de bolsa família, os filhos diziam que ela queria um emprego de meio período para não deixar de ser pioneira. O filho mais novo sempre bem magrinho,era nítido que a falta de uma alimentação saudável estava atrapalhando muito o seu desenvolvimento. Os mais velhos reclamavam muito das dificuldades que passavam, de não terem dinheiro pra fazer um curso e para as passagens de ônibus. Mas ela era considerada um exemplo na congregação, vivia dando entrevistas 🤮🤮🤮o que já vi de mulher malandra que é pioneira pq tem preguiça de trabalhar!!!
:11
Escrava
Forista
Forista
Mensagens: 315
Registrado em: 31 Mar 2022 16:40

Re: O Castelo de Vidro

Mensagem não lida por Escrava »

Ah!! E sem falar nas crianças que apanhavam bastante na sala b por não prestarem atenção na reunião!! Já é difícil para um adulto, imagine para uma criança!!!
:11
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 229 visitantes