A Metamorfose (Franz Kafka) e a desassociação - A importância de não se render.

Indicação de livros e filmes que expõem de alguma forma a verdade sobre as Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
Cogitare
Forista
Forista
Mensagens: 206
Registrado em: 13 Nov 2022 11:38

A Metamorfose (Franz Kafka) e a desassociação - A importância de não se render.

Mensagem não lida por Cogitare »

Amigos, hoje eu terminei uma leitura um tanto amarga, mas muito importante quando o assunto é a psicologia humana. O livro 'A metamorfose' do Kafka, conta a história de um jovem caixeiro viajante (Gregor Samsa), que um belo dia, ao acordar, notou que tinha se transformado em uma barata. O Gregor, que antes era muito amado pela família, muito útil e motivo de grande orgulho, acaba se tornando a vergonha e o fardo da mesma. Eles o deixam escondido em um quarto e não conseguem mais conversar com ele, como antes conversavam animados.

O escritor consegue explorar bem os sentimentos de cada membro daquela família, inclusive os sentimentos do próprio Gregor Samsa. Ao ler esse livro, não pude deixar de fazer o paralelo com os sentimentos que vem da desassociação. Como uma família unida pode ser fortemente destruída por conta de regras pesadas, e apesar da amarga sensação que o livro nos proporciona, fiquei fortemente motivado a mostrar para a minha família as incongruências que acontecem dentro da Torre.

Antes eu acreditava na possibilidade de ser apenas um PIMO silencioso, mas a cada dia que passa eu vejo a necessidade de conversar com meus familiares sobre os erros da Torre, sem assustá-los, para que eles fiquem livres desse pensamento radical e para que tratem os outros de uma maneira humana.

Apesar da leitura amarga, ler esse livro me fez entender os sentimentos que um desassociado que mora com sua família pode sentir. Com isso, eu vi a importância desse fórum, como é bom podermos ter um local para acolher a todos que se sentem rejeitados por alguém por conta de leis humanas, que se disfarçam de leis divinas. Sintam-se abraçados, vocês são gigantes! Busquem a plena satisfação na vida, de acordo com o seu ponto de vista, e largue os pesos. Aproveite o fórum e se abra, desabafe, usufrua do ambiente. Estaremos aqui para ler e apoiar. Voe! Pois o sabor da vitória sobre a Torre, é mostrar que somos maiores sem ela.

:11
Spoiler!
Imagem

"Este universo, doravante sem dono, não lhe parece estéril nem fútil. A própria luta para chegar ao cume basta para encher o coração de um homem. É preciso imaginar Sísifo feliz.

– Camus, O Mito de Sísifo.
Avatar do usuário
ElRataAlada
Forista
Forista
Mensagens: 664
Registrado em: 22 Mai 2022 19:18

Re: A Metamorfose (Franz Kafka) e a desassociação - A importância de não se render.

Mensagem não lida por ElRataAlada »

Obrigado pela dica Cogitare!
Sempre vejo comentários sobre esse livro, talvez até já o tenha de forma digital, mas nunca tive o impulso de iniciá-lo. Depois de sua explanação irei colocar na minha lista de próximas leituras.

No momento estou lendo 1984, e olha... É incrível como a cada página consigo fazer um paralelo com a Organização TJ e a vida nela. Ainda não terminei, mas até onde cheguei vale a leitura. Caso ainda não tenha lido, fica a recomendação.
"Quem come do fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso."
- Melanie Klein.
Avatar do usuário
MarcosSC
Forista
Forista
Mensagens: 819
Registrado em: 25 Dez 2019 17:10

Re: A Metamorfose (Franz Kafka) e a desassociação - A importância de não se render.

Mensagem não lida por MarcosSC »

Esse livro é ótimo, mas incrivelmente pesado. Não tinha feito essa ponte com a desassociação. Muito interessante seu ponto de vista!

Só um detalhe: no livro não fala que ele é transformado em uma barata, e sim em um inseto. Não há especificação sobre qual inseto é.
DON'T FEED THE TROLLS
Satyricon
Forista
Forista
Mensagens: 69
Registrado em: 04 Abr 2021 14:28

Re: A Metamorfose (Franz Kafka) e a desassociação - A importância de não se render.

Mensagem não lida por Satyricon »

Eu vi o filme... Quem desejar ver, só digitar no Y.tube.
É ótimo, para quem curte filmes cult.
Eu posso e tenho o direto de questionar!
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 230 visitantes